Como Lavar Roupa de Bebê? – 6 Coisas para se Atentar!

Você sabe como lavar roupa de bebê? O processo se diferencia do restante das roupas de casa, já que são peças mais delicadas e que a pele do bebê é sensível, exigindo atenção especial no momento de higienizar as roupinhas.

Para aprender o processo de como lavar roupa de bebê corretamente e com dicas especiais, reunimos passo a passo para fazer o processo de maneira correta.

0 como lavar roupa de bebe

Como lavar roupa de bebê? #dicas

Separação

Uma das primeiras etapas para o processo de como lavar roupas de bebê é a etapa de separação, uma vez que as peças são extremamente delicadas e precisam de cuidados especiais.

Nesta etapa, é essencial separar as roupinhas do bebê das peças dos demais membros da família, separando as peças do bebê por cores e tipos.

1 dicas para lavar roupinhas de bebe

As roupinhas devem ser separadas para a lavagem correta

A recomendação é de lavar as peças claras primeiro e depois as peças mais escuras, evitando que uma roupinha possa manchar a outra.

A separação também inclui lavar toalhas e lençóis separadamente, mesmo fazendo parte do enxoval do bebê.

2 como lavar roupinha de bebe

3 dicas para lavagem de roupa de bebe

A recomendação é lavar as roupas claras primeiro

Modo de lavagem

O processo de lavagem das roupinhas de bebês pode ser feito na máquina ou à mão.

Para definir qual o melhor tipo de lavagem, é importante olhar a etiqueta de cada peça para verificar quais roupinhas podem ir à máquina.

Para as peças que podem ir à máquina, a recomendação é de escolher o modo “roupas delicadas”, garantindo mais cuidado no momento da higienização das peças.

4 dicas para lavar roupinhas de bebe

A lavagem na máquina deve ser feito de modo delicado

5 dicas para lavar roupa de bebe na maquina

A lavagem à mão exige mais esforço e pode ser a indicação para peças mais delicadas.

Nesse caso, a recomendação é de deixar a roupa de molho por aproximadamente 30 minutos, ajudando na remoção de sujeiras mais difíceis e facilitando o processo de lavar a roupinha à mão.

6 como lavar roupa de bebe na mao

A lavagem à mão é recomendada para roupinhas mais delicadas

Manchas

Para lavar roupinhas de bebê com manchas, é essencial manter os cuidados e evitar produtos que possam causar alergias na pele do bebê.

Para lavar as roupinhas que estão manchadas, uma boa dica é utilizar uma solução caseira de bicarbonato de sódio com vinagre, fazendo uma espécie de pasta com essa misturinha.

7 dicas para lavar roupa de bebe manchada

A mistura de bicarbonato e vinagre ajuda a remover manchas

8 dicas para tirar sujeira de roupa de bebe

A misturinha é ideal para a remoção de manchas nas roupinhas

A mistura caseira deve ser aplicada sobre a mancha e deve agir por alguns minutos. Depois de deixar a mistura caseira agir sobre a mancha, enxágue bem a peça e lave normalmente com os cuidados recomendados para a lavagem de roupa de bebê.

9 passo a passo para tirar mancha de roupa de bebe

Produtos

A escolha dos produtos para lavar roupas de bebê também deve ser feita com atenção, evitando os mesmos produtos que são utilizados na roupa do restante da família.

Para lavar as roupinhas de bebê, dê preferência por produtos hipoalergênico e que sejam mais neutros.

O uso de sabão neutro ou de coco costumam ser ótimas indicações. Também há no mercado opções de sabão em pó e líquido que são específicos para roupinhas de bebê. O amaciante também deve ser específico para peças de bebê, evitando produtos que sejam muito fortes e possam causar irritações na pele sensível da criança.

10 dicas para escolher produtos para lavar roupa de bebe

Os produtos devem ser específicos para roupas de bebê

11 dicas para lavar roupinha de recem nascido

Os produtos não devem ter aroma muito pronunciado

A recomendação é de priorizar produtos específicos para lavar roupas de bebê e utilizar a medida indicada pelo fabricante.

Os produtos escolhidos não devem ter cheiro muito intenso, o que pode causar irritação na pele ou para a respiração do bebê.

12 como escolher sabao para roupa de bebe

A recomendação é utilizar o produto de acordo com a recomendação do fabricante

13 dicas e produtos para lavar roupa de bebe

Enxágue

No processo de como lavar roupa de bebê, uma das etapas é o enxágue das peças.

Para esse processo, a recomendação é de sempre dar um enxágue extra, seja na lavagem na máquina ou à mão.

14 dicas para lavar roupa de bebe

As roupinhas de bebê devem sempre passar por um enxágue extra

O enxágue extra garante a remoção de qualquer resíduo que possa estar presente nas peças de bebê, evitando que a criança possa ter irritações na pele pela presença de resíduos de produtos nas roupinhas.

15 cuidados com roupa de bebe

Secagem

A secagem das roupinhas de bebê deve ser feita de acordo com a recomendação da etiqueta, verificando se a peça pode ser seca em máquinas ou se deve ser seca na sombra, garantindo a qualidade das roupinhas.

Para a secagem tradicional e no varal, a recomendação é de deixar as roupinhas na sombra para não danificar o tecido e escolher um local com bastante ventilação, garantindo que as roupinhas sequem por completo.

16 dicas e cuidados com roupa de bebe

As roupinhas devem ser secas em local com boa ventilação

17 cuidados para lavar roupa de bebe 18 dicas para lavar roupinhas de bebe

A função de secagem das máquinas também pode ser uma opção para roupinhas que permitem esse processo, sendo uma tarefa mais fácil e que garantindo que a alta temperatura ajude a eliminar possíveis bactérias que possam estar presentes nas roupas.

19 dicas para lavar e secar roupa de bebe

Para fazer a secagem na máquina, é importante verificar a etiqueta da peça

 

 

Agora que você já viu dicas para fazer a higienização corretamente, é hora de começar a preparar o enxoval do bebê lavando as roupinhas previamente para que na chegada da criança tudo já esteja higienizado da maneira adequada.

Você pode gostar...