Loja de Frios – Como Montar e Ter Sucesso este Ano!【2021】

A loja de frios é uma opção de empreendimento para atender o público que busca produtos específicos, podendo ser um empreendimento especializado no ramo e oferecendo as melhores opções de produtos para atender a demanda.

Para quem pensa em montar um negócio como uma loja de frios, trouxemos dicas para planejar o estabelecimento, além de ideias de decoração para o espaço, criando uma loja de frios que se torne referência.

loja de frios

Como montar uma loja de frios? #dicas

Planejamento

Para começar qualquer negócio, é essencial a etapa de planejamento, que pode ser a chave para um negócio sólido e de sucesso.

A etapa de planejamento pode ser feita com auxílio de um plano de negócios, documento que ajuda na estruturação do empreendimento, prospectando o futuro, definindo investimentos, estudando mercado e concorrentes, entre outros pontos que são essenciais para o planejamento do estabelecimento.

Local

A escolha do local para montar o ponto comercial é de extrema importância, e nesse caso a localização do negócio deve ser de acordo com o público-alvo, escolhendo um ponto comercial que seja de fácil acesso ao público-alvo.

A localização também deve garantir a boa visibilidade do negócio e ser de fácil acesso, tendo estacionamento próximo da loja.

Para definir o local, é importante analisar o entorno, evitando concorrentes próximos e proximidade com supermercados, que podem oferecer produtos similares com preço menor por conta do poder de barganha.

Investimento

O investimento no negócio pode variar de acordo com o tamanho do estabelecimento e alguns equipamentos necessários são:

  • balanças eletrônicas,
  • balcões de atendimento,
  • balcões frigoríficos,
  • fatiadores de frios,
  • freezers,
  • geladeiras,
  • vitrines refrigeradas.

 

Além do investimento em equipamentos básicos, também é necessário investir em itens para a área administrativa como mesa, cadeira, computador, telefone, impressora, entre outros.

E para completar a parte de investimentos, também é necessário pensar na estrutura e decoração do espaço montando um espaço agradável aos clientes e com áreas definidas como área de escritório, depósito e área de vendas.

Produtos e Fornecedores

Uma das etapas de planejamento para o negócio é a definição dos tipos de produtos que serão comercializados.

A casa especializada em frios costuma oferecer variados tipos de queijos, como muçarela, parmesão, queijos curados, opções frescas, entre outras; além disso, também é comum a oferta de outros frios e embutidos, como salames, copa, salsicha, mortadela, presunto, entre outros.

Além da variedade de frios, o estabelecimento também pode ter uma área para facilitar a rotina dos clientes com a oferta de patês, antepastos, massas e pratos congelados, o que pode aumentar o ticket médio, ou seja, o valor gasto por compra.

Para atender um público maior, pode ser interessante a inclusão de produtos que atendam restrições alimentares como opções zero lactose, vegetarianas e veganas, entre outros.

Com os produtos já definidos para venda, é importante a escolha de fornecedores que tenham os produtos definidos, garantindo fornecedores com produtos de qualidade e responsáveis com prazos de entrega.

Legalização

Para atuar dentro da lei, é importante legalizar o negócio, garantindo a emissão de um CNPJ e também a licença da vigilância sanitária para atuar.

Além desses documentos básicos, ainda é necessário verificar na prefeitura municipal os documentos exigidos e quais são as especificações em relação a esse tipo de negócio, atendendo a todas as diretrizes.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para abertura de uma loja de frios é a contratação de funcionários e colaboradores.

A contratação deve ser feita de acordo com o tamanho do negócio e a demanda, contratando funcionários conforme a necessidade.

Para garantir que o negócio tenha sucesso, é importante oferecer treinamentos, de modo que os colaboradores sigam os padrões do negócio e prezem pela qualidade no atendimento.

Dicas de decoração de loja de frios

Loja de frios simples e pequena

estilo simples para loja de frios

A inspiração para montar uma loja de frios pequena e simples é esta proposta de negócio que une a loja especializada em frios com uma pequena parte de mercearia.

O espaço traz uma área destinada a balcões refrigerados com vitrine de vidro, garantindo a visualização dos frios.

Além dos balcões vitrine, o espaço ainda traz freezer horizontal para que os clientes possam ter acesso a outros tipos de produtos.

O restante do local foi preenchido com prateleiras e expositores, trazendo produtos que não necessitam de refrigeração e que podem complementar o seu negócio aumentando o ticket médio.

 

decoracao de loja de frios pequena

O espaço simples une balcões refrigerados e expositores, como prateleiras

estilo simples para loja de laticinios

O espaço pequeno traz equipamentos e estantes compactas

loja de frios pequena

O local traz freezers abertos e geladeiras

loja de frios pequena

A loja pequena traz balcão vitrine e pequenas geladeiras

decoracao simples de loja de frios

O espaço traz expositores refrigerados que permitem o cliente ter acesso aos produtos

ideias simples para loja de frios decoracao simples para loja de frios pequena

Loja de frios rústica

loja de frios com moveis de madeira de demolicao

A loja especializada em frios também pode seguir uma proposta rústica para a decoração, como é o caso desse negócio pequeno e com estilo rústico.

A loja traz balcão refrigerado em estilo vitrine, permitindo a visualização dos produtos,  além de móveis de madeira de demolição, complementando o espaço e adicionando características rústicas.

Os elementos que fazem parte da decoração também seguem a proposta rústica.

O conceito da loja mistura a venda de frios e outros alimentos que não necessitam de refrigeração e que podem complementar o consumo dos frios, como antepastos e até mesmo pães e torradinhas.

 

decoracao rustica e simples para loja de frios

O espaço tem balcões vitrine

loja de laticinios com estilo rustico

A decoração traz móveis de madeira e parede de tijolinhos

loja de queijos e laticinios com estilo rustico

loja de queijos com estilo rustico

O espaço rústico traz alguns produtos pendurados

estilo rustico para loja de queijos e frios

Os queijos que não necessitam de refrigeração foram expostos em prateleiras de madeira

loja de frios com moveis rusticos

O espaço traz móveis rústicos

decoracao rustica de loja de frios

Loja de frios gourmet

decoracao gourmet e moderna de loja de frios e laticinios

O espaço para venda de frios também pode seguir uma proposta gourmet, atendendo a um público sofisticado e que busca produtos diferenciados.

Nesse caso, o espaço com estilo gourmet traz balcões modernos com estrutura preta, garantindo um toque de modernidade ao projeto.

Os balcões refrigerados e estilo expositores foram distribuídos pelo ambiente permitindo que os clientes possam circular e acessar os produtos.

O espaço ainda traz uma parede lousa com referências a cortes para os frios.

Além disso, alguns móveis complementares foram usados no ambiente para a exposição de outros produtos que podem complementar as vendas.

 

decoracao de loja de frios com balcao de queijos

O espaço tem grande balcão refrigerado para expor a variedade de produtos

decoracao de loja de frios com balcao vitrine

O balcão vitrine permite a visualização dos produtos

decoracao moderna e gourmet para loja de frios

O estilo moderno é uma proposta para a loja de frios

ideia para decorar loja de queijos

A loja traz produtos expostos em balcões refrigerados e queijos em prateleiras

decoracao de loja de queijos e frios gourmet

O espaço traz prateleiras e balcões de queijos

loja gourmet de frios e queijos

A loja gourmet traz variedade de queijos

decoracao gourmet de loja de frios

Agora que você já viu tudo sobre esse tipo de comércio, é só fazer o seu planejamento e garantir um empreendimento sólido e de sucesso!

Você pode gostar...