Decoração com azulejos antigos – 60 ideias cheias de criatividade!

Quem adora tendências vintage pode apostar tranquilamente na decoração com azulejos antigos em casa. Seja para a cozinha, o banheiro ou qualquer outro cômodo, é uma ideia interessante e fora do convencional.

Há uma boa variedade de azulejos que eram utilizados em épocas passadas. Hoje em dia, virou moda seguir essa linha baseada em outras décadas, por isso essas peças podem ser boas opções.

Os azulejos antigos costumam ser coloridos e com estampas marcantes. São mais raros de serem encontrados. Entretanto, há quem escolha decorar com adesivos que imitam azulejos, uma proposta mais simples e acessível, bem como para fazer um teste antes da instalação.

Se você fica encantado com esse modelo de decoração, acompanhe nosso post com boas dicas + diversas fotos de projetos.

Azulejos antigos

Várias ideias de decoração com azulejos antigos + ótimas dicas

Deixar seu ambiente vibrante e com mais cor: essa é a proposta de uma decoração com azulejos antigos. De fato, esse padrão vai mudar completamente o ambiente.

Não é comum usar peças dessas atualmente, sendo assim, elas podem compor um conceito vintage. Nesse caso, é primordial conhecer a origem das peças.

Os azulejos portugueses, por exemplo, são bastante indicados. Segundo especialistas, eles possuem um revestimento mais elaborado. Antigamente, formavam painéis com grandes desenhos, sobretudo com paisagens e construções.

Azulejos antigos

A sala fica com um aspecto vintage e diferenciado

Dentre as principais características, estão as cores branco e azul. Por conta disso, muitos modelos se confundem com ladrilho hidráulico.

Por outro lado, há versões coloridas e com estampas únicas que remetem a décadas passadas. Esse padrão é visto, sobretudo, no projeto de cozinhas e banheiros, na parede ou piso. De fato, dá um destaque e deixa o espaço com uma décor surpreendente.

Dicas de decoração com azulejos antigos

Os azulejos antigos são perfeitos para formar um ponto específico na decoração do seu cômodo. Sendo assim, não é indicado revestir todo o local. Escolha uma parede única ou uma pequena área para revestir – como a parte entre a pia e os armários, uma bancada, etc.

Além disso, você deve criar um efeito visual impactante. A criatividade faz a diferença. Entretanto, é necessário ter harmonia com o restante do ambiente. Do mesmo modo, é essencial se atentar a algumas dicas:

Aposte em cores complementares de acordo com o estilo de decoração do cômodo. Você pode focar até em uma tendência retrô, com azulejos inspirados no padrão antigo.

Vale destacar que, em um conceito vintage, o material deve ser original, o mesmo produzido em determinada época.

De fato, o aspecto da cozinha muda bastante com esses modelos de azulejos

De fato, o aspecto da cozinha muda bastante com esses modelos de azulejos

A tendência patchwork é muito comum na decoração com azulejos. É uma técnica que usa peças de várias estampas, sem a necessidade de formar um desenho. Não há sequência, sendo assim, a decoração fica mais livre e descolada.

Não precisa instalar os azulejos apenas nas paredes. Você pode escolher outras superfícies, como o piso ou uma bancada, por exemplo.

Do mesmo modo, não precisa forrar toda a área do cômodo com azulejos antigos. Em muitos casos, o ambiente fica desequilibrado, ainda mais se as peças têm estampas marcantes.

O foco nos detalhes valoriza a decoração. Portanto, uma única área com esses azulejos diferentes – ainda mais formando desenhos – já se destaca e deixa o local mais criativo e despojado.

Entre as melhores opções de estampas para azulejos antigos estão as geométricas, florais e com padrão étnico. Além disso, azulejos portugueses que formam desenhos (ou em azul e branco) são boas apostas.

Você pode usar essas peças para restaurar uma parede ou uma área que precisa de reforma. Para quem ama a tendência retrô e vintage é uma boa ideia.

Os desenhos se destacam em muitos modelos de azulejos antigos

Os desenhos se destacam em muitos modelos de azulejos antigos

Veja alguns projetos de decoração com azulejos antigos para todos os cômodos.

Cozinha

A cozinha é o ambiente na qual essa tendência é a mais utilizada. Muitos projetos seguem essa linha inspirada em décadas passadas. Sendo assim, os azulejos antigos ajudam a trazer mais personalidade ao ambiente.

Locais como bancadas ou a faixa entre pia e armário são os mais escolhidos para ganhar esse revestimento diferenciado. Todavia, há outras boas referências, como usar no piso ou próximo ao teto. Entre as texturas, as mais coloridas se destacam.

azulejos antigos

Tendência rústica no chão e nas paredes da cozinha

azulejos antigos

Para trazer mais cor a um ambiente minimalista

azulejos antigos

Ideia para uma cozinha em estilo industrial

azulejos antigos

Faz toda a diferença apostar em uma boa combinação de cores

azulejos antigos

Tendência diferenciada com revestimento na parte de cima do cômodo

azulejos antigos

Uma bela ideia para incrementar a decoração do cômodo

azulejos antigos

As peças estampadas forram o chão da cozinha

azulejos antigos

Tendência P&B em padrão geométrico

Revestimento na parede e abaixo da mesa principal da cozinha

Revestimento na parede e abaixo da mesa principal da cozinha

azulejos antigos

Um efeito visual impactante na parede da cozinha

azulejos antigos

Azulejos coloridos em meio a pia e o armário

Azulejos antigos

Bela ideia para o revestimento de paredes e até de móveis, como a mesa

Banheiro

O banheiro também pode ficar mais bonito e elegante com essa decoração com azulejos antigos. Esse é um cômodo que costuma ficar em segundo plano, porém, com pequenos toques é possível renová-lo. É nessa linha que surge essa proposta de decoração.

Uma boa dica é seguir a linha portuguesa investindo em cores complementares. Nesse caso, além de azul e branco, você pode até escolher outras combinações interessantes.

Os azulejos podem compor o piso de pequenos banheiros ou lavabos. Além disso, a técnica com peças antigas é capaz de substituir as tradicionais faixas com pastilhas. Segundo especialistas, é uma boa ideia para dar um plus no aspecto desse cômodo.

azulejos antigos

Toda a parede revestida com azulejos coloridos em várias estampas

azulejos antigos

Azulejos coloridos para incrementar a decoração do banheiro branco

azulejos antigos

Técnica patchwork em meio ao piso do banheiro pequeno

azulejos antigos

Uma ideia interessante para revestir a área da pia

azulejos antigos

Bela combinação de cores com verde e preto

azulejos antigos

Azulejos antigos na área da banheira

azulejos antigos

O azulejo forma desenhos em pequenas partes do banheiro

azulejos antigos

Tendência geométrica em cores neutras

Sala

Pode parecer estranho, mas há muitas salas projetadas com azulejos antigos. Entretanto, em muitos casos não se trata do azulejo em si, e sim de adesivos.

Independente da ideia, é primordial harmonizar as peças de acordo com a proposta de decoração. Geralmente, segue uma linha retrô. Sendo assim, vale combinar com os acessórios e cores nesse estilo. Uma boa dica é seguir a técnica patchwork no piso, uma ideia ousada, mas interessante.

azulejos antigos

Bela ideia par um ambiente amplo, chama atenção até pela tendência rústica

azulejos antigos

Um conceito rústico para uma sala sofisticada

azulejos antigos

Uma tendência para sala e todos os ambientes da casa

azulejos antigos

O centro da sala revestido com azulejos antigos

azulejos antigos

Bela ideia de revestimento para toda a casa

O piso colorido valoriza a decoração da sala

azulejos antigos

Tendência patcchwork com ladrilhos geométricos

azulejos antigos

Piso antigo e colorido

azulejos antigos

As peças formam lindos desenhos

Quarto

A regra para o quarto é basicamente a mesma que a da sala. Você pode focar nos detalhes para deixar a decoração mais charmosa. Ladrilhos coloridos são interessantes em uma proposta descolada. Entretanto, vale seguir uma linha mais sóbria, combinando estampas P&B.

O padrão geométrico também é comum, e isso vale tanto para azulejos modernos quanto antigos. A ideia é sempre complementar com o estilo do quarto e, assim, harmonizar para que o ambiente fique coerente e aconchegante. Veja algumas ideias bacanas.

azulejos antigos

Harmonia em um projeto de quarto contemporâneo

azulejos antigos

Uma bela ideia para a parede azul e branca

azulejos antigos

Pequeno ponto no quarto com azulejos diferentes

azulejos antigos

Ideia para um quarto moderno e iluminado

azulejos antigos

Uma única parede com azulejos preto e branco

azulejos antigos

Tendência rústica com adesivos

azulejos antigos

Linda ideia para um quarto feminino

azulejos antigos

Piso geométrico P&B no quarto com decoração provençal

azulejos antigos

Quarto revestido com azulejos portugueses

azulejos antigos

Ideia para um quarto infantil


Se você não encontrar azulejos antigos, siga a linha dos adesivos. É uma ideia acessível e capaz de renovar toda a decoração do ambiente. Esperamos que tenha gostado das dicas e esteja animado para colocá-las em prática. Aproveite para comentar e deixar suas dúvidas. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...