6 dicas de como montar uma farmácia de sucesso!【2022】

Você sabe como montar uma farmácia? Para quem tem pretensões de atuar nesse mercado e fica em dúvida de como iniciar o negócio,  primeiro é preciso entender mais da atividade para montar uma farmácia de sucesso!

Para aprender como montar uma farmácia, trouxemos dicas e passo a passo para iniciar nessa atividade, garantindo um negócio de sucesso!

0 como montar uma farmacia

Como montar uma farmácia? #dicas

Estilo de negócio

Para quem pretende atuar no ramo de farmácias, uma das primeiras decisões é a escolha de iniciar um negócio do zero, enfrentando os desafios de empreender, ou apostar em uma franquia de farmácia, escolhendo uma marca já consolidada e que dê suporte durante todo o processo.

A escolha entre iniciar do zero ou através de uma franquia, inclui muitas análise e deve ser feita com paciência para escolher o melhor tipo de negócio de acordo com o seu perfil.

Plano de negócios

Depois de tomar a decisão entre um negócio iniciado do zero ou uma franquia, é a hora de iniciar o planejamento, que é essencial para o sucesso do empreendimento.

A melhor ferramenta para se planejar é a elaboração de um plano de negócios, documento que descreve e analisa em detalhes o negócio, incluindo análise de riscos, concorrentes, identificação de público-alvo, estratégias de marketing, plano financeiro, entre outras características que podem ajudar a se estabelecer com sucesso.

Local

Uma das etapas para montar uma farmácia é a escolha do local para o empreendimento, levando em conta um espaço que siga as legislações sanitárias e ofereça áreas para setores como administrativo, recebimento e armazenagem dos produtos, área de vendas, sala de serviços farmacêuticos e sanitários.

Para escolher o melhor local para abrir uma farmácia, é importante analisar a concorrência próxima e também o público-alvo, se instalando em um local que tenha proximidade com o público que deseja alcançar.

O local também deve dispor de facilidade de estacionamento ou estacionamento próprio, oferecendo comodidade aos clientes.

Investimento

O valor total de investimento para a abertura de uma farmácia pode variar bastante de acordo com diversos fatores, como tamanho do negócio, necessidade de adaptações no ponto comercial, entre outros.

Em geral, os investimentos para iniciar esse tipo de atividade incluem aquisição de balcões, caixa, prateleiras e gôndolas para exposição de produtos e estoque, além de investimento em medicamentos e produtos a serem comercializados.

Legalização

Como qualquer outro estabelecimento, a abertura de uma farmácia também inclui etapas burocráticas.

Algumas das etapas para a legalização do negócio incluem:

  • elaboração de contrato social;
  • solicitação de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • laudo do corpo de bombeiros;
  • inscrição na prefeitura municipal;
  • inscrição na vigilância sanitária;
  • registro no Conselho Federal de Farmácia.

 

Para ter assessoria nesse processo que exige mais conhecimento, a contratação de um bom profissional de contabilidade pode ser essencial para orientar sobre documentos necessários para a legalização do negócio.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para a abertura de uma farmácia é a contratação de colaboradores, que deve ser feita de acordo com a demanda e tamanho do negócio.

A contratação de colaboradores pode incluir pessoal para atendimento ao público, caixa, entre outros serviços. Além disso, é indispensável a contratação de um farmacêutico que tenha registro ativo No Conselho Federal de Farmácia.

O farmacêutico deve estar presente no local para atendimento aos clientes, de acordo com diretrizes estabelecidas para a abertura de uma farmácia.

Os colaboradores do negócio devem ser registrados seguindo as leis trabalhistas e devem receber treinamento para ter recursos humanos de qualidade.

Dicas de decoração de farmácia

Para quem está no processo de planejamento de abertura de farmácia e precisa de inspirações para decorar o espaço e deixá-lo agradável, trouxemos ideias incríveis para decorar a farmácia em diferentes estilos.

Decoração de farmácia pequena

Para montar e decorar uma farmácia pequena, é essencial investir em expositores que ocupem menos espaço como, gôndolas mais altas.

O espaço pequeno pode ser decorado de diferentes maneiras, e em geral, as cores claras garantem que o ambiente fique mais iluminado e combine melhor com a proposta de uma farmácia.

A iluminação é outro ponto importante para a decoração de espaços pequenos, garantindo um espaço com boa iluminação e que dê a ideia de ser mais amplo.

1. Farmácia pequena com expositores iluminados e modernos

1 decoracao de farmacia pequena

2. Decoração de farmácia pequena com gôndolas altas

2 farmacioa pequena

3. Espaço pequeno com expositores compactos e prateleiras de vidro

3 farmacia pequena

4. Decoração de farmácia pequena com expositores ao redor das paredes

4 decoracao de farmacia pequena

5. Decoração de farmácia com expositores com prateleiras de vidro e boa iluminação

5 estilo simples para farmacia

6. Inspirações para decorar farmácia pequena

6 decoracao de farmacia pequena

Decoração de farmácia simples

A decoração da farmácia também pode seguir um estilo simples, atendendo a propostas de investimentos mais baixos e sendo ótimas opções para farmácias de bairro, tendo um custo menor nessa etapa do processo.

Para o projeto de uma farmácia simples, vale investir em um mobiliário versátil e como prateleiras e expositores que funcionem para a exposição dos produtos e que não sejam muito caros.

A cartela de cores indicada para esse tipo de ambiente é prioritariamente tons claros, garantindo que o espaço, mesmo que simples, seja agradável.

7. Decoração de farmácia simples com expositores de vidro

7 decoracao de farmacia simples

8. Farmácia simples com cores claras nas paredes

8 estilo simples para farmacia

9. Decoração de farmácia simples com mobiliário branco

9 decoracao de farmacia simples

10. Farmácia simples com gôndolas expondo os produtos

10 decoracao de farmacia simples

11. Farmácia pequena e simples com estantes ao redor das paredes

11 farmacia pequena e simples

12. Inspirações de decoração de farmácia simples

12 decoracao de farmacia simples

Decoração de farmácia moderna

A proposta decorativa para a farmácia também pode seguir uma tendência moderna, criando um ambiente diferenciado e especial!

Para a proposta moderna, a decoração pode seguir uma tendência clean, apostando em uma cartela de cores claras e iluminação de LED.

Outra tendência moderna é investir em pontos de cores mais intensas, como uma parede preta, e nesse caso, apostar em outras cores claras e boa iluminação, criando equilíbrio para o projeto.

A decoração moderna também pode incluir mix de materiais, adicionado pontos diferenciados e que destaquem cada detalhe do projeto.

13. Decoração de farmácia moderno com cores claras e boa iluminação

13 decoracao moderna de farmacia

14. Farmácia moderna com caixas iluminados

14 farmacia com estilo moderno

15. Decoração de farmácia com cores claras e estilo clean

15 farmacia clean e moderna

16. Farmácia moderna com parede preta e mix de materiais

16 decoracao de estilo moderno para farmacia

17. Farmácia decorada com cores claras

17 decoracao clean de farmacia

18. Decoração de farmácia moderna em branco e azul claro

18 decoracao moderna para farmacia

19. Inspirações modernas para decoração de farmácia

19 decoracao de farmacia moderna

Decoração de farmácia vintage

Entre as possibilidades de decoração para a farmácia, uma das possibilidades é seguir uma tendência vintage, trazendo um toque de decoração com elementos antigos e que lembrem farmácia de décadas passadas.

A decoração vintage pode trazer móveis de madeira, revestimentos e elementos como pendentes que tragam a proposta antiga, além de frascos vintage de remédios e elementos que podem entrar como decoração do espaço.

A decoração vintage para a farmácia pode ser uma maneira de se diferenciar e criar um ambiente especial para os clientes.

20. Farmácia decorada com estilo vintage e armários com portas de vidro

20 farmacia decorada em estilo vintage

21. Decoração de farmácia vintage com armários e gôndolas em madeira

21 farmacia com armarios de madeira e estilo vintage

22. Farmácia decorada com proposta vintage e revestimento de ladrilho hidráulico em parte do piso

22 estilo decorativo para farmacia

23. Farmácia pequena e com elementos vintage

23 farmacia com decoracao vintage

24. Inspirações para decoração vintage em farmácia

24 decoracao de farmacia vintage

 

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto e viu dicas de como iniciar a atividade, é hora de se planejar para abrir o negócio.

Você pode gostar...