Cachepot de Madeira – 60 Modelos Impressionantes na Decoração!
O cachepot de madeira pode ser um verdadeiro coringa na decoração da sua casa. Esse material é versátil e dá um toque rústico e sofisticado ao ambiente, seja pequeno ou grande.
A onda dos cachepôs começou a se popular bastante em diversos projetos, seja em quintais de casas grandes, para decorar uma varanda ou área gourmet, em apartamentos e até estabelecimentos comerciais.
Para desvendar tudo sobre esse aparato, conhecer os principais tipos e conferir dicas impecáveis, confira nosso post completo e inspire-se com várias ideias.
Primeiramente, você sabe o que é cachepot?
Trata-se de uma espécie de suporte para colocar vasos de plantas, um revestimento para não deixar o vaso diretamente no chão, pendurado, acoplado na parede, entre outras perspectivas.
O cachepot é ligado totalmente a um conceito decorativo. Além de proteger o vaso, ainda dá aquele up em seu ambiente, seja no interior ou em varandas, jardins e quintais em geral.
Essa peça pode ser improvisada e confeccionada de vários materiais, desde os mais básicos até os mais sofisticados. Nesse caso, o cachepot de madeira se destaca.
Nunca deixaremos de salientar que a madeira é uma opção super versátil e adequada para muitos estilos. Combina com praticamente tudo, sobretudo ideias rústicas.
Por outro lado, um cachepot de madeira pode ficar perfeito em conceitos minimalistas, modernos, escandinavos, industriais, entre muitos outros, tudo depende de um projeto harmônico e inspirador.
Outra vantagem da madeira é que você tem duas possibilidades:
- Comprar uma peça pronta – há diversos tipos de cachepot de madeira disponíveis nas lojas, variando conforme qualidade, formato e até cor;
- Personalizar em casa – muitas pessoas preferem confeccionar seu próprio cachepot, o que se torna bem fácil tendo as ferramentas adequadas. Além disso, dá para pintar e customizar do seu jeito.
Em todo caso, o cachepot perfeito deve atender as suas necessidades, acomodando o vaso perfeitamente, bem como a planta que será cultivada.
Não faz sentido, por exemplo, usar um cachepot de madeira pequeno para plantar pequenos coqueiros e plantas que vão crescer ou se espalhar bastante.
O tamanho do acessório faz toda a diferença, assim como o seu formato. Há cachepôs redondos, quadrados, retangulares, etc. Vale lembrar que o uso também é variado.
É possível deixar o cachepot tanto no chão quanto acoplado em uma parede ou em outra estrutura (como um suporte), tudo depende da perspectiva de decoração do espaço.
No caso da madeira, desde que seja uma opção de qualidade e impermeável, você pode deixar em qualquer desses locais, só é preciso verificar frequentemente para evitar a umidade, ainda mais se vazar água do vaso após as regas.
Quanto Custa? #preço
O preço do cachepot de madeira é variado, existem muitos modelos disponíveis nas lojas, seja grande, médio ou pequeno, redondo ou quadrado, entre outras opções diversas.
Em geral, você encontra cachepôs de 25 reais – um tipo pequeno em versão artesanal, por exemplo -, até padrões grandes de 100 a 150 reais.
Você pode comprar essa estrutura em lojas de produtos para paisagismo, jardinagem, decoração, artesanato e até de materiais para construção.
Há vários locais físicos e online com diversos tipos de cachepot para sua necessidade. Pesquise bastante para encontrar aquele que é mais conveniente ao seu projeto.
Fotos e Modelos de Cachepot de Madeira
Para inspirar você, selecionamos diversas fotos com modelos de cachepot de madeira para todos os gostos. Conheça os mais populares, suas funções, entre outras variáveis interessantes.
Grande
O cachepot de madeira grande é perfeito para jardins e áreas externas, na qual você precisa focar na decoração e no paisagismo do ambiente. Ideal para colocar vasos com pequenas árvores e plantas de grande porte. Nesse caso, é essencial optar por uma estrutura de qualidade, que tenha uma ótima resistência.
Os cachepôs grandes são indicados para pequenas palmeiras e pinheiros, plantas perfeitas para dar uma cara moderna e verde ao seu jardim interno ou externo.
Pequeno
O cachepot de madeira pequeno é o modelo mais versátil e convencional, já que se adapta a qualquer ambiente. Não ocupa tanto espaço, por isso pode ser adaptado a mesas, prateleiras e demais estruturas.
Ainda é interessante usar esse modelo em uma pequena horta ou jardins de varandas de apartamentos. Coloque pequenos vasos com ervas que são usadas frequentemente. Também serve para suculentas, cactos e plantas que dão frutos e flores.
É bem fácil customizar seu cachepô de madeira pequeno, do tamanho mais conveniente, com pintura e demais adornos de seu interesse.
Cachepôs pequenos e retangulares servem para cultivar suculentas e pequenas plantinhas, uma boa ideia para decorar seu escritório também!
Rústico
Para conceitos mais rústicos, é primordial escolher um cachepot nesse padrão também. A madeira rústica dá um toque elegante ao ambiente, diferente dos modelos convencionais.
É uma opção interessante para customizar, embora haja uma boa disponibilidade nas lojas também. E além de rústica, a madeira deve ser de qualidade também.
O toque rústico deixa a madeira com um aspecto diferente e elegante.
Com Rodinhas
A melhor alternativa para não deixar a estrutura diretamente no chão é optar por um cachepot de madeira com rodinhas. Assim, além de evitar que o fundo fique desgastado, dá para transportá-lo a diversos locais – da varanda à sala, entre outras perspectivas decorativas.
As rodinhas são ideais para modelos grandes de cachepot, para facilitar o transporte. Além disso, é uma opção que facilita até a limpeza do local.
Para Parede
Que tal otimizar o espaço e investir em uma estrutura com cachepot de madeira para parede? Use uma base para instalar os cachepôs pequenos e coloque os vasinhos. Com certeza a decoração da área ficará perfeita e com muito bom gosto.
Enquanto a estrutura base de madeira serve de suporte para os cachepots, nessas peças você coloca os vasinhos com plantas diversas, como as famosas orquídeas.
Que tal criar um jardim vertical em sua varanda ou sacada usando essa estrutura com pequenas cachepots? É possível até produzir em casa mesmo para economizar e deixar do seu jeito.
Para Orquídeas
Uma das maiores funcionalidades do cachepot é utilizá-lo para colocar vasos com orquídeas, plantas populares que deixam sua casa com um ambiente mais bonito e elegante.
A boa ideia é deixar os cachepôs suspensos em um pergolado ou em uma estrutura na parede. Também é interessante para jardins ou na decoração de uma varanda ou sala. Assim, seus vasos ficam mais protegidos e as orquídeas mantêm o espaço sempre belo.
Essas foram nossas dicas sobre o famoso cachepot de madeira. Conte pra gente o que achou e deixe suas dúvidas. Esperamos que tenha gostado, deixe sua casa mais linda com muitas plantas. Boa sorte e até mais.