Cafeteria Gourmet – Como Montar? + 41 Dicas de Decoração!

A cafeteria gourmet é uma tendência no mercado para atender os amantes do café e por quem procura um espaço agradável para ter uma experiência diferenciada, unindo boas comidas, bebidas e ambiente agradável.

O café é o produto principal de uma cafeteria gourmet, e as variações de tipos de grãos e técnicas para extração da bebida podem ser o diferencial do seu negócio, mas montar uma cafeteria gourmet é necessário ir muito além de saber fazer um bom café.

Para empreender nessa área e ter sucesso no ramo de cafeteria gourmet, trouxemos dicas de planejamento para o negócio e inspirações para decorar o espaço e criar uma proposta agradável para o cliente consumir boas comidas e bebidas, e ainda relaxar em um espaço especial!

cafeteria gourmet

Como montar uma cafeteria gourmet? #dicas

Planejamento

Para a abertura de um negócio sólido e de sucesso é importante o planejamento completo do empreendimento, e o plano de negócios é de extrema importância para um planejamento completo.

O plano de negócios é uma espécie de documento que avalia o mercado, prospecta o futuro da empresa, analisa aspectos de abertura e manutenção do negócio, identifica público-alvo, investimento, entre outras características que são determinantes para a abertura de um negócio.

Local

A escolha do ponto comercial é essencial para definir o sucesso desse estilo de negócio, e escolher por locais de bastante movimento pode ser uma boa aposta para o empreendimento.

Além de locais com bastante circulação de pessoas, também é interessante que o local atenda ao público-alvo, ou seja, pessoas interessadas em ter uma experiência completa na degustação de um bom café e que estejam dispostas a ter um ticket médio de maior valor, gastando um pouco mais para saborear produtos de qualidade superior.

Desse modo, é interessante escolher um ponto comercial que atenda ao público-alvo, seja de fácil acesso e que também conte com a possibilidade de estacionamento próximo.

Decoração

A decoração é um elemento importante para criar uma experiência completa de uma cafeteria gourmet, trazendo uma proposta diferenciando para o espaço.

Para a decoração, é preciso definir um estilo para seguir uma linha decorativa que traga sensação agradável aos clientes, além de área para consumos no local.

Além da decoração e área de consumo, também é interessante deixar a parte de preparação do café visível aos clientes, de modo que possam acompanhar o processo de extrair a bebida, o que faz parte de uma experiência completa em uma cafeteria gourmet.

dicas para abrir cafeteria gourmet

O espaço deve ser agradável aos clientes

Cardápio

Para o planejamento completo do negócio, é necessário definir um cardápio para cafeteria gourmet, prezando pela qualidade das bebidas e produtos.

O cardápio pode trazer opções de grãos nacionais, café orgânico e até mesmo grãos importados, reunindo variadas opções para os clientes escolherem de acordo com o gosto pessoal.

O método de extração da bebida também pode entrar como uma opção do cardápio, trazendo variações de café expresso, coado, prensa francesa, moka italiana, entre outros estilos que determinam o sabor do café.

Além de oferecer variadas opções de café, o cardápio também pode trazer variações de bebidas à base de café, oferecendo opções de bebidas para quem quer variar do clássico.

dicas para montar cardapio de cafeteria gourmet

E é claro que o cardápio não pode deixar de fora algumas opções de comidas para acompanhar as bebidas, sendo as opções mais comuns sanduíches, croissant, pães, cookies, brownies, bolos, entre outras opções que podem harmonizar com bebidas à base de café.

É interessante incluir entre as receitas opções vegetarianas e veganas, atendendo a um público maior.

O cardápio da cafeteria gourmet também pode trazer combos de bebidas e comidas com opções que harmonizem perfeitamente, trazendo indicações aos clientes que ficam em dúvida de quais alimentos podem combinar com a bebida escolhida.

Investimento

Uma etapa importante do negócio é a do investimento, que pode variar de acordo com o tamanho da empresa, produtos agregados, estilo do negócio, entre outros.

Alguns equipamentos básicos necessários para montar uma cafeteria gourmet são:

  • moedor de café
  • máquina de café, que pode ser própria ou alugada;
  • utensílios para servir, como xícaras, pires, pratos, entre outros;
  • estufa quente e fria;
  • balcão refrigerado;
  • micro-ondas;
  • utensílios de cozinha e diferentes itens para extração de café;
  • mesas, cadeiras e bancos.

 

Além de investir em equipamentos, também é preciso investimento na transformação do lugar, deixando o espaço agradável para completar a experiência de degustar uma bebida de qualidade.

Fornecedores e Ingredientes

O planejamento do negócio também envolve a escolha de bons fornecedores e ingredientes de qualidade, que são essenciais para um empreendimento de sucesso!

A escolha de cafés de qualidade pode ser o ponto diferencial do seu estabelecimento e nesse caso vale levar em conta o processo de produção dos grãos, uma vez que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o processo todo.

Assim, é interessante a compra de café direto do produtor, valorizando produtores menores com certificações de boas práticas agrícolas, condições saudáveis de trabalho e com práticas voltadas à proteção ambiental.

A escolha de comprar direto de produtores com certificações pode garantir grãos de maior qualidade que os produzidos em larga escala e também mostra preocupação socioambiental.

Desse modo, crie uma lista de fornecedores que agreguem qualidade ao seu negócio e que sejam responsáveis com entregas.

Legalização

Para abertura do negócio é essencial que o estabelecimento seja legalizado, e nesse âmbito é preciso consultar a prefeitura municipal para verificar quais documentos são necessários para a legalização da cafeteria.

Alguns dos documentos mais comuns para abertura do negócio são:

  • Emissão de CNPJ;
  • alvará do corpo de bombeiros;
  • alvará da vigilância sanitária;
  • licença da prefeitura municipal.

Colaboradores

Uma das etapas finais para montar uma cafeteria gourmet é a contratação de colaboradores, e nesse caso é essencial a contratação de um bom barista, profissional com alto conhecimento sobre café.

A contratação de um barista com amplo conhecimento e experiência garante um profissional para explorar as diferentes técnicas de preparo de café, conhecendo grãos e métodos de extração, além de tirar dúvidas dos clientes.

A contratação de um barista é capaz de transformar a experiência de provar um café de qualidade, escolhendo um método de extração mais adequado para a bebida de acordo com a preferência e gosto do cliente.

Além de barista, também é essencial pensar em colaboradores para atendimento e serviços de salão.

dicas para montar cafeteria gourmet

O barista pode transformar a experiência de tomar café

Dicas de decoração de cafeteria gourmet

Decoração para cafeteria gourmet pequena e simples

decoracao simples para cafeteria pequena

Como inspiração para montar um espaço simples para degustar bebidas de boa qualidade, este projeto traz uma inspiração de um espaço clean e aconchegante.

Para a proposta de decoração simples, o projeto de uma cafeteria pequena traz um balcão com base revestida de azulejo de metrô branco e tampo de madeira no balcão, área que funciona para atendimento e preparo das bebidas.

Para a área de consumo, a ideia foi de usar mesas em madeira clara e banquetas altas, acompanhando as mesas que podem ser de uso compartilhado.

O local de cores claras e diversos elementos em madeira pinus é aconchegante e traz luminárias pendentes que completam a decoração, além de detalhes de plantas, que dão uma proposta mais acolhedora ao espaço.

 

estilo rustico para cafeteria gourmet pequena

O espaço simples tem mesas ao ar livre

cafeteria pequena com parede colorida

A parede azul complementa a decoração simples

estilo simples para cafeteria gourmet

O ambiente pequeno tem mesas e assentos do tipo sofá

decoracao para cafeteira gourmet pequena

A decoração traz detalhes em serralheria preta

estilo simples para cafeteria gourmet

O negócio é em um espaço pequeno e com elementos em preto e branco

Decoração aconchegante para cafeteria gourmet

decoracao aconchegante com sofa para cafeteria gourmet

A decoração com estilo aconchegante é interessante para criar um espaço agradável aos clientes, unindo a degustação de uma bebida de qualidade com um espaço acolhedor.

Como proposta de uma decoração aconchegante, o ambiente traz cores claras como tons off white, madeira clara e cinza.

A área de consumo traz mesinhas de madeira com sofá planejado encostado na parede, que ganhou algumas almofadas deixando o espaço mais acolhedor.

O projeto ainda traz algumas plantinhas como parte da decoração, trazendo a proposta acolhedora, além de pontos de iluminação amarela, o que cria um clima mais aconchegante.

 

decoracao com luzinhas para cafeteria gourmet

O cordão de luzinha no teto é um detalhe aconchegante da decoração

estilo simples e aconchegante para cafeteria gourmet

O espaço pequeno foi decorado em cores claras e traz banco com almofadas coloridas

estilo aconchegante com cadeiras coloridas para cafeteria gourmet

As cadeiras coloridas criam um clima agradável ao espaço

cafeteria com decoracao aconchegante

As plantas fazem parte da decoração do espaço

decoracao de cafeteria

Decoração moderna e descolada para cafeteria gourmet

cafeteria com decoracao amarela e moderna

A cafeteria gourmet também pode seguir uma proposta decorativa com estilo moderno, como é o caso dessa inspiração que traz elementos e cores modernas.

O projeto para o espaço traz um mix de elementos que se misturam em detalhes com madeira, revestimento cerâmico, pendentes em estilo industrial, entre outros.

A decoração com um toque moderno traz pontos em tom de amarelo intenso, cor estimulante e que destaca o espaço.

Para equilibrar os pontos de cor amarela, a decoração ainda traz alguns tons mais neutros, como off white e uma parede azul marinho ao fundo.

 

ideia para decoracao moderna de cafeteria gourmet

A decoração em rosa e azul traz detalhes em dourado

decoracao colorida para cafeteria gourmet

A decoração mistura elementos e cores

decoracao moderna e colorida para cafeteria gourmet

As cadeiras em pink dão um toque moderno ao projeto

decoracao descolada para cafeteria

A decoração tem estilo mais descolado

cafeteria gourmet moderna e pequena

O projeto traz parede preta e espelho grande, iluminando e dando sensação de amplitude

Decoração industrial para cafeteria gourmet

estilo industrial para cafeteria gourmet pequena

O estilo industrial é uma tendência para a cafeteria gourmet, e uma proposta para o espaço é este projeto que traz diversas características industriais.

A cafeteria traz parede de tijolos aparentes, balcão com revestimento de azulejo de metrô e base de concreto, pendentes de estilo industrial, prateleiras feitas com ferragens, banquetas que misturam metal e madeira, entre outros elementos que caracterizam a decoração industrial, deixando o espaço todo em um só estilo e com uma proposta bastante interessante!

Para deixar o ambiente com decoração industrial mais acolhedor, a ideia foi de incluir vasinhos com plantas naturais, adicionando um toque de verde e dando mais vida ao ambiente.

cafeteria gourmet com parede de cimento queimado

A parede de cimento queimado é uma característica do projeto

cafeteria gourmet decorada em estilo industrial

O espaço tem paredes de tijolo aparente

cafeteria gourmet pequena com decoracao industrial

Os móveis em ferro e madeira combinam com o estilo industrial

cafeteria gourmet com pendentes estilo industrial

Os detalhes em metal fazem parte da decoração

estilo industrial para cafeteria

Tubulações aparentes fazem parte do estilo industrial

Decoração vintage/ retrô para cafeteria gourmet

cafeteria gourmet com estilo retro

Além de oferecer boas bebidas, o espaço também pode ser atrativo pelo estilo decorativo, como é o caso desse projeto com referências retrô.

Para a cafeteria, a ideia foi de usar revestimentos que passem a proposta retrô, como é o caso do piso e dos revestimentos da parede, unindo tons de turquesa e amarelo, características coloridas e que marcam o design retrô.

Para equilibrar a decoração e criar uma proposta mais aconchegante, a cafeteria ganhou móveis em madeira clara e detalhes decorados com plantas, trazendo um toque mais aconchegante ao espaço.

 

decoracao retro para cafeteria

Os revestimentos passam a ideia retrô ao espaço

cafeteria gourmet retro

O espaço traz decoração vintage com toques de azul marinho

cafeteria gourmet com decoracao vintage

A decoração traz cadeiras em tom de turquesa

estilo vintage para cafeteria gourmet

Os elementos vintage fazem parte do projeto

Decoração rústica para cafeteria gourmet

cafeteria rustica com balcao de madeira e pallets

O espaço da cafeteria também pode seguir uma proposta rústica com diversos elementos em madeira, como mostra este projeto.

O espaço com elementos rústicos traz tábuas de madeira revestindo a base do balcão e prateleiras de paletts, que servem como adega para bebidas.

Entre os elementos de estilo rústico estão detalhes decorativos como pendentes e balança vintage, que fazem parte do projeto.

A proposta decorativa ainda traz parede lousa em alguns pontos do espaço, que podem ser usados para personalizar a decoração e acrescentar o cardápio.

 

cafeteria gourmet com estilo rustico

Os elementos em madeira dão características rústicas para a decoração

cafeteria gourmet com estilo rustico e balcao de madeira

O espaço pequeno tem elementos rústicos

cafeteria rustica com parede de tijolos aparentes

O ambiente tem parede de tijolinho e balcão com base em madeira

cafeteria gourmet rustica com sofa

O espaço rústico tem sofá aconchegante!

cafeteria gourmet rustica com parede de tijolinhos

A parede de tijolinhos aparentes contribui para o visual rústico

cafeteria com decoracao rustica

Você já tinha pensado em empreender nessa área para atender a demanda dos apaixonados por café? Para ter sucesso no empreendimento não deixe de seguir as dicas e planeje muito bem o seu negócio.

Você pode gostar...