Decoração com Parede Marrom – 42 Ambientes Incríveis & Dicas de Tons!

A decoração da casa chega a ser um hobbie para muitas pessoas. E para elas, mudar as cores e a distribuição de móveis é sempre uma atividade divertida. Apesar de ser bastante versátil e fácil de combinar, a parede marrom não é usada por muitas pessoas. Talvez isso aconteça por um certo medo de ornar a tonalidade ou de deixar o cômodo muito escuro. Se você gostaria de apostar na cor, mas tem receio de como vai ser o resultado final, esse post é para você! Nós selecionamos mais de 40 ambientes lindíssimos e dicas imperdíveis para você se inspirar e usar na sua casa.

Dicas de Tons e Combinação

Como nós já falamos anteriormente, é comum ainda existir um pouco de receio com relação ao uso e combinação de uma parede marrom em uma casa. Ela geralmente aparece quando a construção é feita de madeira ou quando os revestimentos imitam o material. Porém, nós estamos aqui para tirar esse pré-conceito com relação ao tom.

Para começar, você precisa saber que existem diversas variações de cores para usar em uma parede marrom, mas nós podemos separá-las em claro e escuro.

Marrom Claro

Essa dica é especialmente para quem tem receio de deixar o cômodo muito escuro com uma parede marrom. Ao utilizar tons mais claros, você não só deixa sua casa mais iluminada, como também ganha versatilidade para combinar outras cores.

Montagem com três imagens de cômodos com parede marrom claro.

Por exemplo, você pode ornar o tom com elementos frios, como o azul e o verde. Também pode combiná-lo com objetos de cores fortes e vibrantes, como o amarelo e o vermelho. E se você quer um espaço clean, ainda pode utilizar outros itens decorativos em tons pastel.

Parede com vários quadros coloridos e sofá encostado.

Um dos pontos bacanas de ter uma parede marrom claro é que você pode utilizá-la na sala, no quarto, no banheiro ou em qualquer outro cômodo!

Quarto claro, com tons pasteis.

Parede de cômodo marrom claro, com móvel de madeira.

Sala com sofá de couro marrom e parede clara.

E se você não quer uma parede lisa, ainda pode apostar em desenhos e estampas, como a floral abaixo!

Banheiro branco com uma parede marrom com desenhos.

Marrom Escuro

Agora chegou a hora de falar dos tons mais escuros. É natural ter um pouco de receio de escurecer muito o cômodo, afinal isso realmente pode acontecer. Mas para solucionar isso, existem algumas dicas. A primeira delas é pintar apenas uma parede de marrom e colocar no restante delas, no piso e teto tons mais claros.

Quarto com parede marrom escuro.

Mas não é só dessa forma que você pode fazer esse contraste. Uma boa ideia é colocar cores mais claras e pastel em outros elementos do cômodo. No caso de um quarto, faça isso com a roupa de cama e o tapete. Se for uma sala, opte por sofás, poltronas, almofadas e quadros nessa mesma linha.

Sala com parede marrom escuro e sofá em tons pastéis.

Parede escura com prateleiras.

Mesa branca de trabalho feita com cavalete.

Quer um escritório super estiloso? Que tal uma parede marrom com mesa branca de cavalete? A combinação fica incrível!

Cômodo com parede marrom, poltronas brancas e diversos porta-retratos.

Uma parede marrom escuro é ideal para quem quer um cômodo mais intimista.

Banheiro com espelho grande e paredes escuras.

Se isso não for o bastante, você ainda pode colocar um espelho no ambiente, refletindo uma parede clara. Dessa forma, além de ganhar mais claridade, você ainda dá uma sensação de ampliação ao espaço. Mas, se você não é muito fã de combinar tons pastel, aposte em paredes claras e itens decorativos com cores vibrantes.

Montagem com imagens de quartos com paredes marrom.

Com Bege

Uma das combinações mais usadas com o marrom é o bege. As duas cores ornam muito bem e se o marrom for escuro, a combinação fica com um contraste ótimo para equilibrar os tons do ambiente.

Quarto com parede marrom clara, teto e móveis bege.

É claro que você pode usar o bege nas outras paredes, mas também existem outras utilidades. Ele pode aparecer no teto, em sofás, roupa de cama e nos móveis.

Parede marrom escura, sofá e cortina bege.

Quarto com parede listrada.

Cozinha com azulejos marrom e móveis bege.

Banheiro com azulejos marrom e pia bege.

Outra forma incrível de usar essa combinação é juntando azulejos das duas cores, como no banheiro da foto abaixo.

Banheiro com azulejos bege e marrom.

Marrom no Feng Shui: Significado

Antes de escolher qualquer cor para usar em suas casas, muitas pessoas gostam de pesquisar seus significados. E se esse for o seu caso, isso já é um ponto positivo para o marrom, pois segundo o Feng Shui essa tonalidade tem várias qualidades. Dentre elas, estão a estabilidade, maturidade, consciência, responsabilidade e segurança. Além disso, ela remete ao elemento terra e dá uma sensação de segurança e conforto.

A tonalidade também pode interferir o significado na decoração. Por exemplo, se você utilizar o marrom claro, terá uma forte associação com a natureza. Em contrapartida, se escolher o escuro, destacará o cômodo, dando força a ele.

Mas é claro que você precisa ter cuidado para não exagerar no uso da cor, pois ela pode acabar dando ao seu espaço um aspecto sufocante e pequeno. Podendo levar ao isolamento, a dependência afetiva e ao excesso de autocrítica.

Decoração de Ambientes com Parede Marrom

Você já percebeu que uma parede marrom pode ficar incrível em qualquer cômodo da casa. Mas, como elas são mais comuns em salas e quartos, resolvemos separar mais algumas referências para te inspirar!

Sala

Na sala, você pode optar por combinações mais iluminadas ou intimistas. Tudo depende do que você deseja transmitir no final da decoração. Por exemplo, se o seu objetivo é deixar a sua casa com uma cara adulta e descontraída, pode mesclar o marrom com tons mais coloridos.

Sala clara com parede, teto e piso branco.

Sala com tapete listrado, parede marrom e sofá branco.

Sofá com capa e almofadas marrom.

Quem é fã de DIY’s pode copiar essa referência utilizando paletes para fazer o sofá!

Sala com parede marrom escura, sofá preto, quadro e mesa claros.

Mas se você quer sofisticação, o ideal é apostar em um marrom claro, que você inclusive pode usar em mais de uma parede. Para que o ambiente não fique escuro, use sofás e móveis brancos ou bege.

Sala com sofá claro e almofadas listradas.

Sala com paredes marrons, com espelho e relógio pendurado.

Sala em tons pastel, com móvel branco.

Se você está buscando por uma sensação de conforto, deve escolher o marrom um pouco mais escuro. E para completar a decoração, use móveis da mesma cor, com um tom abaixo ou acima do utilizado na parede.

Sala com parede e sofá marrons.

Parede marrom quase totalmente coberta de quadro.

Gosta de ter muitos quadros pendurados? Saiba que com um fundo marrom eles ganham ainda mais destaque!

Montagem com três salas com parede marrom.

Quarto

Nos quartos, o queridinho é o marrom mais escuro. Justamente para quebrar a luz, ajudando na hora do descanso. Mas nada de carregar na cor! O ideal é sempre usar uma roupa de cama clara nesses casos. Sem falar que a iluminação do ambiente também precisa ser muito boa.

Quarto com tons pastel.

Quarto com paredes marrom claro e escuro.

Parede da cabeceira da cama marrom escura.

Montagem com três tipos de quarto com parede marrom.

É claro que você também pode fazer um quarto mais iluminado com uma parede marrom. Basta optar por um tom mais claro e combinar com elementos que sigam a mesma linha.

Cama de madeira preta e parede marrom claro.

Se você tiver paredes e itens decorativos claros, pode apostar sem medo em uma cama escura.

Agora que você já conferiu diversas referências e dicas, já pode apostar nessa tendência sem nenhum receio! E se você quer mais ideias de decoração, que tal conferir os nossos textos sobre sala simples e barata, parede de madeira e decoração country? Decidiu pintar uma parede de marrom depois de ver esse post? Não esqueça de contar para nós como ficou o resultado!

Você pode gostar...