Como decorar uma cozinha? – 40 ideias e dicas para você se inspirar!

Você sabe como decorar uma cozinha? Essa pergunta parece simples e a resposta “ser funcional” não é ideal, afinal uma cozinha perfeita precisa unir dois mundos – funcionalidade e decoração.

Isso mesmo, para ter uma cozinha perfeita a união entre funcionalidade e decoração são essenciais, afinal quem quer passar horas cozinhando em um ambiente funcional, mas sem graça? O mesmo também é válido para quando é decorado demais, mas nada funcional e que torna o dia a dia mais difícil.

E se você não quer cair no erro de ter uma cozinha sem graça, no post vamos ensinar como decorar uma cozinha com dicas que vão unir o mundo da funcionalidade e decoração, deixando o ambiente inspirador para fazer pratos deliciosos e acolhedor para receber a família e amigos.

dicas e ideias

Como decorar uma cozinha? #dicas

Como decorar uma cozinha pequena

cozinha decorada com adesivos de azulejo

Entre as dicas de como decorar uma cozinha pequena, uma dica importante é manter o espaço funcional e sem adicionar itens que possam tornar o ambiente muito cheio e difícil de usar no dia a dia.

Para isso, o espaço vertical é um grande aliado da decoração em cozinhas pequenas.

Como ideia para aproveitar o espaço vertical, a proposta aqui traz uma cozinha de apartamento com pouco espaço e foco para a decoração da parede, que traz adesivos de ladrilho hidráulico.

Os adesivos de ladrilhos coloridos foram colados rente a parede da pia formando um frontão, que adiciona cor ao projeto da cozinha pequena, e assim a decoração não rouba nadinha de espaço.

 

cozinha pequena decorada

Os pendentes sobre a bancada criam um cantinho aconchegante para refeições

No projeto da cozinha pequena, saber escolher uma cartela de cores é um ótimo recurso para a decoração e aproveitamento do espaço, e este projeto mostra exatamente como brincar com cores e texturas sem diminuir o espaço da cozinha.

No projeto, a cozinha ganhou algumas paredes de cimento queimado, o que adiciona textura ao ambiente, e com um toque de cor moderna e neutra, que é o cinza.

A decoração da cozinha ainda traz parte dos armários planejados em tom de azul turquesa, cor que adiciona um tom mais vibrante na decoração.

Outros elementos como ladrilhos hidráulicos e pendentes vermelhos também compõem o projeto da cozinha pequena, e são essenciais para dar um toque de estilo sem roubar espaço do ambiente.

cozinha pequena e moderna

Na cozinha, o armário amarelo faz parte da decoração

cozinha pequena com lavanderia

No projeto, adesivos de azulejos e armários vermelhos adicionam cor ao ambiente

cozinha pequena com mesa

Os ladrilhos hidráulicos decoram e adicionam cor ao projeto da cozinha

cozinha decorada

No chão, ladrilhos hidráulicos decoram como se fossem um tapete no centro da cozinha

cozinha pequena

cozinha azul planejada

Os armários em tom de azul claro determinam um estilo para a decoração

cozinha pequena com cadeiras

O papel de parede traz rótulos de cervejas

cozinha pequena planejada

Na cozinha, quadrinhos de café na parede fazem parte da decoração

ideias de decoração cozinha pequena

Como decorar uma cozinha americana

decoração cozinha estilo industrial

A decoração da cozinha americana deve ser pensada com cautela, afinal a cozinha se integra a outros ambientes da casa e nesse caso não dá para ficar harmonioso uma sala decorada e uma cozinha sem graça.

E como ideia para ter uma cozinha decorada com muito estilo, este projeto traz uma inspiração para a decoração estilo industrial.

No projeto, uma grande aposta para a decoração foi usar diversos elementos com acabamento de cimento queimado, como é o caso do balcão, parte das paredes e até do piso.

Para contrastar com o cimento queimado, elementos em preto completam a decoração, como armários, banquetas, geladeira e pendentes, que são capazes de manter o estilo industrial e combinar com o cimento queimado.

Para a decoração ganhar um toque de cor, vale incluir detalhes coloridos, como a ideia que traz flores na bancada da pia, e utensílios coloridos, como as panelas cor de rosa que ficam expostas.

 

decoração cozinha americana

Outra ideia incrível para a decoração da cozinha americana é este projeto que traz a bancada que delimita o espaço como um grande triunfo da decoração.

Na ideia, a bancada tem acabamento de cimento queimado e revestimento em ladrilhos hidráulicos, dando um toque colorido a esse espaço da cozinha.

A decoração ainda traz sobre a bancada pendentes aramados em amarelo, cor que combina com as banquetas e mantém os detalhes harmoniosos.

 

cozinha americana colorida

A cozinha tem armários azuis e banquetas amarelas

cozinha banquetas

A cozinha tem decoração com revestimentos e detalhes coloridos, como as banquetas amarelas

cozinha americana com parede de cimento queimado

Detalhes em cobre, como utensílios e pendentes, decoram a cozinha estilo industrial

cozinha preta e branca

A cozinha clean tem detalhes em preto, formando uma decoração em preto e branco

cozinha colorida

A cozinha americana traz utensílios coloridos expostos

cozinha azul

A cozinha com pastilhas azuis conta com detalhes mais discretos, como banquetas de acrílico transparente

decoração cozinha americana apartamento

Na cozinha, detalhes em preto e branco e pontos em amarelo para iluminar o ambiente pequeno

ideias para cozinha americana

Como decorar uma cozinha simples e barata

cozinha simples e barata

No projeto de como decorar uma cozinha, não é preciso gastar muito e com algumas boas ideias é possível transformar o ambiente, como é o caso deste projeto que traz ideias baratas e incríveis!

Para começar com as ideias criativas de decorar uma cozinha gastando pouco, uma boa solução é adicionar textura ao ambiente, como as paredes de cimento queimado.

Outra solução é customizar o antigo armário de cozinha dando uma corzinha, como na ideia em que o armário ganhou cor azul Tiffany, o que ilumina o ambiente com paredes cinzas.

A decoração barata ainda pode trazer ladrilhos adesivos, de modo a formar um frontão em frente a pia e adicionar um toque colorido.

E entre as ideias simples de fazer e baratas, vale incluir prateleiras e barras para utensílios domésticos. As prateleiras mais altas podem ser usadas com plantas pendentes, dando um toque verde na decoração, enquanto as barras com ganchos podem trazer utensílios de cozinha e deixar o dia a dia mais prático.

decoração antes e depois

Há ideias incríveis para transformar a cozinha ao estilo DIY e gastando pouquíssimo, e esse antes e depois mostra exatamente isso.

Para redecorar um cozinha simples e sem graça o ponto principal foi de adicionar cor nos antigos armários brancos. Para isso, uma ideia prática para reformar os armários, foi de encapá-los com papel contact colorido, dando um novo estilo para os armários.

Como já tem bastante colorido nos armários que foram customizados, vale colocar só mais um toque de cor, mas sem exagerar.

Nesse caso, o toque de cor aparece no cepo com facas coloridas sobre a bancada e na garrafa de café, que também traz cor ao projeto.

 

cozinha colorida barata

A geladeira foi adesivada com estilo colorido

decoração criativa a barata

A decoração traz faixas de azulejos adesivos coloridos

cozinha simples decorada

A cozinha traz pratos decorativos na parede

cozinha decorada rosa

A cozinha traz utensílios em cor de rosa

cozinha com nichos

A cozinha traz nichos na parede e utensílios coloridos

ideias decoração barata

Agora é só seguir as dicas e unir os dois mundos que podem andar juntos e deixar o ambiente funcional e lindo!

Você pode gostar...