Distribuidora de Ovos – 7 Dicas para Montar e Lucrar Este Ano!

O Brasil é um país com grande produção anual de ovos e alto consumo desse alimento, o que pode ser uma possibilidade de negócio lucrativo, como é a proposta de abrir uma distribuidora de ovos.

A distribuidora de ovos é uma possibilidade de negócio para quem pretende empreender, atuando em um mercado bastante movimentado e de alta demanda.

E se você vem procurando atividades econômicas para montar um negócio, no post trouxemos tudo o que você precisa saber para montar uma distribuidora de ovos com dicas para ter um negócio de sucesso!

distribuidora de ovos

Como funciona distribuidora de ovos?

Para entender melhor sobre a distribuidora de ovos, é preciso entender como funciona esse tipo de empreendimento.

Desse modo, a primeira etapa consiste na chegada dos ovos que são enviadas da granja  e a etapa começa pelo processo de lavagem e secagem dos ovos.

dicas para montar distribuidora de ovos

Em seguida, é feita a ovoscopia, processo em que é emitida uma fonte de luz nos ovos para observação do interior, selecionando os ovos que são ideais para consumo e classificando-os de acordo com o tipo, peso e tamanho.

Com os ovos já definidos, é hora de colocá-los nas bandejas e depois montar as caixas que serão utilizadas para a distribuição.

Todo esse processo pode ser feito manualmente ou com o maquinário, automatizando o processo e aumentando a capacidade do negócio.

como funciona distribuidora de ovos

Como montar uma distribuidora de ovos? #dicas

Planejamento

Para montar um negócio responsável pela distribuição de ovos, a primeira etapa consiste no planejamento total do negócio, que pode ser feito através de um plano de negócios.

O plano de negócios é um documento que pode ser elaborado para definir missão, avaliar região de atuação, concorrentes, pontos de implementação do negócio, investimentos, entre outros pontos que são importantes para o negócio.

Local

Uma etapa importante para montar a distribuidora é a definição do local, que deve ser feita de acordo com a necessidade de espaço para atuação, facilidade de acesso para os fornecedores, facilidade para a logística de distribuição e acesso adequado para caminhões, que serão utilizados no recebimento e distribuição dos ovos.

O local também deve ficar afastado de áreas residenciais, uma vez que pode gerar barulho com a utilização de máquinas e ter alto fluxo de caminhões.

dicas para distribuidora de ovos

A definição do local é uma etapa importante para o negócio

Legalização

Uma etapa importante para montar o negócio é a legalização da empresa, garantindo os documentos necessários para atuar dentro da lei.

Alguns dos documentos necessários para atuar como distribuidora de ovos são:

  • emissão de CNPJ;
  • alvará municipal;
  • alvará da vigilância sanitária;
  • alvará do corpo de bombeiros;
  • registro No Serviço De Inspeção Federal (SIF).

Fornecedores

Para ter um negócio de sucesso é importante definir bons fornecedores, garantindo que os fornecedores sejam responsáveis e cumpram as exigências legais, como registro no SIF e na Aged, Agência De Defesa E Inspeção Agropecuária.

A definição dos fornecedores também deve levar em conta a qualidade e o preço dos ovos.

Estrutura

Um dos processos para montar uma distribuidora de ovos é a definição da estrutura do empreendimento, que deve ter áreas definidas para diferentes processos, como:

  • área para recebimento e entrega de produtos;
  • área administrativa;
  • espaço de recepção para clientes;
  • área de maquinários;
  • depósito;
  • refeitório,
  • banheiros.
estrutura de distribuidora de ovos

O espaço deve ter área para os maquinários que fazem parte do processo

passo a passo para montar distribuidora de ovos

A área de depósito deve ser ampla e arejada

Investimentos

Entre as etapas que envolvem o planejamento do negócio, uma etapa importante é o investimento.

O valor investido pode variar bastante de acordo com o tamanho da distribuidora e até mesmo o estilo de trabalho, sendo o processo manual mais barato, com menor aquisição de maquinários; enquanto a automatização pode ter custo um pouco mais elevado por conta do investimento em máquinas, mas a automatização pode deixar o processo mais rápido, aumentando a produtividade e consequentemente o lucro.

Alguns equipamentos e custos que envolvem o processo de montagem de uma distribuidora de ovos são:

  • máquina de limpeza de ovos;
  • máquina de classificação de ovos;
  • maquinário para distribuição dos ovos nas bandejas;
  • ovoscópio automático;
  • esteira distribuidora de ovos;
  • equipamentos de proteção individual para os colaboradores, como máscaras, toucas e luvas;
  • embalagens para distribuição;
  • pallets e prateleiras para montagem do estoque.
investimento para montar distribuidora de ovos

O investimento pode variar de acordo com o tamanho do negócio e a automatização dos processos

Colaboradores

Uma das últimas etapas para abrir uma distribuidora de ovos é a contratação de colaboradores.

A quantidade de colaboradores contratados vai depender do tamanho do seu negócio e nível de produção.

Para a seleção dos colaboradores, uma vantagem pode ser a escolha de profissionais que já tenham experiência em granjas ou outras distribuidoras, o que facilita o processo de produção.

Outra dica importante é oferecer treinamento aos colaboradores, garantindo o conhecimento necessário para atuar na empresa.

como montar distribuidora de ovos

 

Se você já vem pensando em atuar nessa área de distribuição de ovos, aproveite as dicas do post para montar um negócio de sucesso e garantir que o seu empreendimento seja lucrativo.

Você pode gostar...