Como Abrir um Cartório?【2023】– Dicas e TUDO Sobre!
A ida a um cartório costuma ser algo comum em diversos momentos da vida, e se você já se dirigiu a um cartório, é bem provável que já tenha pensado em como abrir um cartório e se essa é uma atividade lucrativa.
E se você já teve a dúvida de como abrir um cartório e se qualquer cidadão pode ser proprietário desse tipo de estabelecimento, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Como abrir um cartório? #dicas
Exigências
Para quem tem dúvidas de como abrir um cartório, há exigências e requisitos antes de ser proprietário de um cartório.
Algumas das exigências para abertura de um cartório são:
- ter nacionalidade brasileira,
- ter capacidade civil,
- estar em quitação com as obrigações eleitorais e militares,
- ter diploma de bacharel em direito em instituição reconhecida,
- ter exercido a profissão de advogado por pelo menos 10 anos,
- apresentar comprovante de inexistência de antecedentes criminais ou civis,
- passar por uma verificação de conduta para o exercício da profissão.
Além de cumprir com todos esses requisitos, ainda é necessário fazer um concurso público para ser habilitado a abrir um cartório, uma vez que alguns serviços prestados em cartório são considerados públicos.
Tipos de Cartórios
É bem provável que você já tenha visto diferentes tipos de cartórios, sendo alguns públicos e outros privados, e que prestam diferentes tipos de serviços.
Para entender um pouco melhor sobre os tipos de cartórios, reunimos uma breve explicação de cada uma das opções.
- Registro Civil de Pessoas Naturais: este tipo de cartório é conhecido por prestar serviços como a emissão de certidões de nascimento, óbito, casamento, entre outros.
- Serviço de Notas: nesse tipo de cartório é comum a prestação de serviços para lavrar procurações, fazer escrituras, fazer reconhecimento de assinaturas e autenticação de documentos.
- Protestos de Títulos: o cartório de protesto de títulos é responsável pelos protestos de títulos relacionados a dívidas e atos acessórios.
- Registro de Imóveis: esse tipo de estabelecimento faz o registro e averbação de títulos ou transição de direitos sobre imóveis.
- Serviço de Apostilamento: nesse tipo de cartório são feitos documentos brasileiros que passam a ter valor em outros países e que estejam definidos na Convenção de Haia.
- Registro de Títulos e Documentos Civil das Pessoas Jurídicas: o estabelecimento presta serviços para registrar contratos, estatutos de sociedade, atos constitutivos, compromissos de sociedade, e registro de documentos que necessitam de conservação.
Como é o concurso para abrir cartório?
Para quem pretende abrir um cartório, uma das etapas é fazer um concurso público, que é composto por 4 fases:
- Prova objetiva: a prova objetiva tem caráter eliminatório e é uma prova composta por questões de múltipla escolha, reunindo matéria técnica e administrativa da especialidade (70% das questões), matérias de direito (20% das questões) e conhecimentos gerais (10% das questões).

O processo do concurso é em 4 etapas
- Prova escrita e prática: outra etapa do concurso é a prova escrita e prática, uma etapa classificatória em que o candidato precisa fazer uma dissertação, uma peça prática e responder questões objetivas sobre as especialidades de cartórios.
- Prova oral: a etapa de prova oral é considerada classificatório e envolve questões sobre as especialidades de cartórios que devem ser respondidas de forma oral.

A prova oral é uma das etapas do processo
- Exame de títulos: a última etapa do concurso para abertura de cartório é o exame de títulos, que é considerado uma etapa classificatória, classificando os candidatos com currículos que somem maior número de pontos em relação aos títulos.
Para conferir todo o processo e o conhecimento cobrado no concurso para abrir um cartório, é necessário acompanhar o edital referente ao concurso.
Como funciona franquia de cartório?
A maneira mais conhecida para abrir um cartório é através da habilitação por concurso público, mas outra possibilidade é a de abrir um cartório através de uma franquia, uma opção para quem não possui os requisitos necessário para abrir um cartório.
A franquia de cartório é responsável pela intermediação entre cartórios oficiais e órgãos públicos, e atualmente são 3 tipos de franquias – Cartório Mais, Cartório Postal e Cartório Facial.
- Cartório Mais: esse tipo de franquia é uma empresa considerada privada e que atua com cartórios oficiais e tem como diferencial a agilidade.

A franquia oferece agilidade
- Cartório Postal: a franquia é especializada na prestação de serviços relacionados a consultoria e assessoria, e também faz emissão de 2ª vias de certidões, como nascimento, casamento e óbito.
- Cartório Fácil: a franquia de cartório é especializada na entrega de documentos em sede de cartórios oficiais e outros órgãos brasileiros.
Agora que você já sabe como atuar nesse tipo de negócio, fica mais fácil de entender sobre o estabelecimento e como abrir um negócio nesse ramo.