Oficina de Bicicleta – 7 Dicas para Iniciar e Lucrar em 2021!

Uma oficina de bicicleta tem como principal função consertar e reparar bicicletas, e o que era um ramo mais antigo de atuação, atualmente virou uma oportunidade de negócio, visto o crescimento no uso de bikes como meio de transporte do dia a dia, ou até mesmo como uma proposta para atividades físicas e de lazer.

E se você vem buscando uma nova área de atuação para empreender, que tal montar uma oficina de bicicleta?

Se a ideia parece ser boa, mas você não sabe se vale a pena e nem por onde começar, no post trouxemos dicas do que você precisa para montar uma oficina de bicicleta de sucesso!

dicas para oficina de bicicleta

Como montar uma oficina de bicicleta? #dicas

Planejamento

A primeira etapa para abertura de uma oficina de bicicleta é o planejamento.

Nessa etapa é ideal fazer uma pesquisa de mercado, avaliando uma possível área de atuação, custos, concorrentes, riscos, entre outros assuntos que podem te ajudar na abertura de um negócio sólido.

dicas para planejar abertura de oficina de bike

O planejamento minimiza os riscos para o seu negócio

Invista em cursos

Por mais que você goste muito da área de bicicletas, é ideal que você invista em cursos profissionalizantes e especializações, que podem ser diferenciais na sua atuação, garantindo também certificados que mostrem o seu conhecimento na área.

Os cursos e especializações podem abrir novas áreas de atuações, ofertando reparos mais específicos e atraindo um público maior para o seu negócio.

Além do conhecimento prático nos reparos, os cursos também podem trazer conhecimento sobre gestão e até mesmo precificação do seu serviço.

dicas para montar oficina de bicicleta

Os cursos podem ampliar sua área de atuação

dicas parar abrir oficina de bicicleta

Escolha do local

A oficina de bicicletas é um local de prestação de serviços, e por isso é preciso definir um local para montar o seu negócio, que não precisa necessariamente ser no centro comercial da cidade, uma vez que o foco é a prestação de serviços.

Para a escolha de um local ideal, o indicado é escolher um ponto que facilite o acesso dos ciclistas e que também seja uma área de circulação de bikes, podendo até mesmo ser próximo de ciclovias.

dicas para escolher local de oficina de bicicleta

O local deve ser de fácil acesso a ciclistas

como abrir uma oficina de bike

Crie um ambiente organizado

Esqueça a ideia das oficinas mais antigas, que era normalizada a ideia de um ambiente sujo de graxa.

Atualmente a proposta de uma oficina limpa e organizada é uma tendência, e pode atrair mais clientes.

Para montar o seu negócio, garanta que tudo esteja em ordem, tendo uma bancada de ferramentas com cada item em seu lugar e mostrando organização profissional, que também ajuda na otimização de tempo na prestação dos serviços.

Além de ter um espaço organizado para a parte de reparos, considere também montar uma pequena área de espera para os clientes, trazendo um ambiente confortável com assentos e também com a possibilidade de ofertar guloseimas, tendo uma pequena cantina, ou máquinas de café e snacks, o que pode aumentar o ticket médio.

passo a passo para abrir oficina de bike

A organização pode ser um diferencial do seu negócio

dicas de organizacao para oficina de bicicleta

Invista em equipamentos

Uma das etapas de investimentos do seu negócio é em equipamentos, e nessa etapa alguns equipamentos que podem ser adquiridos são itens para vitrine, balcão caixa, expositores, entre outras estruturas que compõem o negócio.

Outras aquisições dessa etapa podem ser peças e acessórios. Para trazer agilidade no concerto, é válido ter algumas peças que são comuns no reparo de bicicletas, garantindo ao seu cliente não só o conserto, mas também a compra da peça com você. Já os acessórios podem ser itens utilizados por ciclistas, aumentando o ticket médio do cliente que vai na loja para levar a bicicleta para reparo e acaba adquirindo algum acessório.

dica para ter uma oficina de bicicleta

Invista em ferramentas

Uma das etapas para montar uma oficina de bikes é a compra de ferramentas, e a lista de ferramentas necessárias pode variar de acordo com o perfil do seu negócio.

Sendo assim, é preciso definir primeiro a área de atuação da sua oficina, garantindo uma definição entre possíveis atuações como reparos em geral, especializada em suspensão ou outras atuações.

Depois de compreender a atuação do seu negócio, fica mais fácil de definir as ferramentas necessárias de acordo com o tipo de serviço que será prestado na oficina.

dicas para investir em oficina de bicicleta

A lista de ferramentas deve seguir a área de atuação do negócio

dicas de ferramentas para abrir oficina de bicicleta

Contratação de colaboradores

Uma das últimas etapas para montar uma oficina de bicicleta é a contratação de colaboradores, e isso não é algo essencial no início, uma vez que você pode começar com um negócio mais enxuto e atuando diretamente na prestação de serviços.

No entanto, é ideal que você tenha ao menos um responsável pelo atendimento, e que fique no balcão, auxiliando na parte de venda de produtos e acessórios que podem ser comercializados no local.

A contratação de mais colaboradores pode ser feita de acordo com a demanda de serviços e o crescimento do seu negócio.

É importante que a contratação das pessoas considere a paixão pelo mundo das bikes e também conhecimento desse universo, o que é um ponto positivo, mas isso não tira a necessidade de garantir cursos de aperfeiçoamento e treinamento a seus colaboradores.

Para garantir que tudo seja feito dentro da lei, é imprescindível que os colaboradores contratados sejam registrados e sigam as normas trabalhistas.

dicas para negocio na area de bicicletas

A contratação de colaboradores pode ser feita de acordo com a demanda de serviços

Vale a pena? – Vantagens e desvantagens

Para tomar a decisão sobre abrir uma oficina de bicicleta, vale a pena pesar os prós e contras da atividade, e assim tomar a decisão mais certeira.

Para te ajudar na decisão, reunimos as vantagens e desvantagens desse negócio para que você possa pesar os dois lados.

Vantagens

  • Possibilidade de empreender: a oficina de bikes pode ser uma oportunidade de ter um negócio próprio, atuando em uma área que ainda tem uma oferta menor de serviço, e a possibilidade de atrair um número maior de clientes.
  • Transformar hobby em profissão: se você já é um aficionado pelo universo das bikes, a possibilidade de transformar a sua paixão em um negócio é um ponto positivo, e ainda traz outras vantagens, como maior conhecimento na área e que pode ser aplicado no seu negócio.
  • Trazer diferenciais: um dos pontos positivos desse tipo de negócio é a possibilidade de se diferenciar, criando uma oficina diferenciada, que valoriza o bom atendimento e execução de serviço, mas que também oferece outras possibilidades, como aluguel de bikes, venda de equipamentos e acessórios, e até mesmo promovendo atividades para ciclistas, promovendo também o seu negócio.
  • Aumento no uso de bikes: com o aumento de pessoas utilizando bikes, seja para o deslocamento diário ou como atividade de lazer, há também o aumento na procura por serviços destinados a bicicletas, e esse é um ponto positivo, uma vez que o mercado está em crescimento para quem deseja atuar com bicicletas.

Desvantagens

  • Conhecimento específico: um dos pontos negativos desse negócio é a necessidade de ter conhecimento específico sobre o assunto, passando confiabilidade para os clientes e também para os colaboradores que fazem parte do seu time. Fazer cursos e especializações pode ser um diferencial na área, garantindo a solução de problemas diferentes que os clientes possam ter com suas bikes. O ponto negativo, é que as atualizações e busca por conhecimentos podem ter um custo mais elevado.
  • Investimento: para montar qualquer negócio é necessário investimento, e na oficina de bikes não é diferente, e envolve compra de equipamentos, ferramentas, local , entre outros. O custo inicial pode variar bastante de acordo com sua atuação, mas ainda assim é necessário ter um caixa para fazer os investimentos iniciais

 

Você já tinha pensado nesse ramo de atuação para empreender? Conte-nos o que acha da atividade e se você já vem se preparando para abertura do seu negócio.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *