Assentamento de piso – Como fazer? + 7 dicas indispensáveis!

O assentamento de piso deve fazer parte do planejamento da obra, dando a devida importância para esse passo, que pode influenciar na estética e funcionalidade do piso.

Para conferir dicas funcionais de como assentar piso, trouxemos dicas importantes para o processo e passo a passo para colocação do piso.

 

Dicas para acertar no assentamento

Contrapiso

Para o assentamento do piso, é preciso primeiro finalizar o contrapiso e garantir que ele esteja nivelado.

Com contrapiso já pronto, é necessário fazer uma limpeza removendo materiais, detritos e poeira, que podem interferir na fixação da argamassa, que une o piso ao contrapiso.

1 dicas para instalacao de piso Stories Flooring

Via: Stories Flooring

Medição

A medição do ambiente também é importante para a fase de planejamento que antecede a colocação do piso.

Nessa etapa, é necessário medir o ambiente e verificar se algum ponto está torto, já que uma das paredes tortas pode influenciar a colocação e o resultado do piso.

Para garantir um resultado harmônico, é necessário corrigir possíveis paredes tortas antes da instalação do piso para que o revestimento não vá entortando ao longo de toda a instalação.

Para ter um resultado visual satisfatório, é comum que a aplicação do piso comece pela porta de entrada e siga para o fundo do cômodo, evitando que recortes de peças fiquem evidentes na entrada do ambiente.

2 dicas para assentar piso Adorable Home

Via: Adorable Home

Paginação

A definição de paginação do piso é uma das etapas que antecede o assentamento das peças.

O processo de paginação define um ponto de saída para as peças e em qual posição as placas serão instaladas, definindo um padrão para diminuir cortes e desperdícios de material.

Assim, a paginação é uma espécie de definição de layout do piso, escolhendo uma maneira de instalar as peças, de modo eficiente e que garanta um bom resultado estético, podendo disfarçar até mesmo cômodos tortos.

3 dicas de paginacao para assentar piso Floor Heating Systems Toronto

Via: Floor Heating Systems Toronto

Argamassa

A escolha da argamassa também pode influenciar no resultado do assentamento de piso, e nesse caso, é preciso considerar as características do piso e o local de instalação para a escolha da argamassa.

Algumas opções de argamassa mais comuns na instalação de pisos são:

  • AC-I: argamassa recomendada para pisos que serão instalados em ambientes internos;
  • AC-II: opção mais utilizando para instalação de pisos externos, já que o material é mais resistente a intempéries do tempo, como chuva e vento;
  • AC-III: argamassa com alta resistência e mais aderente, sendo recomendada para assentar peças em piscinas, estufa e saunas;
  • AC-III-E: opção de argamassa utilizada em revestimentos de grandes formatos.

 

Além de escolher a argamassa mais adequada de acordo com o tipo de piso e local de instalação, também é fundamental utilizar a quantidade correta sobre o contrapiso e nas peças do revestimento. A espessura da argamassa sobre o contrapiso deve ser de 4 a 5 mm.

4 dicas de argamassa para assentar piso Flooring Service

Via: Flooring Service

Espaçador

Os espaçadores são espécies de pecinhas que são instaladas entre um piso e outro, garantindo a mesma distância entre as peças, o que garante um resultado mais harmônico para a instalação do piso.

Os espaçadores podem ser encontrados em diversas medidas, definindo mais ou menos espaço entre as peças.

5 dica para assentar piso Flooring America

Via: Flooring America

Nivelamento

Manter o nivelamento dos pisos é essencial para evitar degraus entre as peças, o que pode dificultar o escoamento da água e até mesmo causar acidentes no dia a dia, como tropeços e quedas.

Para que todo o piso fique nivelado, há peças niveladoras que podem ser colocadas entre cada placa de piso, garantindo que tudo fique no mesmo nível ao final da instalação e sem degraus entre as peças.

6 cuidados para assentar piso Porcelain Superstore

Via: Porcelain Superstore

Rejunte

Após assentar o piso, o passo final é o rejunte, que dá acabamento entre as peças e garante a vedação para que não entre água ou poeira entre as placas de piso.

A escolha do rejunte deve levar em conta o tipo de piso e a área, escolhendo uma opção mais adequada para áreas secas ou molhadas.

O rejunte também deve combinar com a estética do piso e estilo de projeto.

7 dicas para assentar piso Innovative Surfaces

Via: Innovative Surfaces

Como fazer assentamento de piso? – Passo a passo

Para que aprender como é feito assentamento de piso, trouxemos um passo a passo que mostra as etapas que fazem parte desse processo.

 

  • Comece o assentamento de piso aplicando a argamassa com o lado liso da desempenadeira e deixando uma espessura de 4 a 5 mm;
  • Passe o lado dentado da desempenadeira sobre a argamassa para formar sulcos paralelos e garantir uma fixação melhor;
  • Posicione o piso sobre a argamassa de acordo com a paginação escolhida e faça movimentos leves para deixá-lo na posição adequada;
  • Utilize um martelo de borracha para bater no piso e garantir que ele fique completamente assentado;
  • Use espaçadores e niveladores entre os pisos para garantir um resultado uniforme;
  • Com uma espátula, retire o excesso de argamassa que pode subir pelos vãos entre os pisos;
  • Utilize um pano umedecido para limpar a superfície do piso, evitando resíduos de argamassa;
  • Assente todo o piso e espere a secagem total da argamassa;
  • Finalize o processo passando rejunte entre as peças para dar acabamento ao piso.
9 passo a passo para assentar piso Rubi

Via: Rubi

 

E se você está no processo de assentar cerâmica e tem dúvidas sobre o assentamento desse tipo de peça, é só clicar aqui para conferir um post em que trouxemos dicas e passo a passo para a colocação de cerâmicas.

Agora que você já viu o passo a passo do processo e dicas que podem melhorar os resultados, é hora de fazer o planejamento e a instalação ideal do piso.

Você pode gostar...