Como organizar a casa – 13 dicas incríveis que vão mudar sua vida!

A organização da casa faz com que seja mais fácil de manter a ordem no dia a dia e com truques simples é possível aprender como organizar a casa e criar uma rotina para manter tudo em ordem.

Para aprender como organizar a casa, trouxemos dicas práticas e funcionais para a organização e manutenção do lar.

0 como organizar a casa

Dicas de como organizar a casa

Defina lugares

Para o processo de como organizar a casa, uma dica essencial é de determinar lugares para guardar cada item.

Ao ter um lugar definido para cada item, fica mais fácil de saber onde colocar as coisas ao invés de deixar tudo solto e acumulado.

Dessa maneira, é necessário que cada item da casa tenha um lugar previamente definido para ser guardado, deixando a organização mais simplificada e facilitando para que todos consigam manter a ordem e saibam onde fica cada item.

1 como arrumar a casa passo a passo

Cada item da casa deve ter um lugar para ser guardado

2 passo a passo para organizacao da casa

Guarde os objetos após o uso

Para manter a organização da casa, é importante estabelecer o hábito de guardar as coisas no lugar depois do uso.

A disciplina é importante para que tudo fique em ordem, evitando que as coisas fiquem fora do lugar.

Ao deixar um item ou outro fora do lugar, é possível que ao longo do tempo aconteça um acúmulo de coisas fora de ordem que a tarefa fique mais exaustiva.

Dessa maneira, é importante estabelecer que após o uso é necessário guardar cada item em seu lugar, ganhando tempo e mantendo a casa sempre em ordem.

3 dicas para organizacao

Cada item deve ser guardado em seu lugar após o uso

4 passo a passo para organizacao da casa

Faça limpezas periódicas

A limpeza não deve se restringir apenas ao hábito de higienização e faxina regular, mas também ao processo de retirar o que não está mais em uso, desapegando dos excessos.

A recomendação para manter a ordem é a de tempos em tempos programar limpezas para retirar o que não está em uso nos armários de roupa, armários de cozinha e despensa.

Ao fazer a limpeza para retirar excessos é possível liberar mais espaço em casa, evitando o acúmulo de itens desnecessários e ajudando com doações.

5 rotina e cuidados para organizar a casa

O hábito de desapegar ajuda a remover excessos

6 como arrumar e organizar o lar

O desapego deve ser feito em todas as áreas da casa

7 dicas de como manter a casa em ordem

A retirada do que não está em uso faz parte do processo de organização

Use organizadores

O uso de organizadores, como caixas, cestos e outros itens, são ótimos para quem está no processo de colocar a casa em ordem.

Os organizadores ajudam a dividir melhor os espaços e são ideais para organizar itens menores, permitindo categorizar os itens na hora de arrumar prateleiras, armários e gavetas.

Além dos organizadores comercializados no mercado, também há a possibilidade de usar alternativas mais simples e baratas, reutilizando materiais como potes e caixas que iriam para descarte.

Outra dica para a organização é a de rotular os organizadores com etiquetas para identificar o que está dentro das caixas, facilitando o processo de encontrar algo e identificando facilmente o que deve ser guardado em cada espaço.

8 como usar organizadores

Caixas podem ser usadas para manter a ordem em armários

9 dica para organizar armario

Os organizadores podem ser usados na despensa de alimentos

10 dica de como organizar a casa

Os organizadores ajudam na organização de prateleiras

Arrume a cama

Uma tarefa simples no processo de como organizar a casa é a de arrumar a cama ao se levantar.

A tarefa de arrumar a cama logo pela manhã deve ser estabelecida para toda a família e cada um deve ter a responsabilidade de arrumar a sua própria cama, contribuindo para a organização da casa.

O fato de arrumar a cama ao levantar ajuda a colocar ordem no quarto e dá uma aparência mais agradável na organização da casa.

11 dica simples para organizar a casa

O ato de arrumar a cama deixa o quarto em ordem

12 como manter a casa organizada

Mantenha a pia em ordem

A tarefa de lavar a louça pode ser um tanto chata, mas é melhor lavar aos poucos e em menor quantidade de que passar horas e horas lavando uma infinidade de louças acumuladas.

Sendo assim, a dica é de lavar as louças após cada refeição, evitando que tudo fique acumulado na pia.

O hábito de lavar a louça e manter a pia sempre em ordem evita o acúmulo de louça suja e até mesmo mau cheiro, garantindo que a casa fique sempre em ordem.

13 dicas para organizar a casa

O hábito de não deixar a louça acumular ajuda na manutenção da ordem

14 passo a passo para organizar a casa no dia a dia

As louças devem ser lavadas após cada refeição

Arrume os armários de roupas

A organização da casa também envolve o ato de organizar armários de roupas ou closet, evitando que todo o resto fique organizado e que os armários fiquem fechados e com bagunça acumulada.

Para organizar os armários e closet, é importante definir uma ordem para dobrar as peças e escolher espaços específicos para cada tipo de peça.

A primeira organização pode ser um pouco mais trabalhosa, mas essa ordem facilita no dia a dia e também nos momentos de guardar as roupas, já que tudo tem seu lugar definido.

15 dica pratica para arrumar a casa

O armário organizado é mais fácil de manter no dia a dia

16 dicas para arrumar a casa

Escolha móveis com multifunções

Para o processo de como organizar a casa, uma boa dica pode ser a de investir em móveis multifuncionais, escolhendo móveis com mais de uma função e que podem auxiliar na organização da casa.

Alguns exemplos de móveis multifunções são cama baú, puff baú, entre outras versões de móveis que contribuam para gerar espaço de armazenamento.

Ao escolher móveis que ajudem a gerar mais espaço para guardar os itens, é possível manter a casa mais organizada e ter espaço disponível para cada item.

17 dica para organizar e arrumar a casa

Os móveis multifunções podem gerar mais espaço de armazenamento

18 dicas para arrumar e organizar a casa

A cama baú ajuda a gerar espaço para guardar as coisas da casa

Retire os lixos com frequência

Uma dica importante para quem quer manter a casa em ordem é a de retirar os lixos com frequência, evitando o acúmulo de lixo e até mesmo mau cheiro na casa.

O hábito de tirar os lixos com frequência faz com que a casa pareça ficar mais em ordem, já que as lixeiras não ficam acumuladas e com itens caindo para fora.

19 dicas para manter a casa organizada

A retirada dos lixos com frequência deixa a casa em ordem

20 como manter a organizacao da casa

Coloque tudo em ordem no fim do dia

Ao seguir as dicas de organizar a casa no dia a dia as coisas ficam menos fora do lugar, mas ainda assim é comum ficar uma coisinha ou outra fora de ordem.

Para manter a ordem, uma dica importante é ao final do dia ver se algo está fora do lugar e antes de se deitar guardar o que possa ter sido esquecido no seu devido lugar.

Ao acordar no dia seguinte a casa está em ordem e a bagunça não se acumula, facilitando a manutenção e estimulando a organização ao longo do dia para todos os moradores.

21 como organizar a casa no dia a dia

A organização no final do dia evita que a bagunça se acumule

22 dicas simples para organizar a casa

Organize os cabos

Os cabos soltos, como fios de TV, aparelhos de internet, carregadores de celular e outros fios soltos podem aparentar bagunça e interferir na aparência da casa.

Dessa maneira, uma das dicas de organização é a de colocar os cabos de maneira que fiquem sempre em ordem.

Para colocar os cabos em ordem, é possível utilizar organizadores de cabos ou guardar o que não está em uso, garantindo o aspecto de uma casa organizada e melhorando a aparência.

23 passo a passo para organizar a casa

Esconder os cabos na sala pode deixar o ambiente mais organizado

24 organizacao da casa

Arrumar os cabos é essencial para manter tudo em ordem

25 dicas de organizacao de casa

O organizador de cabos ajuda a manter tudo unido

Programe os dias

Para ter a casa em ordem, vale criar uma programação e se organizar ao longo dos dias da semana.

Assim, você pode definir dias específicos para cada tarefa, como lavar roupas, passar, limpar a casa, entre outros afazeres.

Ao definir o dia para cada uma das tarefas fica mais fácil de se organizar e criar uma rotina, mantendo tudo sempre em ordem e evitando que as tarefas se acumulem.

26 como organizar a casa no dia a dia

Definir dias para as tarefas ajuda a criar uma rotina

27 dicas para organizar a casa no dia a dia

Envolva a família

Para quem mora sozinho é bem mais tranquilo manter a organização, mas a tarefa pode ser um pouco mais desafiadora para uma casa com mais pessoas.

Para que todos estejam comprometidos com a organização, é importante envolver todos os membros da casa no processo, incentivando a família a seguir as dicas de organização, como guardar cada item em seu lugar previamente definido e não deixar nada fora do lugar após o uso.

A colaboração de toda a família é a maneira mais efetiva de manter a organização do lar e evitar que só você se dedique para colocar tudo em ordem.

28 dicas de como organizar a casa

A participação da família ajuda a manter tudo em ordem

29 dicas para organizar a casa

Envolver a família no processo ajuda na manutenção da ordem

 

Depois de ler as dicas, é hora de colocar tudo em prática para que o lar fique organizado de maneira funcional e prática.

Você pode gostar...