DECORAÇÃO JAPONESA E ORIENTAL: veja como usar!
A decoração japonesa e oriental é uma forma de expressar seu gosto por uma determinada cultura, seja você pertencente dela ou não. E você não precisa morar na Ásia para adotar este estilo, basta alguns truques e dicas para transformar o seu lar em um espaço que remete a terra do sol nascente.
Dicas para decoração japonesa e oriental
- Casa toda ou não: O primeiro passo é decidir-se se a decor fará parte da casa toda ou de apenas parte do lar. No caso de escolher um cômodo, a dica é mesclar objetos de diferentes estilos, para criar um mix sem transformar o ambiente em um cenário temático e que não condiz com o restante do lar.
- Objetos decorativos: Para introduzir a decor ao seu lar, aposte na ideia de usar enfeites que remetem a cultura, assim você conseguirá transmitir a ideia da decoração oriental. Entre os itens ideais que caracterizam esse tipo de estilo são estátuas de Buda, luminária japonesa, pinturas de rolagem, entre outros.
- Cores: Usar cores intensas faz parte do estilo oriental, então, aposte nas tonalidades como vermelho para dar cor ao ambiente e criar um espaço aconchegante e elegante.
Decoração japonesa e oriental
A sala reúne diversos elementos característicos da cultura do Japão, como:
- Paredes intensas;
- Móvel de bambu;
- Desenho de natureza;
- Tecido floral;
- Estátua.
Para o quarto de casal, a aposta foi de trazer elementos da etnia admirada, e para isso, as luminárias japonesas de papel de arroz foram colocadas umas sobre as outras para criar uma iluminação mais intimista e aconchegante.
Essa sala de estar é o mix entre decoração moderna e temática; o que é ideal para trazer características de uma determinada cultura ao projeto de interiores, sem transformar o ambiente em uma casa típica. Para remeter ao oriente, a aposta foi pela parede revestida com imagens serenas da natureza e a planta estilo bambu ao canto da sala.
O estilo também pode ser visto nessa cozinha que traz um mix de estilos. A cor para cozinha, foi um duo de vermelho e branco que remetem a bandeira do país, além de elementos como a luminária,, que marcam a cultura nipônica.
Se a intenção é transmitir a serenidade e harmonia para o quarto, aposte nas camas baixas apenas com um apoio para o colchão. Outros elementos como luminárias e gravuras podem contextualizar ainda mais o ambiente.
A sala também pode transmitir a cultura e o aconchego. E neste projeto, a aposta foi pelo modelo de sofá futon, que fica rente ao chão. Para deixar o ambiente mais harmonioso, aposte no tatame de palha de arroz com borda de sarja para fazer as vezes do tapete. E vale até incluir no ambiente uma parede vermelha com quadros que ilustram um pouco do universo oriental.
A decoração baseada na cultura nipônica pode ser mistura com traços modernos, como é visto neste quarto. A cama no chão e flores caracterizam o lado étnico, enquanto o revestimento da parede e espelho dão ares atuais.
Com um estilo mais marcante e jovem, a cozinha decorada tem traços culturais pela luminária e mesa baixa com futons que funcionam como assento.
A mistura de vermelho e preto é intensa, mas fica bem característica. E não só isso que marca esse quarto, elementos como cama baixa, mesa com almofadas futon e biombo dobrável dão ainda mais personalidade ao ambiente.
Os traços orientais também podem fazer parte da decoração do banheiro, como este projeto que valorizou as peças em bambu para criar um design aconchegante e que remete a natureza.
Uma maneira simples de caracterizar o ambiente, é utilizando a parede decorada com adesivos. Os melhores modelos para esse estilo são galhos de cerejeira e bambu.
Esta sala tem design moderno e ao mesmo tempo inclui elementos da cultura oriental, como peças de porcelana que decoram as mesas de centro e canto, e estátuas espalhadas pelo ambiente. Elementos como a parede vinho e iluminação indireta ajudam a compor o tema que orienta o projeto decorativo.
Esta sala de jantar é mais uma ideia de como o mix de estilos pode ser bem utilizado para um projeto autêntico. Aqui, a porcelana com flores ao centro da mesa e pendentes que remetem ao estilo japonês marcam a cultura escolhida como base da decor.
Mais fotos
Gostou das ideias e dicas para decoração japonesa e oriental? Agora é só se inspirar e criar o seu ambiente zen e harmônico.