Luminária Retrô / Vintage: 30 Ideias + Dicas de Como Usar na Decoração!

A luminária retrô / vintage se inspira em um estilo de decoração que retoma características marcantes de décadas passadas, principalmente entre 1920 e 1960. Esse tipo de luminária é uma ótima forma de decorar o ambiente com um toque de nostalgia e pode ser associada a outros itens como quadros e móveis para ter um efeito ainda mais poderoso.

Foto de um cano pendurado no teto com saída para cinco lâmpadas colocadas lado a lado.

Existe uma pequena diferença entre o retrô e o vintage. Enquanto o retrô se refere a um item novo confeccionado para passar a impressão de que é antigo, o vintage é associado a itens que são de fabricação da época a qual pertencem.

No final das contas, essa diferença só será sentida por colecionadores que realmente se importam com a data de fabricação do objeto em questão. Se você busca por uma peça que irá conferir um toque descolado ao seu lar, tanto o retrô quanto o vintage são ótimas opções.

No post você encontrará 30 ideias sensacionais de luminária vintage / retrô acompanhadas de dicas para usá-la na decoração. Caso queira explicações mais detalhadas sobre esse estilo de decoração, pode dar uma olhada no artigo onde trazemos 70 Ideiasde Decoração Vintage e Retrô.

 Montagem com quatro fotos diferentes de luminária retrô.

Fotos e Modelos de Luminária Retrô

A luminária retrô tem o caráter o rústico característico de peças feitas à mão. Ela pode seguir tanto um design mais simples quanto algo mais elaborado, depende daquilo que você busca alcançar com a decoração.

Foto de diversas lâmpadas penduradas no teto por fios com formatos de todos os tipos.

Grande parte dos modelos selecionados remetem àquelas luminárias campestres, geralmente utilizadas em áreas interioranas e que serviam com uma das únicas fontes de iluminação do local. Nesse tipo de luminária, materiais como ferro, madeira e vidro são os mais comuns.

Para os mais criativos, é possível até fazer uma luminária retrô por conta própria. Alguns modelos apresentados abaixo são feitos exclusivamente de itens encontrados dentro de casa; com um pequeno conhecimento de elétrica e design você será capaz de fazer sua própria luminária sem precisar se limitar às opções limitadas das lojas de móveis.

De Teto

Este é o tipo mais comum de luminária e mais eficiente dependendo da disposição do ambiente. Para conferir um ar mais retrô, as lâmpadas geralmente são conectadas a um objeto não convencional, como por exemplo um pedaço de madeira ou uma roldana. Ela pode ser aplicada a praticamente qualquer local da casa e cumpre funções variadas, desde iluminar a bancada de uma cozinha à iluminar toda a dimensão de uma sala de estar.

Foto de três luminárias retrô penduradas no teto por fios. As lâmpadas são envoltas por um material metálico que parece uma mini jaula.

Uma forma de manter as lâmpadas protegidas e realçar o toque retrô na decoração é usar recipientes de vidro como potes ou copos em volta delas.

Foto de três lâmpadas ligadas a uma madeira pendurada no teto por uma corda. As lâmpadas são envoltas por recipientes de vidro que parecem potes. Foto de duas lâmpadas, cada uma de uma lado de uma roldana pendurada no teto. Foto de três lâmpadas ligadas a uma madeira pendurada no teto por uma corrente. as lâmpadas estão dentro de recipientes metálicos grandes e largos.

A estrutura de madeira que sustenta as lâmpadas pode ser anexada diretamente ao teto ou suspensa por algo resistente, como fios de cobre ou metal.

Foto de diversas lâmpadas penduradas em um tronco de madeira suspenso no teto.

Na decoração vintage e retrô, a criatividade sempre irá contribuir para que alcancemos designs incríveis. Na foto abaixo, raladores de queijo foram usados como proteção para as lâmpadas.

Foto de quatro lâmpadas enfileiradas penduradas em uma madeira suspensa no teto com pequenas folhas sobre ela. As lâmpadas estão dentro de raladores de queijo. Foto de lâmpadas penduradas no teto, algumas mais altas e outras mais baixas.

De Mesa

Quando pensamos em luminárias de mesa, a primeira coisa que vem à cabeça são os abajures que ficam ao lado da cama para facilitar atividades que realizamos antes de dormir. A luminária retrô de mesa pode cumprir essa função e ir muito além disso. Ela é um item que certamente chama a atenção de quem a vê pela primeira vez devido ao seu visual incrível, que costuma ser feito a partir de materiais metálicos e formas que fogem do padrão.

 Foto de uma lâmpada em formato de telefone. A iluminação sai de dois pontos diferentes, um onde colocamos a boca e outros onde colocamos o ouvido.

Lâmpadas de mesa com designs diferenciados serão sempre uma surpresa para os convidados. Se elas englobarem outros elementos característicos do estilo retrô como relógios de ponteiros, ainda melhor!

Foto de uma luminária de mesa feita de material metálico com uma lâmpada na ponta e um relógio na lateral. Foto de uma luminária retrô em cima de uma mesa. Seu "corpo' é feito com canos e a extrema tem uma lâmpada. Foto de uma luminária que se parece com um abajur. Ela está em uma mesa em um ambiente escuro e não está acesa;.Foto de uma luminária com a lâmpada coberta por uma espécie de papel branco e a base feita a partir de madeira. Foto de uma luminária simples ligada à tomada e posicionada a uma mesa. Ela tem uma base de madeira e tem um botão que regula sua intensidade.

Para aquelas pessoas que têm conhecimento básico de elétrica e criatividade com designs, é possível criar uma luminária retrô a partir de objetos comuns que todos têm em sua própria casa.

Foto de uma luminária que se parece com um abajur feita de objetos comuns. A base é feita a partir de um ralador de queijo e o topo de um escorredor de macarrão, cujos furos permitem a saída da luz.

De Parede

Há algumas décadas atrás, as luminárias de parede eram muito mais comuns do que são hoje. Como o objetivo do retrô e do vintage é trazer de volta aquilo que fez sucesso no passado, elas configuram uma ótima escolha para quem quer seguir essa linha de decoração. Seu grande diferencial está no fato de que podem ser usadas tanto em áreas externas quanto internas com o mesmo nível de eficácia.

 Foto de uma luminária pendurada na parede. A sustentação é feita a partir de um material metálico e a lâmpada é coberta por um vidro. Foto de duas luminárias de parede. As duas são fixadas a uma base de madeira instalada na parede por meio de uma corrente e tem um pote de vidro para cobrir a lâmpada.

Poucas coisas são tão retrô quanto roldanas. Associá-las à iluminação é uma forma sensacional de aproveitar ao máximo esse estilo de decoração.

Duas lâmpadas penduradas em uma roldana fixada na parede. As lâmpadas são cobertas por um objeto metálico com certas aberturas em sua dimensão. Foto de três luminárias iguais lado a lado. Elas estão voltadas para cima e seu base se assemelha a um cano. A lâmpada é coberta por uma estrutura de metal resistente que tem diversos furinhos. Foto de uma luminária suspensa por meio de corda que a liga em uma roldana pendurada na parede. Foto de uma lâmpada coberta por um recipiente de vidro. Ela é ligada por meio de um fio a uma estrutura pendurada por um gancho em um objeto metálico pendurado na parede.

De Chão

Assim como a luminária de parede, a luminária de chão fica incrível tanto em áreas externas quanto internas. Apesar de demandar um espaço maior para ser posicionada, ela traz um toque de sofisticação ao ambiente que poucas outras luminárias seriam capazes.

Outra vantagem está no fato de poder ser facilmente deslocada já que não costuma ser diretamente conectada à fiação local. Uma boa dica é usá-la em ambientes amplos com móveis espaçados, já que seu tamanho avantajado não combina com ambientes apertados.

 Foto de duas luminárias de chão penduradas lado a lado. Elas são altas e tem base de metal com visual retrô. As lâmpadas são grandes e potentes, protegidas por estruturas de metal. Foto de uma luminária feita a partir de canos. No topo, ela tem três extremidades, cada uma com uma lâmpada. Foto de uma luminária que tem apenas uma linha sinuosa como base de sustentação. Em uma das pontas está uma plataforma reta que pode servir de apoio a objetos e na outra está uma lâmpada forte.

A luminária retrô de chão também pode ser utilizada em decorações que seguem um estilo industrial, onde espaços amplos e abertos são características predominantes.

Foto de uma luminária de chão alta com um cano que termina em duas extremidades, cada uma com uma lâmpada protegida por estruturas metálicas que se parecem com chapéus. Foto de uma luminária de chão alta com saída para quatro lâmpadas no topo, cada uma delas protegida por vidros. Foto de uma luminária de chão ligada na tomada. Ela é alta e tem uma roldana no topo que sustenta uma lâmpada.

Com Letreiro

Luminárias com letreiro são sempre encantadoras. Além de iluminar e embelezar o ambiente, ainda trazem uma mensagem simples e direta!

Esse estilo de luminária traz ao conforto de casa a agitação de grandes cidades onde letreiros de todas as formas e cores disputam espaço para chamar a atenção das pessoas; Las Vegas, por exemplo, é um grande exemplo de como letreiros iluminados são elegantes e eficientes.

Ao comprar uma luminária retrô / vintage com letreiro, procure por uma que se adeque à decoração do ambiente, seja pelo formato, pelas cores ou até mesmo pelas palavras que estão escritas nela. 

Foto de uma luminária de mesa com letreiro em cores neon escrito "Open".

Geralmente luminárias retrô com letreiro são encontradas em lojas que vendem itens antigos. Os mais sortudos conseguirão encontrar itens originais que simplesmente foram esquecidos, mas na verdade são peças raríssimas de decoração! Além de iluminar, elas podem conferir um toque descolado e jovial ao ambiente.

Foto de uma luminária de parede com o desenho de um pino de boliche e quadrados com letras ao seu lado. Dentro do pino está escrito "Open 24 Hours / Aberto 24 Horas" e ao lado "Bowl / Boliche" Foto de um quadrado com interior iluminado e todas as extremidades com aberturas que formam a palavra "Love".

Use o letreiro da luminária para passar uma mensagem relevante, seja para você mesmo ou para as visitas que recebe.

Foto de uma luminária em formato quadrangular com os dizeres "You Are Loved"

Com a luminária retrô / vintage, sua casa terá um ar descolado proveniente de um estilo incrível de decoração. Em meio a tantas opções, busque por aquela que mais se adequa ao seu estilo para arrasar com esse item que é indispensável na maioria dos ambientes. Dos modelos apresentados no post, qual é o seu favorito? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Iluminação.

 

Você pode gostar...