Como Abrir Uma Igreja? – Tudo o Que Você Precisa Saber!

O processo de como abrir uma igreja pode gerar muitas dúvidas e para os responsáveis por congregações que desejam iniciar esse processo, é importante sanar as dúvidas e ter conhecimento para montar um espaço adequado e que respeite as normas e exigências.

Para tirar as dúvidas de como abrir uma igreja, trouxemos dicas e passo a passo para esse processo de formalizar o espaço.

0 como abrir uma igreja

Como abrir uma igreja? #dicas

Local

Para montar uma igreja é necessário escolher um local para o templo, tendo espaço adequado para assentos e acomodação confortável e segura dos frequentadores.

O local do templo deve ser de fácil acesso e com a possibilidade de estacionamento próximo.

Também é importante averiguar se não há nenhum impedimento ou lei de zoneamento da cidade na região, e que pode impedir o funcionamento de templos religiosos.

1 dicas para abrir uma igreja

A escolha do local para o templo é importante

2 dicas de como montar uma igreja

Segurança

Uma das etapas para a abertura de uma igreja é a segurança do local para os fiéis.

Dessa maneira, avalie a segurança da região, garantindo um local que seja seguro para os frequentadores.

A segurança também deve ser avaliada em relação ao imóvel, que deve atender as exigências do corpo de bombeiros para ter alvará de funcionamento, incluindo espaço adequado para a capacidade máxima, extintores, saídas de emergência e outros mecanismos de segurança.

3 como montar uma igreja

A igreja deve ser segura para os frequentadores

Diretoria

Uma das etapas para atender as normas de legalizar a empresa é a formação de uma diretoria, que deve ser montada antes da abertura e registro da igreja.

A diretoria deve indicar nomes para cargos como:

  • Presidente,
  • vice-presidente,
  • secretário,
  • tesoureiro.

4 organizacao para abrir uma igreja

Estatuto

Uma das etapas do processo para abrir uma igreja é o desenvolvimento de um estatuto, que deve ser registrado em cartório.

O estatuto deve mencionar informações sobre a estrutura da igreja, incluindo o nome dos envolvidos em cargos de chefia, regulamentos que incluem crenças e regras, destino do patrimônio e outras informações sobre a igreja.

A criação do estatuto pode ser auxiliada por um contador e posteriormente deve ser assinada pelos responsáveis e fundadores da igreja, que devem fazer o registro em cartório.

5 como formalizar uma igreja

É necessário desenvolver um estatuto

Formalização

O processo de formalização e legalização da igreja é um passo importante para atender as normas e ter um espaço dentro da lei.

Para esse processo é necessário seguir os seguintes procedimentos:

  • elaboração de estatuto social;
  • escolha de uma diretoria;
  • registro do estatuto social e ata de fundação em Cartório Civil de Pessoas Jurídicas;
  • emissão de CNPJ junto a receita federal;
  • inscrição na prefeitura municipal;
  • obtenção de alvarás e licenciamentos para funcionamento.

6 como abrir e legalizar uma igreja

 

Caso fique dúvidas sobre o processo e o desenvolvimento dos documentos, uma possibilidade é contratar um profissional ou equipe qualificada, como um contador ou escritório de contabilidade, para auxiliar no processo de abertura de igreja.

7 dicas para legalizar uma igreja

O processo pode ser auxiliado por um contador

Para cumprir as normas e exigências, garantindo que a igreja fique formalizada, é importante seguir as exigências e contar com o auxílio de um contador para auxiliar no processo.

Você pode gostar...