CUBA PARA BANHEIRO: 70 Modelos e Dicas Simples

O cantinho do banheiro destinado para lavar as mãos é um acessório muitas vezes desprezado no processo de decoração. No entanto, a cuba para banheiro pode ser o ponto chave para definir o estilo do banheiro e é capaz de ultrapassar o lado funcional e ter um grande espaço quando o quesito é estético.

Diante da grande variedade de modelos, cores, estilos, tamanhos, materiais de confecção e acabamento, o momento de escolha desse item é de grande importância. Por isso, o post de hoje é de grande importância para quem está pensando ou repensando no projeto do banheiro ou do lavabo.

Modelos

De apoio

Nos projetos atuais, a cuba de apoio tem ganhado cada vez mais destaque. Esse modelo, é posicionado sobre uma bancada que deve ser furada para o escoamento da água.

Por ser posicionado sobre a bancada, é comum que a cuba fique mais alta, por isso ao escolher esse modelo, é imprescindível a escolha de uma torneira também alta, ou que seja instalada na parede.

cuba para banheiro 1
No lavabo, o modelo escolhido tem recorte mais baixo na frente, o  que deixa a altura total menor e facilita o processo de lavar as mãos para as crianças.
cuba para banheiro 2
O modelo de cuba de apoio escolhido para esse banheiro, conta com uma área reta para a instalação da torneira diretamente na cuba.

cuba para banheiro 3

O banheiro de bancada dupla para o casal (nada mais difícil que esperar o parceiro(a) para poder usar a cuba né?!), usou as cubas de apoio voltadas uma para outra, ao invés de serem instaladas para frente (mais utilizado na maioria dos projetos). A ideia de usar as cubas direcionadas entre si, dá uma ideia de união ao invés de “isso é meu, isso é seu”.

cuba para banheiro 4
 1.      Cuba de apoio redondo: o formato redondo da cuba de apoio branca é sempre tradicional e ideal para banheiros ou lavabos ao estilo clássico. Para comprar é só entrar nesse link .
2.      Cuba de apoio quadrada: a cor pode ser clássica, mas o formato diferente garante um estilo moderno a bancada do banheiro. O modelo vendido nesse site é uma opção para banheiro clean com itens contemporâneos.
3.      Cuba de apoio laranjada: o toque de cor ao ambiente pode ficar por conta da cuba laranjada. Esse modelo (vendido aqui) é do tipo que permite a instalação da torneira na própria peça.
4.      Cuba de apoio arredondada: a cuba apesar de quadrada, foge das linhas retas por ter formato arredondado. O modelo branco é ideal para projeto clean e sem muitas firulas, e pode ser comprado online por aqui.

De sobrepor

Esse tipo de cuba parece ser mais tradicional, mas foge do comum por deixar as bordas aparentes após a instalação.

Ah, e falando no processo da instalação, esse modelo exige que a bancada tenha o corte exato para a instalação, por isso a escolha da cuba antes de fazer a bancada é essencial.

cuba para banheiro 5
Para destacar mais as bordas da cuba, uma bancada de cor e até material diferente são excelentes escolhas.
cuba para banheiro 6
E nada impede que sua cuba de sobrepor seja da mesma cor da bancada para dar a ideia de monocromático e até para criar uma decoração clean para o banheiro.

De embutir

  • É o modelo mais clássico, mas nem por isso precisa ser sem graça. Para destacar a cuba, a cor da bancada em tom diferente do item é capaz de mudar o design clássico.
  • Na instalação, o recorte na bancada deve ser feito de acordo com as dimensões da cuba.
  • A boa notícia, é que esse costuma ser o modelo mais em conta entre os diferentes modelos.

cuba para banheiro 7
A cuba branca na bancada avermelhada destacou e deixou a característica de basiquinha para trás.

cuba para banheiro 8

O mesclado de mármore preto e bege na bancada deram um toque moderno e sofisticado para a cuba clássica.

De semi-encaixe

  • A cuba de semi-encaixe recebe esse nome porque é posicionado apenas em uma parte da bancada, ficando o restante para fora.
  • O modelo é moderno e ideal para bancadas mais estreitinhas, no entanto, pode fazer um pouco de bagunça no momento de lavar o rosto, já que a água escorre pelos braços e vai para o chão ao invés de ficar sobre a bancada.
  • Para evitar bagunça no banheiro, o indicado é que esse modelo seja instalado em lavabos, assim o uso vai ficar apenas para lavar as mãos.

cuba para banheiro 9

Nesse projeto, a cuba foi instalada em um banheiro com bancada clara e deixou esse cantinho claro, já que o banheiro teve destaque por conta das pastilhas.

cuba para banheiro 10

É comum ver esse modelo instalado em bancadas de pedra (mármore, granito, etc), mas isso não é regra. Um balcão de pastilhas pode dar um visual moderno para receber esse tipo de cuba.
cuba para banheiro 11

Esculpida / Escavada / Moldada

Tantas variações de nome, mas a ideia dessa cuba é a mesma. O item é confeccionado em pedra e não possui ralo, já que há um discreto recorte por onde a água é dispensada.

O modelo é super atual e o único ponto negativo fica por conta do preço, já que é a mais cara entre os modelos apresentados.

cuba para banheiro 12

A pia esculpida é mais comum quanto feita no próprio material da bancada, mas nada impede de comprar esse modelo em pedra e instalar em bancada de material diverso. Acho até que cria um visual não esperado e bem agradável!

cuba para banheiro 13

E claro que o clássico modelo escavado no mesmo material da bancada não sai de moda e por isso é uma aposta de item duradouro em diferentes estilos e épocas de decoração.

De piso

Você leu o nome do modelo e está pensando em uma cuba feita através de cerâmica (piso)? Vamos com calma, que o nome da pia se refere ao tipo de instalação, já que esse tipo de cuba tem uma coluna e sua instalação fica posicionada sobre o piso (aqui sim o piso entra).

O modelo dispensa bancada para apoio, e pode ser bem moderno para banheiros e lavabos contemporâneos.

cuba para banheiro 14

A cuba de piso não foi instalada próxima a parede, e por isso a torneira precisou ter uma altura maior para alcançar a pia.

cuba para banheiro 15

No lavabo, a instalação foi feita instalada na parede e permitiu que a torneira fosse também instalada na parede, dispensando o uso de torneiras com grandes hastes.

Formatos

Redonda e oval

Os modelos redondos são bem tradicionais, mas ainda assim podem dar um toque contemporâneo no banheiro. A variação do modelo mais comum é o modelo oval que é uma boa escolha para quem tem espaço na bancada.

cuba para banheiro 16
cuba para banheiro 17
cuba para banheiro 18
cuba para banheiro 19
1.      Cuba oval roxa: o modelo oval garante um toque mais moderno na decoração e a cor roxa dá um toque de cor e ousadia para o ambiente. Esse modelo que pode ser comprado aqui, é uma ótima aposta para um banheiro ou lavabo colorido.
2.      Cuba redonda preta: usar a pia no modelo de apoio deixa a cor toda exposta e apesar de ser um tom escuro é capaz de dar destaque se usada sobre uma bancada de cor diferente. Para comprar esse modelo é só entrar aqui.
3.      Cuba redonda branca: o modelo redondo de sobrepor deixa as bordas brancas aparentes e pode ser uma aposta para espaços pequenos. Para comprar esse modelinho é clicar aqui.

Quadrada e retangular

Os modelos quadrados e retangulares são modernos, mas ocupam mais espaço por isso não são indicados para espaços pequenos.

cuba para banheiro 20
cuba para banheiro 21

cuba para banheiro 22
Outros
Ser tradicional é uma opção, mas as cubas também podem mostrar um pouquinho da sua ousadia no momento da decoração.

cuba para banheiro 23

Esse modelo em formato quadrado que lembra uma pirâmide (só não tem o topo) é diferente, mas não destoa ou destaca-se demais na decoração.

cuba para banheiro 24

O formato canoa é bem diferente e exige bancada com espaço, mas é ideal para alongar o ambiente.
cuba para banheiro 25

Se você gosta mesmo de fugir do tradicional, esse modelo com ondulações é lindo. E até eu que sou mais tradicional me apaixonei por uma cuba dessas.

Materiais

De louça / Porcelana

cuba para banheiro 26

A cuba de louça ou porcelana pode ser clássica e branquinha, ou até uma obra de arte toda pintada. Os modelos coloridos também são opções bacanas para dar cor ao banheiro.

De vidro

O vidro é um material atemporal e por isso é ideal para projetos que buscam algo duradouro. O único ponto que pende na balança, é que o vidro pode ser mais trabalhoso para limpar, já que o cloro da água pode deixar marquinhas na pia (igual acontece no box de vidro), e isso vai arruinar o visual da peça quando não estiver com boa manutenção e limpeza.
cuba para banheiro 27
cuba para banheiro 28
cuba para banheiro 29
De acrílico / Resina
Para substituir o vidro (assim você foge das marquinhas e risco de quebrar), há opções similares como resina e acrílico e que garantem um efeito tão lindo quanto. Além da possibilidade de peças transparentes, na resina ainda dá para encontrar cubas translúcidas e coloridas.

cuba para banheiro 30

cuba para banheiro 31

cuba para banheiro 32
cuba para banheiro 32 (1)
A peça de apoio transparente e pequena é ideal para espaços pequenos. Dá para comprar por aqui.
cuba para banheiro 32 (2)
No banheiro com um toque de cor, a cuba rosa pode ser o destaque da decoração. O modelo quadrado é contemporâneo e pode ser comprado aqui.
De madeira

cuba para banheiro 33

A madeira é um material pouco visto nas cubas, mas o resultado é incrível. As opções de uso são bem variadas, podendo ser usadas polidas, esculpidas na madeira rústica, sobre uma peça de vidro (mix de textura) e até no formato de tinas (apaixonada pelo modelo que dá um ar retrô e fofo ao banheiro).

De inox

O inox tem tornado-se queridinho quando a ideia é deixar o ambiente moderno e futurista. O material é lindo para banheiros ou lavabos contemporâneos, mas precisa de cuidados para não riscar.
cuba para banheiro 34
cuba para banheiro 35
cuba para banheiro 36
De cobre

A opção de usar cuba de cobre é diferente, mas fica linda em banheiros modernos ou com toque rústico.
cuba para banheiro 37
cuba para banheiro 38Até os modelos que se assemelham a tachos de cobre são usados para a pia do banheiro.

Artesanal de barro

É claro que a cuba de barro ao estilo artesanal passa por processo de impermeabilização e por isso o uso fica garantido.

O modelo pode ser usado nos banheiros com decoração campestre e até em ambientes mais modernos e coloridos.

cuba para banheiro 39

Qual seu estilo de cuba para banheiro preferido? O item que parecia sem graça, pode ser sinônimo de decoração e até ponto de destaque no banheiro, por isso na hora de escolher a cuba é preciso dar atenção ao estilo de decoração que você vai seguir.


Você pode gostar...