Como Limpar Livros? – 10 Dicas Fáceis + Principais Cuidados!

Mergulhar intensamente em uma boa leitura não tem preço, não é mesmo? Por isso, aprender como limpar livros é fundamental para conservar o item por muito tempo. 

Ter um local com muitos livros é um verdadeiro convite para a leitura. Desse modo, é importante aprender como fazer uma limpeza periódica para mantê-los conservados. 

Como limpar livros 1

Além disso, ao deixar os livros limpos você evita o acúmulo de sujeira e o aparecimento de alergias que de vez em quando aparecem, justamente pelo pó presente nos itens. 

Se você quer aprender como limpar livros e deixá-los conservados, acompanhe o post e fique por dentro de um passo a passo simples e dinâmico. Veja! 

Como limpar livros

Como conservar seus livros? – Dicas e cuidados

Todo mundo espera que os livros durem anos e anos em bom estado, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como conservar seus livros por muito mais tempo, acompanhe! 

Como limpar livros 4

A primeira dica é sobre o armazenamento, eles devem ser alocados em uma estante vertical sem fazer pressão pois ela pode amassar a capa e a lombada. 

Sendo assim, deixe em posição horizontal apenas livros pesados e de capa dura, pois o peso do miolo pode forçar a lombada, que pode resultar na deformação do livro. 

Como limpar livros 3

Além disso, não guarde os livros em recipientes ou lugares fechados e dê uma olhada se existem cupins e traças no local.

Vale destacar que restos de alimentos, flores secas e até mesmo cola são itens que podem chamar a atenção de insetos. 

Como limpar livros 2

Outro ponto importante é verificar se a parede que os livros serão alocados possui umidade. Caso tenha, afaste o máximo possível o móvel da parede. 

Ao perceber cheiro de mofo e acúmulo de ácaros, coloque os livros em um local com boa ventilação, longe do sol. 

  1. Com o auxílio de um pano limpo, realize a limpeza da estante onde os livros ficam

153 o modo como voce limpa e organiza seus l article content img 2

2. Utilize um pano limpe e seco e limpe as paginas do livro

550px nowatermark Clean a Book Step 11

3. Utilize uma pano úmido com água ou álcool e limpe a capa

550px nowatermark Clean Old Books Step 4 Version 4

Nunca utilize clips de metal para marcar as páginas. Ao longo do tempo eles podem enferrujar e danificar o livro. Por isso, prefira utilizar marcadores de papel para manter a peça conservada por muito tempo. 

Outro dica importante de conservação é passar um pano limpo e seco a cada quatro meses nos livros. Ao realizar essa função, também dê uma folheada para que as páginas sejam arejadas. 

4. Utilize um pincel para retirar o excesso de pó

thumb img 2210 001

5. O pincel é uma ótima opção para limpar os livros e tirar o excesso de poeira

Limpeza do livro

Em hipótese nenhuma guarde livros em sacos plásticos, isto impede a ventilação adequada para as páginas. Assim como, evite guardá-los no chão, em caixas ou dentro de armários. 

É possível usar a criatividade e improvisar caixotes e prateleiras. Por fim, tenha muito cuidado ao emprestar seus livros, saiba se a pessoa tomará os mesmos cuidados que você. 

6. Passe o pincel por todo o livro, inclusive nas laterais

EY8gBVBWoAAxkmS

7. Use um pano limpo para limpar a capa. Nunca utilize produtos de limpeza abrasivos, pois eles podem danificar a capa do livro

e8eaacc0 dcc5 4c00 bd7f 7bbdc3110d7a

Como limpar livros? – Passo a passo

Para quem gosta de ler é muito importante aprender como limpar livros e mantê-los em ótimo estado por muito tempo. 

Se você quer ficar por dentro de um passo a passo simples e dinâmico, acompanhe o post e aprenda como limpar livros. Antes de mais nada utilize luvas e máscaras para se proteger da poeira. 

8. Com o auxílio de um pincel retire a poeira do livro

18350302 LgeRz

9. Organize bem os livros. Coloque-os em um local arejado para evitar o mofo

3407 201338 vulcanizada seca esponja fuligem limpar

  1. Com o auxílio de um pano limpo, seco e macio, limpe toda a capa de maneira suave, retirando a sujeira e o pó. Na parte externa da brochura você pode usar uma escovinha ou o próprio pano. 
  2. Na parte superior ou lateral dos livros, você pode usar um aspirador de pó ou pincel para retirar o acúmulo de poeira. 
  3. Em locais que você tenha dificuldade para passar o pano, utilize um pincel pequeno devidamente limpo para retirar o pó presente na parte externa e interna da peça.
  4. Abra o livro e deixe as páginas respirando, dê uma folheada também para retirar o excesso de poeira, assim como ajuda na redução da umidade principal fator pelo mofo dos livros.
  5. Ao retirar os livros para limpeza, aproveite e limpe a estante ou local que eles ficam. Além disso, é fundamental que eles estejam em um local arejado. 
  6. Caso perceba a presença de traças-do-livro coloque em um saquinho de organização cravo da índia, giz e louro e deixe perto dos livros, isso ajudará a mantê-los seguros por mais tempo. 
  7. Para tirar pequenas manchas é possível utilizar a borracha branca. 
  8. Para retirar o mofo, coloque o livro em um saquinho com bicarbonato e deixe pelo menos por 12 horas devidamente vedado, depois abra e com o auxílio de um pincel retire o mofo e o excesso do produto. 
  9. Nunca utilize produtos de limpeza abrasivos e que podem arruinar a capa e as páginas do livro. 
  10. Pronto, seus livros estão limpos e prontos para uma boa leitura. 

10. Cuidar bem dos livros é fundamental para conservá-los por muito tempo

550px nowatermark Clean Old Books Step 9 Version 4

11. Para pequenas manchas ou rabiscos é possível utilizar uma borracha para limpar

550px nowatermark Clean Old Books Step 5 Version 4

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como limpar livros? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário!

Não deixe de ler também – Como Limpar Microondas? – 4 Dicas e Jeitos Fáceis!【[2022]】

Você pode gostar...