7 dicas de como montar um restaurante de sucesso!【2021】

O processo de como montar um restaurante de sucesso pode ser o segredo e a diferença entre ter um restaurante comum e um negócio de sucesso, trazendo maiores lucros para o seu empreendimento.

E se você vem planejando a abertura de um restaurante, no post trouxemos dicas de como montar um restaurante de sucesso, com passo a passo para empreender de maneira segura e dicas para o negócio alavancar.

como montar um restaurante

Como montar um restaurante? #dicas

Planejamento

Uma etapa importante do processo de como montar um restaurante de sucesso é o planejamento, uma etapa essencial e que estuda o público-alvo, analisa se o estilo e a proposta de do restaurante atendem a demanda e poder aquisitivo do público-alvo, entre outros pontos que devem ser analisados previamente a abertura do estabelecimento.

Dessa maneira, o desenvolvimento de um plano de negócios é essencial para analisar a viabilidade do restaurante, elencar objetivos e maneiras de alcançá-los, além de alinhar o investimento para montar o negócio e fluxo de caixa para manutenção do empreendimento.

O plano de negócios também é importante para as tomadas de decisões, direcionando o restaurante para um caminho de sucesso!

Local

Para escolher a localização do restaurante, é importante levar em conta o público-alvo, escolhendo uma localização estratégica para atender a esse público.

Além de levar em consideração o público-alvo, é importante que a localização do restaurante ofereça fácil acesso, segurança e facilidade de estacionamento.

A escolha da localização também deve levar em conta a vizinhança, evitando montar um restaurante com apresentações ao vivo e que gerem maior ruído em bairros que sejam predominantemente de residências, o que pode causar incômodo nos vizinhos e muitas confusões.

Estrutura

Para montar o restaurante, é importante avaliar as condições gerais do imóvel, garantindo uma boa estrutura e que ofereça condições sanitárias adequadas.

A estrutura do restaurante precisa dispor de espaço para área de estoque, cozinha, caixa, salão e banheiros.

O espaço também pode ser escolhido de acordo com fatores como:

  • possível tema para o restaurante;
  • área para apresentações, como música ao vivo;
  • espaço aberto para clientes com pets;
  • área destinada a montar um espaço kids, garantindo entretenimento para as crianças.

Além da considerar todos os fatores citados acima para a estrutura do restaurante, um item essencial é que o estabelecimento ofereça acessibilidade, seguindo as normativas para um espaço adaptado para diferentes públicos.

Investimento

O valor do investimento para abertura de um restaurante pode variar bastante de acordo com o tamanho e estilo do negócio.

O investimento para a abertura de um restaurante envolve a compra de equipamentos, itens de cozinha, móveis, e elementos como:

  • fogão industrial;
  • chapa;
  • exaustor;
  • geladeira;
  • freezer;
  • bancadas;
  • armários e prateleiras para armazenamento e organização;
  • micro-ondas;
  • fritadeira;
  • batedeira;
  • liquidificador;
  • mesas e cadeiras;
  • utensílios de cozinha itens para servir.

 

Além do investimento nos equipamentos para montar a estrutura básica, o restaurante ainda pode contar com outros tipos de investimento para garantir conforto aos clientes, como ar-condicionado e TVs.

O investimento também deve ser programado para a decoração do restaurante, criando um ambiente agradável para os clientes e atraindo o público.

Cardápio

Uma etapa importante para montar um restaurante de sucesso é o planejamento do cardápio de restaurante, que deve ser feito de acordo com os produtos e serviços ofertados ao público.

O restaurante pode seguir diferentes sistemas como:

  • a la carte;
  • buffet;
  • rodízio;
  • delivery;
  • retirada;
  • prato feito.

Definindo o tipo de sistema oferecido ao público é mais fácil de desenvolver o cardápio, levando em consideração também o público-alvo, de modo a montar um cardápio que esteja em harmonia com o estabelecimento e os clientes.

Para se destacar da concorrência, uma boa dica é oferecer um diferencial, como ser especialista em algum prato e atrair clientes por conta desse diferencial.

Legalização

Para um restaurante de sucesso, é importantíssima a etapa de legalização, garantindo que o negócio esteja dentro da lei e seguindo as normas e diretrizes para esse tipo de negócio. Alguns dos registros e exigências para abertura de um restaurante são:

  • emissão de CNPJ;
  • registro do negócio na junta comercial;
  • registro do restaurante na Secretaria da Fazenda;
  • alvará de funcionamento emitido pela prefeitura municipal;
  • autorização de funcionamento emitido pelo corpo de bombeiros;
  • alvará da vigilância sanitária.

 

Para se certificar de todos os documentos e esse exigências para a abertura de um restaurante, é importante ter auxílio de um contador e também verificar as diretrizes e normas estabelecidas pela prefeitura local.

Colaboradores

Uma das últimas etapas de como montar um restaurante de sucesso é a formação da equipe, que deve ser bem preparada para desenvolver pratos de qualidade e atender com excelência.

Para formar a equipe do restaurante, o tamanho do estabelecimento e a demanda são essenciais para definir a quantidade de funcionários, que podem incluir pessoal como:

  • chefe;
  • cozinheiros;
  • auxiliares de cozinha;
  • pessoal de limpeza;
  • garçons;
  • atendente;
  • gerente.

 

Para que a equipe trabalhe em harmonia com o estilo do seu restaurante, é essencial oferecer cursos e treinamentos, garantindo qualidade desde a execução dos pratos até o atendimento.

Dicas de decoração de restaurante

Decoração de restaurante pequeno

Uma das possibilidades para montar um restaurante, é a proposta de um espaço pequeno, criando um ambiente aconchegante e adequado para a disposição das mesas e circulação de pessoas.

Para a decoração de um restaurante pequeno, vale a pena investir em móveis mais compactos e até mesmo em balcões com banquetas para que os clientes possam ser acomodar para consumir no local, e sem ocupar muito espaço, o que é ideal para propostas menos formal.

1. Restaurante pequeno com iluminação através de arandelas

restaurante pequeno e aconhegante

2. Decoração aconchegante e com plantas para restaurante pequeno

decoracao de restaurante pequeno e aconchegante

3. Restaurante pequeno com sofá que se estende na parede e cria assentos para as mesas

decoracao de restaurante pequeno com mesas de madeira

4. Decoração aconchegante com parede amarela em restaurante pequeno

restaurante pequeno com parede amarela

5. Decoração de restaurante pequeno com cores claras e pratos decorativos na parede

decoracao aconchegante de restaurante pequeno

6. Ideias de decoração para restaurante pequeno e aconchegante

decoracao de restaurante pequeno

Decoração de restaurante simples

O restaurante de sucesso também pode ter uma proposta de decoração simples, tendo elementos menos sofisticados, mas seguindo a proposta de um espaço aconchegante para acolher os clientes.

Para o restaurante simples, a cartela de cores pode ser uma ótima escolha, apostando em uma ou mais paredes coloridas para criar um ponto decorativo e de destaque no projeto.

Alguns elementos decorativos, como vasinhos de flores ou plantas nas mesas, também podem ser especiais para a decoração simples e aconchegante!

7. Decoração simples com mesas coloridas em tons pastel

restaurante simples com decoracao aconchegante

8. Restaurante simples com mesas e cadeira em madeira e detalhes em verde claro

decoracao de restaurante simples

9. Decoração de restaurante simples com pendentes feitos com reaproveitamento de garrafas

decoracao criativa para restaurante simples

10. Restaurante simples e aconchegante com parede decorada com diversos elementos

restaurante simples com decoracao na parede

11. Decoração simples com plantas e velas nas mesas

decoracao simples de restaurante com mesas de madeira

12. Ideias de decoração para restaurantes simples

decoracao de restaurante simples

Decoração de restaurante rústico

Para criar uma decoração de restaurante rústico, vale apostar nos elementos que marcam esse estilo, como parede de tijolinhos, móveis de madeira, piso e parede de pedras, entre outros elementos decorativos que podem marcar a proposta rústica.

A decoração rústica pode ser um atrativo do restaurante, mas é importante que o cardápio esteja alinhado com essa proposta, garantindo que o restaurante tenha um estilo harmonioso em cada detalhe.

13. Decoração rústica com tronco de árvore no meio do salão

restaurante rustico e simples

14. Restaurante rústico com paredes de madeira e tijolinhos

restaurante rustico com paredes de madeira

15. Decoração de restaurante com parede de tijolinhos e elementos vintage

restaurante com decoracao rustica e vintage

16. Restaurante com mesas e cadeiras de madeira evidenciando o estilo rústico

restaurante rustico com mesas e cadeiras de madeira

17. Espaço com decoração rústica e aconchegante com plantas

restaurante rustico decorado com plantas

18. Projetos decorativos de restaurantes rústicos

decoracao de restaurante rustico

Decoração de restaurante moderno

Para criar uma decoração moderna no espaço do restaurante, alguns elementos podem fazer parte desse estilo, como iluminação com faixas de LED, cimento queimado, parede lousa, móveis com design contemporâneo, entre outros.

A decoração moderna deve combinar com o estilo do restaurante os pratos servidos e deve manter uma linha aconchegante, garantindo que o estilo moderno mantenha o cliente confortável durante o tempo no estabelecimento.

19. Decoração moderna com parede de cimento queimado e quadros decorativos

decoracao de restaurante moderno com paredes de cimento queimado

20. Restaurante moderno com cimento queimado e elementos aramados

decoracao moderna e deslocada de restaurante

21. Decoração moderna de restaurante com faixa amarela na parede e quadros

restaurante com decoracao moderna e quadros na parede

22. Parede lousa e espelho na decoração de restaurante moderno e pequeno

decoracao moderna de restaurante com parede lousa

23. Restaurante pequeno com decoração moderna e parede turquesa

decoracao de restaurante pequeno e moderno

24. Ideias e estilos para decoração de restaurante moderno

decoracao de restaurante moderno

 

Agora que você já viu as dicas para empreender com sucesso e fazer com que o seu restaurante se diferencie dos concorrentes, é a hora de planejar o empreendimento e garantir que o negócio seja viável e lucrativo!

Você pode gostar...