Estilo Kitsch – 45 Ambientes Inspiradores & Dicas de Como Decorar!


Você já ouviu falar no estilo Kitsch? Ele já foi muito sacrificado pelos grandes estudiosos da arte e do design, mas hoje, se tornou um dos modelos mais aplaudidos de decoração democrática e versátil.

Se você curte uma decoração com muitas cores vivas e objetos irreverentes, vai gostar do que o estilo Kitsch proporciona para qualquer ambiente. Você pode apostar nele para deixar seu quarto, sua sala ou até cozinha mais modernas e divertidas.

Conheça com a gente tudo sobre esse estilo de decor, além de dicas e imagens para se inspirar!

estilo kitsch de decoração

Confira diversas dicas para decorar com o estilo kitsch!

O que é Estilo Kitsch?

O termo Kitsch tem origem alemã, derivando da palavra “verkitschen”, que significa sentimentalizar, traduzindo literalmente. Esse conceito nasceu durante a Revolução Industrial, e tem significado pejorativo para as áreas de arte e estética.

Para essas disciplinas, kitsch consiste em reunir objetos de baixa procedência, cafonas, de mau gosto ou muito escandalosos (com cores, formatos e detalhes chamativos demais). Muitos tendem a dizer que os itens desse estilo copiam os da alta cultura, mas que são utilizados pela sociedade em massa.

Apesar de tudo isso, o estilo Kitsch de decoração e design está super em alta e até se tornou cool para muitas pessoas. Ao escolhê-lo para compor um ambiente, é preciso levar em conta as cores bem fortes, a junção de diversas tonalidades vivas, de estampas e também de texturas.

De acordo com a arquiteta Claudia Marandino, em entrevista ao portal Tua Casa, o fato do estilo Kitsch ser considerado cafona no Brasil soa bastante pretensioso: “passei a considerar essa expressão na arquitetura mais no seu sentido simbólico do que no estético. É a personalidade individual exposta na arquitetura, caquinho por caquinho de cerâmica”, afirma a especialista.

Por conta dessa exclusividade toda que pode-se impor em cada ambiente Kitsch, que esse estilo começou a agradar tantas pessoas, no Brasil e no mundo. Essa decoração nos permite utilizar tudo o que gostamos em um só espaço, sem precisar se preocupar com a combinação de cores, texturas, estampas ou objetos. Tudo é válido.

Desta maneira, você pode unir aquelas peças que tem um alto valor sentimental para você, as quais você herdou de sua avó ou comprou em uma viagem marcante, por exemplo, com outras que foram adquiridas no dia a dia, durante a composição de sua casa. Elas vão encontrar uma harmonia, mesmo que não façam parte do mesmo contexto.

A arquiteta Claudia Marandino diz ainda que os julgamentos estéticos rígidos impedem que ocorra a livre expressão. “Não considero o Kitsch como exatamente ‘um estilo de decoração’. Se você tem peças que representam suas experiências, seus afetos, sua personalidade, por que não usá-las na decoração do seu espaço? A questão é como usar as referências do Kitsch com inteligência e estilo”, afirma a arquiteta.
Entendeu bem o que é Kitsch? Confira agora com a gente diversos ambientes decorados com elementos que fazem parte desse conceito para você se inspirar e poder apostar aí em sua casa.

Como Decorar: Ambientes com Estilo Kitsch

Que o estilo Kitsch é bem humorado e super excêntrico você já deve ter percebido, não é mesmo? Mas como colocar todos os elementos desse conceito em prática na decoração de sua casa?

Selecionamos algumas dicas para você considerar na hora de escolher os componentes de salas, quartos, cozinhas e outros ambientes. Veja só:

  1. Você pode ousar e escolher peças que geralmente são consideradas “bregas” para os mais conservadores. Essa é a hora de você mostrar sua atitude.
  2. Brinque com cores e estampas, seja nos móveis, nos têxteis ou nos objetos decorativos, como quadros, por exemplo.
  3. Móveis e outros itens com formas geométricas diferentes são super bem-vindos no estilo Kitsch. Você pode mesclar peças com design modernizado, futurista e vanguardista.
  4. Você não precisa se apegar a um estilo só de decoração. É possível reunir diversos elementos em um ambiente só: vintage, moderno, rústico, provençal, pop art, etc.

Estes são os principais pontos que você deve pensar ao elaborar uma decoração Kitsch. No geral, é só usar e abusar da criatividade para criar um ambiente incrível, instigante e super divertido.

Sala

Muita gente procura inovar na decoração da sala, querendo fugir totalmente do convencional. O estilo Kitsch pode ser uma alternativa interessante nesse caso.

Trouxemos algumas inspirações de salas bem irreverentes, cheias de personalidade para você anotar as dicas e tentar reproduzir em sua casa. Confira!

sala no estilo kitsch

Veja como as cores fortes predominam no estilo kitsch

O estilo kitsch antigamente era tido como cafona

Você pode optar por móveis retrô para sua sala no estilo kitsch

Um sofá vermelho combina com o estilo kitsch

Sua sala ganha uma reformulação muito moderna com esse estilo

De forma simples, você pode deixar sua sala com muito mais personalidade

Dê um toque mais sofisticado com uma iluminação mais baixa

Olha uma ideia de cor para as paredes de sua sala com estilo kitsch

Escolha duas cores bem alegres para predominar em sua sala

Estampas também fazem parte do estilo kitsch

O estilo kitsch pode aliar peças decorativas antigas às modernas

Sala no estilo kitsch com parede verde e sofá roxo

Sala no estilo kitsch com parede verde e sofá roxo

O design irreverente chama muita atenção no estilo kitsch

As salas no estilo kitsch têm muita personalidade

Tire as louças da vovó do armário para compor a decoração kitsch

Veja que linda sala de jantar no estilo kitsch

Aproveite os têxteis, como almofadas e cortinas para essa decoração

O papel de parede é um ótimo recurso para compor o decor

Cozinha

As cozinhas também são excelentes ambientes para você ousar e caprichar na decoração. Elas se tornaram um ponto de encontro da família e dos amigos e por isso devem ser lembradas na hora de decorar a casa.

O estilo Kitsch permite que você escolha itens antigos, icônicos de diversas épocas, e misture com outros contemporâneos. Nesse estilo de cozinha você pode aproveitar os utensílios para decorar e não necessariamente usá-los no dia a dia.

Cores nas paredes, móveis e eletrodomésticos são super bem-vindas, assim como os papeis de parede estampados, que podem dar um charme a mais para o ambiente. Conheça nossas sugestões para cozinhas Kitsch:

cozinha no estilo kitsch

Uma cozinha no estilo kitsch conta com muitas referências, antigas e modernas

Mobílias antigas dão um charme a mais

Veja como você pode unir elementos antigos a modernos na cozinha kitsch

Os quadros na decoração da cozinha deixam o estilo kitsch bem coerente

Utensílios coloridos combinam muito com o estilo kitsch

Utensílios coloridos combinam muito com o estilo kitsch

Aposte na combinação de cores vivas nas cozinhas com decoração kitsch

As cozinhas com decoração kitsch costumam ser bem alegres

Capriche na escolha dos itens decorativos. As flores combinam bastante

As cozinhas kitsch lembram bastante a decoração dos anos 50 e 60

Você pode adotar a decoração kitsch em cozinhas pequenas ou grandes

Em cozinhas compartilhadas com a sala de jantar

Em cozinhas com eletrodomésticos modernos

Cada item decorativo faz diferença no estilo kitsch

Quarto

Se você busca um estilo de decoração para seu quarto que fuja dos padrões e chame a atenção pela criatividade, pode apostar no Kitsch. Esse será o momento de você apostar naquelas peças que sempre amou, entre românticas, divertidas, rústicas, etc, misturando todas e imprimindo toda a sua personalidade.

Os quadros, as roupas de cama e outros objetos têxteis são os principais elementos que você pode usar para deixar seu quarto decorado seguindo o conceito Kitsch. Aposte em itens bem coloridos, estampados, quadros com frases, imagens divertidas, além de objetos decorativos com design diferenciado.

Veja só algumas ideias que podem inspirar a decoração de seu quarto nesse estilo:

quartos no estilo kitsch

Dica de como compor um quarto com estilo kitsch

Quarto com cama de casal com diversos elementos Kitsch

Veja como os elementos têxteis ajudam a dar uma outra cara ao quarto

A roupa de cama colorida tem tudo a ver com a decoração kitsch

O papel de parede colorido pode ser uma boa para apostar nesse estilo

Dica para decorar o seu quarto de solteiro kitsch bem estiloso

Quarto de hotel decorado com elementos kitsch que pode inspirar você

A junção de diversos itens decorativos faz parte do modelo kitsch de decorar

Misture estampas para compor o quarto kitsch

Ideia de quarto moderno com elementos kitsch

Ideia interessante para decorar seu quarto kitsch

Dica de decoração kitsch bem feminina para seu quarto

Quartos kitsch são cheios de personalidade, que tal investir?


O que achou do estilo Kitsch? Essa é uma tendência muito forte na decoração atual e por isso você encontrará muitas referências para poder adotá-la nos cômodos de sua casa. Invista em nossas dicas e inspire-se com as imagens. Até uma próxima!


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *