Tons de Rosa – Como usar na decoração? + 70 Ideias modernas!

Os tons de rosa podem dar um toque bem especial na decoração de qualquer ambiente. Ao contrário do que muita gente pensa, eles não combinam somente com espaços femininos. Com jeitinho, dá para incluí-los na paleta de locais diversos, sempre proporcionando delicadeza e força ao mesmo tempo.

Mas mesmo que sejam versáteis, as várias tonalidades de rosa, por muitas vezes, não são utilizadas por dúvidas de como usá-las de uma forma bacana.

Realmente é preciso ter personalidade e bom senso para empregá-las. Afinal, tratam-se de tons que vão conseguir mudar totalmente o efeito visual de um cômodo, mesmo que sejam bem clarinhos.

Se você quer romantizar ou divertir qualquer cantinho de sua casa, mas não sabe como fazer isso, pode considerar usar algum tom de rosa.

Decoração com tons de rosa

Inspire-se com muitas ideias de decoração com tons de rosa

Para lhe ajudar nessa missão resolvemos elaborar um post repleto de dicas, assim como imagens de inspiração. Falaremos ainda sobre os significados, os principais tons e quais cores combinar com eles. Confira!

Significado da cor rosa

Culturalmente, a cor rosa é relacionada ao universo feminino. Por isso que é uma das mais usadas em banheiros, quartos e closets femininos, além de casas onde só vivem mulheres, por exemplo.

Seu significado maior é o romantismo. Juntamente, podemos dizer que se trata de uma cor que remete à:

  • sedução
  • sensualidade
  • ternura
  • carinho
  • beleza
  • companheirismo
Decoração com tons de rosa

Os tons de rosa têm diversos significados interessantes

Dessa forma, é uma excelente cor para ser adotada em quartos de casal, mas com parcimônia. Do mesmo modo, é sempre lembrada para decorar quartos das bebês e das meninas, até mesmo das adolescentes. Afinal, é um ícone dos contos de fadas e das princesas, condicionando à doçura, meiguice e pureza.

Ou seja, dá para constatar que rosa é a cor das emoções e dos afetos, assim como da prosperidade e felicidade. Não é à toa que quando está tudo indo muito bem dizemos “mar de rosas” ou quando idealizamos algo maravilhoso explanamos “sonhos cor-de-rosa” ou “futuro cor-de-rosa”.

Para conferir o sentido de inocência, delicadeza e fofura, prefira os tons de rosa mais clarinhos, como o bebê, pastel e quartz.

Decoração com tons de rosa

Há tons de rosa claros e mais vibrantes para você escolher

Já para deixar o ambiente com sentido de imponência feminina, personalidade forte, sensualidade, enfim, indicamos as tonalidades mais escuras, como o rosa antigo, rosê gold, pink, fúcsia e magenta.

Quais são os principais tons de rosa?

Além do significado, você precisa conhecer quais são os principais tons de rosa para conseguir criar uma decoração coerente.

  • Rosa Quartzo

Essa foi a cor do ano de 2016 determinada pela empresa Pantone – todos os anos ela lança uma cor como tendência. Trata-se de uma cor persuasiva, mas sem perder o potencial de delicadeza. Confere paz e conforto ao ambiente.

Decoração rosa quartzo

Decoração rosa quartzo

  • Rosa bebê

Visualmente é bem semelhante ao rosa quartzo, mas podemos considerá-la uma cor mais suave, remetendo à pureza e inocência. Talvez por isso seja uma das mais requisitadas para quartinhos de bebê.

Decoração rosa

Variados tons de rosa

  • Rosa Choque / Pink

É um dos tons de rosa mais conhecidos no mundo. Esse nome vem do perfume Shocking, lançado no ano de 1937, e que teve a embalagem desenvolvida com essa nova cor. Desde então se tornou um verdadeiro sucesso!

Decoração rosa pink

Ideias de tons para decoração rosa pink

  • Rose Gold

Outra cor nova que surgiu nos últimos anos e que dita tendências, principalmente no que se refere à decoração de ambientes e festas. Ele é tipo um rosa antigo, porém metalizado e que pode ser confundido com a cor cobre.

Decoração rosa

Crie uma decoração rosa ousada!

  • Rosa Fúcsia

O fúcsia é outro tom forte de rosa. Pode ser usado para compor detalhes de uma decoração ou então estampar uma das paredes de um cômodo. Você pode apostar nele em móveis e objetos decorativos também. É bastante relacionado ao lilás / violeta.

Decoração rosa

Informações bacanas para escolher o tom de rosa perfeito

Bom, esses são os principais tons de rosa usados na decoração de ambientes. Perceba que há uma variedade de tonalidades, facilitando a criação desse projeto. Vamos agora conhecer quais são as cores que combinam com o rosa? Continue acompanhando!

Quais cores combinam com o rosa?

Uma dúvida que muita gente tem na hora de compor uma decoração é quanto à combinação de cores. Quando escolhemos uma paleta, devemos considerar quais serão as tonalidades que comporão ela, obviamente.

Mas como fazer a escolha perfeita? Bom, perfeição não existe na decoração, já que se trata de preferências pessoais. É questão de gosto!

No entanto, para conquistar um ambiente harmonizado e elegante, sendo simples ou sofisticado, é preciso seguir algumas indicações. Uma delas é quanto à tabela de cores análogas e complementares. Veja abaixo:

Paleta de cores para combinar com rosa

Paleta de cores para combinar com rosa

A partir dessa tabela você consegue analisar as cores e quais que ficam melhores com outras. Há aquelas que se complementam e as que criam um contraponto muito interessante. Também há as que não combinam de jeito nenhum e é bacana fugir delas.

Segundo os especialistas em design as cores que mais combinam com as tonalidades de rosa são:

  1. Cinza
  2. Chumbo
  3. Grafite
  4. Preto
  5. Branco
  6. Marrom
  7. Bege
  8. Cobre
  9. Dourado
  10. Azul turquesa
  11. Azul tiffany
  12. Azul serenity
  13. Azul marinho
  14. Verde água
  15. Amarelo
Decoração com tons de rosa

Há muitas possibilidade para combinar os tons de rosa

São 15 combinações lindas para você testar e investir na decoração de sua casa. Use-as nas paredes, nas mobílias, bem como nos objetos têxteis e decorativos de um modo geral.

Dicas de decoração com tons de rosa

Agora que você já conheceu o significado da cor rosa, os principais tons e quais são as cores que mais combinam, pode ficar por dentro agora de sugestões de decoração.

Afinal, como é na prática decorar com os tons de rosa?

Selecionamos tópicos que mostram a decoração de todos os tipos de ambientes de uma casa para você se inspirar. Conheça!

Decoração com tons de rosa

Conheça formas de decoração rosa para todos os ambientes

Tons de rosa para sala

Já pensou em fazer uma decoração rosa para a sala de sua casa? Não é preciso deixá-la completamente pink, claro, mas você pode aproveitar uma de suas tonalidades para dar mais graça e leveza juntamente a outras cores que desejar.

Lembre-se de nosso tópico sobre as combinações possíveis e faça testes na sua sala! O ideal é que você tente harmonizar a decoração, sem deixá-la espalhafatosa ou incoerente.

Você pode pintar uma ou duas paredes em um tom de rosa e apostar na mobília de uma outra cor. Os revestimentos amadeirados podem ser a melhor escolha, nesse caso, conferindo bastante conforto visual.

Sala com decoração rosa

O rosa claro é o mais usado na parede

Há atualmente papeis de parede com o fundo rosa também e são uma verdadeira “mão na roda” para quem não quer usar tintas. Os vinílicos estão entre as melhores opções.

Os estofados também podem variar de acordo com o seu desejo. E o mercado apresenta diversos modelos de tecidos para você cobrir sofás, poltronas e almofadas. Além disso, as cortinas e os tapetes são excelentes elementos decorativos e podem funcionar como detalhes rosas de sua sala.

Para quem não quer ousar muito, a dica é investir somente em objetos decorativos no tom de rosa escolhido. Ou seja, a decoração será feita em outra cor e a composição com peças de decoração rosa por todo o ambiente: na estante, mesa de centro, rack, enfim, use sua criatividade!

Leia mais sobre o assunto: CORES PARA SALA DE ESTAR e TV: 60 Dicas e Fotos

Inspire-se com modelos de salas decoradas com tons de rosa:

Sala com decoração rosa

Sala com decoração rosa

Sala com decoração rosa

Duas ideias de composição rosa para sala de estar

Sala com decoração rosa

Sala moderna com rosa clarinho

Sala com decoração rosa

Móveis pink dão um charme a mais

Sala com decoração rosa

Sala com decoração rosa

Sala de jantar, bem como de estar com decoração rosa

Sala com decoração rosa

Há revestimentos na cor rosa para investir

Sala com decoração rosa

Poltronas rosas para criar o tom sobre tom

Sala com decoração rosa

Sala com estofado, bem como cortina rosa

Sala com decoração rosa

Parede com revestimento rosa para sala de jantar

Sala com decoração rosa

Veja a paleta de cores usada nessa sala

Sala com decoração rosa

Sala Tumblr com itens na cor rosa

Sala com decoração rosa

Rosa bebê para deixar a sala delicada

Sala com decoração rosa

Cor que combina muito com salas clássicas

Sala com decoração rosa

Há soluções para se ter uma sala pink

Sala com decoração rosa

Móveis e demais elementos na cor rosa

Sala com decoração rosa

Sala toda feita em tons de rosa

Sala com decoração rosa

Ideia para investir no rosa choque nas paredes

Sala com decoração rosa

Decoração rosa com quadros na parede

Tons de rosa para cozinha

Sua cozinha também pode ser decorada com tons de rosa. Essa composição, a princípio, remete às cozinhas antigas, mas atualmente há muitas sugestões de como fazer uma decoração moderna utilizando tais as tonalidades.

Encontramos, por exemplo, papeis de parede vinílicos, que são perfeitos para decorar ambientes úmidos, como é o caso das cozinhas. Existem muitas estampas para escolher na cor rosa, incluindo os que imitam ladrilhos hidráulicos, super a ver com esse tipo de cômodo.

Também existem porcelanatos em tons de rosa, mesclados ou absolutos. Estão entre os revestimentos para piso e parede mais caros do mercado, porém, se o seu orçamento permite, pode ser muito interessante para renovar o décor.

É difícil encontrar armários de cozinha prontos em lojas tradicionais de móveis na cor rosa. No entanto, se o seu objetivo é ter uma cozinha planejada, sob medida, pode escolher os materiais, assim como as cores dos móveis.

Para dar um toque especial ao ambiente, você pode lançar mão de utensílios rosas e expô-los pela bancada de uma maneira divertida. Alguns eletrodomésticos e jogos de panelas hoje em dia também surgem nessa coloração, ajudando ainda mais nesse seu projeto “pink”.

Dê uma olhadinha nas ideias de cozinhas decoradas com a cor rosa:

Cozinha com tons de rosa

Cozinha com tom clarinho de rosa

Cozinha com tons de rosa

Bancada da rosa rosa e branca

Cozinha com tons de rosa

Que tal então uma cozinha completamente rosa?

Cozinha com tons de rosa

Cozinha moderna com bancada em madeira pintada de rosa

Cozinha com tons de rosa

Cozinha com tons de rosa

Armários planejados podem ser feitos na cor rosa

Cozinha com tons de rosa

Cozinha retrô com elementos brancos e rosas

Cozinha com tons de rosa

Dê toque especial com tapete

Cozinha com tons de rosa

Escolha um tom de rosa ao fazer a cozinha planejada

Cozinha com tons de rosa

O rosa claro pode revestir piso e parede

Cozinha com tons de rosa

O rosa choque requer muita personalidade para decorar cozinhas

Cozinha com tons de rosa

Inspiração de decoração rosa vintage

Cozinha com tons de rosa

Armários planejados modernos em rosa quartz

Cozinha com tons de rosa

Rosa quartz ou bebê estão na moda

Tons de rosa para quarto

Quando falamos de quartos rosas logo vêm à cabeça ambientes infantis, sobretudo de meninas. É certo que essa é uma das cores mais usadas para decoração baby e de garotas, até mesmo de adolescentes.

Elas adoram e se identificam, apesar da cultura do “rosa ser cor de menina” estar caindo por terra hoje em dia. Afinal, não há padrão para ser seguido nesse sentido!

Ao mesmo tempo que você pode usar e abusar do rosa (de qualquer tom) em quartos de bebê feminino e de meninas de todas as idades, pode também utilizá-lo para romantizar um quarto de solteiro feminino ou então de casal. Por que não?

O rosa pode estar nas paredes, no piso, nos tapetes e nas cortinas de qualquer um desses quartos. As estampas florais costumam ser combinadas a essa cor, garantindo a feminilidade e graciosidade total ao ambiente feminino.

No caso de quartos de casais, o romance e a sensualidade imperam quando se utiliza tonalidades de rosa. O mais investido é o pink, magenta e fúcsia, que tendem a ser mais fortes e sedutores. No entanto, vale a pena fazer testes antes de escolher uma cor definitiva.

Abaixo você pode ver algumas tendências em decoração de quartos na cor rosa:

Quarto com tons de rosa

Quarto com tons clarinhos de rosa

Quarto com tons de rosa

A parede pode ser revestida com papel ou tecido

Quarto com tons de rosa

Quarto Tumblr com tons de rosa

Quarto com tons de rosa

Quarto rosa choque super feminino

Quarto com tons de rosa

Decoração de quarto azul e rosa

Quarto com tons de rosa

Pintar meia parede de rosa é uma dica prática

Quarto com tons de rosa

Pode ser uma ideia para quarto de casal

Quarto com tons de rosa

Mas trata-se de uma cor muito querida pelas meninas e mulheres

Quarto com tons de rosa

Quarto de criança ou adolescente rosa

Quarto com tons de rosa

Tons mais escuros de rosa agradam meninas mais velhas

Quarto com tons de rosa

A cortina azul estampada quebra o padrão

Quarto com tons de rosa

Veja um quarto estilo princesa na cor rosa para criança!

Quarto pink

Quarto todo pink super criativo!

Quarto com tons de rosa

Paredes, tapetes, assim como outros detalhes rosas

Quarto com tons de rosa

Por isso decora muito bem quartos femininos

Tons de rosa para banheiro

Banheiros e lavabos rosas são muito comuns. Antigamente, inclusive, era extremamente normal usar louças em rosa clarinho, que se tornaram hoje em dia uma tendência de decoração retrô.

Fora as louças, como pia e vaso sanitário, é bastante fácil de encontrar azulejos cerâmicos em tons de rosa. Você acha modelos lisos, que são simples, porém elegantes, e os estampados, caso você queira uma decoração mais ousada e cheia de graça.

Se o intuito for criar um banheiro moderninho, a ideia é apostar em bancada cor-de-rosa. Pode ser silestone, porcelanato, granito ou então mármore, para citar os principais materiais usados no tampo. Ou essa cor pode estar nos armários e nichos, se houver.

Pastilhas em tonalidades de rosa não faltam no mercado. Há uma imensa variedade para você escolher e compor tanto a área interna quanto externa do box, pois elas podem ser molhadas.

Leia mais sobre o assunto: BANHEIRO ROSA DECORADO: fotos e inspirações!

Confira soluções incríveis para compor seu banheiro com a cor rosa!

Banheiro com decoração rosa

Banheiro com decoração rosa

Banheiro com decoração rosa

Pastilhas rosas são ótimas para banheiros

Banheiro com decoração rosa

Bancada rosa claro para deixar o banheiro delicado

Banheiro com decoração rosa

Há muitos azulejos na cor rosa

Banheiro com decoração rosa

Azulejos cerâmicos são bons revestimentos para banheiros

Banheiro com decoração rosa

Banheiro super diferente com decoração rosa

Banheiro com decoração rosa

Banheiro com decoração moderna na cor rosa

Banheiro com decoração rosa

Pastilhas brilhantes em parede de banheiro

Banheiro com decoração rosa

Decoração simples rosa para banheiro

Banheiro com decoração rosa

Banheiro revestido com mármore rosa

Banheiro com decoração rosa

Banheiro grande com decoração rosa

Banheiro com decoração rosa

Olha só qe dica criativa para seu banheiro

Banheiro com decoração rosa

Inspiração de banheiro rosa escuro

Banheiro com decoração rosa

Banheiro super moderno decoração rosa

Banheiro com decoração rosa

Banheiro duplo em rosa quartz


E então, o que achou das tendências em decoração com tons de rosa? Conte para a gente se gostou ou não e qual o projeto que mais curtiu!

Aproveite para ler outros artigos semelhantes:

Decoração com Almofada Rosa: Dicas de Como Usar na Sua Casa

Decoração com Parede Rosa: Ideias, Fotos e Dicas de Como Usar

Cadeira Rosa na Decoração – Dicas com 30 Ideias Apaixonantes!

Retorne novamente para conferir mais dicas de decoração, construção e artesanato. Até uma próxima vez 🙂

Você pode gostar...