Como instalar cooktop?【2020】➞ Passo a passo fácil!

Está reformando ou montando uma cozinha moderna? Que tal aprender como instalar cooktop passo a passo? Esse aparato é essencial para espaços planejados, perfeito para substituir um fogão convencional.

Tendência em muitos projetos, o cooktop possui três versões com funcionamentos diferentes: elétrico, a gás ou por indução. Independente do modelo, a instalação é bem simples e você mesmo pode fazer rapidamente.

Então, que tal saber mais sobre essa peça? Preparamos este guia completo com o passo a passo + ótimas dicas e fotos. Leia e informe-se.

Fogão de Embutir cooktop 5 bocas

Primeiramente, você sabe o que é cooktop?

Trata-se de uma espécie de fogão que não possui forno acoplado. Uma peça básica que pode ser instalada em superfícies como bancadas e ilhas, preferencialmente de pedras.

Esse apoio deve ser totalmente resistente para servir de base ao cooktop. Por isso, são indicados materiais como concreto, porcelanato, granito ou mármore, que também conferem modernidade a qualquer projeto. Além disso, o tamanho deve ser o suficiente para comportar a peça, além de durabilidade em relação ao calor que será gerado.

Especialistas revelam que é preciso deixar o cooktop a uma distância de 80 centímetros de coifas, armários e outros aparatos da cozinha. Do mesmo modo, o local deve ser arejado e com bastante espaço. Assim, você aproveita toda a performance da peça e pode preparar alimentos tranquilamente.

cozinha com ilha de silestone e fogão cooktop

Como instalar cooktop – Passo a passo

Independente do método de funcionamento do seu cooktop, o padrão de encaixe será o mesmo. É preciso fazer um buraco na superfície para encaixar a peça, e para isso são indicadas ferramentas especiais. Por isso, indicamos o apoio de especialistas para realizar esse trabalho.

O cooktop deve ficar a uma distância de 10 centímetros da parede e 80 centímetros da coifa (caso tenha). A fixação acontece por meio de presilhas, parafusos e fitas de vedação entre a peça e a superfície. Todos esses materiais vêm no pacote junto ao fogão e são descritos no manual de instalação do cooktop.

Como instalar cooktop elétrico

Para instalar cooktop elétrico, basta encaixá-lo na bancada e prendê-lo de acordo com as orientações do guia de instruções. Nesse caso, é essencial ter uma tomada com a tensão correta à disposição da estrutura.

A ligação é simples, basta colocar o fio na tomada, que deve ser exclusiva do cooktop. Portanto, nada de usar adaptadores ou dividi-la com outros aparelhos. Caso não haja tomadas na cozinha, providencie uma fiação e peça apoio de um eletricista para criar um novo ponto de energia.

fogão cooktop cozinha

Na bancada da cozinha, fogão cooktop

black star cozinha

Na bancada, fogão cooktop

cozinha de canto com cooktop

bancada de granito de canto

A bancada de canto traz um cooktop de 4 bocas

cozinha moderna com cooktop vermelho

O cooktop vermelho combina com os armários aéreos

Como instalar cooktop de indução

As versões de cooktop por indução são bastante comuns em muitos projetos. Trata-se de um modelo moderno que funciona com alta precisão de temperatura e sem perda de calor. Além disso, o aquecimento é bem rápido em comparação aos outros tipos; já o esfriamento é imediato logo após o uso.

Entretanto, o cooktop por indução só aceita panelas planas, magnéticas e com fundo de aço. Para saber se tal modelo é adequado, basta usar um ímã: se grudar no fundo da panela, é uma boa opção para esse cooktop.

Para instalar, é recomendado realizar uma ligação direta do aparelho com a fiação elétrica da casa. Sendo assim, vale contar com o trabalho de um eletricista, escolhendo um local estratégico para fixar o cooktop, já que terá disjuntores próprios para seu funcionamento.

Embora pareça uma técnica complexa, o resultado é eficiente e você não precisará se preocupar com pontos de tomada e com o alto gasto de energia, afinal, a cozinha já conta com um aparelho de grande porte que é a geladeira. Em todo caso, o apoio de um especialista ajudará bastante para deixar seu cooktop pronto para o uso.

cooktop amarelo na decoração

Na bancada branca, o cooktop amarelo

cooktop vermelho na cozinha

cozinha com cooktop azul e coifa

O cooktop azul turquesa dá um toque divertido ao projeto da cozinha

cooktop azul

A cozinha pequena é um mix de azul e branco

Como instalar cooktop a gás

O cooktop a gás funciona a partir de botijões ou por gás encanado, assim como os fogões tradicionais. Nesse caso, é importante que a a ligação de gás seja próxima ao aparelho e sua estrutura, por isso pode ser necessário realizar alguma mudança em sua cozinha.

Se for um espaço planejado, pense nessa solução antes da instalação do cooktop, assim a utilização é mais prática, bem como a troca do gás. Alguns modelos também precisam de tomadas. Então, deixe sempre uma tomada próxima exclusiva à peça, seja em uma bancada ou ilha.

cooktop de indução na bancada

O cooktop de indução combina com a proposta de uma cozinha americana moderna

bancada para cozinha com cooktop

Na cozinha, o marmorite aparece na bancada e na rodabanca

cozinha americana com coifa

Na cozinha americana, cooktop de 5 bocas

ilha de mármore com cooktop de indução


Ao escolher o cooktop, atente-se à marca e as especificações. Compre sempre um modelo adequado a sua cozinha e faça uma boa projeção antes de instalar, afinal, é necessária uma pequena obra no local para deixá-lo em pleno funcionamento. Se tiver dúvidas, conte com o trabalho de especialistas.

Enfim, esperamos que tenha gostado de saber como instalar cooktop passo a passo. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe o conteúdo também. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *