Aromatizador de Ambiente: modelos, dicas e como fazer!

Sabe quando você entra em um ambiente e vem aquele cheirinho delicioso? A sensação é super agradável, não é? E você também pode introduzir um cheirinho constante nos ambientes da sua casa apostando no aromatizador de ambiente.

O aromatizador de ambiente é um ótimo truque para trazer sempre o aroma de ambiente limpo e deixar o espaço com uma sensação sempre agradável; mas há uma variedade de tipos de aromatizadores e cada modelo é recomendado para um tipo de ação e espaço.

Então, se você está precisando de dicas para escolher qual o melhor aromatizador de ambiente e até mesmo de como fazer o cheirinho, vamos ao post.

tipos e modelos

 

Tipos e Modelos de Difusor de Ambiente

Com varetas

O difusor com varetas é sem dúvida uma das opções de aromatizador de ambiente mais conhecida.

Esse tipo de aroma é difundido através de um líquido com varetas imersas que dispersam o aroma de maneira suave.

Para a difusão do cheirinho é ideal inverter as varetas para dentro do líquido, de modo que elas fiquem totalmente envolvidas pela essência; mas essa tarefa deve ser feita com cuidado, já que o líquido pode respigar sobre superfícies de madeira e manchar móveis.

O difusor com varetas é um tipo de item que acaba ficando evidente na decoração, por isso, vale escolher por um potinho bonito e até mesmo por varetas com ponteiras e decoradas, de modo a incluir melhor o item à decoração.

difusor de varetas

O vidrinho ou as varetas podem ser decorados

Spray

Os aromatizadores de ambiente em estilo spray são opções práticas e perfeitas para quem não quer incluir um aromatizador como parte da decoração.

O cheirinho em spray é perfeito para deixar guardadinho em um armário e ser borrifado no ambiente após a limpeza da casa ou até mesmo para ficar no armário do banheiro e ser usado para dar um cheirinho mais agradável ao ambiente.

Como o cheirinho é borrifado apenas em alguns momentos no ambiente, o spray é mais suave e o aroma não fica constantemente no ambiente.

spray de aromas

O vidrinho do spray foi decorado com pérolas

Automático / Elétrico

As versões automáticas são ligadas na tomada e podem ser programados para borrifar o aroma frequentemente no ambiente, e isso é ideal para quem quer um ambiente sempre cheirosinho. No entanto, esse cheirinho constante no ambiente pode ficar um pouco forte demais e deixar o ar carregado do aroma, sendo assim, esse tipo de aromatizador de ambiente é ideal para ambientes bem arejados.

Outra dica para não errar no excesso de aroma é programar o borrifador com um tempo mais espaçado, deixando a concentração de cheirinho menos constante.

Ah, e na hora de inserir o difusor automático no ambiente, lembre-se de colocá-lo em uma altura mais alta, de modo a evitar que o spray vá no rosto das pessoas e evite esse tipo de cheirinho na cozinha e próximo de fogões para que o cheirinho não seja dispersado na sua panela enquanto está cozinhando.

difusor automático

O difusor automático pode ser com refil aerosol

modelo de tomada

O modelo de tomada pode ganhar novo refil

Incenso

Esse é um dos tipos de aromatizadores mais tradicionais ao redor do mundo e também um dos mais conhecidos e baratos.

O incenso é uma opção para quem quer um aroma mais eventual e nada muito constante, que pode ser adicionado eventualmente ao ambiente.

A vantagem de usar incensos como aromatizador de ambiente é pela praticidade e preço, mas a desvantagem é que muitas vezes os incensos possuem cheiro mais concentrado e a fumacinha pode ser desagradável para alguns.

incenso

O porta incenso pode ser um complemento da decoração

Velas

As velas aromatizadas são opções perfeitas para quem busca um modelo de aromatizador de ambiente que possa além de perfumar, ainda contribuir com a decoração.

O cheirinho é liberado quando a vela é acendida e vai liberando o aroma conforme a cera queima, sendo uma opção perfeita para quem quer um cheirinho casual.

Para quem está pensando nas velas aromatizadas, a dica é não usá-las durante jantares, pois o cheiro pode atrapalhar o paladar. Outra dica é evitar deixar a vela acessa sem ninguém por perto e evitar em locais com crianças e animais domésticos.

vela perfumada

vela de lavanda

Além do cheirinho, a vela ainda pode ser decorada com ramos e flores

Sachês

Os sachês são opções super práticas e baratinhas para adicionar um novo aroma. No entanto, apesar de prático e com ótimo custo-benefício, os sachês não são boas opções para fazer parte de cômodos, mas sim de gavetas e armários de roupas, dando sempre um arzinho cheiroso e renovado para os armários.

Outra boa dica é que é bem simples de fazer sachês caseiros e assim ter sempre um cheirinho novo gastando pouco.

sachê perfumado

Os sachês perfumados são ótimas ideias de lembrancinhas

Difusores aquecidos

Os difusores aquecidos utilizam de essências e, geralmente, de velas para o aquecimento. O cheirinho é difundido no  ambiente através do aquecimento e é uma maneira casual de dar um novo aroma para o espaço.

Os difusores aquecidos são perfeitos para quartos e salas, pois trazem um toque mais aconchegante por conta da vela. Além do mais, os difusores aquecidos ainda podem usar óleos e essencias terapêuticas, contribuindo para diversas causas e incômodos.

difusor aquecido

O modelo pode ser combinando com o estilo da decoração

Anéis de lâmpadas

Essa é mais uma opção baratinha e simples de aromatizador de ambiente.

Os anéis de lâmpadas são pequenas estruturas que podem ser fixadas em torno de lâmpadas estilo bulbo, e ganharem o cheirinho com algumas gotinhas de óleos e essências. O cheirinho é difundido no ambiente quando o anel é aquecido pelo acendimento da lâmpada.

anel perfumado

Difusores de USB

Essa dica é perfeita para quem quer dar um toque mais cheirosinho ao seu cantinho de trabalho.

Esse tipo de aromatizador é acionado através da conexão via USB e a essência vai evaporando aos poucos e liberando o cheirinho no ar.

O difusor de USB é um modelo que libera o aroma casualmente e apenas quando o computador está ligado.

modelo USB

O modelo USB tem formato de flor

modelo para computador

Como Fazer Aromatizador de Ambiente Caseiro Passo a Passo

Líquido para difusor de varetas

Ingredientes:

  • 1 l de álcool de cereais;
  • 100 ml de essência;
  • 50 ml de fixador de perfume;
  • Gotinhas de corante líquido;
  • Frasco para aromatizador;
  • Varetas de bambu (pode ser palito de churrasco de bambu com as pontinhas cortadas).
como fazer difusor de varetas

O potinho pode ser decorado com um laço de fita de cetim

Como fazer

Dilua algumas gotinhas de corante (quantidade deve seguir seu gosto pessoal para a cor) no álcool de cereais.  Acrescente a essa mistura a essência e o fixador e misture bem.

Coloque o aromatizador no frasco e acrescente as varetinhas para dispersar o cheiro pelo ambiente.

Como fazer vela perfumada

Ingredientes:

  • Parafina ou velas;
  • Giz de cera colorido (cor desejada para a vela);
  • Essência;
  • Pavio;
  • Pote/ copo para a vela.
DIY vela perfumada

As pérolas ao fundo dão um toque a mais para a decoração

Como fazer:

  1. Coloque a parafina ou raspe a parafina de velas que você já tenha em uma panela velha. Leve a parafina em fogo baixo e deixe derreter devagar.
  2. Para adicionar cor, raspe um pouquinho de giz de cera e acrescente a essa mistura que está no fogo para derreter também.
  3. Desligue a panela, deixe esfriar por 30 segundos e acrescente algumas gotas da essência desejada. Não adicione a essência enquanto estiver muito quente, pois a essência pode evaporar rapidamente com o calor excessivo.
  4. Coloque o pavio no centro de um copinho e fixe-o com um pregador para que ele fique firme. Despeje a mistura derretida e agora é só esperar a cera secar. Depois de seca, tire o pregador do pavio e pronto.

 

Dicas de Essências – Como Escolher

Além de considerar o seu gosto pessoal na hora de escolher o aroma para o ambiente, outra dica é optar por fragrâncias naturais, que são mais leves e menos enjoativas. Além disso, algumas essências naturais ainda são capazes de agir em prol de nosso organismo, como no combate ao stress e insônia.

Depois de considerar essas dicas para escolher fragrâncias para o aromatizador de ambiente, outro ponto importante é escolher o cheirinho de acordo com o ambiente, de modo a estimular sensações que sejam condizentes com cada espaço a casa. E para essa tarefa, vamos às dicas de acordo com cada cômodo do lar.

  • Sala: geralmente as salas costumam ser um dos ambientes mais frequentados da casa, e por isso pede um aroma mais unânime no gosto das pessoas, por isso, o ideal para esse ambiente é por cheirinhos mais leves e naturais, evitando aromas que lembrem perfumes. Entre as essências mais recomendadas para esse tipo de ambiente, a aposta pelos cheiros naturais e cítricos são perfeitas, e algumas opções são aromas de flores de laranjeira, limão siciliano, bambu, verbena e em regiões frias vale usar aromas amadeirados.

    aroma para sala

    A bandejinha embaixo do difusor evita que o líquido manche a mesa

  • Cozinha: neste ambiente os cheiros mais leves são perfeitos para não atrapalhar o preparo dos alimentos e até mesmo o paladar. No ambiente, invista em cheiros naturais como aromas de frutas (limão, tangerina,) que ajudam a neutralizar o cheiro de frituras e fumaças. E se a intenção é trazer é um cheirinho mais aconchegante e com aroma de casa de vovó, aposte por aromas artificias que lembrem cheirinho de pão e bolo assando (ex: cheirinho de maçã com canela).aroma para cozinha
  • Quarto: neste ambiente vale usar de óleos essenciais e naturais que ajudem a relaxar o corpo, como melissa, lavanda, camomila e mandarina. Esses cheirinhos trazem um toque relaxante e até ajudam na hora de dormir. No entanto, se a ideia é acrescentar um aroma mais romântico, o quarto de casal pode ganhar essências mais marcantes, como cheiros de flores (rosa, jasmim, néroli).

    vela perfumada quarto

    A velinha perfumada foi a aposta para decorar o criado mudo

  • Banheiro: neste ambiente, o ideal é investir em cheiros que ajudem a neutralizar odores, e por isso as essências mais concentradas não costumam ser as melhores opções para aromatizador de ambiente. Entre as apostas para escolher um cheirinho agradável para o banheiro, aposte nos aromas que lembrem cheirinho de limpeza, de flores suaves (lavanda) e cítricos.

    difusor para banheiro

    No banheiro, a aposta foi pelo difusor de varetas

  • Escritório: seja no home office ou no cantinho de estudos, a dica é escolher por aromas que ajudam na revitalização e estímulo, e neste caso os aromas como hortelã-pimenta e capim-limão são perfeitos.

    modelo para home office

    O modelo de computador é aromatizador e umidificador

 

Ah, e se você está pensando que nos esquecemos do corredor, não esquecemos não, e a dica principal é não colocar aromatizador de ambiente neste espaço. O corredor sempre direciona a outros ambientes, e inserir um cheirinho neste cômodo pode acarretar numa mistura de aromas entre os espaços e deixar o resultado bem desagradável. Sendo assim, menos é mais!

Com todas essas dicas  é hora de escolher seu difusor cheirinho preferidos e adicionar um novo aroma para o lar.

Você pode gostar...