Atendente Comercial – O que faz, Quanto Ganha e Tudo Sobre!

Você já ouviu falar na profissão de atendente comercial? Esse tipo de vaga de emprego costuma ser bastante frequente e pode ser uma possibilidade para quem está procurando uma oportunidade de trabalho.

Para se candidatar a atendente comercial é necessário saber quais os conhecimentos necessários da profissão e também algumas curiosidades, como indicações de cursos e salário médio. Para tirar todas essas dúvidas, no post reunimos as informações necessárias para quem quer conhecer mais da profissão.

atendente comercial

O que faz um atendente comercial?

O atendente comercial é responsável pelo atendimento ao cliente, o que pode acontecer através de contato pessoal ou telefônico.

o que e uma atendente comercial

O atendimento pode ser feito pessoalmente ou por contato telefônico

O profissional dessa área trabalha no atendimento aos clientes, captação e retenção de clientes, atendimento e acompanhamento de vendas, e também pode atuar na identificação de melhorias necessárias.

De maneira geral, o profissional é responsável pelo primeiro contato do cliente com a empresa, tirando dúvidas sobre produtos e serviços e com o intuito de fechar a venda.

Assim, o profissional atua desde o início do negócio até o fechamento e acompanhamento da venda.

o que faz um atendente comercial

Quais as qualificações necessárias para trabalhar?

Para atuar nessa área é comum a exigência de ensino médio completo, mas dependendo da empresa, é possível que é haja a exigência de outras qualificações.

Além das qualificações relacionadas a educação e estudos, também é importante ter algumas competências que são essenciais para atuação na profissão. Entre as competências ideais para ser um bom profissional estão:

  • pró atividade;
  • dinamismo;
  • boa comunicação;
  • motivação;
  • conhecimentos básicos de informática;
  • capacidade de negociação;
  • bons relacionamentos interpessoais.
competencias para ser atendente comercial

Para ser um bom profissional é importante seguir as competências básicas para o cargo

Qual o salário médio de um atendente comercial?

O salário médio de um atendente comercial pode variar de cidade para cidade e também de acordo com a empresa, e os valores mais comuns ficam entre R$ 1200 a R$ 2000.

salario medio de atendente comercial

Quais cursos são indicados para o trabalho? 

Para se diferenciar no mercado de trabalho, alguns cursos podem ajudar no seu crescimento profissional.

Nesse caso, uma opção de curso relevante é o de técnicas de vendas, curso que tende a explorar as melhores técnicas para vender mais e melhor.

curso para trabalhar como atendente comercial

O curso de técnicas de vendas pode melhorar a atuação do profissional

Outro curso que pode incrementar o currículo para quem pretende atuar na profissão é o curso de fala em público, uma vez que os atendentes tendem a se relacionar com outras pessoas, assim, o curso de fala pode melhorar a comunicação e alavancar a carreira.

dica para trabalhar de atendente comercial

Quais as vantagens de ser um atendente comercial?

Trabalhar como atendente comercial pode trazer uma série de vantagens, e listamos alguns dos pontos positivos de atuar nessa área.

  • Networking: uma das vantagens de atuar nessa profissão é a possibilidade de criar um networking, ou seja, uma rede de relações, uma vez que é possível lidar com diferentes clientes e também profissionais da empresa, garantindo contato com muitas pessoas e criando uma rede de relações que pode ser importante para o futuro profissional.
  • Conhecimento: a atuação no setor traz muito conhecimento, uma vez que é possível atuar na área de vendas, no pós atendimento e com outros tantas áreas da empresa, abrangendo a bagagem de conhecimento sobre empresas.
  • Crescimento profissional: a atuação como atendente comercial pode ser a porta de entrada para crescer dentro da empresa. Assim, começar nessa profissão pode ser o início da construção da carreira na empresa e com a possibilidade de alavancar profissionalmente.
vantagens de trabalhar como atendente comercial

A profissão traz uma série de vantagens

Você já conhecia essa profissão? Se você já atua na área, compartilhe conosco quais competências considera essencial para ser um bom profissional.

Você pode gostar...