Como montar um Restaurante Caseiro?【2021】– Tudo Sobre!

Sabe aquela comida com sabor de casa? Essa pode ser uma oportunidade de negócio para quem pretende empreender montando um restaurante caseiro.

O restaurante caseiro tem como ponto principal oferecer uma comida com bom tempero, gostinho caseiro e deliciosa!

E além do sabor delicioso da comida, o restaurante também deve oferecer um ambiente aconchegante para que que os clientes se sintam confortáveis durante a refeição.

Para acertar no negócio e montar um restaurante caseiro, no post trouxemos dicas para te ajudar durante o processo, além de inspirações de decoração para o espaço, criando a combinação perfeita entre uma comida saborosa e um restaurante aconchegante!

restaurante caseiro

Como montar um restaurante caseiro? #dicas

Planejamento

Para garantir sucesso no negócio, o planejamento é essencial e o plano de negócios pode ser uma boa ferramenta para montar um restaurante.

O plano de negócios é um documento desenvolvido para analisar diferentes pontos e planejar todo o futuro do restaurante, analisando o mercado, concorrentes, previsões para o negócio, investimento, fluxo de caixa, identificação do público-alvo e até mesmo a escolha de nomes para restaurante caseiro.

Assim, o plano de negócios projeta todo o restaurante e pode ser a garantia para montar o negócio!

Local

A escolha do local é uma etapa importante do planejamento e deve ser feita de acordo com o público-alvo, levando em consideração os clientes que frequentarão o espaço para assim decidir onde é o melhor ponto para montar o restaurante.

Para definir o ponto comercial do restaurante é importante considerar o fácil acesso dos clientes e estacionamento.

Tipo de serviço

Para planejar o negócio, é importante definir o tipo de serviço que será oferecido no restaurante e algumas das possibilidades são à la carte, self-service, e prato feito.

O estilo de serviço pode ser definido de acordo com o público-alvo, escolhendo o melhor serviço para o público que irá frequentar o restaurante.

O serviço à la carte tende a ser um pouco mais demorado para chegar ao cliente e é ideal para o atendimento de um público com mais tempo para a espera.

Já os serviços do tipo prato feito e self-service, costumam ser mais rápidos e são ótimas opções para locais de maior circulação de clientes.

dicas para montar restaurante caseiro

É importante considerar o tipo de serviço que será oferecido

Cardápio

O planejamento de um restaurante também deve levar em conta o planejamento do cardápio, e nesse caso, a prioridade é oferecer comidas no estilo caseiro, considerando a região do restaurante e as comidas consumidas no dia a dia dos moradores e consideradas caseiras.

O cardápio de um restaurante caseiro prioriza algumas comidas básicas e do dia a dia, e o diferencial pode ficar por conta do sabor e qualidade dos alimentos, priorizando por alimentos frescos para o preparo dos pratos e garantindo o diferencial no paladar.

como montar restaurante caseiro

Estrutura

O local deve ser escolhido de acordo com o estilo do restaurante e deve ser planejado para ter espaço de cozinha, estoque e área e área de consumo, criando espaços separados para o preparo dos alimentos, armazenamento e atendimento dos clientes.

Além dos espaços para cada área do  restaurante, também é preciso escolher um estilo de decoração que combine com a proposta do restaurante, criando um espaço aconchegante para os clientes.

Investimento

Uma etapa importante do planejamento para abertura de um restaurante de comida caseira é a parte de investimento, e nessa etapa é possível dividir o investimento em partes.

Uma das partes de investimentos deve ser destinada a montagem da cozinha, considerando a compra de utensílios e eletrodomésticos como fogão, geladeira, freezer, entre outros.

O investimento também deve ser feito para os itens que serão utilizados no serviço, como pratos, talheres, ilha para servir em caso de self-service, recipientes, entre outros itens que podem ser necessários para atender os clientes.

Outro ponto de investimento no negócio é relacionado a área de atendimento com a compra de balcão caixa, mesas, cadeiras, balança e até mesmo decoração, criando um ambiente aconchegante para os clientes.

Legalização

Para abrir um restaurante caseiro, há a exigência de alguns documentos e registros, e algumas das obrigatoriedades são:

  • CNPJ,
  • alvará da prefeitura municipal,
  • alvará do corpo de bombeiros,
  • alvará da vigilância sanitária.

Para atuar legalmente, é importante verificar na prefeitura municipal se há exigência de outros documentos, garantindo que tudo esteja de acordo com as normas para abertura do restaurante.

Colaboradores

A última etapa para montar o seu negócio é a contratação de colaboradores, priorizando a contratação de funcionários de acordo com a demanda e as necessidades, considerando pessoal para cozinha e atendimento, como caixa e garçons.

É importante também oferecer treinamento aos funcionários, garantindo que o preparo da dos alimentos e o atendimento aos clientes seja de qualidade.

Decoração de restaurante caseiro

Decoração simples

restaurante simples com mesas de madeira

Para quem está planejando montar um restaurante caseiro com decoração simples, esta proposta mostra uma ideia de salão decorado de maneira simples e fácil!

Para o espaço de consumo, a ideia foi de usar mesas e cadeiras em madeira e adicionar um pouco de cor através da pintura em verde menta, que aparece em detalhes das cadeiras, quebrando o excesso de madeira dos móveis.

Para manter a harmonia nos detalhes, a cor verde menta também foi usada em outros pontos da decoração, como detalhes das paredes, trazendo um toque de cor.

A decoração ainda traz outros elementos como plantas pendentes, valorizando o espaço e deixando a decoração simples mais convidativa!

 

restaurante caseiro simples com area externa

A proposta simples traz mesas em meio ao jardim

restaurante caseiro simples com toalhas coloridas

As toalhas estampadas dão um toque colorido na decoração

restaurante caseiro com toalhas de mesa xadrez

A proposta traz mini vasinhos com flores nas mesas

decoracao simples para restaurante de comida caseira

A proposta simples traz mesas na área externa

restaurante caseiro simples

As toalhas com estampa xadrez dão um toque de cor na decoração

decoracao simples para restaurante caseiro

As mesas foram decoradas com vasinhos de plantas artificiais

restaurante caseiro com decoracao simples

Decoração rústica

restaurante caseiro com mesas ao ar livre

Para combinar com a proposta de comida caseira, a decoração do restaurante pode seguir uma linha rústica, como mostra esta proposta que traz uma área de consumo no espaço do jardim.

Para montar o espaço de consumo na área externa, a ideia foi de forrar o chão com pedrinhas, e manter árvores para criar sombra nas mesas.

A decoração mistura a paisagem externa com plantas e elementos da natureza com os móveis de madeira de demolição, valorizando a proposta rústica.

As mesas e cadeiras em madeira de demolição ocupam todo o espaço do jardim, criando uma área aconchegante para quem quer comer ao ar livre e aproveitar a sombra de uma árvore.

 

restaurante de comida caseira com estilo rustico

Os elementos em madeira marcam o estilo rústico

restaurante caseiro com decoracao rustica de madeira

O espaço traz vários elementos em madeira

estilo rustico e simples para restaurante caseiro

Pendentes de estilo rústico fazem parte da decoração

estilo rustico para restaurante simples

O espaço de consumo se estendeu para a varanda

restaurante com mesas e cadeiras de madeira

As mesas e cadeiras em madeira combinam a proposta rústica

restaurante caseiro com decoracao rustica

Decoração aconchegante

restaurante caseiro com cadeiras coloridas

A ideia de criar uma decoração aconchegante para o restaurante combina bastante com a proposta de servir comida caseira, combinando o sabor caseiro com um ambiente convidativo!

Para decorar o espaço criando uma decoração aconchegante, a ideia deste projeto traz um toque de cor através das cadeiras coloridas, que se misturam pelo salão e que foram usadas junto das mesas de madeira.

Nesse caso, as cadeiras de mesmo estilo ficam em harmonia e a diferenciação das cores é um dos detalhes para compor o restaurante.

Como o espaço traz bastante cor nas cadeiras, a proposta foi de manter as paredes em tons claro, incluindo decoração também nas paredes, como pratos decorativos e quadrinhos.

 

restaurante caseiro com decoracao aconchegante

A decoração convidativa traz elementos que marcam o Brasil

restaurante caseiro pequeno e aconhegante

As flores naturais nas mesas deixam o espaço aconchegante

decoracao de restaurante aconchegante

restaurante caseiro simples e aconchegante

As velas nas mesas combinam com a ideia aconchegante

estilo aconchegante para restaurante

A decoração traz iluminação indireta, deixando o espaço convidativo

restaurante caseiro com decoracao aconchegante

Agora que você já viu as dicas para montar um negócio de sucesso, é hora de planejar o seu empreendimento e garantir uma comida deliciosa e que conquiste o paladar dos clientes!

Você pode gostar...