49 Cortinas Rústicas Maravilhosas – Ideias Incríveis para Ambientes!

A cortina rústica há algum tempo veio para ficar nos projetos decorativos. O tecido mais rústico marca esse estilo de cortina, que vai além da funcionalidade de controlar a entrada de luz no ambiente, mas que também tem um grande apelo decorativo para o espaço.

E para quem anda em dúvida em relação a escolha e ao estilo de cortina rústica, e como usar esse tipo de peça no ambiente, o post traz muitas ideias e dicas para investir nessa peça e ter muito estilo na decoração.

modelos de cortinas

Fotos e Ideias de Cortinas Rústicas

Para Sala

sala com cortina de chita

Entre tantos modelos de cortinas rústicas que podem ser usadas como parte da decoração da sala, uma ótima aposta são as cortinas de chita.

A decoração com chita está super em alta e a cortina estampada agrega à decoração da sala.

Nesta proposta, a cortina de chita foi usada no varão e traz estampa floral com fundo alaranjado, sendo destaque na decoração do ambiente, e combinando com as almofadinhas de mesma cor que fazem parte do sofá.

sala com cortina romana

Na sala, sofá branco

Se a ideia é escolher uma cortina moderna, mas sem abrir mão do estilo rústico, fica a sugestão de usar uma cortina romana que tem abertura numa versão mais moderna, mas com tecido que remeta ao visual rústico, como nesta proposta.

Neste projeto da sala, o visual mais contemporâneo do ambiente ganha uma cortina marrom de tecido rústico, que adiciona um contraponto interessante ao espaço, e sem ficar com um visual totalmente rústico.

sala com cortina colorida

Outra inspiração para a escolha da cortina rústica para a sala é algo ao estilo patchwork com tecidos rústicos.

Nesta proposta, a cortina foi usada na porta da sala, e o colorido intenso dos tecidos com estampas xadrez e de listras é o ponto de destaque da decoração.

decoração sala rústica

A sala rústica tem cortina bege

decoração rústica

A sala rústica tem piso de madeira

cortinas para sala

 

Bordadas

cortina com bordado richelieu

Entre os modelos de cortinas bordadas que combinam com uma decoração rústica, está a versão de bordado richelieu, que traz detalhes vazados no tecido de algodão.

Nesta decoração da sala de jantar rústica, a cortina branca com bordado richelieu não destoa da proposta e ainda traz uma certa elegância a uma cortina rústica.

cortina macramê

Outra inspiração para quem quer modelos artesanais para a cortina, é o modelo feito a partir da técnica de macramê, como mostra nesta proposta decorativa.

A cortina de macramê foi usada como uma sobreposição para a cortina de algodão branca que fica por baixo e que faz o bloqueio da luz. Assim o macramê adiciona um visual incrível a cortina simples.

cortina bordada

E para quem tem habilidades em diferentes técnicas de bordados, pode seguir a ideia de um patchwork juntando toalhinhas bordadas.

Nesta ideia, cada quadradinho traz um bordado diferente e juntos formam uma cortina rústica cheia de detalhes e muito criativa!

E para finalizar, a cortina, a ideia foi de fazer um barrado de crochê na ponta, o que dá acabamento à peça de trabalho artesanal.

modelo com bordado

O modelo traz bordado vagonite

cortina de porta

O modelo traz a letra C bordada

De Bambu

banheiro com cortina

Entre as opções e modelos de cortinas, as versões feitas em bambu são ótimas escolhas para uma proposta rústica.

Neste caso, a cortina de bambu lembra uma esteira, e foi usada no banheiro, trazendo um detalhe com um toque mais natural para a decoração.

cortina de bambu

Outra ideia de cortina para banheiro ao estilo rústica, é essa opção de bambu que foi usada na parede da janela.

A cortina de bambu se destaca no banheiro rústico e de paredes brancas, e adiciona um detalhe mais natural para o projeto, além de garantir o controle de luz natural e a privacidade do ambiente.

cortina de bambu porta

Os vasinhos com plantas dão um toque verde à decoração

Saindo um pouco dos modelos mais tradicionais de cortinas de bambu para janelas, esta opção traz um modelo de cortina de porta feita com pedacinhos de bambu.

A cortina funciona como uma divisória para o ambiente, além de adicionar um detalhe incrível com um visual rústico para ambos os ambientes que divide.

Além de separar e decorar os espaços, a cortina de porta feita de bambu ainda traz um som bem agradável quando balançada, pois reproduz o barulhinho dos bambus batendo uns contra os outros.

sala com cortina de bambu

A cortina é modelo de enrolar

sala bege

A sala é em tons suaves

cortina de bambu de enrolar

Cru

cortina estopa

E na linha de cortinas rústicas com tecido cru existem inúmeras opções, e uma delas é a possibilidade de usar estopa como cortina.

Como ideia da estopa como cortina, a proposta aqui foi de usar meia cortina sobre a janela da cozinha, combinando com o visual mais rústico do ambiente, e sem impedir a entrada de luz no ambiente, já que a cortina não tampa toda a janela.

cortina sala de jantar

Outro modelo rústico de cortina é essa versão em tecido de algodão na cor crua, que traz um leve tom terroso.

A cortina longa foi usada na sala de jantar sobre uma porta, e além do visual do próprio tecido, o modelo ainda traz estampas sobrepostas ao tecido, o que adiciona um visual mais delicado para a cortina.

cortina área externa

E num modelo mais elegante, mas sem perder o visual das cortinas rústicas, esse projeto de área externa traz um modelo de cortina em tecido de algodão cru.

A cortina foi usada em volta do gazebo externo, o que dá um visual mais delicado ao espaço e combinando com o ambiente externo.

cortina cru

A cortina de estopa tem detalhes xadrez

modelos de cortina cru

Estampada

cortina de chita decoração

O estilo de cortinas rústicas permite encontrar diferentes modelos e um deles é cortina estampada de chita, como esta inspiração que foi usada na sala de jantar.

A cortina com estampa floral é bastante colorida e dá destaque para as paredes de tijolinhos pintados de branco.

O modelo lindo e super criativo de cortina é uma opção barata e que adiciona bastante estilo para a decor do ambiente.

  cortina estampada

Outra opção para usar cortinas rústicas é em balcões e armários, e neste caso a cortina floral colorida foi usada do lado externo cobrindo o espaço que abriga o botijão de gás.

Esse cantinho, além de ter a cortina, ainda foi decorado com placas de madeira e flores coloridas, o que deixa o gás escondido e cria um visual lindo para a área externa.

cortina de pia

E como proposta de cortinas rústicas estampadas, a ideia aqui foi de usar a chita floral para fechar o balcão abaixo da pia na área da churrasqueira.

O tecido floral e alegre combina com a área externa e é o ponto de cor do projeto, que ganha mais destaque por conta do colorido.

cortinas estampadas decoração

As cortinas são um mix de estampa de listras e xadrez

cortina com estampa floral

A cortina tem estampa floral

modelos estampados

Branca

cortina cozinha

As cortinas rústicas podem até mesmo ser de tecido branco, e isso vai depender do tipo de tecido e estilo da cortina para passar o visual rústico.

Como ideia de uma cortina branca rústica, esse projeto da cozinha traz um modelo de cortina em tecido de algodão com toque rústico, o que combina com o visual da cozinha e mantém o projeto harmonioso.

cortina banheiro

Outra inspiração para usar a cortina branca no projeto é este banheiro, que ganhou a cortina de tecido de algodão para fechar o armário formado embaixo da pia.

A cortina foi utilizada com um varão de madeira, que faz com que o tecido corra de maneira fácil e que completa o visual rústico da proposta.

cortina branca cozinha

E como uma opção mais leve para cortinas rústicas, esta proposta traz uma cortina de voal branco.

O tecido apesar de ser mais fino e delicado não perde a ideia do rústico por conta do estilo da cortina, que segue um visual mais campestre e que combina com a proposta decorativa da cozinha.

cozinha rústica

A cortina da janela combina com as cortinas do armário

banheiro rústico

A bancada do banheiro é em madeira

modelos de cortinas brancas

 

Agora é só aproveitar as dicas e inspirações e escolher seu modelo favorito para controlar a entrada de luz natural e ainda dar um toque extra na decoração.

Você pode gostar...