Rattan na decoração – 30 ideias maravilhosas para usar e decorar!

Mesmo sendo um estilo de decoração ligado às casas de praia ou varandas, utilizar móveis e outros itens decorativos feitos com rattan vem se tornando cada vez mais comum na decoração de diferentes ambientes.

Uma das principais vantagens em investir no rattan para decoração é que esse é um material capaz de promover muito aconchego.

Se você deseja dar um up na decoração  utilizando móveis e outros itens de rattan, separamos nesse post 30 ideias apaixonantes para se inspirar e arrasar nas escolhas para sua casa!

O que é rattan?

O nome rattan é utilizado  para classificar itens produzidos  por meio da utilização de fibras naturais,  porém é importante entender que o rattan na verdade é apenas uma entre as mais de 600 espécies de fibras que podem ser utilizadas na fabricação de móveis e outros itens decorativos. 

Segundo alguns profissionais da decoração, o rattan é uma das opções de fibras mais utilizadas na confecção  por ser um material maleável, elástico, resistente e flexível. 

É importante ressaltar que nos casos de áreas externas descobertas,  não é recomendado o uso do rattan, pois por se tratar de um tipo de fibra natural, existe um certo tipo de fragilidade a luz do sol e chuvas fortes o que diminui consideravelmente a vida útil do objeto.

Dicas de decoração com rattan

Por ser uma fibra natural muitas pessoas acreditavam até pouco tempo atrás que os objetos de rattan podiam ser utilizados apenas na decoração de casas de praia ou ambientes mais rústicos, mas na verdade, atualmente, o rattan vem conquistando espaço em ambientes mais clássicos.

Um dos principais motivos que tem levado muitas pessoas a investirem no rattan para decoração é a necessidade de criar um ambiente com mais contraste entre os objetos e móveis presentes. Decoracoes com rattan34

Os objetos fabricados com fibras naturais tem o poder de adicionar contraste e um toque de textura na decoração de ambientes internos, dependo do item escolhido é possível até mesmo criar um espaço com um estilo mais étnico.

Decoracoes com rattan31

Se você deseja incrementar a decoração da sua casa com lindas peças de rattan, separamos a seguir por categorias diferentes decorações com os mais variados tipos de peças. Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar opções sensacionais para sua casa!

Sousplat de rattan

Não tem como negar que se tratando de decoração um conceito que está cada vez mais em alta é a mesa posta, e é claro que para isso um lindo sousplat é indispensável.

O sousplat de rattan é um modelo diferente que nos remete a ambientes mais rústicos. Para quem está em busca de uma decoração para uma refeição ao ar livre, essa pode ser uma ótima opção para se inspirar. 

Sousplat de rattan quadrado5

Sousplat de rattan1

Sousplat de rattan2

Sousplat de rattan3

Decoração de mesa posta com sousplat redondo.

Sousplat de rattan4

Sousplat de rattan6

Cadeira de rattan

Antigamente as cadeiras decorativas feitas de rattan eram muito comuns na decoração de jardins, quintais e varandas. Atualmente, elas estão conquistando espaço em outros ambientes da casa com seu estilo chic e ao mesmo tempo super descontraído. 

As cadeiras de rattan  podem ser inseridas em ambientes tanto tradicionais quanto contemporâneos, quebrando um ar muito clássico ou frio. 

Cadeira de rattan com almofada8

Cadeira de rattan em sala clean8

Cadeira de rattan infantil10

Para as mamães que desejam investir em um cantinho da leitura para o quarto dos pequenos, um mini cadeira como a que separamos na imagem pode ser uma ótima opção para compor esse cantinho especial.

Cadeira de rattan moderna7

Cadeira moderna decorada com almofadas.

Cadeira de rattan para sala9

Se você deseja investir em cadeiras para sua decoração, é possível encontrar modelos com diferentes estilos e combinações de materiais. As cadeiras feitas de fibras naturais são super versáteis, podendo ser incluídas na decoração desde o quarto até sala, churrasqueira, entre outros.

Cadeira de rattan preta9

Caixa de rattan

A caixa de rattan pode ter as mais diferentes funções no lar. Ela pode ser utilizada para organizar objetos na sala de estar, organizar CDs, livros ou outros itens pequenos.

No quarto ou mesmo no closet, a caixa de rattan pode servir para organizar acessórios, produtos de beleza, meias e roupas.

Caixa de rattan decorativa17

Caixa de fibra pequena para decorar mesa.

Caixa de rattan marrom15Atualmente, é possível encontrar a caixa de rattan em vários tamanhos e na configuração com ou sem tampa.   Não tem como negar que independente do modelo escolhido esse tipo de caixa é um item que sempre terá espaço no lar independente do tipo de decoração.

Caixa de rattan para banheiro13

Até mesmo no banheiro as caixas feitas com fibras naturais podem se tornar super funcionais, podendo ser utilizadas para  acomodar toalhas tanto de rosto quanto de banho com  muito charme e elegância.

Caixa de rattan para decoração16

Caixa de rattan para revistas18

Caixas de fibra forradas com tecido.

Caixa de rattan14

Luminária de rattan

Como já dissemos anteriormente o rattan é uma fibra natural capaz de valorizar ainda mais a decoração de diferentes ambientes. Porém, é importante ressaltar que nem sempre será possível fazer uso do rattan da forma como gostaríamos por causa das condições de temperatura e umidade em alguns ambientes, sendo esse o caso da luminária de rattan. 

Luminária de rattan com design moderno26

Luminária rústica.

Luminária de rattan pendente20

Luminária de rattan redonda22

A luminária de fibra é um item super charmoso e vem ganhando espaço na decoração nos últimos anos. Se você deseja investir nesse modelo de luminária para sua decoração, é possível encontrar diferentes opções de modelos de chão, teto e parede. 

Luminária de rattan redonda25

Se você deseja um estilo de luminária específico para incrementar sua decoração, algumas empresas disponibilizam modelos com formas bem exóticas para quem deseja criar um espaço étnico ou rústico.

Luminária de rattan19

Luminária de rattan23

A luminária pendente é uma opção que se tornou super tendencia para decoração, não só os modelos feitos de fibras naturais, mas também em outras opções de materiais.

Luminária de rattan24

Luminária de rattan pendente.

Outros

Não tem como negar que investir em itens de rattan para a decoração ppssui uma série de benefícios, não só para a decoração do lar, mas também com relação a natureza.

Muitas pessoas não sabem, mas o rattan é considerado uma planta com crescimento semelhante ao de trepadeiras, ou seja, seu crescimento acaba sufocando outras espécies. Por isso, a retirada do rattan acaba sendo super benéfica para outras plantas que existem ao se redor.

 

Decoracoes com rattan35

Se você deseja dar um toque diferente na decoração do seu banheiro investir em um espelho com moldura de fibra pode ser uma ótima opção. O bacana em investir nesse item é que além de trazer um ponto de destaque para a decoração, você pode encontrar diferentes opções de modelos redondos, quadrados, retangulares, entre outros.

 

 

Decoracoes com rattan33Além dos objetos que citamos anteriormente no post, o rattan pode ser utilizado para fabricação de outros objetos super versáteis e modernos para decoração como: molduras de espelhos, mesinhas de centro, estantes, floreiras e até mesmo móveis para quarto infantil.

Decoracoes com rattan32

Independente do tipo de decoração plantas são sempre bem vindas a um ambiente. Pensando nisso, investir em uma floreira de fibra pode ser uma ótima forma de trazer leveza para um ambiente, seja ele a sala, quarto, cozinha, entre outros.

Gostou das nossas ideias de rattan na decoração? Quais opções mais chamaram sua atenção? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...