Escada caracol/ espiral: medidas, projetos e modelos!
Se você está considerando um projeto com mais de um pavimento, há um elemento que é obrigatório no projeto – a escada. E se você não sabe qual tipo usar no projeto, hoje as dicas são de escada caracol ou espiral, como também é chamada.
A escada caracol tem vantagens ótimas em relação a outros modelos de escadas, e a principal vantagem desse formato é que ela ocupa menos espaço e pode ser usada até mesmo em ambientes compactos. Além de ser compacta a variedade de materiais e estilos também é um fator vantajoso na hora de optar pela escada espiral.
E se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de escada, com dicas sobre medidas e tipos de materiais mais adequados é só ler o post.
Projetos, desenhos e medidas
Antes de partirmos para projetos e medidas ideais, é preciso entender um pouquinho mais sobre nomes dados a cada parte da escada, assim vai ficar mais fácil de entender todo o post.
- Degrau: esse é fácil! O degrau é aquela parte em que pisamos.
- Coluna: a coluna também é chamada de eixo central, e é o pilar que dá sustentação aos degraus e a toda a estrutura da escada espiral.
- Patamar: é a parte em que a escada chega, ou seja, a parte reta e sem degraus.
- Grade do patamar: também conhecida como guarda-corpo é a proteção que fica no patamar.
- Montante: é a grade de proteção ao lado dos degraus, e que também é chamado de guada-corpo.
- Corrimão: é a base que se estende pela escada e garante o apoio para quem está subindo ou descendo os degraus.
Agora que já sabemos as nomenclaturas para cada parte da escada caracol, podemos ir para as medidas. Não há uma regra única, mas há medidas mais adequadas para deixar a escada segura.
Para os degraus, o ideal é considerar uma pá de no mínimo 60 cm e no máximo 90 cm, assim há espaço suficiente para pisar com segurança no degrau. Já o espaço do eixo central deve ser proporcional à coluna e ao tamanho do degrau.
Ah, e a altura entre os degraus também é algo importante, por isso o espaço considerado adequado é de 22 cm entre cada degrau.
Projetos
Entre os tipos de escada caracol, há duas opções:
- Escada caracol completa: o projeto segue o formato, que se fosse visto de cima seria um círculo totalmente fechado.
- Semi caracol: o formato não chega a ser fechado, e olhando por cima o círculo não fica completo.
Tipos e modelos de escada caracol
Semi caracol
O modelo semi caracol é aquela que não fecha o desenho do círculo completo. A versão é indicada para projeto com pé direito mais baixo, onde não é possível usar um modelo mais alto de escada, ou em projetos com mais altura de pé direito, onde o caracol se estende em mais de uma volta e termina no círculo não fechado.
O material usado na escada semi caracol pode variar bastante, e assim dá para escolher o tipo que mais combina com seu projeto.
Pré moldada de concreto
Para quem quer uma opção prática e com bom custo-benefício, o modelo pré-moldado em concreto é uma ótima opção. Esse tipo de escada é vendida desmontada em partes feitas de concreto. A montagem é feita apenas no projeto, e a resistência do concreto pode ser usada tanto na área interna como externa.
A aparência de concreto pode ser mantida, mas uma opção é pintar a escada e escolher uma cor que fique harmoniosa com o ambiente em que está.
De ferro
Os modelos em ferro são opções bem clássicas e conhecidas entre as opções de escada caracol. Esse modelo costuma ser mais pesado e deve ser feita sob medida, já que é menos adaptável ao projeto.
O ferro usado pode seguir um estilo clean, rústico com detalhes que lembram ferrugem, e até mesmo com ferro fundido, que remete ao estilo colonial.
Os modelos em ferro costumam ter preço mais caro, mas vale a pena, já que a durabilidade do material é excelente.
De alumínio
Os modelos em alumínio são ótimas opções para quem gosta do visual de ferro, mas busca por uma opção mais barata. O material permite diferentes estilos para a escada interna ou externa, e ainda pode ser pintado de diferentes cores.
A durabilidade da escada caracol de alumínio é uma das vantagens, mas há também o fato de ser mais barata e de fácil instalação.
De aço inox
Para quem gosta de um visual moderno o aço inox é uma das possibilidades para a escada espiral. O material que é mais leve fica ótimo em projetos contemporâneos e valoriza o ambiente.
Esse tipo de material é mais indicado para áreas internas e torna-se destaque na decoração, por isso, se a ideia é optar pelo aço inox, é ideal considerar que a escada se tornará parte da decoração.
De madeira
Para quem gosta do visual clássico na decoração, a escada de madeira é uma ótima aposta. O material nobre valoriza a decoração, e apesar de ser clássica pode ser utilizada para projetos mais modernos também, desde que o design siga o estilo contemporâneo.
Para quem deseja usar a escada de madeira no projeto, vale usar piso de mesma cor e material ou optar por uma opção mais contrastante, como um piso frio.
De vidro
E que tal uma escada espiral em vidro?
Sim, também é possível ter um modelo em vidro no estilo espiral. Para quem deseja esse tipo de escada, a dica é usá-la em um ambiente mais moderno.
Para o modelo, vale mesclar detalhes em inox que combinam com o vidro e dão maior sustentação sem tirar o destaque do vidro.
Moderna
Para quem gosta do visual moderno no projeto, vale a pena considerar detalhes diferenciados, como degraus em diferentes extensões, guarda-corpo em materiais e formas diferentes e no mix de materiais.
Quanto custa? Preço
O preço é algo que varia bastante, mas se você tem pretensão de usar uma escada caracol/ espiral no projeto, a notícia é boa!
O valor dos modelos mais básicos em alumínio saem a partir de R$ 600. Já as versões pré-moldadas de concreto são comercializadas a uma média de preço de R$ 900. Os outros modelos e materiais costumam ser mais caros, mas ainda assim apresentam um ótimo custo-benefício.
E aí, decidiu qual modelo de escada caracol usar no projeto? Com as dicas do post a decisão ficou bem mais simples né!?