Prateleira Rústica: Como fazer + 27 modelos para todos os ambientes!

Um toque de inovação e originalidade na decoração é fundamental para renovar qualquer ambiente. Quem ama conceitos clássicos, com certeza vai gostar muito desses modelos de prateleira rústica. Esse estilo lembra aquele tradicional, com materiais mais nobres e com cara de artesanal. Separamos muitos tipos legais para vários espaços da casa. Acompanhe o post e conheça todos!

prateleira-rustica-com-escada

Que tal unir o rústico com o descolado? Escadas podem servir como prateleira em muitos espaços e fica com um resultado incrível!

Há várias nuances interessantes quando se trata de uma decoração rústica. É um conceito que segue linhas mais naturalistas, com materiais mais trabalhados e com acabamento bruto, dando um charme e destaque para qualquer ambiente, do tradicional ao moderno.

Os materiais mais comuns nesse estilo são madeira (trabalhada e com aspecto diferenciado), ferro, tijolos, cerâmica, entre outras inspirações artesanais e fáceis de moldar. É a cara de cidades interioranas, que ainda preservam costumes de décadas passadas e chamam atenção pela beleza e exuberância em cada detalhe. 

Com certeza você deve ter em casa algo mais rústico ou já viu em algum lugar, sobretudo na casa da sua avó ou em um passeio por locais que mantém forte tradição e cultura dos tempos passados. É impossível não se impressionar com tantas ideias exuberantes e que fazem a diferença nos mais diversos espaços. E hoje em dia, felizmente, muitas pessoas resgatam esses tipos com ideias atuais e contemporâneas.

prateleira-rustica-destaque

Se você se apaixonou por esse estilo de decoração, dá para ir incrementando em sua casa aos poucos, começando por partes pequenas, para depois investir em conceitos maiores, como móveis. Uma proposta bacana é apostar na prateleira rústica, que vai além das convencionais industriais e todas ”certinhas”, com uma aparência mais robusta e com mais possibilidades de inovação.

Tem modelos para a cozinha, para o quarto, sala e até para exteriores, com nuances diferentes e que mudam conforme o ambiente. Melhor que isso, você pode fazer sua própria prateleira com materiais baratos e disponíveis, basta ter um pouco de técnica e usar a criatividade para montar um ornamento bacana e bonito. Para te inspirar, selecionamos algumas versões legais e funcionais!

Modelos de Prateleira Rústica

Para cozinha

Prateleira rústica para cozinha é o modelo mais comum, escolhido por aqueles que visam dar um toque charmoso ao principal cômodo da casa. Nesse caso, ela nem precisa ser grandiosa e com tanto destaque, basta focar nos detalhes para criar um espaço intimista e com clara tradicional.

Geralmente, um ideia legal é utilizar tipos de ferro com madeira, para guardar temperos, xícaras ou objetos decorativos que são pouco usuais no dia a dia – se eles seguirem esse estilo, fica melhor ainda! Mas também não quer dizer que não dá para modernizar a prateleira com conceitos mais atuais.

Uma prateleira de madeira, por exemplo, pode combinar com cores mais vibrantes ou sóbrias, em perspectivas contemporâneas, para cozinhas de apartamentos ou de bares, por exemplo. O que vale é uma boa ideia e criatividade para inovar!

prateleira-rustica-como-fazer

Modelo de ferro com base de madeira para compartimentos e utensílios

prateleira-rustica-cozinha-de-ferro

Com padronagem aproveitável para vários objetos

prateleira-rustica-cozinha-ideias

Com utensílios em um estilo mais provençal, super delicados

prateleira-rustica-cozinha

Modelo grande com combinação de ferro e madeira

prateleira-rustica-na-cozinha

Um padrão mais simples, com cara de prateleira rústica em madeira envelhecida

prateleira-rustica-para-cozinha

Falando em conceitos modernos, eis um exemplo! O rústico não necessariamente precisa seguir padrão tradicional e clássico

prateleira-rustica-na-cozinha-ideias

Um tipo artesanal e trabalhado com tronco de árvore e detalhes nos pássaros

Para sala

A sala também pode contar com uma prateleira rústica para organização e decoração do espaço de acordo com o estilo. Em linhas mais minimalistas e provençais, tem nuances que são bem-vindas e deixam o cômodo arrojado e alternativo. A versatilidade desse objeto e as diversas possibilidades de incrementar a sala garantem ideias bem legais e funcionais. Pode ser para guardar livros, expor plantas e quadros, bebidas, entre outros diversos ornamentos.

A madeira, como sempre, é o material mais convencional, ainda mais quando se trata de prateleira. Por isso, é interessante pensar em uma decor mais clean, em que o rústico traga um encanto ao ambiente. Vale combinar esse tom sóbrio do material com parede branca ou bege, complementando com os demais itens do espaço. O resultado é inspirador!

prateleira-rustica-na-sala

Usar um cano de ferro como suporte para a prateleira rústica de madeira, que tal?

prateleira-rustica-para-plantas

Com pequenos troncos, dá para fazer em casa facilmente

prateleira-rustica-para-sala-bebidas

Com caixote de feira lixado para guardar bebidas. Lindo, não é?

prateleira-rustica-para-sala

Ou caixotes com aspecto bem rudimentar para quadros antigos, uma linha bem vintage

prateleira-rustica-sala-1

Simples e funcional para dar uma cara nova ao cômodo

prateleira-rustica-sala-ideias

prateleira-rustica-sala

Com madeira mais grossa, complementar à decor

prateleira-rustica

Em padrão diferenciado e com suporte alternativo

Para quarto

Não podiam faltar ideias para montar uma prateleira rústica no quarto. Assim como na sala, ela serve para organizar o espaço e expor aqueles acessórios que você mais gosta, ganha de presente e quer destacar, seja um modelo mais simples ou arrojado. Já que é seu quarto, vale a pena investir em tipos fora do tradicional, com linha artesanal e de fácil montagem, mas que chame atenção pela beleza e design.

prateleira-rustica-no-quarto

prateleira-rustica-para-quarto

Um modelo estilo cômoda com divisórias

prateleira-rustica-quarto-1

Esse é bem simples de fazer!

prateleira-rustica-quarto-diy

Com escada para guardar livros, que tal?

prateleira-rustica-quarto

Aproveitando aquela madeira que sobra de construções

Para quintal/área externa

A prateleira rústica também é uma opção para o quintal e área externa. Geralmente, os modelos indicados para esse caso são aqueles mais práticos de fazer, para plantas e ferramentas. Tanto por isso, é fundamental que ele esteja em um bom suporte e tenha uma montagem perfeita para que não caia ou despregue. No mais, o resultado é impressionante, dando uma cara nova no paisagismo desse local.

prateleira-rustica-como-fazer-ideias

Madeiras pregadas como base para a prateleira rústica

prateleira-rustica-exterior

prateleira-rustica-exteriores

Com várias divisórias e suporte de ferro

prateleira-rustica-no-exterior

prateleira-rustica-1

Prateleira rústica para organização de ferramentas

Instalar uma prateleira rústica na sua casa é simples. Basta escolher um estilo, moldar com os detalhes que achar mais conveniente ou comprar um modelo em lojas especializadas. No mais, você consegue realizar esse procedimento facilmente. Assista o vídeo e veja ideias legais para fazer sua própria prateleira, com materiais simples e um pouco de técnica (e paciência):


Fica lindo e interessante investir em uma prateleira rústica para decorar e organizar sua casa. Escolha o modelo que mais gostou e comece a mudar! Qualquer dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até mais! 🙂

Você pode gostar...