Cor terracota – 57 ideias para decorar com a tendência apaixonante!

Se você é ligado em tendências de moda e decoração com certeza já ouviu falar na cor terracota. Essa tonalidade caiu nas graças de muitas pessoas e tem sido utilizada nos mais diversos projetos, seja em fachadas ou interiores.

De fato, chama atenção pelo tom vibrante e por deixar qualquer ambiente com um toque elegante e renovado. É impossível não se surpreender com todo essa cor, por isso é interessante conhecê-la melhor.

Para inspirar você, preparamos este guia completo sobre cor terracota. Saiba quais são as melhores combinações e encante-se com várias dicas e fotos incríveis.

cor terracota na decor

Um guia completo sobre a cor terracota com dicas + 57 ideias!

Afinal, o que é cor terracota?

Considerada a cor da moda ou cor do verão por muitos especialistas, terracota é uma mistura de vermelho e laranja queimado. Trata-se de um tom terroso que sempre foi utilizado na estrutura de cerâmicas, esculturas, tijolos e em materiais da construção civil.

Com o tempo, porém, chamou atenção dos entusiastas e tornou-se uma forte tendência em projetos de decoração, além de se destacar no cenário da moda também. Quando se trata do primeiro caso, entretanto, começou a ser utilizada em larga escala em projetos de interiores e fachadas.

terracota na decoração

De fato, a cor terracota destaca qualquer ambiente, seja como revestimento de pisos e paredes, em um móvel ou acessório que compõem determinado espaço. A tonalidade é quente, alegre e vibrante, unindo a vitalidade do laranja com a elegância do vermelho.

Sendo assim, é uma ótima opção para renovar a decoração da sua casa. De acordo com designers de interiores, é uma cor estratégica. Primeiramente, porque não é tão forte e sóbria quanto o marrom.

Do mesmo modo, não é tão impactante quanto vermelho ou laranja usados de modo solo. Logo, por ser um meio-termo entre essas cores, torna-se uma bela alternativa para dar um up em diversos projetos.

Sucesso na Europa, a cor terracota possui uma paleta que inclui tons de castanho avermelhado, vermelho rosado e sombra laranja amarelada, por isso você encontrará algumas variações dependendo do ambiente/textura/superfície.

cor terracota na decoração

Quais cores combinam com a cor terracota?

Agora que você já sabe o que é cor terracota, atente-se às principais combinações. Por se tratar de um tom terroso, há várias possibilidades para usá-la na decoração, deixando qualquer ambiente com um conceito harmônico e equilibrado.

Verde – a combinação de terracota com verde está em alta, sobretudo em estilos rústicos, para valorizar um toque campestre e trazer frescor ao ambiente. Uma ótima proposta para casas de campo e veraneio. O verde pode ser destacado nos detalhes ou com pequenos vasos de plantas combinado com uma parede em terracota.

Azul – quem prefere uma tendência diferente e vibrante pode usar esse tom terroso com alguns tons de azul, sejam mais claros ou escuros. É uma boa tendência para o verão, dando um toque agradável e elegante à decoração.

cor terracota ideias

Cinza – se você não abre mão dos tons neutros, o melhor para combinar com terracota é o cinza. Assim, o ambiente fica clean e sofisticado, sobretudo se o cinza estiver destacado em móveis, como no sofá da sala ou na roupa de cama, por exemplo.

Branco – branco + terracota é uma combinação clássica. Quem adora ambientes iluminados e com sensação de amplitude pode escolher o branco como base nas paredes e no piso, incluindo a terracota em pontos como móveis, acessórios e demais superfícies.

Bege/Creme – para um ambiente clean e requintado, fácil de decorar e que preza pela neutralidade de tons, a ideia é unir terracota com uma base em bege ou creme. Funciona de modo semelhante ao branco, porém sem tanto impacto e sem deixar o ambiente tão claro.

cor terracota

Dicas de decoração com cor terracota

Selecionamos diversas fotos de projetos + ótimas dicas de decoração com cor terracota para você se apaixonar!

Cor terracota na fachada de casas

Muitas fachadas de casas estão evidenciadas com essa cor. Quem tem receio de usar laranja, vermelho ou marrom em sua forma “pura” mas adora essas cores, é interessante optar pela terracota, que perpassa por todas essas cores.

Além disso, dá um charme rústico à entrada de casas, chácaras, mansões, estabelecimentos, etc. Pode ser usada nas paredes e também nos muros, além do piso da garagem e do quintal. Além disso, a terracota harmoniza perfeitamente com um jardim, com janelas e portas em azul ou branco, entre outras ideias inspiradoras.

cor terracota em fachada

cor terracota em fachadas

Perceba nas fotos que a fachada com cor terracota é comum em projetos clássicos e contemporâneos, seja em casas restauradas ou novas edificações.

cor terracota na fachada

fachada em cor terracota

fachada em terracota e branco

fachada em terracota

Vale fazer boas combinações da cor terracota com branco, azul, marrom, entre outros tons.

fachada em tom terracota

terracota na fachada

Cor terracota na sala

Quando se trata do ambiente externo, é comum o uso da cor terracota na sala. Nesse caso, a cor tem destaque nas paredes, no piso, em móveis e até em detalhes no teto. Em ambientes rústicos, combina perfeitamente com madeira, assim como em conceitos provençais e clássicos.

Já em propostas modernas, vale usar a cor terracota como base para elementos em tons mais sóbrios, como cinza ou branco. Nesse caso, você também pode seguir um estilo industrial, com pendentes metálicos, quadros abstratos e adereços em design inusitado, por exemplo.

cor terracota ideias na sala

cor terracota na parede da sala

sala com cor terracota ideias

sala com cor terracota

sala com terracota

Os tons terracota variam bastante, desde os tons terrosos até os vibrantes. Assim, a sua sala fica com um toque arrojado e descontraído, seja a sala de estar ou jantar.

sala de apartamento com cor terracota

sala de jantar com cor terracota

sala decorada com cor terracota

sala moderna com cor terracota

terracota na sala

tom claro de terracota na sala

Cor terracota na cozinha

Na cozinha, a cor terracota também virou tendência, sobretudo em ambientes integrados. Uma boa ideia é combinar o revestimento dessa cor com móveis de madeira ou superfícies em cor branca ou cinza.

Outra tendência é seguir um conceito clássico, combinando com objetos em cerâmica, com azulejos antigos, com móveis retrô, etc. Essa é uma boa proposta para cozinhas planejadas, para áreas gourmet ou de churrasqueira, por exemplo.

armario terracota na cozinha

cor terracota na cozinha externa

cor terracota na cozinha integrada

cor terracota na cozinha

terracota com branco na cozinha

terracota na cozinha e varanda

terracota na cozinha

Cor terracota no quarto

Também é comum o uso da cor terracota no quarto, seja de casal, solteiro ou infantil. Todos os tons de terracota dão um toque vibrante ao ambiente, quebra a sobriedade e valoriza a decoração.

Nesse caso, vale destacar algumas dicas. Primeiramente, a cor terracota pode compor a parede atrás da cama ou outra parede única, combinando com uma base branca no piso e teto. Além disso, o uso de móveis de madeira é uma boa opção para deixar o ambiente harmônico.

Outra proposta é usar a cor terracota nas cortinas, na roupa de cama ou em pequenos acessórios, como almofadas. Você pode escolher desde os tons alaranjados até os avermelhados, tudo depende do padrão de decoração do seu cantinho predileto.

cor terracota na parede do quarto

cor terracota nas cortinas na quarto

cor terracota no quarto

decoração de quarto com cor terracota

decoração terracota no quarto

ideia com cor terracota no quarto

quarto com cor terracota

quarto de casal com cor terracota

quarto decorado com cor terracota

Quarto decorado com terracota

Cor terracota no banheiro

Por fim, destacamos a utilização da cor terracota no banheiro. Nesse caso, vale incluir a cor em revestimentos de pastilhas no box, em superfícies como pias e banheiras e até em pequenos adereços, como toalhas e vasos.

Para banheiros e lavabos, a terracota harmoniza perfeitamente com branco, cinza claro ou bege. Essa é uma tendência interessante para renovar a decoração de um espaço que costuma ficar em segundo plano em alguns projetos.

banheiro com cor terracota

cor terracota em banheiros

cor terracota no banheiro ideias

cor terracota no banheiro pequeno

cor terracota no banheiro


Vai aderir à cor terracota? Você pode investir na tradicional pintura de parede ou em outras ideias, como o uso de móveis e acessórios com a cor, que estão cada vez mais presentes nas lojas.

De modo geral, é essencial seguir o estilo de decoração do cômodo, seja clássico, moderno, industrial, rústico, entre outros. Além disso, vale conhecer a paleta e todas as variações da cor para escolher o melhor padrão. Pesquise e surpreenda-se.

Esperamos que tenha gostado das dicas e esteja animado para renovar a sua casa com a cor terracota. Aproveite para deixar um comentário e compartilhar o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...