Como Montar um Salão de Beleza? – Passo a Passo【2021】

Para quem pensa em empreender no ramo da beleza, uma oportunidade é aprender como montar um salão de beleza, atendendo uma demanda constante por serviços de beleza, que podem incluir cuidados com os cabelos e outros serviços.

Para montar um salão de beleza, é necessário muito planejamento para ter um negócio sólido e de sucesso, garantindo muita clientela e lucro!

E se a proposta é empreender, no post você pode conferir dicas de como montar um salão de beleza de sucesso, com dicas de como abrir o negócio e ideias de decoração para o espaço!

como montar salao de beleza

Como montar um salão de beleza? #dicas

Planejamento

Para abrir um salão de beleza de sucesso e um negócio sólido, é essencial fazer todo o planejamento do negócio, e o plano de negócios pode ser uma ótima proposta para esse início de planejamento.

O plano de negócios é um documento com todos os aspectos relevantes da empresa, planejando desde a abertura e prospectando até o futuro do negócio.

Esse documento analisa diversos pontos, como definição de público-alvo, análise de mercado e concorrentes, estilo do negócio, escolha de nomes para salão de beleza, entre outros.

Local

Para definir o ponto comercial ideal para o seu negócio, é essencial definir o seu público-alvo escolhendo um local que seja de acordo com seu público.

Assim, o salão deve ser instalado em um local de fácil acesso para o público-alvo, podendo começar com um negócio em casa, em um bairro para atendimento do público ao redor ou até mesmo em um shopping.

Além do espaço ser escolhido de acordo com o público, o local ainda deve ser adequado para instalação de um salão de beleza e ficar longe da concorrência, evitando ter outros salões próximos.

O local para o salão ainda deve ser de fácil acesso para os clientes e com facilidade de estacionar ou com estacionamento próximo.

Serviços oferecidos

Uma das etapas do planejamento do negócio é a definição dos serviços oferecidos no salão, o que influencia na aquisição de móveis e equipamentos para o empreendimento.

A proposta para um salão de beleza básico pode ser de oferecer serviços como corte de cabelo masculino, feminino e infantil.

Para um espaço com mais serviços, há a possibilidade de oferecer químicas, pintura de cabelo, serviços de estética corporal, maquiagem, dia de noiva, manicure e pedicure.

Investimento

O investimento para abertura de um salão de beleza pode variar de acordo com os serviços prestados e porte do empreendimento.

Para serviços básicos, como cuidados com os cabelos, alguns equipamentos essenciais são:

  • lavatórios;
  • cadeiras de corte;
  • conjunto de tesouras profissionais;
  • espelhos;
  • carrinhos auxiliares;
  • equipamentos profissionais como máquinas de corte, chapinha, secador, babyliss, entre outros;
  • estufas esterilizadoras.

Além dos equipamentos básicos para o processo de como montar um salão de beleza, o investimento ainda pode incluir outros equipamentos necessários de acordo com os serviços oferecidos, além da preparação do ponto comercial, garantindo uma sala de espera e decoração agradável.

Legalização

Para garantir que o funcionamento do negócio esteja dentro da lei, é essencial fazer toda a parte burocrática, como é o caso da legalização do negócio.

Nesse sentido, é importante ter um CNPJ, podendo começar como MEI (Microempreendedor Individual), o que é ideal para negócios menores e permite a contratação de um funcionário.

Caso a proposta seja abrir um salão de beleza de maior porte, oriente-se com um contador para verificar qual a melhor maneira para emissão de um CNPJ.

Outros documentos são importantes e necessários para abertura do salão, como alvará da vigilância sanitária.

Para garantir a emissão de todos os documentos necessários para atuar dentro da lei, verifique as exigências municipais em relação à documentação.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para planejar e montar um salão de beleza é a contratação de colaboradores, que podem auxiliar na oferta de serviços prestados.

Assim, a contratação pode ser feita antes da abertura do salão e até mesmo de acordo com a demanda, aumentando o número de colaboradores conforme o crescimento do salão de beleza.

Para contratar colaboradores, é essencial que os funcionários sejam qualificados e que haja treinamento para que os serviços oferecidos sejam de qualidade, garantindo que os clientes saiam felizes com os resultados.

Dicas de decoração de salão de beleza

Para quem já está na etapa de planejamento e pensando no processo de como montar um salão de beleza, uma etapa importante do negócio é a decoração de salão de beleza, escolhendo um estilo que esteja de acordo com a proposta do negócio e o público-alvo.

Para ajudar na decoração, reunimos dicas e inspirações para o seu negócio!

Decoração simples de salão de beleza

decoracao simples e facil para salao de beleza

A proposta de fazer uma decoração simples para salão de beleza pode ser inspirada neste projeto, que traz um ambiente simples e com destaque para uma das paredes, que foi pintada em tom de magenta.

A parede com destaque de cor é o ponto auge da decoração, e o projeto foca em outros elementos neutros, como os móveis brancos complementando o espaço e detalhes que mesclam branco e preto, como é o caso das molduras de espelhos, que trazem um charme extra para a parede de cor mais intensa, mas sem fugir da cartela de cores neutras.

 

ideias para salao de beleza pequeno

O ambiente traz parede em tom de roxo escuro

decoracao de salao pequeno e moderno

A decoração traz estilo industrial com a parede de cimento queimado

decoracao simples e clean para salao de beleza

O papel de parede ao fundo decora o espaço de maneira simples

ideias de decoracao simples para salao de beleza

Decoração de salão de beleza pequeno

salao de beleza com decoracao clean

Para quem está em busca de referências de decoração para um salão de beleza pequeno, esta proposta traz a inspiração para montar o espaço pequeno com um toque moderno!

A proposta decorativa traz como ponto principal o foco na cor branca, mantendo um estilo clean e moderno para a decoração.

Os elementos que compõem todo o projeto seguem a cartela de cores entre branco e off-white, mantendo as cores claras em predominância.

O projeto do salão de beleza pequeno ainda traz muitos espelhos, o que é essencial para um salão de beleza, mas que também ajuda a dar sensação de amplitude ao espaço pequeno.

 

salao de beleza pequeno

As cores claras predominam no espaço pequeno

decoracao simples para salao de beleza pequeno

O ambiente pequeno tem paredes em tom lilás

decoracao moderna para salao de beleza pequeno

O espaço pequeno traz bancada em tom de azul

ideias de decoracao para salao de beleza pequeno

Decoração rústica para salão de beleza

salao de beleza com decoracao rustica e espelhos redondos

O projeto do salão de beleza também pode ter como foco uma decoração rústica, como mostra este ambiente que traz os elementos rústicos como estilo para a decoração do espaço.

Para proposta rústica, o ambiente foi planejado com um móvel que funciona como bancada para prestação de serviços.

O móvel é em ferro com elementos em madeira, e traz espelhos do tipo Adnet.

O móvel ainda traz uma prateleira mais alta com espaço para plantas, o que é perfeito para dar um pouco mais de vida ao projeto!

 

estilo rustico para salao de beleza

O estilo rústico aparece na parede de tijolos aparentes e prateleiras em madeira

salao de beleza rustico com parede de tijolinhos

A parede de tijolinhos aparentes garante estilo ao projeto!

salao de beleza decorado com elementos rusticos

Os móveis e elementos em madeira contribuem para o estilo rústico

ideias de decoracao rustica para salao de beleza

Decoração vintage / retrô para salão de beleza

salao de beleza pequeno com decoracao retro

A decoração para o salão de beleza também pode seguir uma proposta retrô, como é o caso deste projeto que traz bancada suspensa com espelho camarim, um clássico de décadas passadas.

Para seguir a tendência do estilo retrô, uma das paredes foi decorada com quadrinhos que trazem capas de revistas e pôsteres retrô, mantendo a referência do estilo na decoração do salão de beleza pequeno.

A harmonia na decoração fica por conta da cartela de cores, que é um mix entre preto e branco e que foi mantida em cada detalhe do projeto.

 

salao de beleza com espelho camarim

O salão vintage tem móveis antigos e espelhos camarim

decoracao de salao de beleza com moveis retro

A decoração vintage aparece nos aparadores e espelhos

salao de beleza com decoracao retro e colorida

As penteadeiras retrô e coloridas fazem parte do projeto

 ideias de decoracao retro para salao de beleza

Decoração de luxo para salão de beleza

salao de beleza com decoracao dourada de luxo

Para o salão de beleza que tem como público-alvo clientes com maior poder aquisitivo e que buscam luxo, a inspiração de decoração pode ser uma proposta sofisticada e luxuosa.

Para uma decoração de luxo, esta proposta traz cadeiras de atendimento estofadas com capitonê e tom metalizado, além de espelhos com molduras douradas e de destaque.

Os elementos dourados que fazem parte do projeto contribuem para o toque glamouroso do ambiente, e outros elementos também fazem parte da decoração de luxo, como é o caso dos lustres de cristais.

 

decoracao moderna e de luxo para salao de beleza

A decoração mistura luxo e modernidade

salao de beleza moderno e de luxo

O espaço sofisticado é decorado com elementos na cor preta

ideias de decoracao de luxo para salao de beleza

Para quem já planejou todo o espaço, e precisa atrair clientes, uma dica é conferir o post com dicas de propaganda de salão de beleza, que pode ajudar na divulgação do negócio!

Agora é fazer o planejamento do negócio e garantir um espaço com atendimento de qualidade e muitos clientes!

Você pode gostar...