Fábrica de Costura – Como Montar e Lucrar este Ano【2021】

Montar uma fábrica de costura é uma possibilidade de negócio para quem quer empreender nessa atividade comercial que tem bastante demanda.

Para empreender abrindo uma fábrica de costura, é preciso se planejar para atender a demanda do mercado, fazendo com que a atividade seja algo lucrativo.

Para ajudar quem pretende iniciar esse tipo de negócio, trouxemos dicas e passo a passo para abrir uma fábrica de costura.

fabrica de costura

Como montar uma fábrica de costura? #dicas

Planejamento

A primeira etapa para quem pensa em empreender com uma fábrica de costuras é a etapa de planejamento, garantindo a estruturação de um negócio sólido e rentável.

Para planejar a fábrica de costuras, é recomendado desenvolver um plano de negócios, documento que ajuda a pontuar os objetivos e colocá-los em prática.

O plano de negócios auxilia na estruturação do negócio e aponta se a ideia é viável ou não, garantindo que o negócio seja uma proposta sólida e lucrativa!

dicas e planejamento para montar fabrica de costura

O plano de negócios ajuda a estruturar o empreendimento

Localização

Para montar um espaço de costura, é essencial definir uma boa localização para a fábrica, não tendo necessidade do empreendimento ficar no centro da cidade, uma vez que o foco não é o atendimento geral do público.

A fábrica de costura até pode ser uma proposta para montar em casa, começando com um pequeno espaço na garagem ou em outro cômodo da residência.

A localização ideal para o negócio é em um local de fácil acesso para distribuição das peças aos fornecedores e que tenha espaço suficiente para disposição de máquinas, mesas e área de estoque.

como montar fabrica de costura

Investimento

Para abrir o negócio, uma etapa importante é a de investimento, garantindo que o financeiro do negócio fique equilibrado.

É importante lembrar que para montar uma fábrica de costura o investimento vai além da matéria-prima, mas também é necessário investir em equipamentos para a produção das peças.

O investimento para montar uma fábrica de costura envolve a compra de:

  • máquinas de costura de acordo com a necessidade e tipos de peças que serão fabricadas;
  • mesas de trabalho;
  • itens básicos como linhas, agulhas, materiais para arremate e acabamento, entre outras;
  • estoque de tecidos.

 

Além de investir em equipamentos e materiais para o início das atividades, também é preciso preparar o espaço, e se necessário fazer pequenas reformas para que o espaço fique adequado para o empreendimento.

investimento para montar fabrica de costura

A compra das máquinas deve levar em conta os tipos de peças que serão produzidas

investimento para montar fabrica de costura

Organização do espaço

Para montar um espaço de costura é essencial ter uma boa organização do espaço, delimitando as áreas como estoque de materiais, mantendo tecidos, linhas e outros materiais organizados, e também uma área específica para produção.

Dessa maneira, a organização do espaço de produção deve trazer as máquinas e mesas organizadas de maneira que ajude no fluxo de trabalho, melhorando a agilidade no processo de fabricação das peças.

dicas para montar fabrica de costura

A fábrica deve ter área de estoque organizada

dicas organizar fabrica de costura

As mesas e máquinas de costuram devem ser posicionadas para melhorar o fluxo de trabalho

Colaboradores 

Para montar a fábrica de costuras, é importante ter colaboradores que ajudem no processo, o que permite atender uma demanda maior de serviços.

Para a contratação de colaboradores, é ideal considerar pessoas que já tenham experiência na área, com atuação anterior em confecção de roupas ou em outras fábricas de costura.

Além de conhecimento na área de costura, também é ideal oferecer cursos e treinamentos para os colaboradores, garantindo qualidade na produção das peças.

passo a passo para montar fabrica de costura

Cursos e treinamentos devem ser oferecidos aos colaboradores para garantir a qualidade na produção

Legalização

Uma das últimas etapas para abrir uma fábrica de costuras é a legalização do negócio, garantindo alvarás de funcionamento e CNPJ, que permite emitir notas fiscais e prestar serviço para outras empresas.

Para atuar dentro da lei e ter os documentos necessários, é recomendado consultar um contador e a prefeitura municipal para ver quais os documentos devem seria emitidos para a legalização do seu negócio.

 

Você já pensou em atuar nesse mercado? Compartilhe conosco o que acha dessa ideia de negócio.

Você pode gostar...