75 Ideias de Árvore de Natal Artesanal & Como Fazer Passo a Passo!

Que tal colocar a imaginação para funcionar na decoração deste Natal? Nossa sugestão para sua época de festas ficar mais criativa, é investir em uma árvore de Natal artesanal. Utilizando materiais recicláveis ou aqueles bem econômicos, encontrados em qualquer papelaria ou armarinho, você pode criar uma árvore linda e super diferente.

Que tal encher os olhos de seus convidados nas festas de fim de ano? Conheça neste post, diversas dicas para decorar sua casa de forma incrível sem gastar muito dinheiro, além de fotos para lhe inspirar a fazer igual.

Acompanhe!

modelos de árvore de natal artesanal

Uma árvore de Natal artesanal pode ser uma alternativa bacana para sua decoração!

Fotos e Modelos de Árvore de Natal Artesanal

Se você quer dar uma modificada na decoração do Natal deste ano ou está querendo economizar dinheiro, vai adorar conhecer nossos tópicos voltados para árvores artesanais. São muitas ideias lindas e baratas para você criar em sua casa mesmo, utilizando materiais recicláveis como garrafas PET ou canos de PVC.

Há também opções bacanas para quem possui dotes manuais, como crochê ou em feltro, super fáceis de criar e inovar no decor. Além disso, selecionamos algumas opções de árvores comestíveis, ideais para decorar a cozinha ou a mesa de jantar na véspera de Natal.

Fique por dentro de nossas dicas sobre árvore de Natal artesanal. Anote as dicas e deixe sua opinião ao final!

Garrafa PET

Um dos materiais recicláveis que também são mais reutilizados é a garrafa PET. Hoje, qualquer casa brasileira consome produtos que sejam envazados em garrafas plásticas e por isso, é muito fácil de encontrá-las e juntá-las para fazer artesanatos.

Além disso, é possível reunir a vizinhança, as amigas, os familiares para juntar vários exemplares para poder criar uma árvore de Natal artesanal bem bonita. Que tal se engajar nessa ação?

arvore de natal artesanal modelos de PET

Investir na árvore de garrafa PET é uma boa para decorar e reutilizar!

Não há limites para a criação de uma árvore com garrafas plásticas. Você pode escolher somente as verdes ou fazer com as garrafas brancas, o que dá um resultado bem interessante e iluminado.

Para decorar, há muitas possibilidades: enfeites com as próprias PET, os convencionais de outros materiais, luzes pisca-pisca, estrelas no topo, laços coloridos, entre muitos outros. Olhe só quanta ideia legal:

árvore de natal artesanal garrafa PET

árvore de natal artesanal PET grande

árvore de natal artesanal PET pequena

árvore de natal artesanal PET na parede

árvore de natal artesanal garrafa PET

árvore de natal artesanal garrafa desfiada

PVC

Os canos de PVC são outros elementos tradicionais nas casas brasileiras. Sempre sobra alguns pedaços depois de alguma reforma ou construção, e assim, fica muito mais fácil criar vários artesanatos. Um deles é o de árvore de Natal de PVC, um modelo bem interessante e inovador.

Os canos podem ser de tamanhos irregulares, o que dá mais charme para a decoração. Eles podem ser colocados na parede, uma ideia que já ganhou vários adeptos, ou em cima de mesas.

Algumas pessoas elaboram esse tipo de árvore artesanal colocando pequenos enfeites dentro dos canos, conferindo um resultado bem fofo e divertido. Outras, preferem encapar os canos com tecido colorido.

Conheça de pertinho os modelos de árvore de Natal artesanal com cano de PVC:

árvore de natal artesanal cano de PVC

Utilizar canos de PVC é uma ideia prática e econômica!

árvore de natal artesanal canos

árvore de natal artesanal de PVC

 

árvore de natal artesanal PVC decorado

Veja como você pode encapar os canos de PVC com tecido de sua escolha

árvore de natal artesanal PVC pequena

árvore de natal artesanal PVC com bolas

árvore de natal artesanal diferente

árvore de natal artesanal cano de PVC verde

Feltro

Uma ideia delicada e que pode gerar resultados super divertidos é a árvore de Natal artesanal feita de feltro. O bom desse material é que ele é econômico, fácil de ser encontrado e ainda possui uma gama incrível de cores para você escolher e compor seu artesanato.

A primeira sugestão é criar centros de mesa em forma de árvore de natal, com feltro da cor que você escolher. É só costurar e colocar algodão como enchimento.

árvores artesanais de feltro para o natal

Há muitas maneiras de criar árvores de feltro bonitas para seu Natal!

Outra ideia é a produção de uma árvore para ser pendurada ou colada na parede. De diversas formas, você pode criar modos de colocar enfeites, que podem ser de feltro ou de qualquer tipo de material. Botões ou velcro podem ser boas dicas para isso.

Escolas podem utilizar essa técnica para criar uma árvore divertida para decorar as salas de aula. É uma forma também de chamar a criançada para ajudar!

árvore de natal artesanal feltro

árvore de natal artesanal feito de feltro

árvore de natal artesanal modelo de feltro

árvore de natal artesanal feltro colorido

A árvore de Natal artesanal de feltro é uma ideia bacana para entreter as crianças

árvore de natal artesanal feltro pequena

árvore de natal artesanal divertida feltro

Além da árvore, você pode fazer os enfeites também de feltro!

Fuxico

As famosas trouxinhas de tecidos também pode ser matéria prima para elaborar árvores de Natal artesanais. Para costurar os fuxicos, você vai precisar de retalhos quadrados de tecidos da cor que você escolher, podendo também misturar tons.

Essa ideia é válida para quem quer um modelo de árvore pequeno, para decorar a mesa de jantar, o balcão da cozinha ou o aparador da sala, por exemplo. Eles são fáceis de fazer, porém, é muito trabalho criar fuxicos para árvores muito grandes e o intuito aqui é apresentar dicas mais práticas.

árvore de natal de fuxicos

Fuxicos são fáceis de fazer e conferem um resultado original!

A decoração de uma mini árvore de Natal de fuxicos pode ser de diversas formas. No buraquinho que fica ao finalizar cada fuxico, você pode costurar miçangas ou pérolas da cor que desejar. No topo, vale colocar uma estrela de qualquer material ou até mesmo um laço de tecido.

árvore de natal artesanal de fuxico

A imagem abaixo, por exemplo, mostra uma árvore de mesa feita com fuxicos verdes e vermelhos – as cores típicas do Natal – e toda iluminada com luzes pisca-pisca. Utilizando isopor ou papelão por baixo, você pode inserir as luzes antes de cobrir com os tecidos.

árvore de natal artesanal fuxico com luzinhas

árvore de natal artesanal modelo de fuxicos

árvore de natal artesanal fuxico verde

árvore de natal artesanal fuxico colorido

Veja uma dica bacana de aproveitar os fuxicos para criar uma árvore de Natal artesanal:

árvore de natal artesanal fuxico verde e vermelho

Crochê

Sabe fazer crochê? Tem ideia legal para você investir também e decorar qualquer canto de sua casa com muita elegância e personalidade. Sua árvore pode ser verde, verde com branco, verde com vermelho, branca, vermelha, ou de outra cor que for de seu interesse.

O bacana é que o crochê nunca sai de moda e qualquer peça que você crie, pode decorar qualquer ambiente por muitos e muitos anos.

Caso você ainda não saiba lidar com as agulhas direito, não se preocupe, há diversos tutoriais em vídeo hoje em dia que explicam super bem como são os pontos certos. É treinando e errando que se aprende, portanto, não deixe de tentar!

árvore de natal artesanal de crochê

árvore de natal artesanal crochê verde

árvore de natal artesanal croche pequena

Você pode fazer a estrela que fica no topo de árvore também de crochê, além de decorá-la com enfeites que sejam proporcionais em tamanho.

árvore de natal artesanal crochê verde escuro

árvore de natal artesanal crochê colorido

árvore de natal artesanal crochê enfeitada

Olha que gracinha esses modelos de árvore de crochê abaixo! Pode ser uma alternativa legal para você que visa divertir a decoração de sua casa para as festas de fim de ano 🙂

árvore de natal artesanal fofa de crochê

Escolhemos um molde de uma árvore de crochê bem fácil de entender e seguir! Use para criar seu próprio modelo.

molde para árvore de natal artesanal de crochê

Use este molde para criar sua árvore de natal artesanal de crochê

Galho Seco

Você já deve ter visto árvores decorativas com galhos secos, não é mesmo? Essa é uma moda muito presente em diversos tipos de decoração de ambientes, tanto de residências quanto de estabelecimentos comerciais e locais externos.

Os galhos secos são considerados itens artesanais, pois apesar de você pegá-los prontos, deverá usar a criatividade para ornamentá-los. Há muitas ideias interessantes para inovar nesse tipo de árvore de Natal, que é muito comum também nos Estados Unidos e demais países frios.

Arvore de natal de galhos secos

Use a criatividade para decorar sua árvore de galho seco!

Você pode compor a árvore com luzes pisca-pisca coloridas:

árvore de natal artesanal galho seco

Decorar com bolas típicas de árvores de Natal decoradas, da cor que você escolher:

árvore de natal artesanal galho com bolas

árvore de natal artesanal galho seco decorado

Pendurar enfeites diversos, de acrílico, resina, plástico, de feltro, enfim, de qualquer material, cor e estilo. Você pode ter uma ideia de enfeites de Natal para sua árvore em nosso artigo especial sobre isso: 38 Enfeites para Árvore de Natal Deslumbrantes & Como Fazer em Casa!

galho seco árvore de natal artesanal

árvore de natal artesanal decoração galho seco

árvore de natal artesanal com galho seco

árvore de natal artesanal galho seco enfeitada

árvore de natal artesanal pequena galho seco

Bombom

Falamos de Natal logo pensamos nas comidas e guloseimas que são servidas neste época. Desta forma, até a decoração pode conter itens de comer bem gostosos. O que acha?

Trouxemos algumas ideias de árvore de Natal feitas com bombons, que ficam super interessantes e podem decorar a mesa de doces da ceia, a cozinha, entre outros locais.

O material mais usado para fazer a estrutura desse tipo de item decorativo é o isopor. Com a ajuda de fitas adesivas ou palitos de dente, os bombons ficam organizados e lindos para montar sua árvore comestível!

Veja algumas dicas para você inventar aí na sua casa e fazer a alegria de seus convidados:

árvore de natal artesanal sonho de valsa

árvore de natal artesanal bombom

árvore de natal artesanal de bombom

árvore de natal artesanal chocolates

árvore de natal artesanal feita com chocolate

Macarons

Outro doce muito presente nas festas de final de ano, bem como outros tipos de comemorações, é o macaron. Ele tem origem francesa e é feito à base de biscoito de amêndoas. Apesar de não ser nada simples de fazer, pode ser uma ideia para você se aventurar na cozinha e ainda decorar o ambiente com árvores criativas e coloridas.

Se você busca uma árvore artesanal ligada a doces mais sofisticada e diferente, aposte nos macarons! Veja alguns exemplos lindos para você se inspirar:

árvore de natal artesanal macarons rosas

árvore de natal artesanal grande macarons

árvore de natal artesanal macarons coloridos

árvore de natal artesanal macarons vermelhos e brancos

dica de árvore de natal artesanal de macarons

árvore de natal artesanal comestível macarons

árvore de natal artesanal grande com macarons

Como Fazer Árvore de Natal Artesanal: Passo a Passo

Bom, agora que você já conheceu diversos modelos de árvore de Natal artesanal em fotos, chegou a hora de descobrir como fazer uma delas, a de garrafa PET! Confira abaixo o passo a passo e coloque a mão na massa.

Você vai precisar de:

  • 28 garrafas PET do mesmo tamanho
  • Tesoura
  • Enfeites diversos
  • Bambu

Como fazer:

  1. Você vai cortar a base das garrafas, diminuindo o tamanho delas de dois em dois centímetros.
  2. Depois, é só cortar as garrafas em tiras até chegar perto do bocal.
  3. Para dar um toque mais realista, passe as tiras de todas as garrafas no calor do fogo – não aproxime muito para não estragar o efeito.
  4. Passe todas as garrafas, seguindo a ordem dos tamanhos – as maiores embaixo até a menor em cima.
  5. Para finalizar, é só decorar com bolas de Natal ou outros enfeites que desejar!

Quer ver esse passo a passo mais detalhadamente? Veja o vídeo abaixo e anote as dicas:

 


Diga para a gente: o que achou das nossas dicas de árvore de Natal artesanal? Qualquer opção que você escolha para decorar sua casa fará sucesso, pode ter certeza. Esse tipo de decoração natalina pode ajudar o meio ambiente e dar um toque de amor e dedicação, já que será feito com suas próprias mãos!

Dedique um tempinho para criar uma árvore incrível! Qualquer dúvida que tiver, deixe um comentário. Volte mais vezes para conferir outros posts, até mais 🙂

Você pode gostar...