Azul petróleo – 55 ideias para usar, decorar e combinar com a cor!

A cor azul petróleo é bastante frequente no mundo da moda, mas também tem ganhado destaque na decoração, e é cada vez mais comum ver o uso dessa cor em diferentes ambientes e estilos decorativos.

E se você pretende usar azul na decoração, por que não usar o tom petróleo? A cor mais fechada e que mistura azul com um toque de verde, é uma ótima escolha para sair dos tons mais tradicionais e renovar a decoração com muito estilo.

Para se inspirar e ver quais cores que combinam com azul petróleo, reunimos dicas e inspirações que vão te ajudar a incluir esse tom no projeto e ter um resultado incrível.

como usar azul na decoração

Significado da cor azul petróleo

A cor azul está ligada ao significado de serenidade e tranquilidade, e no caso da nuance entre azul e verde, que resulta no azul petróleo, a cor traz esses significados em um tom frio, mas com mais intensidade, já que a nuance é mais escura.

significado cor azul

Esse significado é uma ótima escolha de cor para inserir um tom frio e sereno na decoração de ambientes, podendo ser usada em quartos, salas, entre outros ambientes que precisam de um significado ou toque de cor que passe tranquilidade.

Cores que combinam com azul petróleo

Marrom / Madeira

O azul petróleo é um tom mais escuro e fechado entre as nuances de azul, e uma escolha que caminha para um estilo mais clássico e elegante é o mix entre esse tom de azul e marrom.

O marrom ou itens em madeira adiciona um toque de cor mais quente ao ambiente e equilibra a decoração entre cores frias e quentes.

A escolha por móveis em madeira marrom é uma ótima pedida para o estilo clássico e sofisticado e uma aposta certeira para a decoração.

sala com sofá marrom

O sofá marrom adiciona um toque mais quente junto a parede escura e fria

sala com sofá de canto

Os móveis em madeira adicionam o toque de marrom na decoração

Bege

Para quem prefere não ousar muito na decoração, pode seguir um caminho mais tradicional misturando a nuance petróleo a variações mais claras, como bege.

O bege é um tom na linha do off-white e sai do tradicional branco, mas mantém a ideia de uma cor neutra para complementar a decoração com o azul.

A cor bege pode aparecer em variações de nuances, indo desde o bege mais claro até versões mais próximas do marrom, mantendo a cor neutra como base, e deixando o destaque para os itens em azul petróleo.

decoração embaixo escada

No espaço, a poltrona azul é o ponto de cor do espaço

decoração sala bege

As ala pequena tem predominância de bege e detalhes em azul nos móveis

Branco

Para não errar de maneira nenhuma e seguir uma linha mais clean, o duo de branco e azul petróleo é certeiro!

A cor branca é um clássico da decoração e traz a ideia de um ambiente mais iluminado e clean, e apesar de ser uma cor mais apagada é perfeita para a composição com azul, já que suaviza a cor mais escura e equilibra a decoração.

O branco pode ser usado em predominância no projeto, trazendo um ar mais clean e apenas com toque de cor azul; ou pode ser um complemento para a decoração predominantemente azul, funcionando como um acompanhante para suavizar a cor escura.

móveis brancos decoração

No ambiente, os móveis brancos suavizam a parede escura

quarto clean e moderno

No quarto, o branco é predominante e passa sensação clean, enquanto o azul adiciona toque de tranquilidade

Cinza

Entre as possíveis combinações de cores com a nuance de petróleo, o cinza é uma dessas possibilidades neutras e modernas.

O cinza na decoração é novo bege, trazendo a cor neutra, mas nesse caso com um toque moderno, o que é perfeito para combinar o azul petróleo e adicionar um estilo contemporâneo à decoração.

O tom de azul pode seguir desde as nuances mais clarinhas, iluminando o ambiente, ou uma versão de cinza escuro, que pode ser um estilo mais ousado para o ambiente.

decoração moderna

A parede de cimento queimado é o toque cinza da decoração

sala com sofá cinza

Na sala, o sofá cinza contrasta com a parede azul

Laranja / Amarelo

Para sair das combinações mais tradicionais, vale ousar na decoração e fazer um mix com cores complementares, que são cores opostas no círculo cromático e que combinam muito bem entre si oferecendo contraste na composição, como é o caso de azul com nuance petróleo misturado a tons de laranja e/ou amarelo.

As cores complementares ao azul, como laranja e amarelo, são ótimas escolhas para quebrar o lado frio e escuro do azul, e adicionar um toque mais alegre e iluminado à decoração.

Desse modo, a escolha por laranja ou amarelo trazem o toque iluminado ao ambiente e ainda funcionam como cores modernas para a composição com azul escuro.

sala com sofá laranja

Na sala, a parede azul fica iluminada com o quadro amarelo e a proximidade com sofá laranja

decoração azul petróleo e amarelo

A almofada amarela ilumina a cabeceira de tom escuro e fechado

Pink / Magenta / Roxo

Entre as opções mais ousadas para a decoração, vale seguir o círculo cromático com opções de cores análogas, que trazem cores próximas no círculo cromático e que costumam ter uma cor base em comum, o que une as cores diferentes.

Entre as cores análogas e que funcionam muito bem o tom de azul mais escuro e esverdeado, as nuances entre roxo e rosa são escolhas perfeitas, pois contrastam com o azul, mas no fundo são capazes de manter um tom harmonioso na composição.

sala decorada com sofá azul

No sofá azul, almofadas roxas

sofá colorido

O sofá estampado une azul, roxo e magenta

Dicas de decoração com azul petróleo

Azul petróleo na decoração da sala

sala de estar dourada

Para a decoração de uma sala sofistica com azul petróleo, uma ideia de projeto é este ambiente que traz o azul em detalhes, como a cortina e o sofá, e o dourado como uma cor complementar para a decoração.

A composição com dourado passa o estilo mais sofisticado ao ambiente e adiciona detalhes metálicos que são mais luxuosos para a sala de estar.

sala de estar

O azul petróleo não precisa ser a cor base do projeto decorativo, e uma boa estratégia é usar a cor em detalhes, como é o caso deste projeto moderno para a sala de estar.

Na proposta, a sala moderna é em tons neutros, como branco, marrom e cinza da parede de cimento queimado, enquanto o toque de cor azul aparece através da estante planejada ao fundo do ambiente.

O azul aparece de forma mais discreta no projeto e é uma boa escolha para não pesar no projeto da sala e escurecer o ambiente.

 

sala com pé direito duplo

A parede azul não pesa no ambiente por conta da entrada de luz natural

sala decorada com sofá azul

O sofá azul é destaque na sala com cores claras

sala de TV

Na sala, sofá e parede são no tom de azul escuro

sala de TV moderna

No projeto, a estante planejada é em tom de azul

decoração moderna parede colorida

A parede azul é o toque de cor do ambiente

sala com parede azul

No ambiente, a poltrona com detalhes em madeira passa um ar mais aconchegante

decoração sala

Azul petróleo na decoração da cozinha

cozinha americana com armários planejados

A cor azul com toque esverdeado pode ser usada em diferentes ambientes, e a cozinha é um desses espaços que pode fugir das cores mais tradicionais e adicionar um toque diferenciado, como é o caso deste projeto de cozinha planejada.

Para a cozinha pequena, a ideia foi de investir em um projeto planejado com armários brancos e azuis. Os armários brancos foram usados na parte debaixo, trazendo um resultado mais iluminado para a pequena cozinha; enquanto os armários aéreos são em tom de azul e adicionam o destaque e estilo moderno para o ambiente.

 

coznha com porta de correr

A porta de correr colorida é o destaque do projeto

Para seguir uma linha mais discreta na decoração da cozinha, vale manter as cores suaves como predominantes, como é o caso deste projeto que traz armários brancos e com acabamento em madeira.

Para dar um toque mais moderno ao projeto neutro, a ideia foi de usar a porta colorida e em tom de azul petróleo, que se destaca no ambiente, mas sem deixar a decoração pesada ou escurecer o ambiente com a nuance escura e fria.

cozinha planejada

Os armários são todos em tons de azul

cozinha moderna e com mesa

Na cozinha, armários aéreos e mesa de jantar são azuis

cozinha com azulejo metrô

O azulejo metrô é tom de azul esverdeado

cozinha com coifa

Na cozinha planejada, os armários são azuis com bancada clara

cores para cozinha

Azul petróleo na decoração do quarto

 

quarto casal azul

O alaranjado aparece na roupa de cama e no tapete

Para quem quer uma cor que passe serenidade no ambiente do quarto e deixe o espaço mais relaxante, o tom de azul esverdeado é uma boa pedida, como mostra este projeto.

Na composição do ambiente com a cor azul petróleo, a ideia foi de fazer as paredes pintadas em azul, mas a cor não vai até o teto, já que há uma faixa branca que se une ao teto, iluminando as paredes mais escuras e evitando que o quarto fique com uma cor muito pesada.

Para equilibrar a decoração, a ideia foi de adicionar um toque de cor complementar, usando detalhes em alaranjado, que passam um ar mais iluminado e estimulante ao quarto.

criado-mudo colorido

A decoração com azul no quarto pode aparecer de madeira mais discreta, como é o caso deste projeto, que traz predominância em branco e madeira.

Para sair do tradicional branco com madeira, a ideia foi de adicionar o toque colorido através da nuance de azul, que aparece no criado-mudo e na roupa de cama.

 

quarto decorado

No quarto, uma das paredes é em azul

quarto de casal com TV

No quarto, a cor predominante é branco e almofadas azuis decoram a cama

quarto tumblr

No quarto, as paredes são em azul esverdeado e a roupa de cama ilumina o ambiente

cores para quarto de bebê

Detalhes em azul e alaranjado decoram o quartinho de bebê

quarto pequeno decorado

No quarto, a parede azul foi complementada com madeira clara e decoração em alaranjado

cores para quarto

Azul petróleo na decoração do banheiro

lavabo decorado

O banheiro não precisa ser um ambiente sem graça da casa, e esse ambiente pode ser decorado com a escolha de uma cartela de cores funcional para o espaço, como é o caso deste projeto moderno para o lavabo.

No projeto, o lavabo pequeno tem paredes em tom de azul e o rodapé as louças brancas suavizam a cor mais escura das paredes.

Para complementar a decoração do ambiente, os pendentes aramados e durados são perfeitos para adicionar o toque moderno ao lavabo.

 

banheiro com cuba preta

No banheiro, o móvel da bancada e a porta são azuis

parede azul banheiro

banheiro com pastilhas

As pastilhas azuis revestem parte do banheiro

banheiro com cuba esculpida

A parede azul é destaque no banheiro

banheiro azul

As pastilhas redondas e azuis revestem piso e paredes

ideias para banheiro azul

 

E aí, já tinha pensando em inovar na decoração com essa cor? O tom mais fechado é uma ótima ideia para renovar a decoração com uma cor tendência e com muito estilo!

Você pode gostar...