Decoração com Plantas – 30 Ambientes Apaixonantes para se Inspirar!

Enquanto estamos na correria do mundo moderno ter um toque de verde em casa pode ser relaxante e colhedor. A beleza natural anda cada vez mais sendo usada em projetos internos e externos e pode ser o toque que faltava para seu ambiente ficar perfeito. Decoração com plantas é fácil de fazer e cria um ambiente aconchegante e personalizado. Saiba mais com dica a seguir.

fotos de decoração com plantas

projetos de decoração com plantas

ideias de decoração com plantas

dicas para planejar decoração com plantas

Fotos e Ideias de Decoração com Plantas

Um pouco de verde nunca fará mal a ninguém. Na verdade os projetos com um toque green andam sendo muito valorizados. A proposta é sair um pouco da neutralidade e personalizar o ambiente e uma decoração com plantas pode proporcionar isso.

Plantas são ótimas para proporcionar a sensação de prazer e conforto em um ambiente. Há quem diga que trazem proteção ao espaço. Mas para usar da melhor forma possível é preciso planejar com cautela de acordo com os móveis e estilo do ambiente. Confira sugestões a seguir.

Para Sala
(citar e linkar post “Plantas para Sala”)

Salas são ambientes costumeiramente mais abertos e ventilados. Projetos com plantas para sala seguem o padrão de aproveitar pequenos nichos para criar um ambiente intimista com um toque de clássico sem abrir mão da elegância e modernidade.

Não é necessário ocupar todos os ‘cantinhos da sala’ de estar com vasos. Um simples toque em algum cantinho como passadeira e centro de sala é o suficiente para tornar o ambiente mais alegre.

decoração com plantas em centro de sala

Vaso de cristal em centro de sala.

decoração com plantas ao lado do sofá

Além do tipo de planta é preciso escolher um estilo de vaso. Ele deve entrar de acordo com o ambiente. Pode seguir a linha de material. Móveis com tampo de vidro podem receber vasos de vidro ou cristal, por exemplo.

decoração com plantas com vasos na sala

decoração com plantas na sala de estar

Para Quarto

Os paisagistas alertam: a escolha da planta para cada ambiente vai de acordo com o microclima do cômodo. Se ele recebe muita luz ambiente e há ventilação com janelas amplas há uma lista gigante de possibilidades.

Para os quartos as plantas arbóreas de pequeno porte são a melhor indicação. Em sua maioria não possuem frutos e se adequam muito bem ao desenvolvimento em vasos. As ciclantus são as mais usadas em espaços reduzidos.

decoração com plantas na janela do quarto

Quarto de solteiro ou casal pode ficar muito mais aconchegante com a aplicação de plantas no projeto. Localize-as próximo a janelas para garantir o seu desenvolvimento em contato com a luz natural. 

decoração com plantas em quarto de solteiro

decoração com plantas suspensas na cama

O quarto não é muito amplo? Suspensão de vasos resolvem o problema.

Para Cozinha

Muita atenção no cultivo de plantas na cozinha. O calor do fogão e do forno podem atrapalhar o desenvolvimento e causar a morte das espécimes. Quanto mais distante os vasos estiverem dos dois objetos melhor.

O grande segredo para criar uma decoração com plantas na cozinha é selecionar espécimes com bom desenvolvimento com iluminação limitada e espaços pequenos. Pode ser a grande oportunidade de criar sua bela horta e cozinhar com ingredientes frescos todos os dias.

Alecrim, hortelã e manjericão deixam a cozinha com um aroma agradável e desenvolvem bem em vasos. Mas precisam de espaços um pouco maiores, talvez um vaso no cantinho ou em um balcão.

As árvores frutíferas são muito bacanas para este tipo de ambiente e com a podagem constante não desenvolvem tanto.

decoração com plantas na cozinha

Trepadeiras desenvolvendo em parede de cozinha para criar um ambiente aconchegante.

decoração com plantas com vasos na cozinha

Pequenos vasos alegram a cozinha de forma simples.

vasos pendurados na decoração com plantas de cozinha

O uso de pendentes é muito charmoso para aplicar na janela.

cozinha com decoração com plantas

Para Banheiro

A decoração com plantas em ambientes internos estão cada vez mais bem vistas e elogiadas. Mas no banheiro também? Sim! Afinal, é um dos ambientes mais usados na casa tanto pelos membros como por visitas. Uma boa aparência e conforto é fundamental.

Paisagismo no banheiro só traz coisa boa. Melhoram a qualidade do ar, trazem calmaria e algumas espécimes até ajudam a eliminar bactérias. Podem vir suspensas ou no piso, depende do seu espaço.

Para o banheiro você precisa de espécimes que suportem uma quantidade de umidade alta e pouca luminosidade e ventilação. São opções: bambu, orquídea, espada de são jorge, dentre outras. 

decoração com plantas em vasos para banheiro

decoração com plantas em banheiro grande

Banheiro branco deixa o ambiente mais amplo e com o verde das plantas cria o contraste perfeito.

Espaço reduzido não é desculpa para usar plantas no banheiro. Pequenas prateleiras (você mesmo pode instalar) com vasos com bonsai e plantas de pequeno porte deixam o ambiente agradável e aconchegante.

decoração com plantas em banheiro pequeno

decoração com plantas com vasos grandes no banheiro

Para Varanda

Na varanda luz e ventilação estão em grande oferta então não há limitações além do espaço para criar uma linda decoração com plantas.  As suculentas são as preferidas porque desenvolvem bem em terrareos e são de baixa manutenção.

Uma dica bacana é aproveitar uma ambiente com luz natural para criar um espaço relaxante. Redes e móveis rústicos ajudam a deixar o cômodo intimista e acolhedor.

decoração com plantas na varanda de apartamento

decoração com plantas em varanda pequena

decoração com plantas na varanda

Sobrou um pouco mais de espaço? Crie o jardim dos seus sonhos. Paletes e outras estruturas em madeiras ajudam a suspender vasos ou servir de base para trepadeiras. Invista em cores e plantas frutíferas e com flores sazonais.

decoração com plantas e vasos suspensos

Linda varanda com projeto paisagístico.

Para Quintal / Jardim

Se espaço não é problema então é abusar de cores e tonalidades diferenciadas para criar uma bela decoração com plantas em jardins. Quais plantas usar e como combinar? Depende muito do estilo dos moradores.

Os paisagistas costumam escolher plantas sazonais com períodos semelhantes de floração para ter um belo jardim de primavera. Mas se flores não são um problema pode-se optar por plantas de diferenciadas texturas e uma mesma tonalidade para criar uma harmonia e unidade visual.

decoração com plantas com jardim com mesas

Um cantinho de relaxamento para receber amigos e curtir alguns drinques no fim de semana decorado com verde.

decoração com plantas com flores e mesa

Quando não há a limitação investir em plantas com maior crescimento ajuda também a garantir a privacidade dos moradores. Tira a visibilidade dos vizinhos, em especial em residências ao lado de prédios.

decoração com plantas com trepadeiras

O uso de móveis no jardim pode ser em uma área reservada. O tablado do projeto abaixo é uma opção mas apenas em áreas cobertas.

decoração com plantas com móveis no jardim

decoração com plantas para jardim

Para uma excelente decoração com plantas leia bastante sobre o desenvolvimento de cada planta escolhida. Ela pode necessitar de cuidados especiais os quais você não pode fornecer ou não forneceu adequadamente e terá problemas.

Você pode gostar...