15 Cortinas Japonesas Apaixonantes – Ideias Incríveis para Ambientes!

O estilo oriental de decoração há muito vem conquistando os brasileiros. Cada vez mais projetos trazer pequenos elementos da cultura japonesa como forma de criar um designer diferente. Uma opção são as cortinas japonesas, fáceis de encontrar no mercado que combinam com diversos estilos de móveis. Confira dicas de como usar em seu projeto a seguir.

dicas para usar cortinas japonesas

como usar cortinas japonesas

Fotos e Ideias de Cortinas Japonesas

O estilo japonês de fazer cortinas é bem diferente do usual brasileiro rendendo uma bela mistura plural. O formato quadrangular sem tecidos esvoaçantes é considerado simples de combinar com outros elementos nacionais.

Ganhou notoriedade em nosso mercado por sua simplicidade e facilidade de inserir em projetos mesmo já prontos. Aquele item a mais que faltava para a decoração de um ambiente.

Como muita coisa da decoração japonesa são feitas no geral em madeira. A matéria prima mais comum é o bambu, madeira típica do Japão também encontrada na terra do verde e amarelo. Amplamente encontrada nas florestas orientais ela se torna barata por lá (popular) e por isso o material mais usado nas residências e ambientes comerciais.

Por aqui as cortinas japonesas continuam sendo uma opção barata e ótima dica para acrescentar em projetos de decoração de interiores. O material é durável quando for mantida a sua limpeza correta e muito fácil de encontrar em lojas até mesmo populares como Casas Bahia. Os preços também são convidativos. Como usar? Temos algumas dicas a seguir.

Na sala de estar

A cortina pode fazer toda a diferença em uma sala de estar. Seja um cômodo um muito espaço ou reduzido, qualquer item pendurado na parede e chama a atenção. Também é uma excelente truque para controlar a luminosidade em alguns horários do dia.

As cortinas japonesas são atraídas em um dispositivo semelhante a uma persiana. Por isso é comum confundir os dois tipos de modelo. Elas podem ser guardadas na parte de cima e como são finas e discretas enquanto não estão em uso pouco são notados ou interferem no visual do ambiente.

cortinas japonesas brancas

cortinas japonesas em sala de estar

Cortinas japonesas com estilo rústico na sala de estar caem muito bem.

O mais importante é ser levado em consideração é que as cortinas japonesas não filtra completamente a luminosidade como uma persiana. Elas despertam a luz e o ambiente continua claro. Isso pode ser um ponto positivo ou negativo dependendo do efeito desejar. desejado.

Se a ideia é isolar a luminosidade por completo do ambiente para uso de um projetor, por exemplo, o item não será eficiente. Contudo, com a proposta de criar um ambiente mais intimista e aconchegante seria o modelo ideal.

cortinas japonesas em sala de TV

Sala com estilo clean fica muito bacana com cortinas japonesas.

cortinas japonesas brancas em sala oriental

Usar a luz natural em salas é a melhor pedida para criar um ambiente amplo.

cortinas japonesas em sala de descanso

Móveis brancos com cortina branca pode? Sim e por diversos motivos! O espaço fica maior, acrescentar um toque ‘green’ com plantas é ainda mais fácil e o visual limpo é agradável.

Gostamos do branco na decoração sobretudo pela sensação de limpeza. 

cortinas japonesas brancas

No quarto

Com a suavidade da luminosidade atravessando as cortinas japonesas elas se tornam uma boa opção para quartos. São delicadas e discretas e pode combinar com qualquer estilo de decoração.

Optando pela cortina japonesa original de bambu, na cor marrom, as dificuldades de combinar com os móveis são inexistentes. Pode usar sem medo!

Mas quando se trata de um projeto modernista de quarto de casal pense um pouco mais. Cortinas japonesas são consideradas clássicas e nem todos os objetos caem muito bem quando se trata de metalizados e vidro. A preferência é sempre adequar com a madeira como os próprios japoneses ensinaram.

cortinas japonesas vermelhas

Cortinas vermelhas são românticas e lindas para combinar com um quarto de casal oriental.. Tapetes orientais são ótimos para pontuar ainda mais o espaço.

Adesivos de parede ainda estão na moda e permitem diversos tipos de estilo. Podem ser encomendados ou comprados prontos.

cortinas japonesas em quarto

Decoração “green” plural de um projeto para quarto de casal.

Com estampas

Existem as cortinas japonesas e os modelos com estampas japonesas. Os modelos em tecido grosso com estampas são muito mais encontrados nas lojas e já se tornaram populares. Para uma decoração étnica não há ideia mais bacana.

Não fazem parte do estilo tradicional mas são muito bem vindas para quem deseja uma experiência sensorial no espaço. Um cômodo amplo e com elementos orientais ou em madeira podem ser diferenciados com cortinas para sala com dizeres ou ilustrações japonesas.

cortinas japonesas com estampa preta

Móveis rústicos e cortinas japonesas com estampas orientais para uma sala ampla e simples.

cortinas japonesas com pássaros

Desenhos de pássaros deixam o ambiente suave em uma decoração clean.

Na cozinha

Cozinha ampla e bem iluminada é o sonho de muitos arquitetos. A leveza das cortinas japonesas ajuda a criar um espaço perfeito e um belo uso da luz ambiente. Uma janela larga ganhará mais charme com este acréscimo elemental.

A combinação de cores de cortinas e móveis é um dos pontos de maior dúvida. Afinal, o que cai bem e o que não é legal? Na dúvida o tom sobre tom é sempre bem vindo. Exemplos:

  • Móveis em cor madeira com cortinas marrom ou beje;
  • Móveis brancos com cortinas creme, pérola ou branca.

O contraste é outra regra que sempre dá certo. Móveis escuros com cortinas claras nunca resultará em erro.

cortinas japonesas na janela da cozinha

cortinas japonesas em cozinha com bacana

Se o ambiente está com o tema japonês as cortinas japonesas não são obrigatórias. Claro, a harmonia de um projeto sempre deve prevalecer e decorar tudo com a mesma etnia é mais fácil. Mas mixar estilos e cores também é bacana e fácil de compor.

 

Você pode gostar...