Boiserie – O que é? + 80 ideias lindas para usar na decoração!

Você sabe o que é boiserie? Trata-se de um clássico na decoração de ambientes, capaz de renovar o acabamento da parede de salas, banheiros, quartos e diversos cenários.

Melhor que isso é a facilidade de instalação e versatilidade da peça. Há desde modelos sofisticados até versões artesanais que você mesmo pode aplicar.

Sendo assim, vale a pena saber tudo sobre boiserie, conhecer as variações e se encantar com 80 fotos de projetos incríveis. Acompanhe nosso post completo e surpreenda-se.

Boiserie

Um guia completo sobre boiserie para encantar você!

O que é boiserie?

Boiserie (fala-se “boaserrí”) é uma técnica de decoração que surgiu há muito tempo, mais precisamente no século XVIII, na França. Tornou-se um clássico na ornamentação de palácios da realeza e nas residências dos nobres, tanto para deixar o cenário diferente quanto para ajudar no isolamento térmico.

Trata-se de uma espécie de painel ou moldura que pode ser instalada em paredes ou portas, como uma espécie de revestimento. Além de deixar qualquer ambiente mais elegante, ainda é totalmente versátil.

Os primeiros modelos de boiserie eram confeccionados em madeiras e por artistas renomados. Com a popularização, porém, tornou-se uma peça mais acessível. Hoje em dia, pode ser feita até com materiais como isopor, embora as versões de gesso, cimento e poliuretano sejam as mais convencionais.

Boiserie na sala

Além disso, as boiseries podem ser customizadas de acordo com o estilo de decoração do ambiente. Remete principalmente a um estilo clássico (principalmente a versão branca), porém também compõe cenários modernos, com formas diferentes, com pintura em cores quentes e junto a papel de parede de vários tipos.

As bordas de uma boiserie mudam de acordo com cada conceito decorativo. Podem ser quadradas tradicionalmente, mas também arredondadas ou com demais detalhes no acabamento. A ideia, de modo geral, é garantir um acabamento diferenciado e sofisticado ao cômodo, sobretudo quartos e salas de estar.

Boiserie na sala de estar

Segundo especialistas, você pode adquirir as molduras prontas em lojas de decoração ou materiais para construção. Por outro lado, é possível confeccionar usando materiais como o gesso. Há alguns tutoriais interessantes que ensinam a fazer passo a passo.

Além disso, vale personalizar a boiserie de acordo com o estilo de decoração do espaço, criando uma conceito elegante com uma peça simples. Em alguns casos, você mesmo pode instalar, sobretudo se a moldura é pequena ou para pequenos cômodos. Do contrário, é necessária a contratação de mão de obra especializada.

Dicas de decoração com boiserie

A boiserie é um destaque na decoração de interiores. Todavia, para que deixe o ambiente harmônico e elegante, é essencial se atentar a algumas dicas que fazem toda a diferença:

Essas molduras ficam com maior destaque em casas com pé direito alto. Se for muito baixo, elas dão impressão de redução de espaço, por isso é indicado utilizar outras técnicas nesse caso.

A boiserie pode ser complementada com elementos de ornamentação, como quadros, papel de parede e até um estilo de iluminação diferente.

Peças em conceito clássico podem ser combinadas com um estilo de decoração retrô. Por outro lado, é possível dar um toque moderno à boiserie com pintura e acabamento original.

Boiserie na decoração

É indicado instalar a boiserie em apenas uma parede. Assim, o ambiente fica equilibrado e coerente, sem excessos.

As molduras devem ser pintadas com cores complementares à parede. Tons neutros são os mais indicados, como o branco, por exemplo, pois harmoniza com diversos estilos de decoração. Já cores fortes dão um toque moderno à estrutura.

Para não errar, aposte em peças clean, em linhas retas e com cores neutras. Evite o exagero na decoração e mantenha o ambiente equilibrado, seja clássico ou moderno.

Boiserie branca na decoração

Agora que você já sabe tudo sobre boiserie, encante-se com fotos de projetos usando essa técnica.

Boiserie de gesso

Atualmente, a boiserie de gesso é uma das mais populares em diversos projetos. Você encontra essa versão no revestimento de salas, quartos e demais ambientes da casa, justamente por ser acessível e fácil de instalar.

Além disso, dá um efeito interessante na decoração, combinando com praticamente qualquer estilo. Outra vantagem é customizar a peça com outras cores ou decorar com quadros, papel de parede, etc.

De modo geral, a boiserie de gesso deve ser instalada por mão de obra especializada. Há alguns tutoriais que ensinam a fazer passo a passo, mas pode ser algo bem trabalhoso.

Outra dica é cuidar bem dessas peças para que fiquem sempre com um ótimo aspecto. Vale usar tinta acrílica para mantê-las protegidas, evitar molhar ou riscar, sobretudo as brancas ou em cores claras.

Boiserie de gesso ideias

boiserie de gesso instalado

Boiserie de gesso

Boiserie de moldura de gesso

dicas de boiserie de gesso

Esse modelo é totalmente versátil e acessível, por isso se adapta a qualquer cômodo da casa.

ideias de Boiserie de gesso

instalação de boiserie de gesso

o que é boiserie de gesso

Boiserie em poliuretano

Outra opção tradicional é a boiserie em poliuretano. Muitas pessoas consideram uma opção melhor que o gesso, justamente porque a instalação é mais rápida e prática, evitando toda aquela sujeira no chão e nas paredes (comum em revestimentos e molduras de gesso).

Além disso, tem um preço atrativo e pode ser encontrada em várias cores. Outra vantagem é a possibilidade de instalar em qualquer local, sobretudo em ambientes quentes e úmidos, como o banheiro.

O resultado é perfeito, dando um acabamento diferenciado a diversos cômodos da casa. Você encontra uma grande variedade nas lojas de decoração e materiais de construção. Basta fazer uma boa pesquisa e vários orçamentos.

Boiserie em poliuretano azul

Boiserie em poliuretano com papel de parede

Boiserie em poliuretano ideias

Boiserie em poliuretano

dicas de Boiserie em poliuretano

ideias de Boiserie em poliuretano

modelo de Boiserie em poliuretano

modelos de Boiserie em poliuretano

Boiserie moderna

Os modelos modernos de boiserie estão cada vez mais comuns em diversos projetos. Nesse caso, evita-se o exagero e aquelas versões totalmente requintadas utilizadas antigamente.

A ideia é escolher molduras que tenham acabamento reto e suave, fáceis de instalar e que combinem com estilos de decoração clean e minimalistas.

Por outro lado, boiseries em formato geométrico também se destacam, indo além das bordas quadradas. Modelos arredondados e até triangulares são usuais. Do mesmo modo, cores quentes e além das neutras são boas apostas para dar um toque arrojado à decoração – sobretudo de quartos e salas de estar.

Boiserie moderna cinza

Boiserie moderna concreto

Boiserie moderna e sofisticada

Boiserie moderna verde

Boiserie moderna

dica de Boiserie moderna

Combine quadros, pôsters e estruturas de iluminação à boiserie para dar um toque moderno à decoração. É uma ideia simples, mas que faz toda a diferença no ambiente.

Ideias de Boiserie moderna

Linda Boiserie moderna

Boiserie com papel de parede

Uma ideia convencional é combinar a boiserie com papel de parede. Trata-se de uma tendência simples e que evita o uso de grandes revestimentos, dando um toque super original e harmônico à decoração.

Nesse caso, você pode combinar as molduras brancas (presente na maioria dos projetos) com papéis de parede em diversos estilos: arabescos, geométricos, florais, etc. Do mesmo modo, vale usar modelos de cores variadas, criando um conceito decorativo coerente e sofisticado.

Uma ótima ideia para renovar a decoração do seu quarto ou sala de estar.

Boiserie com papel de parede brilhante

Boiserie com papel de parede classico

Boiserie com papel de parede de concreto

Boiserie com papel de parede elegante

Boiserie com papel de parede escuro

Boiserie com papel de parede floral

Boiserie com papel de parede listrado

Modelos listrados e florais são populares em diversos projetos atuais.

Boiserie com papel de parede

Boiserie para sala

Salas de estar e jantar podem ser decoradas com boiseries de diversos estilos. A peça é clássica e renova o ambiente, sem a necessidade de usar grandes estruturas e revestimentos.

Basta adaptar a uma parede do local, seja a principal ou complementar, e combinar com o estilo de decoração que você deseja destacar – seja moderno, clássico, minimalista, rústico, etc.

Um bom jogo de cores ajuda a deixar o espaço harmônico e totalmente elegante. Nesse cômodo, podem ser instaladas peças de gesso, poliuretano, cimento e até madeira.

Boiserie na escada da sala

Boiserie para sala com letreiro

Boiserie para sala de estar grande

Boiserie para sala de estar

Boiserie para sala de jantar escura

Boiserie para sala de jantar

Boiserie para sala grande

Boiserie para sala pequena

Boiserie para sala

Boiserie para quarto de casal

A boiserie combina perfeitamente com quartos de casal. Nesse caso, é possível instalar na parede atrás da cama ou em uma superfície que destaque as molduras.

De modo geral, as versões em cores claras agradam muitos casais, sendo branco e cinza as mais convencionais, pois harmonizam com estilos clássicos e contemporâneos de decoração.

Além disso, a boiserie também combina com revestimentos de tijolos e conceitos rústicos, assim como luminárias e pendentes industriais. A ideia é criar um ambiente com toque refinado, unindo elementos que deixem o ambiente equilibrado e elegante.

Boiserie para quarto de casal cinza

Boiserie para quarto de casal classico

Boiserie para quarto de casal elegante

Boiserie para quarto de casal grande

Boiserie para quarto de casal industrial

Boiserie para quarto de casal moderno

Boiserie para quarto de casal preto

Boiserie para quarto de casal

Boiserie para quarto de bebê

A boiserie branca fica perfeita no quarto de bebê e em quartos infantis em geral. Por ser uma cor clara, ajuda a deixar o ambiente iluminado e combina tanto com objetos em rosa quanto azul – além, claro, de outros tons.

Você pode apostar tanto em uma tendência vintage e provençal quanto em um conceito moderno arrojado. Em todo caso, não deve prezar pelo exagero, portanto a decoração pode ter poucos detalhes.

A dica dos especialistas é focar naquilo que é realmente necessário para montar um espaço confortável para a criança. Depois, incluir a boiserie que mais se adapta ao cenário, criando um conceito elegante e surpreendente.

Boiserie para quarto de bebê branco

Boiserie para quarto de bebê classico

Boiserie para quarto de bebê delicado

Boiserie para quarto de bebê floral

Boiserie para quarto de bebê grande

Boiserie para quarto de bebê infantil

Boiserie para quarto de bebê planejado

Boiserie para quarto de bebê

Boiserie para banheiro

Também é possível deixar seu banheiro mais bonito instalando boiserie. Se esse cômodo ficava limitado a poucos elementos decorativos, agora você pode escolher esse tipo de revestimento para valorizar o ambiente.

Nesse caso, é possível substituir revestimentos clássicos pela boiserie, como as famosas pastilhas, opções de madeira ou porcelanato. Basta instalar em uma parede e combinar os tons certos para deixar o banheiro mais elegante.

Uma dica interessante é apostar em materiais que sejam resistentes à umidade, por isso os modelos de concreto são os mais indicados. Madeira e gesso também podem ser utilizados, mas devem receber impermeabilizantes ou tinta acrílica para que mantenham um bom aspecto por bastante tempo.

Boiserie para banheiro branco

Boiserie para banheiro dicas

Boiserie para banheiro elegante

Boiserie para banheiro grande

Boiserie para banheiro ideias

Boiserie para banheiro pequeno

Boiserie para banheiro

como instalar Boiserie para banheiro


A boiserie é uma moldura de parede que pode renovar completamente a decoração da sua casa. Que tal apostar nessa peça atemporal e elegante? Conte com o auxílio de um especialista e escolha as melhores opções.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia completo. Deixe um comentário com suas dúvidas e compartilhe com seus amigos. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...