Carneiro hidráulico / bomba carneiro ➞ O que é? Como funciona?

Já pensou em fazer a capitação de água e bombeá-la sem o uso de energia elétrica? Essa solução pode ser dada com o carneiro hidráulico.

O carneiro hidráulico, conhecido também como bomba carneiro, é uma opção de baixo custo e que mostra que a simplicidade também pode ser eficiente.

Para entender melhor sobre esse sistema de captação e bombeamento de água de forma simples e eficiente, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre bomba carneiro e dicas de como montar o sistema.

 

O que é carneiro hidráulico?

O carneiro hidráulico é um mecanismo de bombeamento de água que utiliza de diferenças de pressão para bombeamento da água.

Esse tipo de sistema aproveita a energia de um fluxo de água para elevar a coluna do líquido através da força da gravidade, e traz como principal vantagem o fato de não utilizar energia elétrica ou qualquer outro tipo de combustível, sendo uma opção de custo bem mais barato.

1 o que e carneiro hidraulico Globo Rural

Via: Globo Rural

2 o que e bomba carneiro Tudo Construcao

Via: Tudo Construção

O mecanismo funciona com a força da água descendo por meio de gravidade pela mangueira e ao entrar no carneiro, a água é empurrada por um êmbolo da bomba que abre e fecha constantemente. Durante a abertura, uma parte da água vaza e ao ser fechada, a água é bombeada novamente e sobe em direção à saída, e ao ser pressionada pelo ar retido no cano de cima, a água jorra pela mangueira até a caixa.

3 tudo sobre bomba carneiro NESBIO

Via: NESBIO

4 bomba carneiro simples APROJ Ambiental

Via: APROJ Ambiental

Como funciona a bomba carneiro?

A bomba carneiro é um sistema de bombeamento de água que faz a captação em lagos, riachos e açudes e utiliza de uma mola para pressionar a água bombeada através de uma tubulação.

Quando a água desce pela tubulação através de uma determinada altura, o sistema entra em ação e empurra uma válvula, pressionando uma mola. A mola é comprimida até o limite e retorna fazendo um golpe.

6 funcionamento de bomba carneiro Compre Rural

Via: Compre Rural

7 como funciona bomba carneiro Globo Rural

Via: Globo Rural

O golpe dado pela mola empurra uma pequena quantidade de água e inicia um ciclo contínuo até que a água chegue ao reservatório.

Assim, o sistema é capaz de acionar e bombear a água que está em um nível mais baixo para o destino que está em um nível mais elevado, e essa diferença de altura e volume é responsável pela conversão da energia.

8 como funciona carneiro hidraulico Boas Praticas A3P

Via: Boas Práticas A3P

5 como funciona carneiro hidraulico ConVallis

Via: ConVallis

Um fato curioso em relação ao nome do mecanismo, é o nome bomba carneiro, que utiliza golpes para fazer o bombeamento da água, e esses golpes são comparados as tradicionais cabeçadas dos carneiros.

Como fazer carneiro hidráulico caseiro – Passo a passo

Para quem pensa em desenvolver um sistema de carneiro hidráulico de maneira caseira e com baixos custos, o canal Peixe com Salada traz um passo a passo para a construção do sistema de maneira simples e eficiente.

  • Para construção da válvula tenha 2 emendas de ¾; 1 redução de ¾ para ½ polegada; e 1 bolinha de gude (necessário construir 2 válvulas, para isso, dobre os materiais);
  • Em uma das emendas coloque a redução;
  • Na outra emenda coloque um filete de tubo de PVC cruzado no fundo, para evitar que a bolinha de gude saia pelo outro lado;
  • Una as emendas, mantendo a bolinha de gude no interior das peças, garantindo que a água passe apenas em um sentindo, já que a bolinha de gude impede que a água volte;
  • Construa outra válvula usando o mesmo processo para que seja a válvula de saída;
  • Acrescente na nova válvula um pedaço de cano de aproximadamente 2 cm e faça furos nessa peça;
  • Pegue uma mola e fixe-a em um pequeno pedaço plástico;
  • Fure uma tampa de garrafa pet e passe um parafuso pelo furo;
  • Una o parafuso com o pedaço plástico já unido com a mola – o parafuso deve ter mobilidade na tampa plástica para regular a bomba;
  • Faça 2 furos paralelos na lateral da tampa plástica.
  • Encaixe a tampa plástica na válvula que possui o cano com furos, coloque dois parafusos, um em cada furo da tampa para fixa-la na estrutura;
  • Utilize um Tê de PVC com extensores de canos em cada uma das saídas;
  • Encaixe a válvula mais simples (sem a tampinha) na parte superior do Tê;
  • Coloque uma pequena extensão de cano na válvula instalada e adicione um novo Tê;
  • No novo Tê, adicione um cano fechado de 50 cm para estender a altura;
  • Coloque a outra válvula (com tampinha) na base da válvula, para isso, ligue um pedaço de cano a um cotovelo e ligue a válvula, mantendo-a para cima e paralela a outra parte já montada;
  • O Tê intermediário que ficou aberto é a saída de água, e nesse ponto pode ser instalada uma mangueira para levar a água onde for necessário;
  • Ligue a base da bomba na entrada de água;
  • Regule o parafuso da válvula para iniciar o funcionamento e ajuste a frequência da batida da bomba de acordo com a necessidade.

 

Agora que você já compreendeu como funciona esse tipo de bombeamento de água que não utiliza energia elétrica, já pode considerar a opção para o seu projeto.

Você pode gostar...