Castiçal – O que é? + 80 modelos lindos e como usar na decoração!

Entre as estruturas clássicas para iluminação de ambientes está o castiçal. Essa peça tem uma longa história, é funcional e ajuda a deixar a decoração mais sofisticada.

Se antes os castiçais eram confeccionados apenas com materiais nobres, hoje em dia há uma série de variações. São opções diversas que também mudam conforme o formato, tamanho, etc.

A decoração com castiçal é atemporal e uma bela ideia para diversos estilos, do industrial ao retrô, do moderno ao rústico. Sendo assim, vale a pena se inspirar com muitos projetos incríveis.

Saiba tudo sobre castiçal, conheça os modelos mais populares e veja fotos impressionantes.

 

castiçal na decoração

De fato, essa é uma peça funcional e perfeita para a decoração da sua casa. Conheça e surpreenda-se com várias dicas!

O que é castiçal?

Há muito tempo o castiçal foi utilizado como ponto principal de iluminação em muitas casas. Os primeiros modelos foram confeccionados por volta do século XVII, feitos exclusivamente por artistas e ourives para a nobreza.

Em diversos filmes e produções de época você percebe o quanto o uso do castiçal era comum. A peça estava presente nas grandes mesas de jantar, em cima de cômodos e demais locais.

Tecnicamente, o castiçal é descrito como uma estrutura que serve de base para velas ou, atualmente, lâmpadas. O padrão clássico é composto por três partes: base, aparador (ou arandela) e haste.

castiçal na decoração

Faça lindos arranjos e adereços decorativos utilizando castiçais

Um castiçal clássico tem apenas uma haste, diferente do candelabro, que possui espaço para mais de uma vela. Além disso, você pode carregar a estrutura para qualquer lugar, uma boa opção para dias em que falta energia elétrica em casa, por exemplo.

Hoje em dia, os castiçais são utilizados como peça decorativa, sobretudo em eventos e ocasiões especiais. Trata-se de uma boa alternativa para deixar o espaço mais charmoso e elegante.

Fotos e modelos de castiçal

Com o tempo, o castiçal ganhou novas formas e modelos, sobretudo quanto ao material. Se antes apenas os modelos de ouro, prata e bronze eram os mais comuns, atualmente você encontra tipos com diversos acabamentos, ideais para qualquer estilo de decoração. Conheça os principais.

Castiçal de vidro

O castiçal de vidro é um modelo tradicional que chama atenção pela variação de formatos. Há desde padrões longos até aqueles que lembram um copo, essencial e versátil para diversos conceitos decorativos. Além disso, é ideal para mesas de festas, por exemplo.

castiçal de vidro

Padrão dourado bastante elegante e requintado

castiçal de vidro

Lindo detalhe que deixa o vidro com outra cor

castiçal de vidro

O acabamento deixa a peça ainda mais sofisticada

castiçal de vidro

Um padrão elegante com outras cores

castiçal de vidro

Uma bela ideia para decorar uma mesa

castiçal de vidro

Os detalhes valorizam a peça

Castiçal de cristal

Não é de hoje que as peças de cristal chamam atenção pelo material puro que dá um toque refinado a qualquer ambiente. Trata-se de um padrão brilhante e charmoso utilizado em vários conceitos decorativos.

O castiçal de cristal pode ser utilizado em estilos intimistas ou para quebrar a sobriedade de um cenário, trazendo mais brilho e sofisticação. Além disso, é ideal para compor mesas de casamento, junto a muitas flores e um estilo de decoração romântico.

castiçal de cristal

Perfeito para decorar e iluminar qualquer ambiente

castiçal de cristal

O acabamento dá todo o charme à peça

castiçal de cristal

Formato diferenciado

castiçal de cristal

Belo acabamento de cristal para uma peça de prata

castiçal de cristal

Modelos com diferentes tamanhos

castiçal de cristal

Charme e requinte

Castiçal de ouro

O ouro é um material nobre que sempre encanta pelo charme e acabamento. Para se ter ideia, o castiçal dourado sempre foi visto como um modelo requintado e exclusivo, utilizado sobretudo em palácios e templos religiosos. Do mesmo modo, ornamenta a decoração de eventos sofisticados.

Existe uma série de variações quando se trata do estilo do castiçal de ouro. Há desde versões modernas como tipos que seguem uma linha vintage – medieval, barroca, entre outras.

E além de ser um belo suporte para velas, o castiçal serve apenas para decorar o espaço, por isso fica ótimo em aparadores, estantes, em mesas com arranjos de flores, etc.

castiçal de ouro

Que tal esse padrão super fino e sofisticado?

castiçal de ouro

Modelos pequenos para velas grandes

castiçal de ouro

Que tal decorar uma mesa com vários castiçais?

castiçal de ouro

Uma peça com referência geek e acabamento único

castiçal de ouro

Uma versão estilo candelabro

castiçal de ouro

Modelos finos que podem ser usados juntos

castiçal de ouro

Modelo requintado para ornamentar vários ambientes

Castiçal de prata

Uma versão simples e usual, o castiçal de prata é utilizado em larga escala em igrejas. Do mesmo modo, é ótimo para compor qualquer ambiente, pois trata-se de um padrão neutro que combina com praticamente tudo.

Segundo especialistas, uma boa ideia é combinar o castiçal prateado com outras peças do mesmo material. Esse modelo pode ser encontrado facilmente, com vários formatos e preços diversos.

castiçal de prata

Um padrão versátil e ideal para vários usos

castiçal de prata

Acabamento impecável

castiçal de prata

O suporte perfeito para uma vela

castiçal de prata

Perceba que há uma boa variedade de formatos

castiçal de prata

Uma versão ideal para deixar no altar de igrejas

castiçal de prata

O castiçal é ótimo para iluminar diferentes cômodos, fácil de carregar e usar

castiçal de prata

Uma peça sofisticada e perfeita para qualquer estilo decorativo

Castiçal de bronze

O castiçal de bronze parte de uma linha vintage, utilizado há anos em muitos cenários. Além disso, é muito comum em igrejas, para deixar em destaque no altar, bem como em mesas de jantar.

As peças antigas possuem acabamentos únicos e são ótimas para compor uma decoração retrô e até em um padrão rústico. Possui uma cor sóbria e ideal para ornamentar um conceito mais neutro.

castiçal de bronze

Você pode usar um ou mais castiçais para iluminar uma mesa ou um ambiente único

castiçal de bronze

Alguns modelos vintage chamam atenção pela exclusividade

castiçal de bronze

Castiçal arredondado

castiçal de bronze

Modelo simples para colocar uma vela

castiçal de bronze

Padrão clássico

castiçal de bronze

Lindo modelo de bronze com acabamento sofisticado

Castiçal de madeira

Quem pretende se inspirar em um conceito rústico pode escolher um castiçal de madeira. É um modelo que possui um acabamento único e vários formatos, desde um padrão redondo ou mais fino/alongado.

Além disso, os castiçais possuem algumas cores diferentes em vez do tradicional marrom, bem como detalhes que tornam a peça única.

castiçal de madeira

Modelo pequeno e fora do convencional

castiçal de madeira

O castiçal pode ter várias cores e formatos

castiçal de madeira

Modelo longo com lindo acabamento

castiçal de madeira

Modelo rústico de madeira ideal para qualquer ambiente

Castiçal de ferro

Os castiçais de ferro são clássicos, uma das primeiras versões que começou a se popularizar em diversas casas, tanto para iluminação quanto para a decoração. São resistentes, possuem uma série de acabamentos e detalhes que valorizam a peça.

castiçal de ferro

Vários detalhes no acabamento dessa peça de ferro

castiçal de ferro

Castiçal de ferro clássico

castiçal de ferro

Lindo modelo com acabamento elegante

castiçal de ferro

Um formato único e diferenciado

castiçal de ferro

Versão clássica com espaço para velas redondas

castiçal de ferro

Castiçais customizados e coloridos

castiçal de ferro

Algumas peças são tão bonitas que servem simplesmente para decorar o ambiente

Dicas de decoração com castiçal

Como usar castiçal na decoração? Anote essas dicas:

⋅ Escolha um material adaptável ao estilo de decoração do ambiente. Modelos de prata, bronze e ferro são exemplos versáteis e que ficam bem em vários cenários.

⋅ Quem busca requinte e luxo, sobretudo para ocasiões especiais, pode ornamentar o ambiente com castiçais de ouro ou cristal, considerados mais nobres.

⋅ O castiçal de madeira, bambu e similares é interessante para um ambiente mais rústico ou com um conceito mais naturalista, como em estúdios de massagem, por exemplo.

castiçal na decoração

Veja como a estrutura fica linda com as velas acesas

⋅ Essa peça fica perfeita na decoração de uma mesa de jantar. Para um clima mais intimista, use com vela branca. Se for um jantar para muitas peças, use vários castiçais ao longo da estrutura.

⋅ Para ornamentar uma mesa de festa de casamento ou eventos similares, combine o castiçal com arranjos de flores. Nesse caso, entretanto, evite usar velas aromáticas.

⋅ Quando não está aceso, o castiçal pode ser utilizado como ornamento decorativo. Deixe em locais no qual a peça terá destaque.

castiçal na decoração

As versões de ouro e cristal são essencialmente nobres

⋅ A versatilidade do castiçal garante que a peça esteja presente na decoração de vários cômodos, inclusive o banheiro, para criar um ambiente acolhedor.

⋅ Você pode unir o castiçal com adereços do mesmo material para deixar o cenário mais bonito e sofisticado. Modelos de prata, ouro ou cristal são boas ideias, por exemplo.

castiçal na decoração

Lindos castiçais de diferentes formatos, tamanhos e materiais

Fotos de decoração com castiçal

Agora que você já sabe o que é castiçal e quais são os modelos mais convencionais, veja várias fotos de projetos decorados com essa peça. Com certeza é surpreendente o quanto a estrutura pode deixar qualquer espaço totalmente requintado.

decoração com castiçal

Inove com peças de diferentes formatos

decoração com castiçal

Que tal usar castiçais na mesa para um jantar romântico?

decoração com castiçal

Todo o charme com vários castiçais espalhados na mesa

decoração com castiçal

Para criar um efeito intimista e delicado no ambiente

decoração com castiçal

Inspiração para festas sofisticadas

decoração com castiçal

Castiçais e candelabros ficam perfeitos em mesas decoradas

decoração com castiçal

Inspiração para mesa de casamento

decoração com castiçal

Tendência dourada

decoração com castiçal

Vários castiçais de vidro espalhados pela mesa de jantar

decoração com castiçal

As velas grandes ficam com destaque na peça

decoração com castiçal

Estilo clássico de decoração com peças de prata

decoração com castiçal

O castiçal de ferro se destaca em meio aos vasos na janela

decoração com castiçal

Tendência para jantares luxuosos

decoração com castiçal

Inspiração para a mesa de um evento especial

decoração com castiçal

Castiçais com velas grandes ornamentando a mesa de jantar

decoração com castiçal

Versões em formatos e tamanhos diferentes

decoração com castiçal

Que tal criar uma decoração com peças em cores e formatos diferentes?

decoração com castiçal

Lindos castiçais de prata

decoração com castiçal

Um espaço para deixar as peças junto a outros adereços

decoração com castiçal

Pequenos castiçais para uma decoração sóbria e minimalista

Onde comprar castiçal?

De acordo com nossas pesquisas, há lojas especializadas nesse tipo de peça, bem como candelabros, lustres, etc.

O preço é variável, bem como a disponibilidade de tamanho, formato e material. Pesquise na web para conhecer a loja mais próxima e escolher o melhor modelo para sua casa.


Com essas ideias, ficará mais fácil usar o castiçal na decoração de diferentes cômodos e eventos. Considere nossas dicas, deixe suas dúvidas e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...