Como Desentupir Fogão? – 5 Dicas Fáceis e Passo a Passo!

Como desentupir fogão? Se você usa esse aparato constantemente, com certeza já se deparou com esse problema. Entretanto, é muito fácil saná-lo. Você mesmo pode desentupir seguindo algumas dicas simples.

Entre os sinais, está a chama vermelha, e não azul como é convencional. Além disso, quando você gira a boca e sente um forte cheiro de gás, sem conseguir acender.

Para acabar de vez com isso, saiba como desentupir fogão passo a passo.

como desentupir fogao

Como desentupir fogão? – Passo a passo

Limpeza frequente

A primeira forma é clássica e a mais recorrente. Para desentupir fogão, faça uma boa limpeza no aparato. Comece desligando o gás. Depois, retire os trempes e as bocas.

Dê uma olhada nos buracos e veja se há resquício de sujeira. Passe uma boa esponja com água e sabão, esfregando para remover toda a gordura. Por fim, limpe tudo com um pano seco.

Coloque as bocas e os trempes de volta. Ligue o gás e faça o teste. Com certeza seu fogão voltará a acender normalmente.

como desentupir o fogao a gas

Agulha especial

Em muitos casos, a limpeza das bocas do fogão não é realizada frequentemente. Sendo assim, a sujeira toma conta das estruturas e fica difícil remover apenas com a esponja.

Então, além de limpar, use uma agulha especial. Esse instrumento pode ser comprado em lojas de utensílios para casa. É fácil encontrar e baratinho.

Assim, você vai inserindo a agulha nos buraquinhos de cada boca. Retire tudo que está acumulado e libere os buracos, acabando com o problema de entupimento. Por fim, monte tudo novamente e faça o teste de acendimento do fogão.

como desentupir fogao passo a passo

Como desentupir forno de fogão?

O processo para desentupir o forno é o mesmo do tópico anterior. Nesse caso, você precisa desligar o gás e retirar a chapa que fica entre o acendedor e o forno.

Depois, basta inserir a agulha nos orifícios, a fim de desentupi-los. Terminado esse trabalho, basta reposicionar a chapa, ligar o gás novamente e fazer o teste de acendimento.

Como desentupir fogão com espeto?

Além da agulha, é possível improvisar para desentupir o fogão. Para isso, você pode usar um espeto de churrasco. Comece desligando o gás, retire trempes e bocas.

Em seguida, use o palito com um pano umedecido para limpar toda a área. Tente espetar nos buracos para remover toda a sujeira. Depois, passe a esponja com água e sabão.

Limpe bem o seu fogão com um pano seco. Monte novamente e tente acendê-lo. Com certeza o problema estará totalmente sanado.

fogao como desentupir

É possível desentupir cooktop?

O cooktop está cada vez mais popular em diversas casas. De fato, assim como o fogão tradicional, também pode entupir rapidamente, sobretudo se a limpeza não é frequente.

Sendo assim, o processo é o mesmo. Desligue o gás, desmonte as peças (trempes e bocas) e comece limpando bem com uma esponja umedecida em água e sabão.

Se a sujeira e a gordura estiverem impregnadas, use a agulha especial para remover tudo. Finalize passando um pano seco. Monte novamente o cooktop e acenda. Pronto, problema resolvido.

fogao entupido


Enfim, essas são as melhores formas de como desentupir fogão. Aproveite todas as dicas e conte pra gente qual foi a mais eficaz. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...