65 Luminárias de Madeira Belíssimas & Tutorial para Fazer em Casa!

Iluminar o ambiente com elegância não é uma tarefa fácil, mas as luminárias de madeira podem dar aquele toque especial que você procurava. Apesar de parecer simplório, esse item pode deixar qualquer ambiente – sala, quarto, varanda, etc – com aquela luz aconchegante que todo mundo gosta.

Para que você compreenda o que estamos falando, selecionamos diversos modelos de luminárias confeccionadas em madeira de diversos tipos. Algumas podem ser encontradas em lojas especializadas, outras, podem ser produzidas manualmente com pedaços de madeira de demolição ou simplesmente cabos de vassoura. Dá-lhe imaginação!

Bom, confira nosso post completo e escolha o modelo ideal para sua casa!

luminária de madeira

Conheça nossa seleção de luminárias de madeira para decorar qualquer ambiente!

Fotos e Modelos de Luminárias de Madeira

A madeira é um material atemporal e versátil – desde os primórdios é utilizada tanto para itens funcionais quanto decorativos e pode ser mesclado com qualquer outro, vai bem com tudo! E hoje, as luminárias, sejam de chão, de parede, de teto, enfim, estão super na moda. Sendo assim, nada melhor do que unir um material clássico com um objeto moderno, não é mesmo?

Sua luminária de madeira pode embelezar qualquer cômodo de sua casa ou até mesmo seu escritório. Não deixe de conferir nossas ideias para você fazer uma decoração diferente e surpreender familiares e amigos.

Pendentes / Para Teto

Luminárias pendentes de madeira, geralmente, são sofisticadas e perfeitas para ambientes amplos. Elas podem ser colocadas na sala de jantar, por exemplo, para iluminar o centro da mesa, da mesma forma que ela fica incrível em uma varanda gourmet.

Na sala, você pode inovar no design ou até apostar em um modelo artesanal. Esse é o ambiente perfeito para você imprimir a sua personalidade e também os seus dotes manuais, portanto, experimente algumas ideias de DIY neste caso (abaixo você verá um tópico relativo).

Bom, são muitas ideias interessantes de luminárias de madeira de teto para você investir. Muitas lojas especializadas em decoração possuem itens lindos e com um desenho irreverente e moderno. Além disso, você pode encomendar um modelo exclusivo com algum marceneiro – é bem possível que você encontre um que seja expert nesse tipo de objeto decorativo.

Confira todas as dicas de luminárias pendentes / para teto que trouxemos:

luminária de madeira pendente

luminária de madeira pendente

luminária de madeira pendente ou de teto

luminária de madeira pendente rústica

luminária de madeira pendente moderna

luminária de madeira pendente chique

luminária de madeira pendente clássica

luminária de madeira pendente tamanhos

luminária de madeira pendente gota

De Piso

As luminárias de piso não as mais utilizadas hoje em dia, por que ocupam mais espaço no ambiente – e é exatamente o que falta nos imóveis atuais. Apesar disso, elas conferem muito charme assim como outros modelos em madeira.

Os cômodos que mais combinam com esse tipo de luminária são as salas, os quartos e os escritórios, mas nada te impede de colocá-la em uma varanda ou sacada que seja coberta, por exemplo.

Nas lojas de decoração ou multiuso você encontra inúmeros modelos, sobretudo aqueles “tripé” – tal qual essa luminária de chão do Submarino. No entanto, você também pode fazer esse mesmo item em sua casa, utilizando cabos de vassoura! É uma dica e tanto para economizar.

Veja todas as fotos de luminárias de madeira de piso que separamos para lhe inspirar:

luminária de madeira de piso

luminária de madeira de piso diferente

luminária de madeira de piso na sala

luminária de madeira de piso no canto

luminária de madeira de piso no escritório

luminária de madeira de piso elegante

luminária de madeira de piso divertida

De Mesa

Escrivaninhas, mesas de centro, de estudos, criados-mudos, entre outros, são móveis que pedem luminárias. Elas podem ser usadas para iluminar o ambiente ao cair da noite, caso precise de luz no meio da noite ou simplesmente para ler, é um item extremamente funcional e que também ajuda a decorar.

Uma luminária de madeira pode ser uma excelente alternativa para embelezar qualquer mesa que você quiser, sendo com qualquer design, de preferência que combine com o restante da composição.

Existem inúmeras opções para você escolher em e-commerces ou lojas físicas. Mas atualmente, encontramos várias dicas de como criar uma luminária de mesa DIY utilizando pedaços de madeira, que podem ser MDF, super fáceis de encontrar por aí.

Dê uma olhadinha nas luminárias lindas de mesa feitas em madeira:

luminária de madeira

luminária de madeira de mesa

luminária de madeira de mesa artesanal

luminária de madeira na mesa

luminária de madeira de mesa funcional

 

luminária de madeira de mesa diferente

luminária de madeira de mesa irreverente

luminária de madeira de mesa bonita

luminária de madeira de mesa design

luminária de madeira de mesa tronco

modelo de luminária de madeira de mesa

foto de luminária de madeira de mesa

Para Parede

Se você procura iluminar seu ambiente com elegância, mas não quer ocupar espaço e deixar sua luminária bem visível para todos, indicamos o modelo de parede. Como a madeira combina com qualquer estilo de decoração, vai ficar super fácil de você definir um objeto para fixar na parede do quarto, da sala, do hall de entrada ou de sua varanda.

Há luminárias de parede feitas em madeira de muitos tipos: rústicas, modernas, artesanais, clássicas, minimalistas, enfim, são muitas vertentes de décor para você sentir com qual fica mais confortável.

As rústicas, caem muito bem em casas de campo, com estilo country, em varandas, fazendas… As modernas e minimalistas ficam bem em salas claras, com uma decoração clean, e por aí vai… Use a criatividade e o bom senso para prevalecer a elegância em seu ambiente.

Não deixe de conhecer os exemplares de luminárias de parede de madeira que separamos.Veja só:

luminária de madeira parede

luminária de madeira de parede

luminária de madeira de parede lâmpada

luminária de madeira de parede colorida

luminária de madeira de parede sofisticada

luminária de madeira de parede rústica

luminária de madeira de parede diferente

luminária de madeira de parede moderna

Para Varanda

Está achando sua varanda sem graça? Quer substituir aquele lustre convencional por algo que seja tendência? Aposte então nas luminárias de madeira – elas com certeza vão conferir o resultado que você espera, seja seu ambiente externo mais moderno ou provençal.

Não há elemento que combine mais com as varandas, de casas ou apartamentos, do que a madeira. Você pode investir em mesas, cadeiras, decks, pergolados, revestimentos… tudo em madeira deixa o lado de fora da residência bem bonito e confortável.

Os modelos rústicos são os que mais encontramos por aí, no entanto, diversos estilos de luminárias de madeira podem compor a sua decoração externa. Se você quiser algo artesanal, inclusive, saiba que irá funcionar muito bem. Uma dica que damos, neste caso, é a utilização dos famosos pallets para criar modelos bem diferentes.

Quer ficar por dentro de toda a graça das luminárias para varanda de madeira? Olhe só:

luminária de madeira para varanda

luminária de madeira para varanda artesanal

luminária de madeira para varanda pendente

luminária de madeira para varanda parede

luminária de madeira para varanda tronco

luminária de madeira para varanda moderna

luminária de madeira para varanda DIY

Artesanal

Que tal botar a “mão na massa” para criar luminárias incríveis e super exclusivas? Afinal, usando madeira e você mesmo fazendo, ninguém no mundo terá uma igual. Cada pedaço de madeira é único, e você pode se aproveitar disso para elaborar itens decorativos muito especiais.

Você pode inventar luminárias de mesa, de chão, de parede ou pendentes usando madeira maciça, de lei, de demolição, MDF, troncos de árvore, galhos, nossa, há uma infinidade de possibilidades. Todas essas sugestões proporcionam resultados fantásticos, pode apostar!

Até mesmo os pallets entram na jogada, como já falamos anteriormente, pessoal. Só indicamos que você trate a madeira para que ela não seja danificada em razão do tempo, da umidade do ambiente – caso seja utilizada na varanda, na cozinha ou banheiro, por exemplo -, ou também de bichos como o cupim.

Inspire-se abaixo com muitas luminárias feitas artesanalmente:

luminária de madeira artesanal

luminária artesanal de madeira

luminária artesanal de madeira no quarto

luminária artesanal de madeira flecha

luminária artesanal de madeira rústica

luminária artesanal de madeira parede

Como Fazer Luminária de Madeira: Passo a Passo

Bom, agora que você se convenceu de que as luminárias de madeira são charmosas, elegantes, versáteis e, claro, muito funcionais para qualquer ambiente, chegou o momento de conhecer como fazer um modelo original, só seu, o que acha?

Selecionamos um passo a passo completo de uma luminária de madeira super moderna, que promete deixar sua escrivaninha, criado-mudo ou mesa de estudos super equipada. Veja só como fazer:

Você vai precisar de:

  • 4 pedaços de madeira com 30 cm x 2 cm
  • 5 pedaços de madeira com 20 cm x 2 cm
  • 1 pedaço de madeira de 15 cm x 2 cm
  • 3 pedaços de madeira de 3 cm x 2 cm

Todos os pedaços de madeira devem ter 1 cm de espessura

  • Parafusos: 2 com 10 cm; 1 com 8 cm e 1 com 6 cm
  • Roscas compatíveis e porcas no estilo borboleta
  • 3 lacres
  • E a parte elétrica completa com: bocal, fio, interruptor e tomada

E todo esse material, custa muito caro? Que nada! Para fazer essa luminária que trouxemos por aqui, você vai gastar entre 25 e 30 reais 😉

Passo a passo:

  1. Alinhe as tábuas de 30 cm uma ao lado da outra
  2. Entre elas, alinhe os pedaços de 3 cm em uma das pontas
  3. Abaixo das pequenas e entre as de 30 cm, alinhe as madeiras de 20 cm, nivelando na outra ponta
  4. Use um elástico bem firme que prenda bem os pedaços organizados e faça os furos com a furadeira na ponta onde está o pedaço de madeira com 20 cm
  5. Coloque um parafuso de 10 cm e prenda-o com a rosa e a porca
  6. A partir daí, você já terá uma estrutura articulada e deverá prender também o outro lado com um parafuso, somente para dar firmeza para continuar a confecção
  7. Abra a terceira parte articulada e coloque agora a última madeira, de 15 cm entre elas
  8. Prenda novamente com o elástico, fure com a furadeira e coloque o parafuso
  9. Na madeira de 15 cm é onde você colocará o bocal, na qual você deve fazer 2 furinhos para passar o lacre que o prenderá. Do outro lado, deverá fazer um furo para passar outro lacre, que irá prender o fio
  10. Finalize colocando cada item em seu lugar e rosqueie a lâmpada para testar. Pronto!

Para conferir mais detalhes dessa explicação, veja o vídeo abaixo. Nele, você pode ver como prender a madeira, como furar, como é o resultado dela articulada, entre outros.


Conte-nos o que achou de nossas dicas e fotos de luminárias de madeira! Escolha a sua preferida, faça um modelo exclusivo em sua casa ou pesquisa em lojas de decoração de sua preferência. Qualquer ambiente ficará incrível com esse item charmoso.

Tem alguma dúvida? Sugestão? Crítica? Deixe um comentário abaixo que em breve lhe respondemos. Até mais!

Você pode gostar...