Peso de Porta: 60 Ideias Imperdíveis para fazer Artesanalmente


Não sei como você lhe dá com a situação de uma porta batendo, mas isso é sempre uma coisa que me assusta; afinal nunca estamos preparados para um estrondo repentino. E se você é assim como eu, uma boa aposta é investir no peso de porta, assim você evita as batidas e ainda coloca um mimo para segurar e decorar a porta.

Ah, além de decorar a sua própria porta, o item ainda é uma boa aposta para quem tem criatividade e quer colocar as habilidades em prática para ganhar um dinheiro extra e aumentar a renda com a venda de peso de porta. Para ajudar tanto quem precisa de modelos para usar no dia a dia em casa, ou para quem vai apostar na venda dos itens, separamos diversos modelos de inspiração e até passo a passo.

 

 

Modelos de peso de porta

Feltro

Coruja

            As corujinhas são delicadas e super fofas para decorar as portas. Além disso, peso feito de feltro é uma ótima inspiração para reproduzir a ave em diferentes modelos.

coruja feltro

A corujinha tem um lacinho feito de fita

Nesta ideia, o modelo da corujinha é super delicado e feito a partir da combinação das cores marrom e amarelo. A peça delicada ainda foi decorada com alguns botões que a deixam mais fofinha e charmosa para segurar a porta que insiste em bater com qualquer ventinho que circula pela casa.

 

Mais fotos

modelo de feltro

O tecido floral deixa o modelo mais delicado

coruja pequena

O modelo com feltro rosa claro é delicado

coruja simples

Flor

            Se você quer começar as vendas com um modelo de peso de porta simples e prático de criar, pode apostar nas versões feitas de feltro e com flores. O modelo além de ser mais prático de fazer também costuma ser mais fácil de vender, já que é difícil quem não gosta do item decorado com flores.

flores de feltro

As folhas de feltro verde deixam o pesinho delicado

Este modelo foi feito com diferentes cores de feltros que foram dobrados para formar as flores. E para dar um toque mais delicado, o miolo das flores foi feito com uma pedrinha brilhante, que deixa o pesinho ainda mais lindo.

 

Mais fotos

botão de feltro

O miolo da flor foi feito de botão revestido de feltro

árvore de feltro

As flores em rosa neon dão destaque ao enfeitinho de porta

modelos com flores

Cachorro

            Para os apaixonados por cães, dá para aproveitar a ideia para transformar a paixão em pesinhos de porta. O item pode ser feito em diversos modelos e cores, e assim dá para variar entre diferentes peças com o mesmo tema.

cachorro de feltro

As orelhinhas foram feitas com tecido de estampado em poá

Aqui o cachorrinho foi feito de feltro marrom e fica deitado com o bumbum para cima, segurando a porta. O modelo delicado é também fofo, e fica ótimo para segurar desde a porta de entrada, até as portas dos quartos infantis.

 

Mais fotos

enfeite de porta

O cachorro ganhou uma roupinha

enfeite de porta feltro

As costuras aparentes valorizam o artesanato em feltro

cachorro segura porta

Gato

            Já os fãs dos felinos podem ter peso de porta inspirados nos gatinhos. Além de segurar a porta e servir de decoração, o pesinho ainda pode servir de brinquedo para os gatinhos que moram na casa.

gato da sorte em feltro

A tradição inclui presentear alguém com o Gato da Sorte

Você já ouviu falar em Gato da Sorte (Maneki Neko)? A tradição japonesa é de esse gatinho com uma das patas levantadas atrai clientes e fortunas. E além de poder decorar a porta de casa, esse é um ótimo modelo para quem quer se basear nas tradições ocidentais para colocar na porta do comércio e atrair bons fluídos.

 

Mais fotos

gato simples

O colar de pérolas deixa o enfeite mais delicado

gatinha de feltro

Tecidos estampados com poá decoram o enfeite de porta

gato de porta

Outros

O feltro além de ser um material barato para trabalhar, ainda é uma opção simples de achar e que permite inspirações em diferentes modelos. Por isso, separamos mais algumas inspirações de peso de porta feito a partir do feltro. Entre as ideias e modelos para reproduzir, dá para se inspirar em:

  • Tigre;
  • Galinha;
  • Hipopótamo, leão, girafa, zebra, pinguim;
  • Sapo, tartaruga, joaninha e até em personagens religiosos, como São Francisco.
tigre de feltro

O enfeite para segurar a porta tem formato de tigre

galinha decorada feltro

Botões infantis decoram a galinha

animais de feltro

enfeite de porta feltro

Crochê

            Para quem tem habilidade com as agulhas de crochê, pode variar o artesanato e ir além do tapete ou cortina de crochê, e investir na técnica para fazer peso de porta.

 

Galinha / Galo

O modelinho mais tradicional para fazer com crochê são pequenas galinhas ou galos, que são ideias para segurar a porta da cozinha com charme. Os modelos podem variar entre opções mais simples com barbante cru ou até modelos mais coloridos e cheios de detalhes.

galinha branca

O barbante branco deixa o modelo delicado

Para este modelo, a ideia foi de usar barbante branco e fazer apenas os detalhes com cores (crista, bicos e patas). O modelo é super delicado e a cor branca é ideal para combinar com diferentes ambientes e decorações.

 

Mais fotos

galo simples

Os modelos simples formam apenas a cabecinha do animal

barbante cru

O olho foi feito de botão de camisa

galinha de crochê

Outros

Além dos modelos de galinha e galo, ainda dá para aproveitar o barbante e as agulhas de crochê para criar outros modelos de peso de porta.

tartaruga crochê

Pontos altos valorizam o artesanato

Nesta proposta para o peso de porta, a ideia foi de usar a tartaruguinha como pesinho. A mistura de tons de verde caracteriza ainda mais o animalzinho feito de crochê e fica super delicado para diferentes ambientes; tornando-se até mesmo uma opção para segurar a porta do quarto de criança.

 

Mais fotos

flor de crochê

As flores de crochê reúnem um degradê de coress

modelo de flor

As flores de diferentes cores compõem o pesinho

modelos de crochê

EVA

            Outro material para criar o peso de porta é o EVA. As folhas molinhas e macias, também rendem boas ideias para decorar e segurar as portas, e o melhor de tudo é que são fáceis de trabalhar e o resultado é um pesinho bonito e com custo barato.

flores eva

O EVA verde foi usado para fazer as folhas

Para quem vai iniciar os trabalhos com EVA, pode se inspirar neste modelo em que é feito com flores de EVA. O modelo é um mix de cores que ficam alegre e delicado.

 

Mais fotos

girassol de eva

O EVA foi moldado para formar o girassol

galinha de eva

A garrafa PET foi usada como base para o item

modelo simples de EVA

Fuxico com enchimento

Juntar os pequenos retalhos de tecido também é uma das propostas para fazer o peso de porta. Os modelos mais tradicionais são as flores feitas a partir do fuxico com enchimento.

fuxico com enchimento

O enchimento deixa as flores em evidência

Estes modelinhos são conjuntos de fuxicos com enchimento. Desde a base que segue a tendência do fuxico, as flores também seguem a mesma técnica e formam um peso delicado e fácil de reproduzir para segurar a porta e decorar o ambiente.

 

Mais fotos

enfeite simples porta

A base foi feita com tecido estampado de poá

flores de fuxico

O miolo das flores foi feito com pérolas

modelos de fuxico

Juta

            Talvez você não ligue o nome ao tecido, afinal o material também é conhecido por estopa. E apesar das diferentes denominações, o importante é saber criar um peso de porta usando esse tecido com características rústicas.

modelo com estopa

O saco de estopa foi usado como base para o enfeite

A ideia do pesinho aqui é um mix de materiais, já que o saco de estopa foi usado para a base e a decoração final foi feita a partir de flores de tecido que decoram o peso.

 

Mais fotos

juta com tecido

A flor branca destaca o enfeite

modelo de juta

A flor de tecido ganhou enchimento nas pétalas

coruja de estopa

Tecido

            Já mostramos uma variedade de tecidos, como juta e feltro, mas também há opções tradicionais como os modelos feitos com algodão. A variedade de cores e modelos de tecido permitem criar modelos bem variados de peso de porta, e separamos algumas dessas opções.

cacto de tecido

As linhas verdes fazem detalhes no cacto

Esta opção é um charme, já que o cacto que segura a porta é feito de tecido. O modelo deixa as costuras aparentes e isso valoriza ainda mais a peça e o trabalho artesanal.

 

Mais fotos

boneca tecido

A boneca de pano foi usada para apoio da porta

pinguim tecido

O pinguim foi feito com tecido de cores claras

modelos de tecido

Artesanal reciclado:

Apostar na decoração com reaproveitamento/ reciclagem é uma ótima ideia. Além de ser super criativo, ainda ajuda o meio ambiente. E o melhor de tudo é que dá para aproveitar diferentes tipos de materiais.

 

Caixa de leite

            As caixinhas de leite que são usadas ao longo do mês em casa podem servir de base para diferentes modelos de peso de porta. E no final quase não dá para perceber que o artesanato foi feito com a caixinha reutilizada.

modelo com reaproveimento

A estampa alegre dos tecidos valoriza o artesanato

Para esta proposta, a caixinha foi cortada em um tamanho menor para servir de vasinho. O item foi decorado com juta e flor de tecido, o que fica delicado para segurar a porta e decorar qualquer ambiente.

 

Mais fotos

casinha de caixa de leite

A caixinha foi transformada em uma casinha

modelo de caixa de leite

caixa de leite decorada com feltro

Garrafa pet

Ao invés de deixar as garrafas no fundo do quintal e acumulando água parada, é hora de dar uma nova funcionalidade ao material. E para reaproveitar as garrafas plásticas, vale transformá-las totalmente, ou até usá-las de uma maneira mais tradicional.

pinguim de garrafa pet

A garrafa foi pintada e decorada

Nesta proposta a garrafa ganhou algumas camadinhas de tinta e foi transformada em um pinguim. Além disso, o pequeno pinguim ainda foi decorado com lã para simular uma touquinha e um cachecol.

 

Mais fotos

cachorro de garrafa pet

A garrafa plástica foi usada para o corpinho do cachorro

vaso de garrafa plástica

A garrafa serviu como vasinho para as flores de tecido

modelos de garrafa pet

Garrafa de amaciante

Tudo bem que lavar roupa não é a tarefa mais legal, mas aproveite a tarefa para reservar as garrafas de amaciante que já foram usados. O material plástico costuma ter um formato ótimo criar porta peso em formato de gatinho ou outros modelos.

garrafa com crochê

As flores de tecido destacam o item

Essa ideia é um mix de reciclagem, crochê e tecido. A garrafa de amaciante ganhou uma capa feita de barbante cru e para dar um charme a mais foram aplicadas flores de tecido.

 

Mais fotos

gato com garrafa de amaciannte

A carinha de gato foi feita com EVA

garrafa de amaciante

Tecidos decoram a garrafa

garrafa de amaciante

 

Lata de Nescau

            Se você costuma ter latas de metal em casa, como de Nescau, leite Ninho ou complementos alimentares, pode reservar esse material para a transformação no item que vai segurar a porta e ainda decorar a casa.

lata de nescau decorada

As plantinhas artificias decoram a latinha

Nesta proposta a ideia foi de pintar a latinha, e transformá-la em um ninho para as corujinhas que foram feitas de tecido. O resultado ficou super charmoso e ótimo para decorar o lar.

 

Mais fotos

modelo com lata

modelo com lata

A decoração e as flores foram feitas com EVA

lata de metal

Agora que você já viu diferentes modelos de peso de porta e até passo a passo, pode apostar no uso do item para segurar as portas e evitar sustos.



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Joseni Rodrigues Alves de Oliveira disse:

    Cada um mais lindo que o outro. vou fazer!

  2. Maria Aparecida da Silva disse:

    Adorei todos gostaria de fazer também mas como adquirir os moldes?

  3. ROBERTA ALMEIDA SANTO disse:

    BELAS INSPIRAÇÕES.VALEU

  4. Laudicéa disse:

    Amei as sugestões, gostaria se possível, idéias de peso de porta natalinos.

  5. Jussara disse:

    Oi boa noite .
    Gostaria de saber como conseguir os moldes desses pessos de porta sao lindos gostaria de fazer ,mais preciso ter os moldes.aguardo respostas , obrigada

  6. Angela Maria galdino disse:

    Amei tudo lindo

  7. isabel disse:

    n achei o passo a passo do peso de porta de flor em croche

  8. Maria do Socorro Borges de Souza disse:

    Achei belíssimos e fáceis de fazer.

  9. Angélica disse:

    Oiii! 😀

    Obrigada por estar compartilhando essas dicas, eu amei. Te desejo sucesso sempre! Deus te abençoe.

  10. Benedita disse:

    O gato ficou lindo!!

  11. Adriana Silva disse:

    Boa noite, como faço para ter os seus moldes?

  12. Ana Azevedo disse:

    Amei todos mas gostaria de adquirir o molde do cachorro marrom que fica deitado com o bumbum para cima. Como faço?

  13. Sula disse:

    Muito bom seu trabalho, gostaria de receber novidades pelo meu e-mail estou pensado em trabalhar com artesanato na feira.

  14. Dinah Vieira Vargas disse:

    Lindos.

  15. Quitéria disse:

    Eu adoro,estão lindos

  16. EROÍDES TRINDADE disse:

    Adorei muito lindos

  17. priscila disse:

    nao vi nenhum passo a passo da tartaruga de croche,por favor aguardo resposta

  18. Juemisse Carvalho disse:

    muito lindo o seu trabalho adorei todos, gostaria de saber como faço para adquirir os moldes

  19. Valda disse:

    Boa noite adorei todos mais em especial o peso de porta de cacto! Você poderia disponibilizar o molde? Obrigada!

  20. solineidedesa disse:

    Poderia publicar mais ideias,pois faço para vender

  21. Dilma Andrade disse:

    Parabéns. Muito lindo seu trabalho você tem o moldes?

  22. Claudineia Furtado disse:

    qeria molde do elefante

  23. Dalva disse:

    Lindos parabéns!!!

  24. Ellora disse:

    Olá, me perdoe mas “como você lhe dá” doeu lá no fundo da alma. 🙂
    Fora isso, tudo é lindo adorei e vou seguir suas dicas.

  25. Ivonice disse:

    Oi Boa tarde, gostaria de saber como conseguir os moldes desses pesos de porta .quero fazer ,mais preciso ter os moldes
    e se posso receber por e-mail

  26. Gicelia Henrique de paula disse:

    Queria fazer como adquiri os molde

  27. Águia disse:

    Olá, as suas Postagens são muito Legais, Parabéns

  28. Malba Almeida disse:

    boa tarde,gostaria de adquirir os moldes.
    como faço???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *