Organizador de Gavetas – 65 Modelos, Dicas & Como Fazer Fácil!

Quem nunca sonhou em abrir uma gaveta e encontrar facilmente o que procura? Com certeza esse é um desejo bem comum, mas a realidade é que ao abrir a gaveta, surge um novo mundo com centenas de coisas e assim começa a busca pelo que você precisa. E para não sofrer mais com gavetas bagunçadas, uma boa alternativa é usar organizador de gavetas.

Há diversos estilos de organizador de gavetas, que podem ser adequados para arrumar gavetas de guarda-roupas, de escritório, da cozinha, entre tantas outras gavetas que vamos acumulando bagunças.

E se você quer transformar as gavetas e encontrar as coisas mais facilmente, reunimos dicas de como organizar e modelos de organizadores para ajudar na tarefa.

dicas e ideias

Como Organizar suas Gavetas? #dicas

  • Faça uma limpeza geral: para começar a organização das gavetas, o primeiro processo é tirar tudo o que há dentro da gaveta e verificar o que deve ser mantido e o que deve ser tirado (lixo ou doação). Ao retirar o que não é mais necessário, você já diminui o volume de itens e fica mais fácil de seguir para as próximas etapas da organização.
dicas de organização

Retire o que não é mais utilizado

  • Defina por categorias: esqueça a ideia de uma gaveta para guardar de tudo, pois isso tende a virar uma tremenda bagunça. O ideal é separar as gavetas de acordo com categorias – para roupas íntimas, para camisetas, para talheres, para utensílios de cozinha, etc.
como arrumar e organizar

A gaveta foi reservada para itens de maquiagem

dicas de organização casa

  • Faça sudvisões: as gavetas com bastante espaço podem se tornar uma grande armadilha, pois as coisas se misturam e ficam difíceis de serem encontradas. Nesse caso, o ideal é fazer subdivisões dentro da gaveta, seja com caixinhas ou organizador de gavetas.
dicas para arrumar

O organizador divide a gaveta em espaços menores

  • Nomeie: para tornar a organização fácil a todos os membros da casa, uma boa alternativa é colocar nome do que há dentro da gaveta, ainda mais quando o espaço é compartilhado com diversos itens, como uma gaveta de roupinhas de bebê, que pode ter bodys, macacões, etc.
gavetas com nome

A etiqueta com nome ajuda a encontrar os itens com mais facilidade

Fotos e Ideias de Organizador de Gavetas

Colmeia

Uma das ideias para manter tudo em ordem é usando o organizador de gavetas em formato de colmeia.

O modelo colmeia é uma opção perfeita para criar pequenas subdivisões, e funciona muito bem para guardar itens pequenos, como roupas íntimas.

como organizar meias

Uma das ideias para usar o organizador colmeia é esta proposta que traz o item com várias subdivisórias, e que foi usado na organização da gaveta de meias.

O item foi comprado do tamanho da gaveta, usando todo o espaço e acomodando os pares de meia lado a lado, o que deixa mais fácil de encontrar as meias, e sem o problema de perder um dos pés.

 

divisória de gaveta

O modelo em formato colmeia é cor de rosa

como organizar calcinhas

O modelo cor de rosa foi usado na gaveta de calcinhas

divisórias de gavetas

O modelo traz pequenas divisórias

dicas de organização

As gavetas foram organizadas com o o modelo colmeia

organizador colmeia simples

O modelo colmeia foi feito em papel

modelos de organizador colmeia

De Acrílico / Transparente

Outra possibilidade para a organização das gavetas, é usando o modelo de organizador de gavetas em acrílico.

O modelo de acrílico transparente é uma ótima escolha para deixar a organização com um visual mais clean e manter o destaque apenas para os itens que estão no interior da gaveta, tornando a busca mais fácil.

O modelo de acrílico pode ser usado para diferentes tipos de gavetas, seja na organização de talheres ou até mesmo de maquiagens.

como organizar maquiagens

Como ideia para usar organizador de gavetas em acrílico transparente, a proposta aqui foi de usar várias peças de organizadores na gaveta da penteadeira.

Os organizadores foram colocados lado a lado preenchendo toda a gaveta da penteadeira, e assim as maquiagens foram acondicionados nas subdivisões dos organizadores, deixando a gaveta organizada e com bastante facilidade de encontrar os itens de make.

 

caixinhas de acrílico

Pequenas caixinhas de acrílico criam divisões na gaveta

gavetas de maquiagem

As maquiagens foram arrumadas com organizadores incolores

como organizar gaveta banheiro

A gaveta do banheiro foi arrumada com organizadores de acrílico

como arrumar gaveta cozinha

Na gaveta da cozinha, o organizador transparente separa os talheres

organizadores de acrílico transparente

Para Cozinha

Se a ideia é deixar a cozinha mais prática para o uso no dia a dia, os organizadores para gaveta são bastante funcionais, já que deixam as gavetas mais organizadas e ajudam a encontrar os itens mais facilmente.

O organizador de gavetas para cozinha pode ser usado para separar talheres, cápsulas de café, sachês de chá, tampas de panelas, e até mesmo para separar potinhos e tampas plásticas, que costumam ficar entulhando os armários e gavetas.

divisório de tricô

Como ideia criativa e artesanal para fazer o organizador para a gaveta de talheres, a ideia aqui traz modelos feitos de tricô, o que dá um charme a mais para a gaveta de talheres.

Na ideia, os organizadores de tricô foram feitos em diferentes tamanhos para se encaixarem lado a lado, e comportarem diferentes tamanhos e estilos de talheres.

 

como arrumar potes plásticos

A caixinhas de papelão foram encapadas e acondicionam potes e tampas nas gavetas

organização geladeira

As cestas foram usadas para organizar a gaveta de frutas e legumes

como organizador chás

As cestinhas de acrílico foram usadas para chás e cápsulas de café

como organizar gaveta da cozinha

A gaveta com bicos de confeitar foi separada com pequenas cestinhas

como arrumar cozinha

O organizador é de madeira

dicas de organização para cozinha

Para Escritório

A organização da mesa do escritório ou home office também merece atenção especial, e há várias maneiras de arrumar esse cantinho com os itens que são usados no dia a dia.

No geral, os itens de escritório são pequenos, como fitas adesivas, canetas, tesoura, cola, clipes, entre outros. E para manter a gaveta arrumada, o ideal é utilizar organizador de gavetas com pequenas divisórias, o que acomoda melhor os itens e deixa mais fácil de encontrar tudo dentro da gaveta.

como arrumar gaveta escritório

Como ideia para arrumar a gaveta do escritório, a inspiração aqui traz divisória transparente com pequenos nichos, onde foram acomodados todos os itens, inclusive cartões de visita.

O organizador transparente é mais prático para o dia a dia, pois é clean e deixa em foco os itens que estão guardados na gaveta.

 

gaveta home office

As caixinhas decoradas foram usadas criando nichos no interior da gaveta

gaveta com caixinhas

Caixinhas de diferentes tamanhos foram usadas dentro da gaveta

como arrumar escrivaninha

As gavetas grandes ganharam sub divisórias

dicas simples para home office

As caixinhas foram decoradas com papel de estampa chevron

dicas para organizar escritórios

 

Para Bebê

O quartinho de bebê é sempre um espaço pensado com carinho e atenção, mas além de pensar na decoração, vale pensar também na organização das gavetas, tornando o dia a dia com o bebê mais prático.

O organizador de gavetas para bebê pode ser usado para manter as pequenas roupinhas em ordem ou até mesmo para manter os itens de higiene do bebê organizados.

como organizar gaveta bebê

Para deixar o dia a dia com o bebê mais prático, a dica aqui é para organizar a gaveta do trocador, o que torna a troca de fraldas mais fácil.

A ideia aqui traz pequenas cestinhas plásticas dentro da gaveta, criando espaço para os itens de troca do bebê (fraldas, pomadas, lenços umedecidos) e itens de higiene (escova de cabelo, limpador de nariz, entre outros).

As escolha das cestinhas brancas foi uma ótima aposta, pois combina com a cor da gaveta e fica neutra na organização do espaço.

 

organização quarto bebê

As roupinhas foram separadas em caixas

cômoda com trocador

As caixas organizam a gaveta da cômoda

como arrumar roupas de bebê

As caixinhas separam as peças de roupas

como organizar roupas de bebê

Os organizadores separam peças de roupinhas

dicas de organização quarto bebê

Para Roupas Íntimas

As gaveta de roupas íntimas costuma ser um dos maiores pontos de bagunça do guarda-roupas, seja feminino ou masculino.

E se a ideia é encontrar tudo com mais facilidade, vale investir em organizador de gavetas para roupas íntimas, que ajuda a economizar espaço na organização e deixar tudo a vista.

Para arrumar a gaveta de roupas íntimas, escolha por modelos de organizadores com pequenas divisórias, que permita separar calcinhas, cuecas e meias. Outra dica é comprar organizadores de sutiãs, que deixam as peças arrumadas e sem estragar o bojo das peças.

como arrumar gaveta de roupas íntimas

Como ideia de organização para a gaveta de roupas íntimas, a proposta aqui foi de usar um organizador plástico de calcinhas, onde as calcinhas foram guardadas enroladinhas e fáceis de encontrar.

Ao lado do organizador, os sutiãs foram colados abertos e enfileirados, evitando que as peças amassem e deixando tudo a vista.

 

organizador de meias

Os tubos plásticos foram grampeados lado a lado para organizar pares de meia

como guardar sutiã

O organizador de sutiãs deixa as peças abertas e sem amassar o bojo

como organizar gastando pouco

Os potes de sorvetes foram usados para criar nichos dentro da gaveta

como arrumar gaveta de calcinhas e sutiã

O organizador quadrado traz pequenas divisórias

organizador de roupas íntimas

Os organizadores plásticos podem ser enfileirados nas gavetas

organização gaveta de guarda-roupa

dicas para arrumar meias

As meias foram arrumadas nos organizadores

dicas de como arrumar gaveta roupas íntimas

Como Fazer Organizador de Gavetas: Passo a Passo

Se você quer seguir das ideias de organizar as gavetas sem gastar muito, separamos tutoriais para fazer organizadores em casa, assim dá para manter tudo organizado e com pouco investimento.

 

como fazer

Materiais:

  • Copinhos de iogurte
  • Cola quente

Passo a Passo:

  • Pegue a quantidade desejada de copinhos de iogurte e higienize-os;
  • Passe cola quente na aba dos copinhos;
  • Cole cada copinho lado a lado, formando o organizador do tamanho desejado;
  • Por fim, use o organizador de gavetas reciclável para guardar acessórios ou roupas íntimas, como meias, cuecas e calcinhas.

 

passo a passo

Materiais:

  • Cartolina
  • Tecido
  • Tesoura
  • Cola branca

Passo a Passo:

  • Use as cartolinas para fazer caixinhas de diferentes tamanhos;
  • Com o tecido e cola branca, encape as caixinhas por dentro;
  • Espere a cola secar e depois encaixe as caixinhas dentro da gaveta para criar subdivisões.

 

DIY

Materiais:

  • Papel contact
  • Papelão
  • Tesoura

Passo a Passo:

  • Forre o fundo da gaveta com o papel contact
  • Corte duas tiras de papelão de acordo com o tamanho da gaveta;
  • Faça um picote no meio de uma das tiras e encaixe-as para dividir a gaveta em 4 partes.

 

 

Agora é só aproveitar as dicas para deixar tudo em ordem e não perder tempo procurando por um objeto em uma gaveta bagunçada.

Você pode gostar...