Tudo Sobre Depósito de Bebidas 【2024】– Como Montar?

Um depósito de bebidas nada mais é que o venda de bebidas do fornecedor para o consumidor ou outro negócio como um bar, por exemplo. 

Ou seja, o depósito de bebidas terá um estoque com um bom volume, por isso consegue preços mais competitivos na hora de comercializar o produto. 

deposito de bebidas 3

Além disso, o empresário que deseja embarcar nesse ramo deve procurar distribuidoras com os melhores preços para o seu novo negócio. 

Para se ter uma ideia do poder do negócio, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL – 2019) somente o setor de cerveja corresponde a 2% do PIB do Brasil.

deposito de bebidas 2

Além disso, o setor emprega cerca de 2,7 milhões de pessoas ao ano, pagando quase 30 bilhões de reais em salários. Ademais, no ano de 2019 existiam 1,2 milhão de pontos de vendas de bebidas em todo país.

Se você quer saber tudo sobre como montar um depósito de bebidas, diversas dicas e se realmente vale a pena. Acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Como montar um depósito de bebidas? #dicas

Muitas pessoas têm vontade de empreender mas esbarram no medo, insegurança e falta de informação. Por isso, antes de montar um depósito de bebidas você deve ficar atento a alguns passos. 

O primeiro passo de todos é escolher o nome do depósito, um nome criativo e que prenda a atenção do consumidor. Afinal, o primeiro contato do cliente com a distribuidora será o nome do estabelecimento. 

deposito de bebidas 4

Em seguida, o empreendedor deverá levar em conta o mercado fornecedor e alguns fatores importantes devem ser levados em consideração; como:

  • Distância física 
  • Referências 
  • Custo do frete e armazenagem
  • Qualidade e catálogo de bebidas
  • Flexibilidade no fornecimento
  • Preço
  • Prazo de entrega 
  • Forma de pagamento e de entrega 

deposito de bebidas 1

Além disso, o empresário deve ficar atento ao mercado, promovendo novas marcas de bebidas, degustações e espaços para o produto. 

Ou seja, você pode apostar em oferecer bebidas artesanais, importadas e diferentes. 

No entanto, o empreendedor deverá ficar atento ao mercado especializado, além dos supermercados que oferecem um catálogo de bebidas com preços vantajosos por tratarem com fornecedores de grande porte.

Por fim, o depósito de bebidas deverá escolher o ramo de bebidas que ele irá adentrar, ou seja, ele pode optar por vender somente água mineral ou somente cerveja. 

Contudo, ele pode oferecer um catálogo completo de bebidas, desde água, refrigerante, cervejas e bebidas para drinks. 

deposito de bebidas 5

Localização

A localização do depósito de bebidas também é primordial, se possível ele deve ser alocado em um lugar com uma grande concentração de pessoas. 

Ademais, deverá possuir um bom estoque e depósito que consiga realizar a carga e descarga oferecendo uma boa logística para os representantes dos fabricantes de bebidas. 

Além disso, deve-se levar em contas fatores como:

  • Poder aquisitivo da população local 
  • Qual o número de concorrentes
  • Espaço tenha mais que 50m² 
  • Estudar bem o local para garantir que o espaço comporte o estoque, administração, banheiro e área para vendas. 

distribuidora de bebidas como montar

Vale destacar que o público consumidor de cerveja, refrigerantes e bebidas de modo geral estão presentes em todo território nacional.

Burocracia 

Como montar um depósito de bebidas? Um dos passos fundamentais será a abertura da empresa. E por isso, poderá procurar um contador de confiança para auxiliá-lo na abertura. 

No entanto, para realizar a abertura da empresa será necessário realizar alguns procedimentos; os principais são:

  • Registro na Junta Comercial
  • Obter um CNPJ “Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica” junto a Receita Federal 
  • Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento 
  • Obedecer às regras presentes no Código de Defesa do Consumidor “CDC”. 

bebidas alcoolicas no seposito

Pessoal

Se possível o ideal é montar um time de colaboradores no depósito de bebidas. Por isso, seria extremamente relevante contar com:

  • Gerência Geral: Um responsável pela gestão do negócio, financeiro, contabilidade, gestão de pessoas. Nesse caso, o próprio empregador pode realizar essa função. 
  • Vendas: Ter um vendedor, ou seja, um atendente que realiza as vendas, reposição do estoque e realize a limpeza do local. 
  • Estoquista: Organizar o estoque, receber as mercadorias e preparar os pedidos para a entrega. 

deposito de bebidas alcoolicas

Equipamentos 

Um dos passos mais importantes sobre como montar um depósito de bebidas sem dúvidas; são:

  • Possuir um balcão de atendimento
  • Gôndolas e prateleiras para demonstrar os produtos 
  • Carrinho para realizar o transporte de cargas 
  • Computador e programa para controle de estoque, vendas, entrada e saída de produtos, cadastro de clientes, emissão de Notas Fiscais, entre outros. 
  • Impressora para impressão das NFs
  • Engradados e Pallets
  • Freezer e geladeiras
  • Telefone para contato 
  • Internet 
  • Veículo de carga para realizar as entregas

geladeiras com bebidas

Divulgação

A divulgação é fundamental para qualquer empresa que trabalhe com vendas e com um depósito de bebidas não seria diferente. 

Por isso, aposto no marketing, entregue panfletos ou invista em placas ou outdoor. 

No entanto, atualmente uma boa dica é apostar nas redes sociais, plataformas como o Whatsapp para vendas direta e Facebook e Instagram para divulgação são ferramentas poderosíssimas para atingir um bom percentual de clientes. 

deposito de bebidas

Delivery

O serviço de delivery tem ganhado cada vez mais espaço e devido o mercado cada vez mais competitivo tornou-se um diferencial de mercado. 

Além disso, para o ramo de depósito de bebidas oferecer o serviço de delivery é um item praticamente obrigatório para a empresa conseguir ser competitiva no mercado. 

Por isso, sempre foque na divulgação que a empresa trabalha com delivery e que poderá atender os clientes próximos a sua localidade. 

distribuidora de bebidas

Custos e organização 

Por fim, o empreendedor deverá colocar todos os custos na ponta do lápis para conseguir realizar a consolidação do negócio. 

Além disso, deve-se ter uma reserva financeira para começar o negócio, pois o retorno pode demorar meses e até mesmo anos. No entanto, após a estabilização da mesma, será a hora de colher os frutos do empreendedorismo. 

Por isso, não realize loucuras e nem se enforque com empréstimos e demais ofertas de crédito. Realize operações que saiba que conseguirá honrar sem comprometer as finanças do negócio. 

projeto deposito de bebidas

Vale a pena? – Vantagens e desvantagens

Depois de aprender um pouco mais sobre como montar um depósito de bebidas, você ainda está se perguntando se vale a pena?

Pois é, a vida do empreender não é fácil como muitas pessoas pensam, possuir um negócio próprio requer muita luta, disciplina e vontade de dar certo. 

como montar um deposito de bebidas

Afinal, para qualquer comércio dar certo o serviço deverá estar respeitando o selo de qualidade esperado pelo mercado e consumidores. 

Por isso, antes de abrir qualquer negócio, tenha muita força de vontade, disciplina, amplie seus conhecimentos e não tenha medo de arriscar. 

Entretanto, podemos levantar as principais vantagens e desvantagens de possuir um depósito de bebidas, são eles:

Vantagens

O setor de bebidas está sempre em alta, afinal a maioria das pessoas consomem água, refrigerantes, sucos, vinhos, cervejas e bebidas alcoólicas, trata-se de um público fiel e com potencial consumo. 

O Brasil é um dos maiores produtores de cerveja do mundo e conta com milhares de fábricas em seu território. 

Além disso, também está entre os protagonistas na produção e consumo de refrigerantes com uma produção estimada de mais de 10 bilhões por ano. 

Desse modo, existe muito produto circulando e possuir um depósito de bebidas bem montado e organizado pode significar lucro certo.

deposito de bebidas adega comercio

Desvantagens 

Como todo e qualquer negócio atrativo, muitos locais possuem diversos depósitos de bebidas. Por isso, o início pode ser um tanto ameaçador, pois será um pouco complicado competir com quem já tem estabilidade de mercado. 

Além disso, o empreendedor deverá ter foco e disciplina para tocar o negócio. Qualquer desorganização ou descompromisso poderá ser fatal para o negócio. 

Bom, é isso, para montar um depósito de bebidas você terá muito trabalho pela frente, muito estudo e força de vontade. 

Por isso, fique atento às oportunidades de mercado, faça um bom plano de negócios e se capacite na área. Desse modo, você garantirá maior segurança para iniciar o comércio.

bebidas para vender

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como abrir um depósito de bebidas?

Não deixe de ler também – Balcão para Loja: +79 Ideias de Balcão Caixa para Escolher!

Você pode gostar...