Loja de Bolos – Como Montar + Dicas para Lucrar em 2021!

Para quem pretende empreender e gosta de testar receitas de bolo, uma das oportunidades é abrir uma loja de bolos.

A loja de bolos é uma das possibilidades de empreendimento para ter um negócio próprio e traz um espaço destinado a venda de bolos, podendo atuar em diferentes ramos, criando desde bolo simples, até versões festivas e decoradas.

E se você vem pensando na ideia de começar um negócio próprio com uma loja de bolos, no post reunimos tudo o que você precisa saber para abertura do negócio e ainda trouxemos dicas e ideias para te ajudar no planejamento da empresa.

dicas para montar loja de bolos

Como montar uma loja de bolos? #dicas

Planejamento

Se você vem sonhando com a abertura de um negócio próprio para atuar na área de bolos, um passo fundamental para montar o seu empreendimento é o planejamento, e para garantir o sucesso da sua empresa, é importante criar um plano de negócios, fazendo um estudo que ajuda a planejar o empreendimento.

O plano de negócios elenca pontos fundamentais para a abertura de um novo empreendimento, analisando área de atuação, localização ideal, investimento total, indicadores financeiros, análises jurídicas e tributárias, análise dos concorrentes, ou seja, é uma análise geral para criar um negócio e fazer uma preparação sólida para abertura do empreendimento, apontando tudo o que é necessário para o novo negócio.

Localização

Uma das etapas essenciais para quem pretende vender bolos através de um ponto comercial é a escolha de uma boa localização.

A boa localização pode variar bastante de acordo com a área de atuação escolhida para o seu comércio, assim, é preciso considerar qual o tipo de bolo você pretende vender, tamanho necessário do espaço, considerando área de venda e de produção, e também se a loja terá uma área própria para consumo.

Para escolher o local ideal, é indicando analisar o público alvo e escolher um ponto que seja próximo do seu público alvo e que tenha bom fluxo de pessoas.

Equipamentos e Estrutura

Uma das etapas de investimentos é em relação a equipamentos e estrutura para a abertura da sua loja.

O investimento em relação à estrutura deve considerar itens que garantam um bom atendimento, como balcão para loja, expositores, vitrine, caixa, entre outros.

A estrutura também pode levar em conta itens para criar uma área de consumo na loja, e nesse caso é necessário investir em mesas e cadeiras confortáveis.

O investimento também envolve a compra de equipamentos para a fabricação de bolos, e entre esses equipamentos algumas das necessidades são freezers, fogão, formas, assadeiras, geladeira, batedeiras, liquidificadores, panelas e utensílios de cozinha.

Uma das compras que deve ficar para o final são os ingredientes para a fabricação dos bolos, que só devem ser adquiridos quando tudo estiver legalizado e com uma data programada para abertura do negócio.

A importância de deixar a compra dos ingredientes por último é essencial para que tudo fique dentro da validade, seguindo as normativas para controle de estoque e evitando perdas por conta de produtos vencidos.

Decoração

Para montar a loja de bolos, é importante que o lugar tenha um clima atraente e aconchegante, garantindo que os clientes se sintam atraídos para o espaço.

Desse modo, é preciso considerar uma decoração agradável para o ambiente, definindo um estilo para o negócio e com uma decoração que agregue ao visual, mas sem roubar a atenção dos produtos que estão à venda.

Legalização

Para atuação da sua loja de bolos, é preciso passar pelas etapas burocráticas, e nesse caso, há legislações específicas para abertura desse tipo de empresa.

Alguns procedimentos para a legalização do negócio são:

  • Ir até a junta comercial para registro do negócio;
  • Pedir alvará fornecido pelo corpo de bombeiros;
  • Solicitar alvará de abertura na prefeitura do município;
  • Solicitar CNPJ;
  • Enquadrar o negócio na Entidade Sindical Patronal e fazer o pagamento das contribuições.

Os processos podem variar de acordo com cada município, e para legalização do seu negócio é importante confirmar os documentos necessários junto à prefeitura municipal.

Colaboradores

Uma das últimas etapas do processo para montar uma loja de bolos, é a contratação de colaboradores.

Nessa etapa, é preciso ter programado previamente a quantidade de colaboradores necessários para o seu negócio, e caso não queira arriscar inicialmente, é possível fazer a contratação dos colaboradores de acordo com a demanda e o crescimento da sua loja.

Para garantir padrão na produção e atendimento, é essencial garantir cursos e treinamentos aos funcionários, garantindo excelência na qualidade dos produtos e no atendimento.

Para a contratação, é indispensável fazer todo o processo de forma legal, garantindo o registro aos funcionários e seguindo as normas trabalhistas.

O que vender? – Ideias para loja de bolos

Loja de bolos de aniversário

Uma das possíveis áreas de atuação para a comercialização de bolos é a oferta de bolos para aniversário.

Nesse caso, é bastante frequente que os bolos sejam fabricados por encomenda prévia, mas é indicado que você tenha algumas opções disponíveis para venda no balcão, garantindo a oferta para quem procura um bolo de última hora.

Nesse tipo de negócio, vale oferecer diferentes opções de sabores e coberturas, trazendo desde versões com cobertura de chantilly, até opções com decoração feita de pasta americana.

Se você pretende ir além da venda de bolos de aniversário, uma possibilidade é criar uma área para consumo e vender bolo em fatias, garantindo também uma possibilidade de o cliente degustar alguns sabores antes de fechar uma encomenda.

loja de bolos de aniversario

É válido ter algumas opções prontas para clientes que não fizeram encomenda

dicas para loja de bolos de aniversario

A variedade de sabores e decorações é uma possibilidade para o negócio

ideias para loja de bolos de aniversario

Loja de bolos caseiros

Uma tendência para quem pretende montar loja de bolos é a venda de bolos caseiros, resgatando receitas clássicas com bolos para o dia a dia.

A oferta de bolos caseiros pode se diferenciar com receitas de muita qualidade, ofertando bolos que lembram o sabor das receitas da vovó e com muita qualidade!

Uma boa dica para quem pretende atuar nessa área, é definir horários para as fornadas de bolos, assim os clientes podem ser informados dos horários que saem bolos quentinhos, incentivando a venda para clientes que vão até o local para pegar o bolo fresquinho.

dicas para loja de bolos caseiros

Os bolos caseiros devem se diferenciar pela qualidade

vitrine de loja de bolos caseiros

Uma vitrine bonita pode incentivar a venda

ideias para loja de bolos caseiros

Loja de bolo no pote

Uma das possíveis áreas de atuação para a sua loja é com a venda de bolos de pote, opções de bolos menores e de fácil consumo, sendo uma possibilidade para consumo no local ou até mesmo para entrega (delivery).

Para montar o seu negócio de venda de bolo de pote, é importante considerar freezers com porta de vidro, acondicionando os bolos de maneira segura e garantindo que os clientes possam visualizar o produto com facilidade.

Esse tipo de negócio funciona bem próximo a centros comerciais e restaurantes, trazendo uma possibilidade de sobremesa individual.

como montar loja de bolo no pote

Os potinhos transparentes mostram as camadas do doce

dicas para loja de bolo no pote

Para esse tipo de negócio, vale ofertar diferentes sabores de bolo

ideias para loja de bolos de pote

Loja de bolo finos e para casamento

A loja também pode seguir a opção de oferecer bolos para festas grandes, como casamentos, e opções de receitas finas e requintadas.

A oferta de bolos finos é uma possibilidade para atingir um público alvo que busca por esse tipo de produto, e geralmente o ponto ideal para esse tipo de negócio é próximo ao público alvo, buscando um ponto que atinja um público que tenha a possibilidade de gastar mais com um produto sofisticado.

Além da possibilidade de ofertar bolos para festa de casamento, vale também oferecer miniaturas de bolos, assim os clientes podem degustar vários sabores antes de fazer a encomenda de bolos maiores.

ideias para loja de bolos

A vitrine com bolos finos e requintados encanta os olhos

ideias para loja de bolos finos

Loja de bolos fit

Uma área nova de atuação para quem pretende abrir um negócio na área de bolos é a possibilidade de atuar oferecendo alimentos saudáveis.

Assim, o negócio pode trazer opções de bolos para quem está seguindo uma proposta saudável e de reeducação alimentar, trazendo receitas deliciosas e ricas em nutrientes, de modo a favorecer a alimentação.

O negócio também pode trazer opções de bolos para quem tem restrições alimentares, com receitas veganas, para alérgicos e intolerantes a lactose, glúten, entre outras restrições alimentares.

loja de bolos fit

As receitas saudáveis podem ser o seu foco

dicas para loja de bolos saudaveis

Para esse tipo de negócio, vale se aperfeiçoar em cursos para desenvolver receitas fit

ideias para loja de bolos fit

 

Gostou da ideia de atuar nesse ramo? Se você já vem pensando na proposta de abrir um negócio próprio, conte-nos o que acha desse tipo de negócio.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *