Escada em Leque – O que é? + 41 Modelos Espetaculares!

A escada em leque é uma das variações entre os modelos de escadas, e costuma estar bastante presente nos projetos que precisam de acesso a um outro pavimento.

E mesmo estando presente em muitos projetos, esse modelo de escada ainda pode gerar dúvidas; e se você tem dúvidas sobre a escada em leque, reunimos todas as informações necessárias para decidir sobre a inclusão ou não desse modelo de escada ao projeto.

escada em leque

O que é uma escada em leque?

A escada em leque é um modelo de escada que pode variar entre os formatos de escada em L e escada em U, e ao invés do patamar entre os lances, o modelo em leque traz degraus entre a inversão dos lances.

Assim, ao invés de patamar de descanso, o modelo em L traz degraus acompanhando a virada da escada, o que faz com que degraus possam ter formato triangular nessa parte da escada.

o que e escada leque

 

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro modelo de escada, as versões em leque também possuem pontos positivos e negativos. E para conhecer melhor esse modelo, trouxemos as vantagens e desvantagens dessa escada.

Vantagens

  • Otimização do espaço: o modelo em leque é uma ótima opção para projetos pequenos e que necessitam de uma opção de escada compacta, uma vez que o modelo sem patamar é perfeito para espaços menores.
  • Pé direito: a opção de escada com a transição em leque entre um patamar e outro é ideal para projetos com pé direito mais baixo, uma vez que a versão sem patamar pode deixar a escada mais compacta e ser ideal para fazer a ligação entre pisos em que o pé direito não é tão alto.

vantagens escada leque

Desvantagens

  • Formato dos degraus: a transição em leque faz com que os degraus da curva fiquem com formato triangular, consequentemente, um dos lados dos degraus ficam menor, o que pode tornar a escada mais perigosa e com riscos de acidentes.
  • Ausência de patamar: a escada contínua e sem patamar entre os lances pode ser mais cansativa, uma vez que os patamares criam áreas de descanso e nesse caso a escada é inteira de degraus.

desvantagens escada leque

Como calcular as medidas da escada?

Para fazer o cálculo das dimensões da escada leque, a recomendação é a contratação de profissionais capacitados para esse tipo de projeto, como arquitetos e engenheiros, que podem fazer os cálculos corretos para dimensionar a escada.

O cálculo para esse modelo de escada envolve a identificação de inclinação, altura máxima, largura, tamanho dos degraus, espaço entre as pisadas, entre outros.

Para fazer o cálculo de escadas é comum no uso da fórmula de Blondel, desenvolvida para dimensionar escadas de modo confortável e seguro.

O cálculo inclui os lances e o preenchimento entre os lances com degraus extras, que tendem a ganhar o formato triangular.

Para elaboração do projeto com escada leque, é comum o uso de ferramentas como AutoCAD, TQS, entre outros softwares que são bastante utilizados na construção civil.

Fotos e modelos de escada em leque

Escada de concreto

Uma das variações para a escada leque é o modelo feito em concreto, ou seja, uma escada de alvenaria.

A escada de concreto pode ser feita na própria obra e projetada já no lugar em que vai unir os patamares.

A outra opção são os modelos de escadas pré-fabricadas, que costumam ser em concreto e podem ser compradas prontas e instaladas na obra.

A escada pré-fabricada em concreto pode ser uma versão mais prática e rápida, uma vez que o modelo já vem com as partes pré-moldadas e depende apenas da montagem na obra.

A vantagem da escada de concreto é a resistência e versatilidade do material, que pode ser mantido natural, seguindo uma pegada industrial, ou pode ganhar diferentes tipos de revestimentos.

1. Modelo de escada moderna de concreto

escada moderna em formato leque

2. Escada de concreto com degrau revestido de tábua de madeira

modelo de escada leque com base em concreto

3. Escada em U projetada em concreto

escada de concreto leque

4. Modelo de escada de alvenaria revestida com piso cerâmico

escada leque com revestimento de piso ceramico

5. Escada de concreto com viga central

escada leque pre moldad

6. Projeto moderno com escada de concreto mantida no estilo natural

modelo de escada em concreto

7. Sala de casa com escada de concreto em estilo plissada

sala com escada leque de concreto

8. Projeto moderno com escada de concreto ao lado da parede de cimento queimado

projeto moderno com escada leque de concreto

9. Escada em concreto com revestimento estilo mármore

modelo de escada leque

Escada de ferro

A escada para unir os diferentes pisos da casa pode ser um modelo em leque e feita em metal, uma opção de bastante resistência e que pode ser muito versátil.

A escada em ferro é bastante versátil e pode seguir uma proposta industrial ao ser feita toda em metal, ou pode ter a estrutura metálica e acréscimo de alguns elementos e acabamentos, criando um mix de materiais.

A escada de metal pode ser feita sob medida e confeccionada fora da obra, sendo uma opção mais rápida, já que não depende de processo de secagem cura do concreto.

Dessa maneira, ao ser entregue a escada na obra, é preciso fazer apenas a montagem e inclusão do item ligando os pavimentos.

10. Escada de metal preto e com estilo industrial

escada  leque de ferro preto

11. Modelo de escada moderna com estrutura de metal e piso de vidro

escada leque moderna em ferro com vidro

12. Escada com estrutura de metal branco e piso de madeira

escada leque com base de ferro

13. Modelo de escada simples em metal pintado de branco

escada leque de ferro branco

14. Escada com estrutura de metal e piso em madeira

escada leque de ferro com degraus em madeira

15. Escada em metal preto com piso de granito

estrutura de ferro para escada leque

16. Projeto moderno com escada toda em metal

escada leque moderna de ferro

17. Escada de viga central com estrutura de ferro

escada leque com viga central de ferro

Escada de madeira

A escada leque pode variar bastante em relação ao seu estilo e material principal, e as versões em madeiras costumam ser bastante frequentes nos projetos.

A escada em madeira pode variar bastante de estilo, atendendo projetos clássicos e até mesmo modernos e sendo uma opção versátil para diferentes projetos.

A escada de madeira tem como vantagens a resistência e beleza, adicionando não só um elemento que liga os pisos, mas dando um toque extra ao projeto arquitetônico.

18. Projeto moderno de escada em madeira com área de armazenamento embaixo

escada leque com armario embaixo

19. Modelo de escada e corrimão de madeira

modelo de escada leque de madeira

20. Projeto moderno com escada de madeira e guarda-corpo de vidro

escada leque moderna de madeira

21. Modelo de escada em madeira sem corrimão

escada em madeira

22. Escada tradicional de madeira com degraus vazados

escada de madeira em leque

23. Escada plissada de madeira com estilo moderno

escada leque plissada

24. Escada de madeira com viga central

escada leque de madeira macica

25. Modelo de escada flutuante em madeira

escada leque flutuante

26. Modelos de escadas em madeira

escada leque de madeira

Você já conhecia essa opção de escada? O modelo pode ser uma boa opção para diferentes estilos de projetos, sendo uma versão mais compacta e funcional!

Você pode gostar...