Treliça de Madeira – Como Usar na Decoração & 62 Ideias Incríveis!

O desejo de renovar a decoração é algo comum, mas ao mesmo tempo que esse desejo de renovação aparece, surge também o desejo de não enfrentar obras ou reformas estruturais. E para atender ao desejo de mudar um cantinho sem necessidade de obras, uma boa aposta é a treliça de madeira.

A treliça de madeira é um objeto bastante versátil para ambientes externos e internos, e pode ser usada como uma base para jardim vertical, como divisória e até mesmo biombo para esconder um cantinho indesejado.

E com a versatilidade da treliça de madeira e suas tantas funções, fica bem mais de fácil de fazer a mudança na decoração com esse item incrível! E se você precisa de uma ajudinha e inspirações para usar esse item na composição de diferentes ambientes, trouxemos soluções para incorporar a treliça a diferentes projetos.

dicas e como usar

 

Quanto Custa? #preço

Para quem já está em busca da treliça de madeira como base para um projeto decorativo, o Mercado Livre é uma das opções de e-commerce para comprar o item sem sair de casa.

O preço do item varia bastante e para quem está com o orçamento apertado, dá para investir em modelos menores e que custam a partir de R$ 45.

Se a ideia é ter um modelo maior de treliça, os preços variam em torno de R$ 150 ou mais.

 

Dicas de Decoração com Treliça de Madeira

Para Jardim Vertical

Entre as tantas funções da treliça de madeira, uma das possibilidades em que o item tem sido bastante utilizado é para jardim vertical.

A treliça como jardim vertical pode ser fixada em uma parede e servir de apoio para vasos de flores ou até mesmo para flores trepadeiras.

A vantagem de usar a treliça como jardim vertical, é que o item permite mudar facilmente o visual de uma parede, dando um toque verde para a superfície e criando um cantinho lindo e decorado.

muro com planta trepadeira

Como inspiração para criar o jardim vertical com treliça, a ideia aqui traz um projeto para a área externa.

Na composição do espaço externo, a treliça foi fixada na parede e serve de base para o crescimento da planta trepadeira, o que cria um muro verde no espaço externo.

jardim de inverno decorado

Outra ideia para a decoração com treliças é este modelo simples feita em pinus e que foi usada para decorar o jardim de inverno.

Na composição do pequeno jardim de inverno, o item foi usado fixado na parede e como suporte para os vasos de plantas, criando uma decoração vertical e agregando mais valor para a decoração do espaço.

sacada pequena decorada

Para decorar pequenos espaços, como sacadas, a treliça é uma aposta, como pode ser visto neste projeto.

Na inspiração, a ideia foi de otimizar espaço e para isso o uso do espaço vertical é uma ótima aposta, pois permite decorar o pequeno ambiente através do uso das paredes.

Na solução, a treliça foi fixada na parede e decorada com vasos de madeira com bromélias, criando um espaço verde e aconchegante na pequena sacada.

 

sacada com plantas

A treliça estreita decora a sacada

jardim vertical com orquídeas

parede decorada com vasos

A parede foi decorada com um par de treliças

decoração com bromélias

As bromélias compõem a decoração externa

 decoração com plantas

Vasos de plantas decoram a treliça

parede decorada com orquídeas

A treliça foi decorada com vasos de orquídeas

jardim de inverno

No jardim de inverno, pequenas treliças com vasos decoram a parede

jardim vertical de madeira

A treliça tem vasinhos de madeira

decoração com orquídeas

Vasos de orquídeas decoram a parede

treliça com trepadeira

A treliça faz parte do banco de madeira no jardim

jardim vertical com vasos

Na parede, jardim vertical com vasos

modelos de jardim vertical jardim vertical

Para Divisória

Entre as funcionalidades da treliça de madeira, um dos usos é do item como divisória de ambientes, criando uma divisória em madeira para separar espaços, o que substitui a parede e ainda adiciona um toque decorativo ao espaço.

Para usar a treliça de madeira como divisória, vale abusar da criatividade, e usar o item para dividir diferentes espaços e cômodos da casa, delimitando espaços de maneira decorativa e com um efeito lindo na composição dos ambientes.

divisória de treliça

A inspiração de uso da treliça como divisória traz esse projeto para a área externa, onde a treliça foi usada para criar uma separação no corredor externo e deixar o fundo da residência com mais privacidade.

Na proposta, além da ideia de dividir espaços, o item ainda foi usado como base para a decoração, funcionando com um painel para os objetos decorativos que ficam em frente ao item.

modelo de divisória

Outra solução interessante para usar o item como divisória é este projeto, onde a treliça de madeira foi usada dividindo espaços no quintal.

No projeto, a divisória de madeira divide o espaço externo de modo aconchegante e sem criar uma parede que obstrui a vista. Pelo contrário, a madeira combina com o ambiente externo, e ainda permite a visão parcial do restante do espaço.

 

lavabo decorado

No lavabo, a treliça cria uma divisão interessante entre os espaços

decoração moderna com treliça

As treliças dão visão para o jardim externo

modelo de madeira

divisória de madeira

A treliça funciona como um painel no jardim

O modelo em madeira foi pintado de branco

divisória no jardim

A estrutura de madeira divide espaço no jardim

divisória de paletes

O modelo moderno traz uma treliça feita de pallets

modelos de divisórias

Para Varanda

Em meio a suas tantas funcionalidades, a treliça de madeira é um item bastante versátil para ser usada como parte decorativa de varandas e sacadas.

Nesse tipo de ambiente, a treliça pode ser funcional como divisória, painel e como base para jardim vertical, o que mostra a versatilidade do item na decoração desses espaços.

sacada grande decorada

Para exemplificar a versatilidade da treliça como parte da decoração, este projeto de sacada decorada traz o item como um painel para decorar a parede.

Neste caso, a madeira foi pintada de branco e fixada sobre a parede bege, dando contraste entre as superfícies e criando um painel interessante para a decoração e composição do espaço.

Com a ideia de painel sobre a parede, a treliça ganhou alguns quadros que decoram a sacada.

divisória terraço

Outra ideia interessante para usar o item como parte da varanda, é este projeto que traz as treliças em madeira como divisórias para as saídas das portas ao terraço, criando assim espaços mais reservados para cada ambiente.

Na proposta, a treliça como divisória cria um detalhe interessante no projeto e combina como pergolado e com o deck de madeira mantendo a harmonia com o ambiente externo.

varanda com poltronas

varanda decorada com sofá

A varanda foi decorada com sofá e poltronas

varanda com mesa

O modelo foi usado como jardim vertical na varanda

deck de madeira

O modelo em madeira fica aconchegante na varanda

jardim com varanda

A treliça cria um espaço de varanda em meio ao jardim

terraço com varanda

varanda com sofá

A treliça funcional como um painel de fundo para a varanda

decoração varanda

A treliça cria um espaço reservado para a varanda

modelos para varanda

Para Área Externa / Jardim

Para usar a treliça de madeira como parte do projeto, o item pode ser muito bem aproveitado em espaços externos, criando uma decoração em meio ao jardim ou no quintal.

Para o uso da treliça de madeira nesses espaços abertos, o ideal é que a madeira seja tratada, evitando que o material sofra com as ações do tempo, como exposição ao sol e a chuva.

jardim decorado

Como inspiração para usar a treliça na parte externa da casa, a ideia aqui foi de fazer um pergolado de madeira e usar o item como se fossem paredes nas laterais do pergolado.

No projeto, a treliça fica totalmente integrada com o espaço feito em madeira e cria um cantinho aconchegante em meio ao jardim, funcionando ainda como jardim vertical para vasos.

jardim com plantas

Outra ideia para usar a treliça, é este projeto de jardinagem que traz o item em madeira como parte do jardim.

Na proposta, a treliça foi usada como uma cerca do jardim e é perfeita para as plantas trepadeiras, criando um detalhe decorativo em meio ao jardim.

 

varanda com deck

A varanda tem deck de madeira

piscina com deck de madeira

pergolado de madeira

Os vasos aos pés das treliças são base para as plantas trepadeiras

modelo simples

O modelo em madeira divide o espaço no quintal com piscina

muro de treliça

A treliça funciona como parte do muro

sofá de pallets

O sofá de canto foi feito de pallets

área externa decorada

jardim com banco

A treliça branca se destaca no jardim

treliça colorida

A madeira foi pintada de pink

treliça área externa

Gostou da ideia? Agora é só aderir a esse item com multifunções e apostar numa mudança de decoração sem necessidade de obras.

 

Você pode gostar...