Tudo Sobre【ALICERCE】– O que é | Tipos | Como é Feito

Alicerce é a fundação de uma construção, ou seja, ele é responsável por sustentar a obra, garantindo a estabilidade e segurança do local. 

Ele é fundamental para qualquer construção. Afinal, ele possui elementos estruturais que podem ser feitos de concreto ou outros materiais que garantem a estabilidade da obra. 

1. A fundação é fundamental para garantir a estabilidade e segurança da construção

Alicerce

Fonte – Pinterest

É impossível construir uma construção segura sem uma fundação. Pois ela será a responsável por suportar as cargas estruturais. 

Além disso, o tamanho do alicerce dependerá do tamanho da obra. Ou seja, ele será maior para a construção de um prédio, por exemplo. 

2. É obrigatório em qualquer construção uma fundação segura e que respeite o tipo de solo do terreno

Alicerce

Fonte – Pinterest

Todavia, o alicerce deverá acima de tudo levar em consideração as condições do solo para saber quais os melhores tipos e materiais a serem utilizados.

Se você quer saber tudo sobre alicerce, o que é, quais os principais tipos e como ele é feito, acompanhe o restante do post e fique por dentro.

O que é e para que serve?

O alicerce nada mais é do que uma infraestrutura da engenharia. Trata-se de uma parte estrutural construída sob o solo. 

Desse modo, a fundação não irá depender apenas do porte da obra ou do tipo de construção (industrial, residencial, comercial, etc), mas sim das características do solo sobre qual a edificação será construída. 

3. Modelo de alicerce na construção civil

Alicerce

Fonte – Pinterest

Em síntese, o alicerce é uma das etapas mais importantes da obra para garantir a segurança do imóvel. 

Ela garante a correta distribuição de carregamentos, como o peso dos materiais para o solo na construção de residências, prédios, viadutos, galpões e outros tipos de edificações. 

4. A ferragem e o concreto são itens fundamentais para garantir uma fundação segura para obras de menor porte

Alicerce

Fonte – Pinterest

Sendo assim, o alicerce acaba sendo uma das primeiras etapas da obra. Por todos esses motivos, é preciso escolher um profissional gabaritado no assunto para respeitar as características do solo, peso da obra, melhores materiais para serem utilizados, criação de um projeto estrutural, entre outras etapas da construção. 

Tipos de alicerce

Na hora de escolher o tipo de alicerce, o profissional deverá levar em consideração o tipo de solo presente no terreno. 

A escolha do alicerce é uma das primeiras etapas da obra e por isso irá receber as cargas da edificação. Confira abaixo os principais tipos. 

Alicerce raso 

O alicerce raso é utilizado quando é descartada a necessidade de escavações profundas, ou seja, inferiores a três metros de profundidade. 

Nesse caso, é preciso que as bases dos componentes do alicerce sejam escoradas em camadas de solo superficiais que possuam boa resistência. 

Os imóveis mais comuns que usam alicerce raso são residências térreas e em caso de solo firme, edificações mais pesadas também podem utilizar. 

Trata-se de um dos tipos de alicerce com menor custo, já que utiliza menos materiais e maquinários. Confira alguns exemplos. 

  • Alicerce com sapata isolada: É usada em terrenos resistentes e que possuem solo firme. A base pode apresentar variação de formas como quadrada, redonda, retangular ou poligonal. Nesse tipo de alicerce o peso da construção é distribuído para as colunas que redistribui para as sapatas. 

5. Modelo de alicerce com sapata isolada

Alicerce

Fonte – Pinterest

 

  • Alicerce ou radier: Quando a construção fica em cima de uma placa de concreto armada. Trata-se de um alicerce de grandes dimensões que recebe no mínimo 70% das cargas da edificação. A placa de concreto armado fica abaixo da obra, tendo um contato direto com o solo. 

6. Modelo de radier na construção civil

Alicerce

Fonte – Pinterest

Alicerce profundo 

O alicerce profundo é usado em edificações que precisam de grandes escavações no solo, necessitando de máquinas de grande porte e materiais específicos. 

Ao contrário da fundação rasa, neste caso o alicerce deve ser distribuído em camadas profundas, acima dos três metros de profundidade.

7. A fundação é uma das etapas mais importantes da obra, pois ela vai sustentar o restante da construção

Alicerce

Fonte – Pinterest

Vale destacar que em solos moles que possuem sedimentos argilosos é obrigatório que o alicerce seja profundo, independente do porte do imóvel. Veja alguns exemplos:

  • Alicerce com estaca cravada: São elementos que podem ser de madeira, concreto, aço ou metal, perfurados e cravados no solo. Para conseguir garantir a segurança é preciso cavar até alcançar um solo mais competente. Por conta disso, as estacas possuem mais de três metros de profundidade. 
  • Tubulões: São cilindros revestidos com aço ou concreto. Podem ser usados em edificações a céu aberto ou sob ar comprimido. 
  • Caixões: Possuem forma prismática e são concretados na superfície e instalados posteriormente após uma escavação de grandes proporções. Trata-se de um tipo de fundação muito utilizado na construção civil brasileira. A utilização desse tipo de material irá depender do porte da obra e do solo. 

Como é feito um alicerce?

Para fazer um alicerce seguro é preciso levar em consideração o tipo de solo e fatores que afetem sua capacidade de carga. 

Sua composição, tipologia, resistência e profundidade é preciso contar com profissionais gabaritados no assunto para avaliar o terreno. 

8. Na hora de realizar a construção da fundação, conte com profissionais gabaritados no assunto

Alicerce

Fonte – Pinterest

Conforme falamos acima, depois de escolher o tipo de fundação o próximo passo é executar as próximas etapas da obra para que ela seja construída de forma segura. 

A primeira delas é o uso de tabeiras (cercas de madeira que marcam elementos do alicerce). Em edificações de grande porte, podem ser usados por cavaletes, que são trechos com marcações, mas que acabam vulneráveis à movimentações. 

9. Modelo de radier na construção civil

Alicerce

Fonte – Pinterest

Já no caso de alicerces rasos, devem ocorrer escavações preparando a base com lastro de brita para receber a concretagem. Desse modo, não importa o porte do construção, se é pequena, média ou grande. 

Para ter um alicerce seguro, é preciso levar em consideração o tipo de solo e seus materiais, como estruturas de ferro, aço, metal e posteriormente para receber o concreto ou bases sólidas pré-fabricadas. 

10. Modelo de fundação para a construção civil

Alicerce

Fonte – Pinterest

Veja abaixo diversas fotos de alicerce na construção civil. Acompanhe!

11. Modelo de fundação com sapata

Alicerce

Fonte – Pinterest

12. O alicerce pode ser utilizado em obras de pequeno e grande porte, sempre respeitando o tipo de solo

Alicerce

Fonte – Pinterest

13. Modelo de fundação com sapata isolada

Alicerce

Fonte – Pinterest

14. Ferros e outros itens são fundamentais para garantir a segurança do local

Alicerce

Fonte – Pinterest

15. A fundação é uma das primeiras etapas da obra

Alicerce

Fonte – Pinterest

16. Modelo de sapata individual

Alicerce

Fonte – Pinterest

17. A fundação é uma etapa obrigatória na construção civil

fundação

Fonte – Pinterest

18. Conte com profissionais gabaritados no assunto para tocar a obra e construir uma fundação segura

fundação

Fonte – Pinterest

19. O uso de tabeiras é uma opção na hora de construir o alicerce

fundação

Fonte – Pinterest

20. A fundação é obrigatória para obras de pequeno, médio e grande porte

fundação

Fonte – Pinterest

21. O alicerce é uma etapa obrigatória em qualquer tipo de construção

fundação

Fonte – Pinterest

22. Modelo de alicerce na construção civil

fundação

Fonte – Pinterest

23. Conte com pessoas especializadas no assunto na hora de realizar a obra

fundação

Fonte – Pinterest

24. Modelo de fundação para a construção civil

fundação

Fonte – Pinterest

25. Ferro e concreto são opções para revestir a fundação

fundação

Fonte – Pinterest

E então, gostou de saber um pouco mais sobre alicerce? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário!

Não deixe de ler também – Viga Baldrame【2023】– O que é | Prós e Contras | Tudo Sobre

Você pode gostar...