Como Abrir Uma Igreja? – Tudo o Que Você Precisa Saber!
O processo de como abrir uma igreja pode gerar muitas dúvidas e para os responsáveis por congregações que desejam iniciar esse processo, é importante sanar as dúvidas e ter conhecimento para montar um espaço adequado e que respeite as normas e exigências.
Para tirar as dúvidas de como abrir uma igreja, trouxemos dicas e passo a passo para esse processo de formalizar o espaço.
Como abrir uma igreja? #dicas
Local
Para montar uma igreja é necessário escolher um local para o templo, tendo espaço adequado para assentos e acomodação confortável e segura dos frequentadores.
O local do templo deve ser de fácil acesso e com a possibilidade de estacionamento próximo.
Também é importante averiguar se não há nenhum impedimento ou lei de zoneamento da cidade na região, e que pode impedir o funcionamento de templos religiosos.
Segurança
Uma das etapas para a abertura de uma igreja é a segurança do local para os fiéis.
Dessa maneira, avalie a segurança da região, garantindo um local que seja seguro para os frequentadores.
A segurança também deve ser avaliada em relação ao imóvel, que deve atender as exigências do corpo de bombeiros para ter alvará de funcionamento, incluindo espaço adequado para a capacidade máxima, extintores, saídas de emergência e outros mecanismos de segurança.
Diretoria
Uma das etapas para atender as normas de legalizar a empresa é a formação de uma diretoria, que deve ser montada antes da abertura e registro da igreja.
A diretoria deve indicar nomes para cargos como:
- Presidente,
- vice-presidente,
- secretário,
- tesoureiro.
Estatuto
Uma das etapas do processo para abrir uma igreja é o desenvolvimento de um estatuto, que deve ser registrado em cartório.
O estatuto deve mencionar informações sobre a estrutura da igreja, incluindo o nome dos envolvidos em cargos de chefia, regulamentos que incluem crenças e regras, destino do patrimônio e outras informações sobre a igreja.
A criação do estatuto pode ser auxiliada por um contador e posteriormente deve ser assinada pelos responsáveis e fundadores da igreja, que devem fazer o registro em cartório.
Formalização
O processo de formalização e legalização da igreja é um passo importante para atender as normas e ter um espaço dentro da lei.
Para esse processo é necessário seguir os seguintes procedimentos:
- elaboração de estatuto social;
- escolha de uma diretoria;
- registro do estatuto social e ata de fundação em Cartório Civil de Pessoas Jurídicas;
- emissão de CNPJ junto a receita federal;
- inscrição na prefeitura municipal;
- obtenção de alvarás e licenciamentos para funcionamento.
Caso fique dúvidas sobre o processo e o desenvolvimento dos documentos, uma possibilidade é contratar um profissional ou equipe qualificada, como um contador ou escritório de contabilidade, para auxiliar no processo de abertura de igreja.
Para cumprir as normas e exigências, garantindo que a igreja fique formalizada, é importante seguir as exigências e contar com o auxílio de um contador para auxiliar no processo.