40 Dicas de Quadros Abstratos na Decoração: Ideias e maneiras para usar!

Você já pensou em usar quadros abstratos na decoração? Se logo você já pensa que nem entende o que está retratado na imagem é hora de deixar esse paradigma de lado, afinal a ideia é exatamente essa. O fato de não ter uma figura clara leva a pessoa a observar e ficar imaginando cenas e imagens a partir da pintura abstrata.

            Além de levar o observador a uma viagem através da imagem retratada, esse tipo de pintura ainda merece muito valor por conta da dificuldade de ser produzida. Afinal não é uma obra retratada a partir de uma imagem clara, mas uma arte em que exige a entrega e inspiração do artista.

            Agora vamos parar de conversa, e vamos ao que interessa – como usar esse tipo de quadro na decoração de ambientes e paredes.

 

Diferença entre quadro e painel

Há sempre uma dúvida constante entre esses dois termos, e é comum que as pessoas se refiram sempre usando o termo de quadro; mas na verdade, há uma diferença aí!

  • Quadro: no universo das artes, esse termo costuma ser mais utilizado para as obras usadas com moldura em volta da tela.
  • Painel: o termo se refere ao tipo de tela que dispensa o uso de molduras, sendo que as laterais podem ser mais largas e a pintura é mantida também dos lados.

 

Como usar quadros abstratos decoração

Sala

Se você precisa de uma inspiração de como decorar a sala, os quadros abstratos podem funcionar muito bem nesta tarefa. E para dar aquela ajudinha, separamos algumas ideias e dicas de como usar o item em diferentes estilos de decoração e tamanho de sala.

sala de estar bege

A mesa de centro mais baixinha deixa o ambiente harmônico

Nesta sala de estar, a decoração em tons de bege é predominante e a cor também se estende pela parede. Para tirar um pouco da evidência neutra da decor, a aposta foi por inserir um painel com predominâncias de tons intensos e alegres, como amarelo e alaranjado; mas também há a inclusão de outros tons que adicionam um toque de cor a decoração da sala.

sala de estar

A estante com nichos decora uma das paredes

Neste projeto decorativo, a aposta foi pela decoração que une o duo de marrom e bege, mas em um ponto da sala as poltronas azuis dão destaque para o ambiente, e inspirado nesses estofados o quadro traz alguns pontos dessa cor, junto com a mistura de outras cores. O destaque da tela fica por conta não só dos tons, mas também do ponto em que foi instalado – em uma parede de tons claros e com iluminação indireta.

sofá branco

O garden seat ao lado da poltrona funciona como mesinha de apoio

Se você já tem um ambiente decorado em tons claros, como branco, aposte em um ponto de destaque como o quadro abstrato com um tom mais intenso. E foi exatamente essa a proposta incluída no projeto. A parede livre entre as arandelas ganhou  um painel que une amarelo e cinza e garantem destaque a decor.

parede de madeira

Neste projeto de decoração, a ideia é usar um mix de quadros abstratos em preto e branco. E apesar dos tons neutros da pintura, o destaque foi bastante, já que a parede de madeira garantiu todo o foco para as pinturas que foram usadas lado a lado e incentivam o lúdico a “viajar” entre as imagens abstratas.

 

Mais fotos

decoração industrial

A parede de cimento queimado é uma marca do estilo industrial

sala pequena

Almofadas azuis no sofá combinam com a cor da parede

parede de tijolo a vista aparente

A parede de cimento queimado valoriza o estilo rústico do ambiente

decoração sala moderna

decoração ambientes integrados

O pendente mais baixo ilumina a mesa de jantar

sala de tv com sala de jantar

O aparador azul foi instalado na parede

decoração moderna sala de estar

A mesa de centro de vidro é moderna

sala com sofá de canto

No chão, tapete com estampa geométrica

No chão, tapete com estampa geométrica

parede decorada quadros

salas decoradas

Quarto

            A decoração do quarto também pode contar com um quadro abstrato na parede. Não há uma regra para o uso, mas geralmente esse tipo de peça é mais adequado para quarto de casal ou de adultos, uma vez que são mais sóbrios.

 

decoração bege quarto

A parede foi decorada com papel de parede de arabescos

As cores para o quarto de casal seguem a tabela em tons de bege, e o resultado é de um ambiente mais sóbrio. Para quebrar um pouco da seriedade do espaço e introduzir um toque de cor, a aposta foi por utilizar um painel com pintura amarela em uma parede clara e vazia, garantindo a todo o quarto o destaque necessário.

quarto de casal simples

A cabeceira estofada completa a cama

E se estamos falando de quadro, não é preciso desembolsar fortunas para ter uma obra de arte de um célebre artista plástico. Uma proposta é investir em gravuras que retratem a pintura abstrata, como neste projeto decorativo. Aqui a proposta foi usar as imagens em dois quadrinhos que decoram a parede acima da cama.

quarto casal decorado

O lustre preto torna-se parte da decoração

Ainda seguindo a ideia de usar o quadro abstrato acima da cama, aqui a inspiração é usar o item apoiado na cabeceira, valorizando um estilo moderno da decor – que é de quadros apoiados. A escolha do modelo foi inspirado nas cores já usadas no ambiente, como os tons da roupa de cama.

 

Mais fotos

quarto de casal

piso de madeira

A parede de tijolo a vista foi pintada de cinza

quadro triplo

A roupa de cama azul marinho adiciona cor intensa a decoração

cabiceira capitonê

No quarto, cabiceira de capitonê laranjada

decoração colorida

quarto cinza

Almofadas cor de rosa adicionam um toque de cor a decoração cinza

quartos decorados

Sala de jantar

            Fazer uma refeição enquanto aprecia um quadro abstrato é uma proposta para a decoração da sala de jantar. A cor da pintura é uma ótima maneira para introduzir cor ao espaço e dar um toque moderno ao espaço.

sala de jantar moderna

O buffet branco completa o mobiliária da sala de jantar

Nesta proposta para a decoração moderna da sala de jantar, a aposta foi por usar o quadro colorido na parede branca e acima do buffet. A decoração na parede foi uma ótima aposta para trazer cor ao ambiente, e manter a modernidade do espaço.

sala de jantar grande

Os pendentes foram usados em conjunto

Nesta proposta a ideia foi dar todo o destaque para pintura, que valoriza a decoração da sala de jantar. O tom azul de azul claro predominante no painel traz um tom vivo e alegre para a decoração, destacando-se na parede branca e garantindo um foco alegre para a decor.

 

Mais fotos

tapete sala de jantar

Abaixo da mesa de jantar, tapete macio

cadeira acrílico

mesa laca branca

As cadeiras de madeira contrastam harmoniosamente com a mesa branca

parede espelho

A parede espelhada amplia o ambiente

mesa tulipa madeira

O tapete mais escuro delimita a área da sala de jantar

mesa tulipa branca

parede cimento queimado

No chão, piso que imita madeira

geladeira retrô

A geladeira retrô adiciona estilo a decoração

vaso decorativo

No centro da mesa, vaso com plata

lustre sala de jantar decoração sala de jantar

sala de jantar clean

O porcelanato branco no piso deixa o ambiente clean

quadro para sala de jantar

Como fazer um quadro abstrato – passo a passo

Não importa se você não é um artista plástico ou não tem habilidade nenhum com pintura. O que vale é colocar a criatividade em prática e seguir algumas dicas dos tutoriais para criar a sua própria obra de arte para a decoração.

E aí, se rendeu a usar quadro abstrato na decoração? Agora é só incluir a proposta na decor dos ambientes e dar um toque moderno e que mexa com a imaginação na hora de interpretar a obra.

Você pode gostar...