Tricotin – O que é? + 66 modelos lindos e tutorial fácil de fazer!
Há muitas técnicas de artesanato, e uma opção que está bastante em alta é o tricotin, uma técnica que envolve um trabalho delicado e capaz de gerar muitas peças, que podem ir desde enfeites de porta para quarto de bebê, até acessórios de moda.
E se você gosta de acompanhar as novidades do mundo do artesanato, é hora de descobrir o universo do tricotin, descobrindo o que é essa técnica, inspirações de artesanato nesse estilo e passo a passo completo para aprender a fazer a técnica.
O que é tricotin?
O tricotin, também conhecido por i-cord, é um tipo de tricô que foi criado pela inglesa expert em tricô, Elizabeth Zimmermann.
O nome i-cord surgiu da expressão “idiot cord”, que significa “corda idiota”, e que surgiu através do erro ao desenvolver um cordão de tricô.
Com a popularização do artesanato no Brasil, a técnica acabou ganhando o nome popular de “rabo de gato”, uma vez que sua forma tubular lembra a cauda do felino.
Fotos e modelos de tricotin
Nome em tricotin
Um artesanato clássico ao estilo i-cord é o nome moldado com esse fio especial, e que pode ser usado na porta do quarto infantil, ao lado do berço ou da cama, ou até mesmo como enfeite de porta de maternidade.
E uma das inspirações para esse tipo de arte é este modelo que traz o nome Aurora em letras cursivas e com um detalhe de um laço que completa o item com delicadeza.
Para o artesanato, a ideia foi de usar fio de tricotin na cor bege para preencher o nome, enquanto o laço foi feito na cor vinho e adicionou um toque de cor mais vibrante e de destaque para o item.
Palavras
As ideias de artesanato com i-cord não se restringem apenas a nomes e enfeites infantis, mas também podem se estender a outras palavras e itens decorativos para o lar, como é caso desta proposta que une diferentes técnicas de artesanato em uma mesma peça.
Para o artesanato, a ideia foi de fazer a palavra “amor” em tricotin e usá-la como parte da decoração do bastidor.
O item ainda traz outras técnicas de artesanato, como o bordado no bastidor formando a palavra “espalhe” e complementando a expressão “espalhe amor”; e além disso traz flores feitas em feltro, que decoram o item com delicadeza.
Objetos decorativos
Há muitas ideias incríveis para criar itens a partir da técnica i-cord e uma das possibilidades é fazer plantinhas usando essa técnica, uma proposta infalível para decorar a casa e ideal para quem não tem habilidade de manter as plantinhas vivas.
Como inspiração para esse item, a proposta aqui traz um cacto feito a partir da técnica de rabo de gato, e ainda une uma outra técnica, que é a do tricô, que forma uma vasinho para apoiar o enfeite.
Assim, a plantinha pode decorar a casa de maneira fofa e adicionar um toque artesanal ao ambiente.
Chaveiros
O tricotin é uma técnica que permite muitas criações, e uma das possibilidades é fazer chaveiros usando dessa proposta de rabo de gato.
Como ideia para fazer chaveiro, a proposta aqui traz um modelo de chaveiro com letra, que pode ser um chaveiro com inicial do nome.
O modelo traz a inicial e com uma argola pendurada, o que transforma a pequena letra em um chaveiro fofo e delicado!
Acessórios
E para provar de que o tricotin é uma técnica bastante versátil, a proposta traz a ideia de aplicar o artesanato ao mundo da moda e dos acessórios, como é o caso desse chapéu personalizado.
Para a inspiração, a ideia foi de usar um chapéu de praia e personalizá-lo com o nome feito de tricotin, assim a peça fica única e super charmosa.
Nesse caso, a aba do chapéu ganhou o nome em feito através do fio rabo de gato na cor preta e com um coração ao final, que foi preenchido de pequenos pompons em cor de rosa, dando um charme extra ao acessório personalizado.
Como fazer tricotin? – Passo a passo fácil
Se você gosta de aprender novas técnicas de artesanato, é hora de aprender a fazer tricotin desde o início. E aqui vamos ensinar a fazer o fio de i-cord de maneira artesanal e em um artesanato fácil, podendo até ser uma ideia para vender e aumentar a renda.
Materiais:
- Carretel de linha vazio
- Arame 16
- Fita crepe
- Alicate
- Agulha de crochê
- Fio de lã
- Tesoura
- Molde para o artesanato
Passo a passo:
- Corte 4 pedaços de arame com 8 cm de comprimento cada pedaço. Dobre cada pedaço de arame ao meio, de modo a formar uma alcinha, e com o alicate molde a dobrinha para ficar mais apertada;
- Faça o mesma procedimento em cada uma das alcinhas. Segure uma das alças de arame sobre a lateral do carretel, deixando a dobra da alça um pouquinho para cima;
- Passe fita crepe para colar a alcinha no carretel e em seguida adicione uma alcinha bem em frente a primeira;
- Cole as outras alças no carretel, de modo que forma um X no centro e entre elas. Use o alicate para dobrar, levemente, as alcinhas para fora;
- E assim o tear para tricotin está pronto e você pode iniciar os trabalhos. Para isso, passe o fio de lã por dentro do carretel, de cima para baixo e deixe uma ponta sobrando. Segure a linha e passe de volta em cada alcinha, e em seguida repita o processo deixando 2 alcinhas em cada ganchinho do tear. Com ajuda da agula de crochê, puxe o ponto de baixo para cima, de modo a tirá-lo do gancho. Repita esse processe nas 4 alças e dê uma puxada de leve na ponta que você deixou na parte de baixo;
- Vá fazendo o mesmo processo, de modo a criar uma nova voltinha em cada gancho do tear e depois retirar a alça de baixo. Depois de fazer o processo por algumas vezes, o tricotin começa a sair por baixo do tear, como uma cordinha tricô;
- Vá repetindo o processo até ter o cordão do tamanho desejado, e por fim passe o arame pelo centro do tear até chegar até a outra ponto do fio de tricotin;
- Com cautela, retire o i-cord do tear e finalize cortando a linha próximo do novelo e passando o fio excedente por dentro de cada alcinha solta, por fim é só puxar para fechar o tricô;
- Corte o arame a linha excedente, e posicione a corda de tricô com o arame interno sobre o molde do desenho que deseja recriar. Nessa etapa, use a fita crepe para ir colando o tricotin sobre o desenho e ir moldando-o;
- Para terminar, é só dar acabamento ao artesanato e pronto!
Já conhecia essa técnica? Nos conte o que acha da ideia e se você já testou suas habilidades para colorar o tutorial em prática.